-
DELOSMAR CONSTANTINO DE FRANCA OLIVEIRA
-
Guia Prático de Gestão dos Contratos Administrativos com Ênfase
nas Orientações Jurisprudenciais do Tribunal de Contas da União:
uma contribuição para a Universidade Federal da Paraíba
-
Fecha: 18-dic-2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A Constituicao da Republica Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, preve a
obrigatoriedade de a Administracao Publica realizar processo licitatorio para atender
as suas demandas administrativas, principalmente quanto a obras, servicos,
compras e alienacoes. A Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o
artigo 37, XXI, da Constituicao Federal, institui normas para licitacoes e contratos da
Administracao Publica e da outras providencias. Com o presente trabalho, objetivase analisar as dificuldades existentes no gerenciamento contratual da Universidade
Federal da Paraiba UFPB, como tambem os motivos ensejadores, alem de buscar
acoes que possam sanar os obstaculos detectados na gestao contratual.
Metodologicamente, na pesquisa utiliza-se o metodo de abordagem dedutivo,
partindo da premissa geral do gerenciamento dos contratos para analisar as
peculiaridades inerentes aos procedimentos aplicados pela UFPB, em especial no
tocante a observancia da jurisprudencia do Tribunal de Contas da Uniao TCU.
Como parametros norteadores da pesquisa, utiliza-se a pesquisa bibliografica e a
documental. Enfatiza-se a relevancia de sua gestao contextualizada no ambito da
UFPB, priorizando os aspectos materiais. Por fim, atraves das orientacoes
jurisprudenciais do TCU, procura-se observar se as determinacoes exaradas pelo
tribunal em apreco sao observadas pela UFPB, no que se refere a gestao contratual,
bem como sugerir as possiveis solucoes praticas.
|
-
FABIANA MARQUES DE SOUSA
-
Manual de Controle Patrimonial: uma contribuição à divisão de patrimônio da Universidade Federal da Paraíba a partir do novo plano de contas aplicado ao setor público
-
Fecha: 18-dic-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este trabalho teve como objetivo analisar os procedimentos de controle patrimonial a partir da
padronizacao da contabilidade para o setor publico. Primeiramente em identificar as
alteracoes na estrutura do plano de contas aplicado ao setor publico atraves de diversas fontes
como resolucoes e instrucoes normativas emitidas pelos orgaos envolvidos o processo de
padronizacao da contabilidade e em seguida foi verificado junto a UFPB a existencia de um
Manual de Controle Patrimonial. A segunda parte do trabalho foi propor um manual com a
finalidade de facilitar o controle patrimonial e contribuir de uma maneira didatica sobre o
processo de incorporacao, movimentacao e desincorporacao de todos os bens patrimoniais
pertencentes a UFPB, bem como, com o objetivo de dar maior agilidade e confiabilidade nas
informacoes gerenciais emitidas para os gestores. Portanto, este trabalho tecnico foi relevante
e sua utilizacao evitara futuros procedimentos, indevidos, que possam ocasionar danos a
UFPB, assim como, que o Tribunal de Contas da Uniao (TCU) possa emitir outra
determinacao devido as divergencias entre os dados registrados no Sistema Integrado de
Administracao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o relatorio de inventario dos bens
moveis, como foi o caso evidenciado no Acordao nº 408/2005 TCU primeira camara. A
pesquisa possibilitou verificar que a forma de controle patrimonial existente na UFPB
necessita de aperfeicoamento. E, portanto, a implantacao do modelo de Manual aqui
apresentado e importante e tras beneficios gerenciais para os gestores, alem de conhecer o
valor do patrimonio administrado.
|
-
GERMANO ALVES ARAUJO
-
GESTÃO POR PROCESSOS NO SETOR DE TRANSPORTE DA UFPB:
ADEQUAÇÃO ÀS METAS INSTITUCIONAIS
-
Fecha: 15-dic-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A administracao publica tem procurado otimizar a qualidade na prestacao de servicos a
sociedade. Nesse aspecto, as Instituicoes Federais de Ensino Superior exercem um papel
relevante, ao abrirem caminhos para o conhecimento, abarcando elevadas demandas
educacionais em todo o territorio nacional. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por
objetivo investigar o modelo de gestao adotado pela Universidade Federal da Paraiba no Setor
de Transporte e a sua adequacao a realizacao das metas da instituicao, focadas na qualidade
do servico prestado a comunidade. Para tanto, buscamos no conhecimento cientifico, ancorado nas concepcoes de De Sordi (2014) quanto ao conceito e aos elementos que
envolvem a gestao por processos e de Sobrinho (2008), quanto ao enfoque na eficiencia da
instituicao publica, entre outros que contribuiram para a compreensao do objeto de estudo. A
pesquisa, caracterizada como basica, descritiva e exploratoria, constitui estudo de caso
qualitativo amparado na analise de conteudo a luz da teoria de Bardin e tem como universo o
Setor de Transporte da Universidade Federal da Paraiba, Campus I, Joao Pessoa. A amostra e
constituida de um gestor e seis motoristas, sendo dois do quadro efetivo e quatro terceirizados, totalizando 07(sete) sujeitos escolhidos aleatoria e percentualmente dentre os que se
encontram em exercicio. Nessa perspectiva, foi aplicada a entrevista semiestruturada , com
vistas a caracterizacao dos sujeitos e a coleta dos dados, que compoem o capitulo empirico da
pesquisa. Os resultados apresentados apontam para uma estrutura ancorada na hierarquizacao
e departamentalizacao vertical com indefinicoes relativamente as atribuicoes dos servidores do Setor de Transporte, que agrega uma Garagem Central responsavel pela guarda, manutencao e
documentacao dos veiculos, situando a Prefeitura Universitaria no apice da piramide. A
autonomia para deliberar sobre cronograma de viagens atende ao criterio de necessidades dos
Centros nos quais os carros estao lotados, enquanto que a escalacao dos motoristas e feita pela
Divisao de Transportes. O Setor de Transporte apresenta-se portanto, como unidade que
aglutina as tarefas basicas da logistica do transporte oficial para atendimento a um publico
academico ecletico e exigente em relacao a eficiencia e eficacia dos servicos. As conclusoes
do estudo apontam a necessidade de reestruturacao do modelo de gestao ora em vigor, assumindo um carater flexivel , dinamico e processual , com a redefinicao clara das atribuicoes dos seus componentes, tomando como referencia o projeto de gestao preconizado no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Paraiba. Para tanto, necessita-se de uma politica que parta de instancias superiores para o Setor de Transporte, cabendo ser apresentada nas esferas decisorias.
