Estudo de obras literárias produzidas na antiguidade clássica greco-latina e no medievo. Esta linha de pesquisa tem como objetivos: aprofundar a discussão em torno de língua e literatura dos clássicos greco-latinos, produzir novos conhecimentos relacionados à Idade Média com o propósito de desconstruir concepções reducionistas acerca do período que equivocadamente ficou conhecido como Idade das trevas; além de verter para o vernáculo obras do período greco-latino cujas traduções são antigas, incompletas ou inexistentes e obras do período medieval que ficaram à margem do cânone da História da Literatura Ocidental, a exemplo de obras escritas por mulheres. A linha ainda abre o seu campo de pesquisa para além das duvidosas fronteiras temporais do medievo, procurando marcas ou resíduos desse período em criações literárias posteriores à Idade Média.
TRADUÇÃO E CULTURA
Nesta linha, o conceito de tradução será abordado como prática social indissociável dos contextos histórico, cultural, político e econômico em que os processos tradutórios são produzidos e circulam. Outra vertente da linha tem como propósito desenvolver projetos de pesquisa com foco no diálogo entre literatura, cinema e outras mídias, considerando-se o contexto de adaptação, mas também para além dele. (a exemplo da expressividade poética na tela).
ESTUDOS SEMIÓTICOS
A linha reúne projetos que têm como apoio teórico concepções semióticas, desde as filosóficas às discursivas, aplicadas à análise de textos literários. Evidenciam-se, também, as transculturações semióticas processadas interlínguas/código (português/libras/braile) e intermodalidades (oralidade/sinalização e escrita) e intergêneros (da literatura ao espetáculo).
LITERATURA, TEORIA E CRÍTICA
Linhas de Pesquisa:
POÉTICAS DA SUBJETIVIDADE
A linha envolve projetos que se dedicam a explorar o subjetivo, a partir do viés psicanalítico e a subjetividade poética em seus desdobramentos históricos, teóricos e críticos. Na primeira perspectiva, objetiva-se investigar textos literários de qualquer gênero e historicidade, tendo em vista as tendências teórico-críticas da área. Na segunda, propõe-se discutir as diferentes abordagens que cercam o sujeito lírico e como elas refletem as subjetividades históricas.
LEITURAS LITERÁRIAS
A linha desenvolve projetos de pesquisa que investigam a relação literatura e ensino sob os enfoques da leitura literária, da formação do leitor, da formação docente e da didática da literatura. Interessam, igualmente, estudos da literatura como fenômeno histórico, cujas práticas são veiculadas em várias fontes e materiais de leitura.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Estudo das relações entre as manifestações literárias do passado e do presente, a permanência de traços constitutivos dos gêneros literários e a ressonância de estéticas pretéritas na literatura moderna e contemporânea, bem como em produções pós-coloniais. Destacam-se procedimentos formais e/ou temáticos que evidenciem interdependência, vínculos histórico-culturais ou indícios de continuidade entre a literatura de ontem e de hoje em textos narrativos.
ESTUDOS DECOLONIAIS E FEMINISTAS
A linha enfoca criações literárias, bem como outras expressões e performances culturais, sob a ótica da crítica feminista e dos estudos de gênero e a partir de um olhar decolonial. Ao considerar não apenas o plano linguístico, mas também a dimensão ontológica/cultural, a linha afina-se com estratégias de tradução cultural e de enfrentamento à geopolítica do conhecimento subordinada às hierarquizações e desigualdades de raça, gênero, classe e etnia.
ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
Estudo das manifestações literárias africanas e afro-brasileiras em suas mais diversas possibilidades de análise crítica de textos poéticos, narrativos e dramáticos. Problematização de teorias eurocêntricas com base em teorizações africanas e afro-brasileiras permitidas por textos literários africanos e afro-brasileiros em suas diversas possibilidades de autoria. Análises comparativas entre diversas manifestações artísticas e manifestações literárias, dando ênfase às relações de influências etnográficas, culturais e territoriais.
