NOVOS PROCEDIMENTOS PARA PEDIDO DE DIPLOMA (Este documento encontra-se em PDF na aba documentos)
PASSO A PASSO
Procedimentos necessários para o autodepósito dos trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) via SIGAA:
1) Submissão da versão corrigida pelo discente
O discente deverá cadastrar a versão corrigida do trabalho para a análise do orientador.
Isso pode ser feito através da opção no SIGAA: “Produções acadêmicas” - “Submeter teses/dissertações” ou na opção “Acompanhar Procedimentos Após Defesa”, ambas disponíveis no menu do Portal do Discente.
ATENÇÃO: essa é a fase da submissão ao orientador do arquivo do trabalho final, ou seja, o aluno fez as alterações sugeridas pela banca e está submetendo à aprovação do orientador que pode aprovar ou devolver para novas alterações.
2) Avaliação pelo orientador da versão corrigida enviada pelo discente
Depois da submissão da versão corrigida pelo discente, o orientador deverá avaliá-la.
Será possível aceitar a versão ou retorná-la para adequação. Para visualizar as revisões, é necessário acessar primeiramente as orientações do docente através do caminho:
Portal do Docente → Orientação Acadêmica – Pós Graduação → Meus Orientandos
3) Solicitação da ficha catalográfica pelo discente
Com a versão corrigida do trabalho aprovada pelo orientador, o discente deverá solicitar a ficha catalográfica à biblioteca. A solicitação deverá ser feita através da opção “Minhas Fichas Catalográficas”, na 4ª Etapa apresentada na tela de “Acompanhamento dos Procedimentos Após Defesa”.
Ao selecionar a opção, o discente deverá escolher clicar no link “Solicitar Ficha Catalográfica”.
Após o cadastro da solicitação, o discente deverá aguardar até que a biblioteca faça o atendimento e valide a ficha catalográfica.
4) Anexar a ficha catalográfica na versão corrigida
Depois da validação da ficha catalográfica pela biblioteca, o discente será notificado
por e-mail. Ele deverá acessar a tela de acompanhamento dos procedimentos após a defesa e selecionar na 4ª etapa a opção “Minhas Fichas Catalográficas”. Na tela de visualização das fichas, o discente deverá selecionar a opção “Visualizar”.
Tendo selecionado a opção “Visualizar”, o discente será redirecionado para a tela de Visualização da Solicitação da Ficha Catalográfica. Nela, o discente deverá selecionar a opção “Imprimir Ficha Catalográfica (.pdf)” para fazer download da ficha e anexá-la ao seu trabalho. Caso seja necessário, o aluno poderá solicitar alteração da ficha.
5) Ressubmissão da versão corrigida com a ficha catalográfica
Em posse do arquivo da versão final do trabalho com a ficha catalográfica, o discente deverá submetê-la para revisão do orientador, através do link “Ressubmeter versão corrigida com Ficha Catalográfica”, na tela de acompanhamento dos procedimentos após submissão, ou através da opção Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Submeter Teses/Dissertações.
6) Aprovação final da versão com ficha catalográfica pelo orientador
De modo similar ao realizado na aprovação da versão final corrigida da dissertação, o orientador deverá aprovar a versão ressubmetida com a ficha catalográfica. A revisão deve ser feita através do item “Revisar Tese/Dissertação” na tela de listagem das orientações (Portal do Docente → Orientação Acadêmica – Pós Graduação → Meus Orientandos).
Na tela de Controle de Revisão do Trabalho, o orientador pode aprovar a revisão ou retorná-la para adequação pelo discente.
7) Assinatura do termo de autorização de publicação
Posteriormente à aprovação da versão do trabalho com a ficha catalográfica, o discente deverá preencher o termo de autorização de publicação, acessando a opção “Assinar termo de autorização”, na etapa 7 da tela de acompanhamento dos procedimentos após defesa, ou a partir de Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização, seguido da opção “Assinar Termo de Autorização”.