|
-
MARIA DO ROZARIO FONSECA AZEVEDO
-
ÉTICA PROFISSIONAL EM SERVIÇOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UM CENTRO DE ENSINO DA UFPB
-
Fecha: 14-dic-2017
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Sendo a Etica, tema desta Dissertacao, apresentamos como justificativa a preocupacao com a qualidade do atendimento nos servicos prestados ao publico pertinentes aos deveres em favor da coletividade, pelos servidores de um Centro de Ensino da UFPB, buscando respostas para os dilemas eticos que emergem no contexto de Instituicao Publica de Ensino Superior, quanto ao agir etico, servicos no atendimento ao publico e o compromisso profissional, bem como ao cumprimento das normas da Legislacao Federal Brasileira e da UFPB, no que tange a etica e ao Servidor do Poder Executivo Federal. Buscamos ainda, saber que instrumentos legais, com base em regras de uma etica profissional, norteiam a pratica laboral dos servidores no exercicio de suas funcoes; que condutas eticas sao necessarias ao servidor para o bom exercicio da funcao com base no Codigo de Etica Profissional e, que contribuicoes podem ser remetidas a Instituicao a partir do estudo realizado. Na busca de respostas a problematica, a pesquisa tem como proposito geral verificar o agir e a postura etica profissional dos servidores, valendo-se de uma contribuicao metodologica descritiva de natureza exploratoria e de analise qualitativa a luz de instrumentos conceituais aportados na filosofia, na etica e na gestao publica, por varios autores, entre eles: Aristoteles (2013), Kant (2006), Passos (2008), Habermas (1992) e Cortella (2016), no Codigo de Etica Profissional dos Servidores Civis do Poder Executivo Federal e nas demais Instrucoes Normativas da Legislacao Federal Brasileira que norteiam a Gestao Publica no tocante a etica profissional. Os resultados indicam que o agir etico e os servicos de atendimento ao publico no Centro de Educacao, em parte, nao estao sendo desenvolvidos de acordo com o Codigo de Etica nem com o Regimento da UFPB. Desse modo, concluimos, apresentando a gestao, sugestoes de contribuicoes para o desenvolvimento funcional pautado em valores eticos, visando a melhoria dos servicos oferecidos.
|
-
ANGELITA GRENFELL QUIRINO DE OLIVEIRA
-
ENSINO SUPERIOR, EXPANSÃO E EVASÃO: O CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (PRESENCIAL) DA UFPB CAMPUS I
-
Fecha: 13-dic-2017
-
Hora: 13:45
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A evasao discente tem sido um dos problemas recorrente no contexto educacional,
provocando consequencias individuais e sociais. Para compreender tal problematica,
esta pesquisa tem por objetivo analisar a evasao no curso de Licenciatura em
Pedagogia, na modalidade presencial, da Universidade Federal da Paraiba PB, no
periodo de 2010 a 2015. Buscamos apoio teorico nas contribuicoes de pesquisadores
sobre a tematica, a exemplo de Gomes (1998), Alain Coulon (2008), Adachi (2009),
Polidoro (2000), Fialho (2014) e Silva (2017). A metodologia utilizada esta inserida
prioritariamente na abordagem qualitativa do tipo estudo de caso de carater descritivo
e analitico, na busca de responder quais os principais fatores que provocam a evasao
de alunos no curso superior de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial,
da UFPB. A coleta de dados foi realizada por meio de questionarios semiabertos
enviados via online aos e-mails dos alunos evadidos e por meio de entrevistas
realizadas como forma de complementar e/ou esclarecer informacoes. As analises
dos dados indicaram como principais causas para evasao no curso pesquisado,
fatores de ordem interna e externa (BIAZUS, 2004). De acordo com o resultado os
fatores internos a instituicao, estao relacionados a problemas com professor e
disciplinas, infraestrutura inadequada e falta de suporte academico. Os fatores
externos a instituicao, estao relacionados com nova perspectiva profissional, falta de
identificacao com o curso, dificuldade de acesso, falta de tempo, falta de recursos
financeiros, problemas familiares, dentre outros. Entendemos que estes fatores de um
lado exigem uma nova postura institucional e do outro uma conjuntura economica e
social que sejam favoraveis as necessidades dos individuos possibilitando-os a uma
permanencia com sucesso, portanto, assegurando a nao evasao dos discentes.
|
-
ITALO MARTINS DE OLIVEIRA
-
Usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
-
Fecha: 12-dic-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente estudo tem por objetivo analisar a usabilidade do Sistema Integrado de Patrimonio
Administracao e Contratos (SIPAC) pela Universidade Federal da Paraiba, atraves da utilizacao
do Modelo de Aceitacao de Tecnologia (Technology Acceptance Model TAM),
contextualizando a importancia instrumental das Tecnologias da Informacao e da Comunicacao
(TICs) e dos Sistemas de Informacao (SI) para a gestao e para o modelo gerencial de
administracao implementado com a Reforma Administrativa do Estado na decada de 1990 no
Brasil. O trabalho foi desenvolvido atraves de uma pesquisa exploratoria e descritiva,
utilizando-se o levantamento bibliografico e documental, metodo quantitativo, bem como, com
base em coleta de dados de uma amostra de 104 Tecnico-Administrativos, com a aplicacao de
questionarios. Com isso, identificou-se que a implantacao do SIPAC ainda se encontra em
andamento. A usabilidade do sistema foi testada por meio de uma analise estatistica (SPSS) e
os resultados mostraram que a percepcao de utilidade influenciou na atitude dos usuarios do
sistema, assim como a percepcao de facilidade. Observou-se, ainda, que a maioria dos usuarios
nao soube responder os quesitos da percepcao sobre treinamento, sugerindo que a capacitacao
dos usuarios foi deficiente. Esta pesquisa contribuiu, de certa maneira, com o diagnostico da
usabilidade do sistema SIPAC na UFPB, demonstrando que o sistema se encontra em uso,
porem, com uma usabilidade limitada, na perspectiva da aplicacao do Modelo de Aceitacao de
Tecnologia (TAM). Restou claro, portanto, a necessidade de um comprometimento concentrado
da UFPB no sentido de capitanear as acoes de divulgacao e promocao do sistema,
conscientizando-se de sua utilidade e direcionando treinamentos para os gestores e demais
servidores de cada area que pode ser contemplada pelo sistema, para, com isso, proporcionar o
aumento da usabilidade do SIPAC na UFPB.
|
-
GEORGIA DANTAS MACEDO
-
A eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para permanência dos ingressantes do Sistema de Cotas na UFPB.
-
Fecha: 11-dic-2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O sistema de cotas e a assistencia estudantil sao politicas publicas implementadas para
democratizacao do acesso e permanencia na educacao superior publica brasileira. Sendo
assim, esse estudo teve o objetivo de avaliar a eficacia do Programa Nacional de Assistencia
Estudantil (PNAES) para a permanencia de ingressantes cotistas nos cursos de graduacao da
Universidade Federal da Paraiba, no periodo de 2012 a 2016. Para alcancar esse objetivo,
desenvolvemos os seguintes objetivos especificos: 1. Compreender a estrutura e desenho do
PNAES e do sistema de cotas para acesso ao ensino superior publico no Brasil; 2.
