O curso de Mestrado em Sociologia compreende etapa de formação em que o aluno deverá cursar disciplinas e desenvolver, na sequência, pesquisa teórica e/ou empírica que resultará na apresentação dos resultados na forma de defesa pública de dissertação. Deverá cursar no mínimo, um total de 24 créditos, sendo 12 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 12 créditos em Disciplinas Optativas. O prazo para a conclusão, contados a partir da data de início do primeiro dia letivo no Programa até a data da efetiva defesa, é de no mínimo de 12 (doze) e máximo de 24 (vinte e quatro) meses.
Já para o curso de Doutorado em Sociologia, o aluno deverá cursar disciplinas e desenvolver, na sequência, pesquisa teórica e/ou empírica que resultará na apresentação dos resultados na forma de defesa pública de tese. Deverá cursar no mínimo, um total de 36 créditos, sendo 20 créditos em Disciplinas Obrigatórias e 16 créditos em Disciplinas Optativas. O prazo para a conclusão, contados a partir da data de início do primeiro dia letivo no Programa até a data da efetiva defesa, é de no mínimo de 24 (vinte a quatro) e máximo de 48 (quarenta e oito) meses.
Download da Estrutura Curricular
O PPGS conta atualmente com professores permanentes e colaboradores, atuando no desenvolvimento sistemático de projetos de pesquisa, em atividades de ensino e no trabalho de orientação de dissertações de mestrado e tese de doutorado.
Descrição e Contato dos Docentes
O PPGS tem área de concentração em Sociologia e atualmente conta com seis linhas de pesquisa:
Abordagens teórico-metodológicas de temas relacionados à interface entre cultura e sociabilidade: práticas culturais contemporâneas, mudanças e permanências, modernidade; cultura e diversidades; cultura e memória; culturas urbanas; cultura e juventude; cultura e violência; mídia, cibercultura e novas tecnologias; arte, cotidiano e sociabilidades.
Professores:
Profa. Dra. Marcela Zamboni Lucena;
Prof. Dr. Marcelo Burgos Pimentel dos Santos;
Prof. Dr. Marcos Ayala;
Profa. Dra. Miqueli Michetti;
Profa. Dra. Patrícia Alves Ramiro;
Profa. Dra. Simone Magalhães Brito;
Profa. Dra. Teresa Cristina Furtado Matos;
Profa. Dra. Tereza Correia Queiroz.
Debate teórico sobre marcadores sociais da diferença contemplando temas, tais como: religião, festas, infância e relações raciais.
Professores:
Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires;
Profa. Dra. Teresa Cristina Furtado Matos.
Aborda processos socioculturais relacionados ao campo da saúde: práticas de saúde e biossociabilidades; modelos e políticas de saúde; ciências e corpo; itinerários terapêuticos; doenças, novos adoecimentos e molecularização da vida; narrativas da doença; doença e moralidades; relações de gênero e geração em suas interfaces com as questões de saúde.
Professores:
Profa. Dra. Ednalva Maciel Neves;
Prof. Dr. Eduardo Sérgio Soares Sousa.
Estudo sobre as assimetrias sociais de Gênero, a discussão acadêmica sobre o Feminismo ao longo das últimas décadas, a criação de novos direitos e a institucionalização e seus desdobramentos, como a teoria Queer e o pós feminismo. Estudos sobre os aspectos sociais e políticos (cidadania sexual e afetiva, Estado laico) da sexualidade humana.
Professores:
Prof. Dr. Adriano de León;
Prof. Dr. Charliton José Machado;
Profa. Dra. Loreley Garcia;
Profa. Dra. Marcela Zamboni Lucena;
Profa. Dra. Mónica Franch.
Estuda os fundamentos teóricos da pesquisa sociológica na sua tradição clássica e desenvolvimentos contemporâneos. O seu objetivo é contribuir para a análise crítica das diversas vertentes da teoria social contemporânea e para os debates sobre seu uso na pesquisa sociológica.
Professores:
Profa. Dra. Miqueli Michetti;
Profa. Dra. Simone Magalhães Brito.
Abrange temas voltados às formas históricas e atuais das relações de trabalho, no Brasil, na América Latina e no mundo; tipos de conflitos, processos de negociação, formas de institucionalização; sindicalismo e outras formas de ação coletiva; trabalho, trabalhadores e cidadania; políticas sociais (trabalho e renda, transferência de renda, proteção social); padrões de desenvolvimento, dinâmicas sociais do trabalho e políticas sociais.
Professores:
Profa. Dra. Flávia Ferreira Pires;
Prof. Dr. Maurício Rombaldi;
Profa. Dra. Patrícia Alves Ramiro;
Prof. Dr. Roberto Véras de Oliveira;
Prof. Dr. Rogério de Souza Medeiros.