ATENÇÃO: Caso a dissertação/tese seja sigilosa, o aluno deverá justificar o embargo.
O pedido deve a ser feito via processo pelo autor do trabalho junto a Coordenação do Curso de Pós-graduação para análise do setor competente.
Segue a lista dos setores competentes para análise de embargos:
Editora UFPB: Publicação de livros e artigos editora@ufpb.br
INOVA: Patentes inova@reitoria.ufpb.br
Comitês de Ética: pesquisa com seres humanos
Comitê de Ética do HU comitedeetica.hulw2018@gmail.com
Comitê de ética do CCS: comitedeetica@ccs.ufpb.br
Comitê de Ética no uso de animais: pesquisas dom animais silvestres e/ou geneticamente modificados http://www.ufpb.br/sistemaceua/#
O documento comprobatório do deferimento da solicitação deve ser anexado no sétimo passo do procedimento de autodepósito de dissertações e teses via SIGAA, a saber, "Assinatura do termo de autorização de publicação".
Após o termo estar devidamente assinado, ele poderá ser visualizado a partir da opção “Visualizar Termo de Autorização de Publicação” na tela de acompanhamento dos procedimentos após defesa ou a partir da opção Portal do Discente → Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização → Visualizar Termo de Autorização.
8) Solicitar declaração de NADA CONSTA à Biblioteca Central
O discente deverá solicitar a declaração de NADA CONSTA à Biblioteca Central através do SIGAA na opção “Portal do Discente - Verificar a Situação do Usuário - Encerrar vínculo ativo com confirmação”. Caso alguma coisa dê errada, a Biblioteca Central deve ser contactada.
Caso o aluno ainda tenha dúvidas pode acessar o link para o Manual Online da STI sobre autodepósito: https://conhecimento.sti.ufpb.br/books/autodeposito-de-teses-e-dissertacoes
Após a finalização do Passo 8 do autodepósito no SIGAA, favor avisar às secretárias para que sejam efetuado o recebimento eletrônico do trabalho final no sistema. Sem esse recebimento, o aluno não consegue emitir a declaração de entrega do trabalho na versão final.
OUTROS DOCUMENTOS
DIPLOMA DE MESTRADO
enviar a documentação requerida no manual através dos emails: nilmarnincia@ltf.ufpb.br e carolmangueira@ltf.ufpb.br:
01 Declaração na qual afirme não ter cometido plágio na elaboração do seu trabalho (modelo disponível na aba documentos da página do programa);
01 Cópia da identidade civil (de preferência RG) e CPF;
01 Requerimento dirigido ao coordenador solicitando o diploma (modelo disponível na aba documentos da página do programa);
01 Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
01 Declaração de entrega do trabalho na versão final emitida pelo sistema de auto depósito;
01 Declaração de quitação com a biblioteca.
DIPLOMA DE DOUTORADO
enviar a documentação requerida no manual através dos emails: nilmarnincia@ltf.ufpb.br e carolmangueira@ltf.ufpb.br:
01 Declaração na qual afirme não ter cometido plágio na elaboração do seu trabalho (modelo disponível na aba documentos da página do programa);
01 Cópia da identidade civil (de preferência RG) e CPF;
01 Requerimento dirigido ao coordenador solicitando o diploma (modelo disponível na aba documentos da página do programa);
01 Cópia do diploma de graduação (frente e verso);
01 Cópia do diploma de mestrado (frente e verso);
01 Declaração de entrega do trabalho na versão final emitida pelo sistema de auto depósito;
01 Declaração de quitação com a biblioteca.
ATENÇÃO1: Para os alunos que foram bolsistas CNPQ, entregar cópia do relatório técnico final e da prestação de contas das taxas de bancadas efetivamente recebidas.
ATENÇÃO2: O processo inicia com o auto-depósito através do Sigaa e finaliza com o envio da documentação para homologação no colegiado.