Caracterizar a politica de assistencia estudantil e a politica de cotas no ambito da UFPB; 3.
Verificar as repercussoes da Politica de Assistencia Estudantil para a permanencia de cotistas
na UFPB. Este trabalho esta demarcado pelos referenciais teoricos sobre as politicas sociais, a
exemplo de Behring (2008), o percurso historico de desenvolvimento do PNAES com
Kowalski (2012), e, ainda, na discussao sobre as acoes afirmativas para a diversidade social,
etnica e cultural as contribuicoes de Taylor (1998) e Rawls (2000). Acerca dos procedimentos
metodologicos, realizamos uma pesquisa bibliografica e documental atraves de estudo
exploratorio baseado no metodo historico-dialetico. Para a avaliacao da eficacia dessa politica
publica, consideramos as categorias demanda/beneficio, gestao dos recursos, caracterizacao
do perfil dos ingressantes cotistas com PNAES e alguns elementos sobre qualidade da
permanencia nessa IFES para estudantes cotistas, com acesso ao PNAES e os cotistas sem
acesso ao PNAES. A pesquisa apontou que a UFPB recebeu o quantitativo de estudantes
como estabelece a Lei de Cotas, entretanto, 35% (trinta e cinco por cento) abandonaram os
cursos. Os resultados da avaliacao da eficacia do PNAES mostram que o programa atingiu
seus objetivos quanto a qualidade da permanencia dos cotistas com acesso a assistencia
estudantil, entretanto, nao atingiu plenamente os objetivos nas categorias de
demanda/beneficio e gestao dos recursos.
|
-
VERONICA LINS DE ARAUJO MACEDO
-
MANUAL DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS DE FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS E INSTRUMENTOS CONGÊNERES: uma contribuição à Coordenação de Convênios da UFPB
-
Fecha: 06-dic-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este trabalho tecnico apresenta um Manual de Procedimentos de Convenios e Instrumento congeneres que a Universidade Federal da Paraiba pode celebrar com instituicoes publicas e privadas. O produto do presente estudo tem como escopo nortear os procedimentos adequados de acordo com as legislacoes em vigor para formalizacao dos instrumentos que se necessita celebrar. Outrossim, a pesquisa foi realizada em cinco (5) etapas,no periodo de janeiro a outubro de 2017, em que foram coletadas informacoes atraves de pesquisas sobre as normas internas da Universidade Federal da Paraiba e Legislacao Federal sobre os instrumentos juridicos. Foram pesquisados, tambem, Relatorios de Auditoria e Acordaos, emitidos por orgaos de controle interno e externo que apresentam constatacoes e recomendacoes sobre o assunto em estudo, assim como, Notas e Despacho da Advocacia Geral da Uniao. Com tais informacoes, foi elaborada proposta, atraves de Manual, para seguir de roteiro de orientacao aos interessados, gestores e a toda a comunidade academica da UFPB na formalizacao do instrumento juridico.
|
-
JULIANA DA SILVA PAIVA
-
TERRITÓRIO VIRTUAL: experiências da avaliação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para consolidação do ensino superior na modalidade a distância
-
Fecha: 26-sep-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente estudo teve por finalidade discutir acerca dos processos de avaliacao do ensino superior na modalidade a distancia no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB). A pesquisa foi desenvolvida por meio de duas fases: realizou-se um levantamento dos gestores que compoem a Direcao de Educacao a Distancia (EaD) do IFPB. A segunda fase foi operacionalizada mediante aplicacao dos questionarios com os discentes dos cursos superiores em Administracao (bacharelado) e Letras (licenciatura). O instrumento escolhido para coleta de dados foi o questionario, aplicado aos 04 gestores e 107 alunos no periodo em que a pesquisa foi realizada. Diagnosticaram-se, nesta pesquisa, as lacunas existentes na EaD do IFPB, apresentando um parametro mediante o posicionamento dos gestores e alunos no que concerne ao ensino-aprendizagem, a gestao estrutural e administrativa. De maneira geral, abordamos uma escala contendo os niveis de satisfacao sobre os seguintes itens: plano de ensino, relacionamento interpessoal, capacitacao de professores, coordenador de polo, coordenador de curso, instalacoes, laboratorio para aulas praticas, opinioes e sugestoes, livros e periodicos, materiais didaticos, homepages, recursos tecnologicos, plataforma Moodle, materiais educacionais, conteudos curriculares, biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que e fundamental que o IFPB repense os aspectos que assegurem a continuidade das acoes, redesenhando procedimentos e processos academico-administrativos e de gestao, de maneira que se adequem aos padroes de capacidade que condicionam a consolidacao da Educacao a Distancia.
|
-
ISABELLA MEDEIROS LOPES RIBEIRO
-
A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO
TÉCNICO E EMPREGO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
-
Fecha: 28-jun-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A partir dos anos 2000, foi implantada, no Brasil, uma serie de politicas
publicas com vistas a melhoria da qualidade de vida da populacao mais pobre,
desde acoes de carater compensatorio, a exemplo do Programa Bolsa Familia,
ate outras que atuam por meio da inclusao produtiva e da insercao no mercado
de trabalho, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnico
Pronatec. Esta pesquisa tem como perspectiva de analise o exame da
implementacao do Pronatec, nos cursos de Formacao Inicial e Continuada, no
ambito do Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia da Paraiba
IFPB, visando, precipuamente, verificar se: a) este programa gerou amplas
oportunidades de acesso ao ensino profissional na Paraiba; b) se a
permanencia e a taxa de sucesso foram alcancadas em patamares adequados;
c) se o investimento publico foi suficiente e bem utilizado para consecucao dos
seus fins. A analise deste trabalho fundamenta-se em uma perspectiva de
cunho qualitativo, analitico-descritivo, com base no metodo historico. Para fins
dos objetivos a que nos propusemos na realizacao deste estudo, apontamos,
inicialmente, o carater contraditorio e ambiguo da relacao Estado, Sociedade e
Educacao quanto ao processo de formacao da forca de trabalho, notadamente
num contexto de apropriacao do mais-valor (MARX & ENGELS, 1999), em
particular no Brasil (POCHMANN, 2010) e o papel das instituicoes publicas
nesse processo. A narrativa da pesquisa se deu por meio de uma
contextualizacao historica da educacao profissional (SAVIANI, 1994, 2007;
MANFREDI, 2002; FRIGOTTO, 1989, 1999, 1985; CEA, 2007) e da conjuntura
politica, economica e educacional, buscando-se avaliar como se deu a
implementacao do Pronatec no IFPB. Foram coletados, junto ao SISTEC,
dados primarios que nos permitiram analisar o desempenho do Programa de
modo a cotejar os resultados alcancados sob a observancia dos principios da
eficiencia, da eficacia e da efetividade, bem como verificar quais os resultados
alcancados pelo IFPB em termos de acesso, permanencia e continuidade do
programa. Desse modo, concluimos que, com base nos dados aqui analisados,
ocorreu um bom desempenho do Programa em termos quantitativos, com
crescimento da oferta de vagas do Pronatec; porem, as taxas de insucesso
escolar, as quais incluem alunos que abandonaram, desistiram, reprovaram,
nao compareceram ou nao tiveram frequencias iniciais suficientes, se situaram
na margem de 50%, percentual considerado bastante elevado, ainda mais
considerando o volume de recursos investidos. O fator de maior relevancia, que
pode ter levado a esse resultado foi, muito provavelmente, a demora nos
repasses dos recursos de Outros Custeios e Capital, o que nos leva a
discussao acerca da falta de planejamento e de uma boa estruturacao do
programa. Nesse sentido, e imperioso afirmar que, a despeito da importancia
desse programa, ele nao teve, no ambito do IFPB, uma taxa de custo-beneficio
adequada.
