PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Outras Informações

ESTRUTURA CURRICULAR

A estrutura curricular é composta por disciplinas obrigatórias e optativas, com 22 (vinte e dois) créditos para o Mestrado e 35 (trinta e cinco) créditos para o Doutorado. A duração mínima e máxima do curso é, respectivamente, de 12 (doze) e 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado, e de 24 (vinte e quatro) e 48 (quarenta e oito) meses para o Doutorado, incluindo o tempo de preparação e apresentação da Dissertação/Tese.

As disciplinas obrigatórias para o Mestrado são: Psicologia Social I (3 créditos/45h), Psicologia Social II (3 créditos/45h); Planeamento da Investigação (3 créditos/45h), Técnicas de Avaliação e Análise de Dados (3 créditos/45h), Seminário de Pesquisa em Psicologia Social I (4 créditos/60h) e Seminários de Pesquisa em Psicologia Social II (4 créditos/60h).

Para o doutorado, as disciplinas obrigatórias são: Psicologia Social I (3 créditos/45h), Psicologia Social II (3 créditos/45h); Planeamento da Investigação (3 créditos/45h), Técnicas de Avaliação e Análise de Dados (3 créditos/45h), Seminário de Pesquisa Avançada em Psicologia Social I (4 créditos/60h); Seminários de Pesquisa Avançada em Psicologia Social II (4 créditos/60h), Seminário de Pesquisa Avançada em Psicologia Social III (4 créditos/60h) e Seminários de Pesquisa Avançada em Psicologia Social IV (4 créditos/60h).

Todas as disciplinas eletivas são de 3 créditos com carga horária de 45h. A participação é integrada entre mestrandos e doutorandos e define-se da seguinte forma: Tópicos Especiais em Psicologia Social I; Tópicos Especiais em Psicologia Social II; Tópicos Especiais em Psicologia Social III; Tópicos Especiais em Psicologia Social IV; Métodos Avançados de Pesquisa Quantitativa; Métodos Avançados de Pesquisa Qualitativa; Psicologia Social Experimental; Psicologia Social da Saúde; Psicologia Social do Trabalho; Psicologia Social do Desenvolvimento Humano; Psicologia Social e Políticas Públicas; Neurociência Cognitiva e Social; Psicologia Social de Grupos e Relações Intergrupais; Psicologia SOCIAL dos valores humanos.

O PPGPS oferece a possibilidade de os alunos se envolverem em atividades acadêmicas, chamadas de Estudos Especiais. Incentivamos os alunos a fazê-lo, pois são contemplados com no máximo 2 (dois) créditos para o mestrado e 4 (quatro) créditos para o doutorado. Os Estudos Especiais são atividades não obrigatórias que permitem aos alunos desenvolver competências para a realização de investigação no domínio de uma das linhas de investigação do programa durante o curso de pós-graduação correspondente, resultando na publicação ou aceitação para publicação numa revista científica, Qualis entre A1 e B2 ou JCR (Journal Citation Reports) 0,80.

 

DISCENTES

Os nossos discentes são profissionais dinâmicos capazes de aprender e articular os vários contributos teóricos e metodológicos promovidos em Psicologia Social a nível nacional e internacional. Mais especificamente, os profissionais aqui formados desenvolvem as competências necessárias para:

1) Fornecer respostas científicas consistentes em áreas de ponta do estudo do comportamento individual e coletivo;

2) Exercer a docência graduada e pós-graduada nos mais variados campos de aplicação da Psicologia Social;

3) Atuar como pesquisador ou docente em instituições nacionais internacionais de nível superior;

4) Influenciar outras áreas do conhecimento, como saúde e educação, à medida que novas informações são evidenciadas em suas pesquisas, o que contribui para a formulação de políticas públicas voltadas para a solução de problemas sociais específicos;

5) Liderar equipas multidisciplinares nacionais e internacionais dedicadas à resolução dos problemas mais prementes das sociedades modernas em mudança, atuando na mediação de conflitos nacionais e nas novas dinâmicas internacionais;

6) Divulgar internacionalmente o conhecimento produzido pela Psicologia Social brasileira por meio da publicação de pesquisas em periódicos de alto fator de impacto. Nossos graduados estão especialmente preparados para publicar autonomamente os resultados de suas pesquisas nas revistas internacionais que definem o mainstream da Psicologia Social.

 

ESTRUTURA FÍSICA

Salas de Aula e Laboratórios

O programa conta com duas salas de aula equipadas com recursos de mídia. Possui dois laboratórios e dez salas vinculadas aos centros de pesquisa, todos com equipamentos e recursos multimídia. Para as defesas, dispomos de dois auditórios, bem como de dois mini-auditórios pertencentes ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

 

BIBLIOTECAS

Em relação aos recursos bibliográficos, são disponibilizados os recursos da Internet que possibilitam o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, pode ser utilizada a biblioteca setorial do CCHLA ou mesmo a Biblioteca Central da UFPB, além das minibibliotecas existentes nos núcleos/grupos de pesquisa vinculados a docentes permanentes.