Área de concentração: Gestão e Aprendizagens
Área de conhecimento da CAPES: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo (Área 27)
Áreas de conhecimento envolvidas: Administração, Educação e Ciências da Informação.
O Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes tem como perspectiva central possibilitar informações, saberes e conhecimento de relevância acadêmica, social e prática, para que pessoas e organizações pública, privada ou do terceiro setor, estejam aptas para lidar com o novo e superar os desafios das realidades socioeconômicas emergentes e voláteis, de forma ágil e competente.
O curso de Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes, de natureza interdisciplinar, articula aportes teórico-metodológicos das ciências sociais, priorizando as áreas de Administração, Educação e Ciências da Informação. Tem como foco o estudo dos processos de gestão e aprendizagem em organizações diversas, considerando a imbricação de tais processos como fatores de desenvolvimento social, humano e organizacional, produtividade, competitividade, inovação, sustentabilidade e emancipação.
O Mestrado conta com corpo docente qualificado e com a contribuição acadêmica de especialistas internacional, nacional e local de diversos campos do conhecimento, como forma de viabilizar o aprender a aprender com criatividade e qualidade, bem como a interação entre saberes diversos, individuais e coletivos. O ingresso e a manutenção do docente pelo Programa é objeto de acompanhamento e avaliação sistemática por meio de práticas de credenciamento e re-credenciamento.
Objetivos
Visando qualificar profissionais para o exercício e prática acadêmica de gestão em empresas, instituições, sistemas educacionais e movimentos sociais, bem como produzir e divulgar conhecimentos e avanços de pesquisas produzidas por professores e alunos, além da produção científica nacional e internacional, o PPGOA assume como objetivos:
I – contribuir para o aprofundamento de experiências, pesquisas e processos de gestão desenvolvidos por profissionais em organizações aprendentes, demonstrado através do rigor metodológico na elaboração e defesa de um trabalho final, compatível com as características da área de atuação específica.
II – formar profissionais – gestores-educadores – para atuação inovadora no planejamento, monitoramento e avaliação em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, segundo as perspectivas: a) sócio-educativa dos sistemas de trabalho; b) da educação ao longo da vida na organização aprendente; c) da democracia cognitiva; d) sócio-técnica dos sistemas de trabalho; e) da equidade e melhoria contínua do processo gerencial; f) da multifuncionalidade – perspectiva holográfica; g) da gestão democrática; h) da sociedade e da economia do conhecimento; i) da transdisciplinaridade; j) da sustentabilidade social; k) das redes sociais e comunicacionais.
Público Alvo
O público alvo são os gestores e servidores técnico-administrativos, com graduação prévia em qualquer área do conhecimento; são profissionais a quem compete operacionalizar os objetivos, valores e missão e atender às demandas propostas pela organização a qual pertencem, por meio de proposições concretas, reflexões teóricas e pesquisas empíricas.
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