|
-
JOSE VALDEVINO NETO
-
CONFLITOS ENTRE ENFERMEIROS COM DIFERENTES REGIMES DE TRABALHO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL
-
Fecha: 31-may-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente estudo teve como objetivo analisar os conflitos vivenciados por enfermeiros contratados sobre diferentes regimes de trabalho, a partir da contratualizacao da Ebserh em unidades assistenciais do Hospital de ensino, onde percebeu-se conflitos existentes entre enfermeiros dos distintos regimes. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratoria com 20 enfermeiros de um hospital de ensino. Apos a aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa, obedecendo a Resolucao 466/12 do CNS, a coleta de dados se deu no mes de abril de 2017, apos aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa do Hospital Universitario Lauro Wanderley e aceitacao dos participantes assinando o TCLE. O instrumento de coleta de dados foi constituido em duas partes, a primeira parte foi utilizado um questionario referente aos dados socio demograficos e a segunda parte constituiu-se de um roteiro de entrevista para enfermeiros do RJU e CLT. Os dados obtidos atraves do questionario foram analisados de forma descritiva e exposto em figuras e tabelas, e analisados atraves da Analise de Conteudo de Bardin (2011) e discutidos conforme a literatura relevante. A maioria dos enfermeiros de ambos os regimes sao do sexo feminino e tem entre 31 e 35, e entre 41 e 45 anos, os enfermeiros do RJU possuiam especializacao, metade mestrado e um estava fazendo doutorado, quando comparados com os enfermeiros do CLT onde apenas um profissional nao possuia especializacao e um porcentual muito baixo de mestres e nenhum doutor. Existe conflitos entre os enfermeiros dos regimes RJU e CLT do HULW que giram em torno dos direitos trabalhistas, sendo os principais pontos: a faixa salarial, falta de estabilidade do enfermeiro, diferencas entre carga horarias, dificuldades de trabalhar com a nova equipe, de serem liberados para atividades cientificas externas e dificuldades em trocar plantoes devido aos distintos regimes trabalhista. Os enfermeiros apontam diferencas no tratamento pela gestao entre os enfermeiros dos regimes RJU e CLT e que a gestao nao realiza nenhuma acao voltada para amenizar os conflitos. Diante destas perspectivas, faz-se necessario a criacao de espaco permanente de analise e reflexao das relacoes e da pratica profissional a fim de produzir relacoes de reciprocidade entre os enfermeiros, objetivando um clima mais harmonioso da equipe e consequentemente a prestacao da assistencia de forma segura e livre de riscos.
|
-
LUCIMARIO DIAS DOS SANTOS
-
Avaliação da qualidade dos serviços da biblioteca do CCJ/UFPB sob a ótica dos usuários discentes
-
Fecha: 24-may-2017
-
Hora: 08:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente estudo tem como objetivo a avaliacao da qualidade dos servicos da biblioteca
setorial do CCJ/UFPB campus I sob a perspectiva do seu usuario discente. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa quantitativa, bibliografica e exploratoria, tendo como sujeitos os
discentes do curso de Direito do Centro de Ciencias Juridicas da UFPB. A investigacao
tomou como principais instrumentos de pesquisa, questionarios formulados atraves da
metodologia SERVQUAL adaptada pertinente ao uso da avaliacao no ambito da biblioteca e
de seus servicos. Os resultados obtidos mostraram que as dimensoes de qualidade apontadas
nos servicos da biblioteca que dizem respeito desde sua estrutura fisica ate o comportamento
de seus servidores, apresentam falhas que interferem de maneira geral na prestacao de um
servico de qualidade por parte da biblioteca setorial do CCJ/UFPB, afetando o usuario dos
seus servicos na satisfacao de suas expectativas e necessidades no ambiente educacional. Este
resultado nos mostra que essas avaliacoes tem apresentado impactos consistentes na acao de
melhorias no ambiente de biblioteca ajudando no seu planejamento gerencial, auxiliando
assim sua missao no ambito da Universidade e desenvolvendo possibilidades de formacao de
padroes de qualidades que possam ser adotados em seus servicos.
|
-
MAURO PONTES E GOMES
-
O PROGRAMA REUNI COMO VETOR DE ECONOMICIDADE NAS IFES: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TRANSPORTE DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA DA UFPB
-
Fecha: 27-abr-2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O governo federal adotou uma serie de medidas para retomar o crescimento do ensino superior publico, criando condicoes para que as universidades federais promovessem a expansao fisica, academica e pedagogica da rede federal de educacao superior, esse programa representou a possibilidade de fazer uma proposta de reestruturacao e expansao para o periodo 2008-2012. Dentre as inumeras destinacoes dos recursos do REUNI na UFPB, a Prefeitura Universitaria tornou-se uma delas. O presente estudo tem como plataforma de trabalho, a aplicacao e o gerenciamento dos recursos do REUNI no que diz respeito a diminuicao de custos no Setor de Transportes da PU/UFPB, cujo objetivo principal do seu desenvolvimento foi analisar se os recursos oriundos do PROGRAMA REUNI, aplicados na renovacao da frota de veiculos do Setor de Transportes da UFPB, realmente resultaram na diminuicao de gastos com combustiveis e manutencao. Na metodologia se fez uso do estudo de caso e da pesquisa exploratoria, e o tratamento dos dados foi feito a partir da analise quantitativa com uso do Excel. Concluiu-se, portanto, que o Programa REUNI, foi fundamental na melhoria das atividades desenvolvidas pelo Setor de Transporte da UFPB, contribuindo para uma reducao de custos operacionais da frota, e principalmente na melhoria da qualidade dos servicos prestados.
