O egresso deste mestrado deverá corporificar visões, capacidades e competências necessárias à efetividade educacional-organizacional em instituições dos setores público, privado e do chamado terceiro setor, configurando o seguinte perfil:
A) visão sistêmica, interdisciplinar e cientificamente informada sobre a gestão e participação em organizações aprendentes, ou seja, organizações que estão em contínuo processo de mudança e inovação face às demandas da sociedade do conhecimento;
B) capacidade de elaborar instrumentos de levantamento de dados quali-quantitativos acerca de demandas sociais, locais, regionais, nacionais e globais, a fim de subsidiar processos de gestão organizacional e de implementação, monitoramento e avaliação de projetos numa perspectiva democrática e sustentável;
C) capacidade de elaborar planos de desenvolvimento organizacional e quadros de pilotagem e desempenho dos múltiplos setores e atores responsáveis, contemplando metas, habilidades, interesses e condições envolvidas no processo;
D) capacidade de análise, avaliação e tomada de decisão sobre a estrutura e a dinâmica da aprendizagem nas organizações;
E) capacidade de conceber, desenhar e liderar projetos institucionais/empresariais com ênfase na inter/transdisciplinaridade, na inovação, nos processos de aprendizagem, em múltiplas mídias;
F) capacidade de criar espaços, meios e recursos de aprendizagem contínua e colaborativa, de renovação da cultura organizacional, e de reconhecimento e celebração das realizações e contribuições individuais e de grupos dentro da organização.
G) competência para coordenar o planejamento e produção de recursos e materiais didáticos relevantes e acessíveis aos diversos setores e atores da organização, visando o desenvolvimento de leitores efetivos e comprometidos com o autodesenvolvimento profissional.