Mestrado
LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO
Linhas de Pesquisa:
TRADUÇÃO E CULTURA
Nesta linha, o conceito de tradução será abordado como prática social indissociável dos contextos histórico, cultural, político e econômico em que os processos tradutórios são produzidos e circulam. Outra vertente da linha tem como propósito desenvolver projetos de pesquisa com foco no diálogo entre literatura, cinema e outras mídias, considerando-se o contexto de adaptação, mas também para além dele. (a exemplo da expressividade poética na tela).
ESTUDOS SEMIÓTICOS
A linha reúne projetos que têm como apoio teórico concepções semióticas, desde as filosóficas às discursivas, aplicadas à análise de textos literários. Evidenciam-se, também, as transculturações semióticas processadas interlínguas/código (português/libras/braile) e intermodalidades (oralidade/sinalização e escrita) e intergêneros (da literatura ao espetáculo).
ESTUDOS CLÁSSICOS E MEDIEVAIS
Estudo de obras literárias produzidas na antiguidade clássica greco-latina e no medievo. Esta linha de pesquisa tem como objetivos: aprofundar a discussão em torno de língua e literatura dos clássicos greco-latinos, produzir novos conhecimentos relacionados à Idade Média com o propósito de desconstruir concepções reducionistas acerca do período que equivocadamente ficou conhecido como Idade das trevas; além de verter para o vernáculo obras do período greco-latino cujas traduções são antigas, incompletas ou inexistentes e obras do período medieval que ficaram à margem do cânone da História da Literatura Ocidental, a exemplo de obras escritas por mulheres. A linha ainda abre o seu campo de pesquisa para além das duvidosas fronteiras temporais do medievo, procurando marcas ou resíduos desse período em criações literárias posteriores à Idade Média.
Mestrado
LITERATURA, TEORIA E CRÍTICA
Linhas de Pesquisa:
POÉTICAS DA SUBJETIVIDADE
A linha envolve projetos que se dedicam a explorar o subjetivo, a partir do viés psicanalítico e a subjetividade poética em seus desdobramentos históricos, teóricos e críticos. Na primeira perspectiva, objetiva-se investigar textos literários de qualquer gênero e historicidade, tendo em vista as tendências teórico-críticas da área. Na segunda, propõe-se discutir as diferentes abordagens que cercam o sujeito lírico e como elas refletem as subjetividades históricas.
LEITURAS LITERÁRIAS
A linha desenvolve projetos de pesquisa que investigam a relação literatura e ensino sob os enfoques da leitura literária, da formação do leitor, da formação docente e da didática da literatura. Interessam, igualmente, estudos da literatura como fenômeno histórico, cujas práticas são veiculadas em várias fontes e materiais de leitura.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE
Estudo das relações entre as manifestações literárias do passado e do presente, a permanência de traços constitutivos dos gêneros literários e a ressonância de estéticas pretéritas na literatura moderna e contemporânea, bem como em produções pós-coloniais. Destacam-se procedimentos formais e/ou temáticos que evidenciem interdependência, vínculos histórico-culturais ou indícios de continuidade entre a literatura de ontem e de hoje em textos narrativos.
ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
Estudo das manifestações literárias africanas e afro-brasileiras em suas mais diversas possibilidades de análise crítica de textos poéticos, narrativos e dramáticos. Problematização de teorias eurocêntricas com base em teorizações africanas e afro-brasileiras permitidas por textos literários africanos e afro-brasileiros em suas diversas possibilidades de autoria. Análises comparativas entre diversas manifestações artísticas e manifestações literárias, dando ênfase às relações de influências etnográficas, culturais e territoriais.
ESTUDOS DECOLONIAIS E FEMINISTAS
A linha enfoca criações literárias, bem como outras expressões e performances culturais, sob a ótica da crítica feminista e dos estudos de gênero e a partir de um olhar decolonial. Ao considerar não apenas o plano linguístico, mas também a dimensão ontológica/cultural, a linha afina-se com estratégias de tradução cultural e de enfrentamento à geopolítica do conhecimento subordinada às hierarquizações e desigualdades de raça, gênero, classe e etnia.