|
-
EDINALVA ALVES AGUIAR CARVALHO DE MELO
-
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar sobre a proposta e execução na Paraíba (2010-2012)
-
Fecha: 24-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente dissertação tem por objeto de estudo o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB). O PNEGEB integra a política de formação de gestores escolares, e fundamenta-se nos princípios da gestão democrática, tendo como eixo a escola como espaço de inclusão social e da emancipação humana. A proposta deste trabalho de pesquisa foi analisar a efetividade do Programa Escola de Gestores da Educação Básica, considerando suas condições de realização, analisando sua aplicabilidade e avaliando sua execução, sob o ponto de vista da instituição executora, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e dos órgãos parceiros, União Nacional de Dirigentes Municipais (UNDIME) e Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB). Para o estudo, fez-se opção metodológica pela pesquisa descritiva e exploratória. Do ponto de vista dos instrumentos e procedimentos, utilizamos o estudo bibliográfico e a pesquisa documental, tendo como fontes os documentos reguladores do programa, o Projeto Básico do Curso de Especialização do Programa Escola de Gestores, o Plano de Trabalho e os Relatórios de execução, entre outros. Para o desenvolvimento da discussão foram utilizados os marcos teóricos de Aguiar, Cury, Dourado, Ferreira, Freire, Paro e Lück. Ao avaliar a execução do Programa, a pesquisa concluiu que, no caso da Paraíba, a implementação do Programa foi exitosa, sobretudo no que concerne ao aspecto da cooperação federativa e às possibilidades de conhecimento e aprofundamento de aprendizagens que a proposta da formação trouxe para os gestores escolares. Estes elementos referenciam as contribuições positivas do Programa e os seus desdobramentos na prática gestora e favorecem o fortalecimento da política nacional de formação dos profissionais da educação.
|
-
FABIANO DE MOURA RIBEIRO
-
A PERCEPÇÃO DOS ATORES DO SISTEMA DE INOVAÇÃO PARAIBANO SOBRE O PAPEL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Fecha: 24-feb-2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
No contexto atual, os sistemas de inovacao apresentam-se como o principal
mecanismo de transformacao do conhecimento em valoracao economica e em
melhoria da qualidade de vida da populacao, possuindo relevancia estrategica para
as politicas publicas do Estado. Nessa perspectiva, grande parte dos pesquisadores
considera o Sistema de Inovacao Brasileiro pouco eficiente e desarticulado. No
intuito de contribuir com o desenvolvimento do Sistem a de Inovacao e,
consequentemente, com o desenvolvimento do Estado da Paraiba, as universidades
apresentam-se como atores cujas peculiaridades sao capazes de fomentar esse
proposito. Nesse sentido, essa dissertacao pretende responder ao seguinte
problema de pesquisa: Como a estrutura e a organizacao da Universidade Federal
da Paraiba (UFPB) articulam-se com os atores do Sistema de Inovacao Paraibano
(SPI)? Para responder a essa questao, a presente pesquisa teve por objetivo
analisar a estrutura e a organizacao da Universidade Federal da Paraiba (UFPB) em
suas relacoes com Sistema de Inovacao Paraibano (SIP). Esta pesquisa caracterizase como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e, quanto ao metodo
de investigacao, como um estudo de caso. Para se alcancar os resultados
almejados, utilizou-se a pesquisa documental, entrevista e aplicacao de questionario
estruturado, enquanto tecnicas de coleta de dados. No que se refere a analise dos
dados, adotou-se a analise de conteudo. Pretende-se, com este estudo, contribuir
com a melhoria da estrutura e da organizacao da UFPB, em particular no que tange
ao Instituto de Desenvolvimento da Paraiba (IDEP UFPB) e a Agencia UFPB de
Inovacao Tecnologica (INOVA UFPB), no intuito de alavancar o papel de
protagonismo voltado a promocao do desenvolvimento economico e social local e
regional inerente a instituicao. Nesse contexto, a pesquisa permitiu concluir que ha
uma convergencia de diagnostico sobre os principais problemas que afetam as
interacoes da UFPB com os atores no SIP: A forma inadequada de planejamento
bem como a falta de incentivo, interesse e motivacao docente para atividades de
ensino, pesquisa e extensao voltadas as necessidades socioeconomicas do Estado
da Paraiba.
|
-
RAQUEL HELENA SOARES
-
A Extensão Universitária na Universidade Federal da Paraíba e suas contribuições na relação Universidade x Sociedade
-
Asesor : EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO
-
Fecha: 24-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumen
-
A extensao universitaria se configura como importante instrumento articulador de dialogos entre a universidade e a sociedade para que a universidade possa cumprir sua funcao social, que tem como um dos elementos a troca de experiencias/saberes entre universidade sociedade para a formacao cidada. Nessa perspectiva, a pesquisa tem como foco de analise os projetos submetidos aos editais do Programa Institucional de Bolsas de Extensao PROBEX, entre os anos de 2013 e 2016 e o Plano de Gestao da Pro-reitoria de Assuntos Comunitarios PRAC da Universidade Federal da Paraiba - UFPB, em que se questiona: qual a concepcao dada a relacao universidade e sociedade nos projetos do PROBEX?; o Plano de Gestao da PRAC insere-se no conjunto das politicas do Forum Nacional de Pro-reitores das Universidades Publicas Brasileiras? Qual a politica de gestao para o alcance da relacao universidade e sociedade sob a perspectiva dialogica? A relacao entre universidade e sociedade configura-se como dialogica ou conservadora? A partir dos questionamentos surgidos, cria-se a possibilidade de utilizar uma abordagem que proporcione conhecimentos teoricos sobre o tema a partir do levantamento bibliografico de autores especialistas nas areas de extensao universitaria (NOGUEIRA, 2000; FARIA 2001; JEZINE 2006) e politicas de educacao superior (MANCEBO, 2003; JEZINE e CASTELO BRANCO, 2013). A pesquisa e de natureza aplicada, exploratoria, com abordagem qualitativa, tendo com procedimento a pesquisa documental, em que o procedimento metodologico utilizado para os dados e a analise de conteudo (BARDIN, 2009) atribuida aos documentos: projetos de gestao da PRAC e projetos cadastrados no sistema SIGPROJ nos anos de 2013 a 2016. A partir da analise da concepcao da relacao universidade e sociedade, pretende-se contribuir para a reflexao sobre o cumprimento da funcao social da universidade junto a sociedade, no intuito de alavancar o papel de protagonismo da extensao universitaria voltado a promocao da formacao cidada dos alunos e dos publicos atendidos pelas acoes extensionistas do PROBEX.
