PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Teléfono/Extensión
No Informado
Áreas de Concentración del Programa e Líneas de Búsqueda
Doctorado
Maestría
ARTES VISUAIS E SEUS PROCESSOS EDUCACIONAIS, CULTURAIS E CRIATIVOS
Líneas de Búsqueda:
PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES VISUAIS
objetiva investigar aspectos relativos à Educação em Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. A linha de pesquisa volta-se para os fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos educativos em Artes Visuais, entendendo a educação em sua concepção mais ampla que envolve diferentes situações educativas para além da instituição escolar. Contempla investigações em espaços formais, não-formais e informais de ensino/aprendizagem. Objetiva refletir sobre os processos e percursos de formação docente, artística e criativa dos profissionais que atuam nos espaços educativos em Artes Visuais, possibilitando também aprofundar os conhecimentos acerca dos processos e percursos de aprendizagens significativas e inclusivas de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Intenciona investigar as práticas artísticas e criativas dos docentes e da docência e as memórias relativas ao campo.
PROCESSOS TEÓRICOS E HISTÓRICOS EM ARTES VISUAIS
objetiva investigar aspectos relativos às teorias e histórias e suas múltiplas relações com as Artes Visuais com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionais e internacionais. Dedica-se a incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico em/sobre/com as Artes Visuais frente às mudanças nos modos de conhecer e se relacionar com as imagens nos tempos históricos e, particularmente, com as influências culturais da contemporaneidade.
PROCESSOS CRIATIVOS EM ARTES VISUAIS
objetiva investigar aspectos relativos à criação em Artes Visuais, com ênfase no Nordeste brasileiro em diálogo com contextos nacionaise internacionais. A linha de pesquisa visa englobar investigações sobre o pensamento artístico, criador e estético. As pesquisas vinculadas a esta linha visam considerar os processos inter e transdisciplinares em Artes Visuais, considerando o emprego de meios tecnológicos e digitais em processos híbridos, envolvendo ampla gama de possibilidades, desde os procedimentos em suportes tradicionais aos campos expandidos.
Maestría
ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Líneas de Búsqueda:
ENSINO DE ARTES VISUAIS NO BRASIL
Abrange investigações relativas ao Ensino de Artes Visuais no Nordeste e demais regiões do país. Analisa os fundamentos históricos,teóricos e metodológicos de ensinos de arte. Investiga processos de criação pedagógica docente e discente. Seu campo de investigação toma como referência o ensino ministrado em diferentes situações educativas - formais, não-formais e informais - incluindo escolas, museus, terceiro setor, Centros Culturais e outros espaços educativos desenvolvidos, especialmente, na região Nordeste do país. Objetiva fornecer subsídios para a reflexão da atuação docente e demais profissionais de Artes Visuais, as práticas pedagógicas, os processos de formação, o cotidiano escolar e não-escolar possibilitando também aprofundar os conhecimentos acerca dos processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.Além disso, intenciona investigar as práticas artísticas e criativas dos docentes e da docência e as memórias relativas ao campo.
HISTÓRIA, TEORIA E PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Objetiva a reflexão sobre a produção artística no que diz respeito ao tempo, ao espaço e às transformações políticas, sociais e econômicas nas Artes Visuais. Contribui para alimentar e enriquecer o ensino e a aprendizagem em Artes Visuais, produzindo conhecimento sobre as histórias, as teorias e os processos criativos na área. Volta-se para a investigação e análise da problematização contemporânea da arte objetivando dialogar com os aspectos atuais da arte e da cultura para a formulação de um pensamento histórico, teórico e crítico, propondo relações entre tradição e contemporaneidade. Aborda o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas em Artes Visuais que contemplem o emprego de meios tecnológicos e digitais em processos híbridos, envolvendo os procedimentos em suportes mais tradicionais e os campos mais expandidos. Interessa-se pelas inquietações das interfaces entre arte e outras áreas de conhecimento.