PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES (PPGCCA)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Telefone/Ramal
Não informado
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
Doutorado
Mestrado
COMPUTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E ARTES
Linhas de Pesquisa:
MÍDIAS EM AMBIENTES DIGITAIS
A linha pretende constituir-se em um espaço para criar um ambiente interdisciplinar de produção e geração de conhecimento no campo das mídias em ambientes digitais. Tem como principal foco de interesse a convergência midiática e seus desdobramentos na produção cultural através de análises interdisciplinares que articulam distintas abordagens sobre conteúdos audiovisuais e suas aplicações em diversas áreas, tais como: entretenimento, educação, e-governement, entre outros. As análises terão como arena de problematização as relações entre tecnologias, comunicação, arte, cultura e construções de narrativas sociais. A partir desse recorte, as pesquisas compreenderão os seguintes eixos: dimensões estéticas, cognitivas e tecnológicas da cultura dos meios de comunicação; compreensão e avaliação dos diferentes aspectos dos meios de comunicação e dos conteúdos midiáticos nos ambientes digitais; produção e consumo de conteúdos em ambientes digitais; mediações tecnológicas e influências da tecnologia na cognição, percepção, do corpo, da oralidade e do sentido no campo das imagens e das sonoridades midiáticas; mídias participativas, TV social, computação social; interseções entre tecnologia, sociedade, comunicação, e educação; TV Digital Interativa e Cinema Digital Interativo. Além disso, pretende promover atividades científicas e empreendedoras que possibilitem o contato direto de alunos e pesquisadores com produções de conteúdos para resolução de problemas sociais.
ARTE COMPUTACIONAL
A linha pretende desenvolver atividades científicas enquanto processos em rede advindos de teorias e práticas das artes visuais e da música e suas interfaces com as mídias digitais. Terá como espaço problematizador a produção criativa como uma rede complexa que compreende diversos elementos da expressividade das realizações criativas que utilizam a tecnologia das mídias digitais como processo e como produto. Pretende investigar como a tecnologia pode se constituir ferramenta de apoio ao engenho criativo ou como um motor para a inovação, bem como novas formas de discursos estéticos que permitam explorar a interatividade imanente dos meios computacionais. A partir desse recorte as pesquisas terão como eixos centrais os seguintes temas: computação para composição musical; arte telemática; teatro e performance; novas estéticas e novas interfaces, holografia, modelagem tridimensional e interatividade; interação homem-máquina.