|
-
MARCELO MOURA NOBREGA
-
ANÁLISE COMPARATIVA DA EFICIÊNCIA DAS COMPRAS DE
HORTIFRÚTIS DA UFPB
-
Fecha: 24-feb-2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A importancia das compras publicas para o funcionamento da maquina estatal e o
desenvolvimento economico e social e indiscutivel. Entretanto, as aquisicoes
governamentais se apresentam como um dos grandes problemas da Administracao
Publica, mesmo com o anuncio da obtencao de economias bilionarias atraves dos
pregoes eletronicos. Como esta contencao de gastos e calculada com base na
diferenca entre o preco de referencia e o preco de compra, em muitos casos acaba
nao resultando em aquisicoes eficientes. Na tentativa de promover uma maior
eficiencia das compras publicas, o Governo Federal vem implementando uma serie
de mudancas, baseadas em um novo tipo de eficiencia publica, que considera, alem
da dimensao economica, as dimensoes social e ambiental. Entre as mudancas mais
recentes temos alem da introducao de novas leis de favorecimento nas licitacoes
focadas no pequeno produtor rural o fortalecimento do uso da avaliacao de
desempenho como instrumento de gestao da qualidade. No entanto, apesar da
obrigatoriedade do respeito as leis referentes a compras publicas, que deveriam ser
sustentaveis, e avaliacao de desempenho, que deveria ser feita por todos, tais
medidas nao vem sendo obedecidas e acontecem raramente. Assim, para que as
mudancas referentes as compras de generos alimenticios para os orgaos publicos
federais nao entrem na lista de leis relacionadas a sustentabilidade nao cumpridas e
a agricultura familiar nao seja vitima da falta de apoio, o presente estudo analisou a
eficiencia das compras de hortifrutis na UFPB a partir de uma comparacao destas com
parametros de desempenho alcancados por outros orgaos federais sediados na
Paraiba. Trata-se de uma pesquisa documental analitico-descritiva, quanti-qualitativa
por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados em documentos fisicos e
eletronicos referentes as compras de hortifrutis realizadas no ano de 2014. Os
resultados mostram que as compras de hortifrutis da r eferida instituicao se encontram
como as mais eficientes, tanto de forma geral quanto nas dimensoes economica e
social. No entanto, ainda assim, a UFPB se encontra longe de um desempenho ideal,
ou seja, com eficiencia maxima. Desta forma e possivel concluir que a UFPB precisa
rever aspectos da sua gestao de compra de generos alimenticios para que as suas
escolhas de propostas mais vantajosas sejam realizadas em consonancia com o que
a sociedade espera e a lei determina.
|
-
JOAS JERONIMO DOS SANTOS
-
MAPEAMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS
SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DO SISTEMA DE
BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Fecha: 23-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa tem por objetivo principal a realizacao do mapeamento das
competencias gerenciais dos Tecnicos-Administrativos ocupantes dos cargos de
diretoria, chefia e coordenacao do Sistema de Bibliotecas SISTEMOTECA da
Universidade Federal da Paraiba, visando ao fortalecimento da Gestao por
Competencias na instituicao; e os objetivos especificos: a) Caracterizar a Politica de
Gestao de Pessoas da UFPB, particularmente a Gestao por Competencias; b) Conhecer
os marcos legais da Gestao por Competencias na Administracao Publica Federal e na
UFPB; c) Identificar as competencias gerenciais dos servidores TecnicoAdministrativos da UFPB; e d) Propor sugestoes de medidas para o fortalecimento da
Gestao por Competencias no ambito da UFPB. A fundamentacao teorica foi estruturada
em seis partes: i) Gestao de Pessoas na Administracao Publica Federal; ii) A Gestao de
Pessoas na UFPB; iii) A Gestao por Competencia; iv) As competencias; v)
Competencias Gerenciais; e vi) Dimensoes das Competencias. A pesquisa em tela pode
ser classificada como aplicada, exploratoria, descritiva e documental, com e nfoque
qualitativo e quantitativo. Julgou-se coerente a realizacao de entrevistas
semiestruturadas e questionarios como fonte de coleta de dados. O cenario da pesquisa
foi composto pela Biblioteca Central e Bibliotecas Setoriais da UFPB. Na coleta de
dados, que abrangeu 8 gestores do Sistema de Bibliotecas, foram realizadas entrevistas
com objetivos de revelar as percepcoes dos gestores e identificar as competencias
gerenciais ja desenvolvidas por eles. As entrevistas foram gravadas em aparelho
eletronico e transcritas atraves da Analise de Conteudo (Categorias) de Bardin (1997).
Posteriormente foi aplicado um survey com 18 gestores do SISTEMOTECA. Os
resultados possibilitaram expandir a apreensao a respeito das competencias gerenciais
dos gestores do Sistema de Biblioteca da Universidade Federal da Paraiba, identificando
19 competencias gerenciais categorizadas em quatro dimensoes: Competencias
Gerenciais Funcionais, Competencias Gerenciais Politicas, Competencias Gerenciais
Comportamentais e Competencias Gerenciais Cognitivas. Tambem foram determinados
niveis de dominio e de encorajamento das competencias, segundo a percepcao dos
gestores. O presente trabalho pode ser instrumento de reavivamento da Gestao de
Pessoas da UFPB e provocar um debate quanto ao encorajamento da aplicacao das
competencias dos gestores. Alinhando-se as competencias gerenciais dos tecnicos
administrativos do Sistema de Bibliotecas aos objetivos da instituicao, a organizacao
podera ampliar o escopo de suas competencias. Outrossim, o presente estudo procurou
contribuir para o aprofundamento das competencias gerenciais no ambito do Sistema de
Bibliotecas, fortalecendo a Gestao por Competencias como tecnologia de gestao de
pessoas na Universidade Federal da Paraiba.
|
-
VANESSA DA SILVA GOMES
-
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: gestão e evasão na UFPB
-
Fecha: 23-feb-2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a gestao educacional aplicada no
curso de Pedagogia na modalidade a distancia da UFPB e os indices de evasao no
periodo de 2007 a 2015. A UFPB oferta cursos na modalidade a distancia desde
2007, contando atualmente com onze cursos de licenciatura. A educacao a distancia
possibilitou a ampliacao dos espacos educacionais, proporcionando aos alunos o
acesso a informacao a qualquer momento, independente do tempo e espaco. O
enfoque sobre a gestao e a evasao no ensino superior, sobretudo nas politicas
publicas de acesso, interiorizacao e expansao, esteve alicercado atraves da
abordagem das acoes politicas de financiamento voltadas a educacao superior no
Brasil, sobretudo as que beneficiaram a EAD. Muito embora a expansao da EAD
tenha ocorrido gracas as politicas de acesso a educacao superior, os indices de
evasao demonstram haver a necessidade de se aprofundar a tematica quanto as
causas e possiveis acoes a serem tomadas para garantir a permanencia e
conclusao dos cursos a distancia. A pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem
qualitativa, com a utilizacao da pesquisa documental, atraves da analise de dados
do Censo da Educacao Superior (MEC/INEP), referentes a evasao dos cursos na
modalidade a distancia da UFPB, e dos debates envolvendo a gestao educacional
presentes nas ATAS do Nucleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da
UFPB Virtual. Os resultados apontaram a necessidade de unificacao de dados e
maior dialogo entre os setores administrativos da UFPB. O curso de Licenciatura em
Pedagogia, na modalidade a distancia, necessita dar mais importancia ao registro
das reunioes do NDE, que representam tanto a historia e a identidade do curso,
quanto fonte de informacoes dos caminhos metodologicos ja percorridos pelas
gestoes anteriores. A construcao da gestao educacional devera englobar todos os
sujeitos do processo educativo que, de forma dialogica e participativa, trarao
contribuicoes das diversas areas de conhecimento da Pedagogia, desenvolvendo
em conjunto as metodologias mais adequadas para se alcancar a melhoria da
qualidade do ensino e a reducao dos indices de evasao do curso.
|
-
LUCIMARIO DIAS DOS SANTOS
-
Avaliação da qualidade dos serviços de bibliotecas universitárias sob a ótica dos usuários discentes:estudo aplicado na biblioteca setorial do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB,
-
Fecha: 23-feb-2017
-
Hora: 07:00
-
Mostrar Resumen
-
O objetivo deste trabalho consiste na avaliacao da qualidade dos servicos de bibliotecas universitarias atraves do seu usuario discente e o impacto dessas avaliacoes como ponto estrategico para manutencao e aprimoramento dos servicos oferecidos pela BU (Biblioteca Universitaria) atentando para atuacao da biblioteca e do bibliotecario, assim como atraindo a participacao dos usuarios no processo de desenvolvimento da biblioteca e na construcao do conhecimento em suas diversas nuances academicas e com o intuito de procurar promover contribuicoes substanciais bem como colaborativas para o contexto em que esta situada a Biblioteca Setorial do Centro de Ciencias Juridicas da UFPB, tais como: busca pelo reconhecimento da qualidade dos servicos de informacao da biblioteca; tecnicas, indicadores e modelos pertinentes para uso de avaliacao; a participacao dos usuarios discentes no processo de uso e avaliacao dos servicos e perspectivas para aprimoramento dos servicos de informacao. Sendo assim o projeto busca identificar aspectos avaliativos que permitam promover possibilidades mais efetivas da biblioteca na busca pela obtencao de um grau elevado na qualidade de seus servicos. E nesse contexto que se justifica a grande importancia desta pesquisa, pois atraves dessas avaliacoes pelo contexto das politicas educacionais e que melhorias estao sendo feitas na estrutura da educacao superior como um todo.
|
-
VANDA LUCIA BATISTA DOS SANTOS SOUZA
-
ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA:
UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA IFPB CAMPUS CAJAZEIRAS
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que conduzem ao acesso e
permanencia, no Curso Tecnologico de Analise e Desenvolvimento de SistemasADS, ofertado pelo Instituto Federal da Paraiba IFPB Campus Cajazeiras. A
pesquisa esta inserida no contexto da expansao do ensino superior no Brasil,
particularmente da retomada da expansao da Rede Federal de Educacao Profissional
e Tecnologica. As bases teoricas desta investigacao se constituiram em uma analise
conceitual sobre acesso e permanencia, em uma revisao bibliografica das politicas
educacionais, principalmente aquelas voltadas ao acesso e a permanencia, e, do
desenvolvimento da Educacao Profissional e Tecnologica no Brasil e na Paraiba. A
proposta metodologica caracteriza-se como uma abordagem quantitativa e qualitativa
baseada em um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada atraves da aplicacao
de um questionario semiaberto enviado aos alunos dos 5º e 6º periodos do Curso de
ADS, por meio do formulario eletronico Google Drive, e de entrevista com o Diretor de Ensino e a Assistente Social do campus Cajazeiras. Os resultados indicaram que os
fatores que conduzem ao acesso e a permanencia no curso de ADS estao
relacionados as questoes de fatores individuais e institucionais, destacando -se como
aspectos preponderantes o mercado de trabalho na area do curso e, as condicoes
motivacionais (interesse, dedicacao e esforco). No que se refere aos fatores
institucionais, os estudantes revelaram que os programas de pesquisa, extensao e
assistencia estudantil implementados pela instituicao, sao determinantes para a
permanencia, porem, necessitam ser ampliados. Por fim, mesmo considerando que o
estudo se trata de uma realidade especifica, o mesmo contribuiu com reflexoes acerca
dos fenomenos do acesso e da permanencia no ensino superior.
|
-
LIDIANE RAMOS DA SILVA
-
Políticas de Inclusão na Educação Superior:
acesso e permanência de pessoas com deficiência na UFPB
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente trabalho aborda a tematica Politicas de Inclusao na Educacao Superiorvoltadas
para a inclusao dos discentes com deficiencia na Universidade Federal da Paraiba (UFPB) e
objetiva analisar as contribuicoes das politicas para o acesso e a permanencia em cursos
superiores do Centro de Comunicacao, Turismo e Artes (CCTA). Para atingir os objetivos
especificos, discorremos sobre paradigma da inclusao e sua relacao no contexto educacional,
sobre as demandas por politicas de inclusao no contexto mundial e descrevemos as fases que
influenciaram no processo de reconhecimento e escolarizacao das pessoas com deficiencia,
ate o ingresso na educacao superior. Tambem, apresentamos um debate acerca da inclusao das
pessoas com deficiencia na educacao superior, no contexto das publicacoes da Revista
Brasileira de Educacao Especial(RBEE) e de estudos do Programa de Pos-Graduacao em
Educacao (PPGE/UFPB), periodo 2012 a 2016. Relacionamos as politicas nacionais de
inclusao da educacao superior com as politicas desenvolvidas pela UFPB, especialmente as
direcionadas as pessoas com deficiencia. Por fim, identificamos quem sao e o que dizem os
discentes com deficiencia matriculados em cursos superiores do CCTA sobre o processo de
inclusao. No que diz respeito a metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa, uma
pesquisa descritiva, documental e bibliografica, com a realizacao de entrevistas
semiestruturadas. Aplicamos quatro instrumentos de pesquisa, utilizando-se, para a analise de
dados, orientacoes da analise de conteudo (BARDIN, 2006), a fim de identificar a
compreensao dos sujeitos sobre inclusao e acessibilidade, bem como politicas inclusivas e
estrategias utilizadas na instituicao que podem favorecer o acesso e a permanencia dos
discentes com deficiencia nos cursos superiores do CCTA. Os sujeitos da pesquisa foram os
discentes com deficiencia matriculados em cursos superiores do CCTA principais
protagonistas , o coordenador do Comite de Inclusao de Acessibilidade (CIA) assessoria
especial responsavel pela Politica Institucional de Inclusao e Acessibilidade , discentes
apoiadores vinculados ao Programa de Apoio ao Estudante com Deficiencia (PAED/CIA),
servidores do CCTA e o coordenador da politica institucional de inclusao e acessibilidade.
Com base na analise dos dados, sobretudo das informacoes oriundas das entrevistas junto aos
sujeitos, inferimos que as politicas inclusivas de educacao superior vem contribuindo para o
acesso e a permanencia de pessoas com deficiencia no CCTA/UFPB, notadamente por meio
da politica de acesso/cotas, pelo Programa Incluir e o PNAES, sob a responsabilidade do CIA.
Todavia, tambem de acordo com a apuracao dos dados, vimos que o processo de inclusao de
discentes com deficiencia na instituicao precisa superar muitos desafios, especialmente no que
diz respeito a falta de formacao de servidores para viabilizar estrategias atitudinais e
pedagogicas; as limitacoes nos sistemas de comunicacao e informacao, sobretudo na
deficiencia da estrutura fisica/arquitetonica, que e, eminentemente, institucional. Para tanto,
compete a instituicao formada por diferentes gestores, setores, pessoas e profissionais ,
considerar as demandas e as proposicoes destacadas pelos sujeitos da pesquisa e assumir o
compromisso etico e politico de responder as demandas da diversidade que se apresentam no
seu ambito, ressignificando, reestruturando e revisando suas politicas inclusivas.
|
-
FABIO ABRANTES DE OLIVEIRA
-
MARCO REGULATÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFPB: balizas jurídicas ao desenvolvimento institucional
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O objetivo principal deste trabalho de pesquisa é contribuir para o desenvolvimento da gestão da pós-graduação stricto sensu no âmbito da Universidade Federal da Paraíba, através de levantamento da legislação que regulamenta o setor no âmbito da UFPB. A importância do tema se dá na medida em que a pós-graduação stricto sensu é vista como alavanca central para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil, necessitando acompanhar, discutir, entender e interferir nas realidades nacional, regional e local. A Universidade ganha, assim, grande importância para a superação dos desafios presentes na atualidade, posto que possui condições multidisciplinares de entender os fenômenos sociais e ambientais, sob todos os ângulos, e apontar as possíveis soluções. Pouco se percebe que a execução dos modelos de gestão de pós-graduação existentes e/ou a transição para novos modelos estão engendrados em arcabouços legais originados no direito administrativo e podem se transformar em possíveis entraves à laboração ou implementação de estratégias que permitam a modernização do gerenciamento, do controle de atividades e da avaliação dos resultados da administração daquela área nas universidades. Para tanto, será apresentado um marco teórico embasador dos conceitos de desenvolvimento como fenômeno histórico, planejamento enquanto função essencial à administração de uma Instituição Federal de Ensino, e igualmente a legislação que regulamenta a pós-graduação stricto sensu existente no âmbito UFPB, confrontando-a com a legislação nacional, através de pesquisa descritiva, utilizando-se do método indutivo de abordagem. Por se tratar de uma pesquisa cuja natureza é aplicada, constitui uma das suas finalidades a criação de compêndio sobre a legislação da pós-graduação stricto sensu na UFPB, no período de 2002 a 2015, visando contribuir com a Administração e os diversos atores envolvidos com as diversas áreas na Instituição.
|
-
FERNANDO ANTONIO DE LIMA
-
POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE DO TRABALHADOR: O PROGRAMA DE ATENÇÃO
INTEGRAL AO ALCOOLISTA E OUTROS DEPENDENTES QUÍMICOS NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a experiencia do Programa de Atencao
Integral ao Alcoolista e outros Dependentes Quimicos (PAIAD) na Universidade Federal da
Paraiba (UFPB) Campus I e suas contribuicoes para a saude do servidor da Universidade. O
PAIAD foi criado em 1993 pela Superintendencia de Recursos Humanos da UFPB, visando
atender aos servidores da Instituicao com comportamento abusivo de uso de bebidas
alcoolicas, e, atualmente, encontra-se inativo. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma
pesquisa documental e da realizacao de entrevistas semi-estruturadas com sujeitos que
participaram da criacao e/ou das atividades do Programa, bem como de gestores da ProReitoria de Gestao de Pessoas (PROGEP), e da Coordenacao de Qualidade de Vida, Saude e
Seguranca do Trabalhador (CQVSST) da Universidade. Os dados foram analisados dentro de
um enfoque qualitativo, e a discussao foi desenvolvida a partir da Analise de Conteudo. Os
resultados dao conta do reconhecimento da relevancia do PAIAD, para alem dos muros da
Universidade e da importancia de se resgatar muitas das iniciativas encaminhadas por esse
Programa considerado relevante, devendo ser referencia para a politica de atencao a saude do
servidor da Universidade, em especial, com atencao a problematica do uso abusivo do
alcoolismo e de outras substancias psicotropicas.
|
-
VICENTE PAULO RAMALHO
-
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e os
indicadores de avaliação referente à biblioteca universitária: construindo
um modelo de avaliação para o SISTEMOTECA da UFPB
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O cenario atual do ensino superior no Brasil e caracterizado pela globalizacao e
dinamismo decorrente do neoliberalismo, que implicou em fortes mudancas nas
perspectivas do ensino, permitindo o desenvolvimento de politicas educacionais e na
potencializacao de politicas de avaliacao. Para tanto, a abordagem trata-se de um
relatorio tecnico com a tematica:O sistema nacional de avaliacao da educacao superior
(SINAES) e os indicadores de avaliacao referente a biblioteca universitaria: construindo
um modelo de avaliacao para o SISTEMOTECA da UFPB. A pesquisa tem interesse de
contribuir com o sistema de bibliotecas universitarias e com o fortalecimento da gestao
publica e da educacao superior. Para tanto, tem como objetivo principal arquitetar um
modelo de avaliacao para as bibliotecas universitarias da UFPB sobre varias
perspectivas: a documentacao do SINAES adotado pelo MEC para avaliacoes periodicas
dos cursos de graduacoes e da Instituicao; modelo de avaliacao de biblioteca universitaria
adaptado a nossa instituicao e a sinergia da comunidade academica representada pelos
profissionais da propria instituicao na elaboracao do modelo de avaliacao. A
fundamentacao do relatorio resgatou o processo de globalizacao e a ideologia neoliberal
que refletiu nos estados nacionais com a perspectiva do Estado avaliador no Brasil na
decada de 1990. Concomitantemente, com o PAIUB e as politicas publicas educacionais
nos governos FHC e Luiz Inacio Lula da Silva. O procedimento metodologico caracteriza a
pesquisa como exploratoria e como campo o sistema de biblioteca da UFPB. Os
instrumentos de coleta de dados utilizados foram o formulario e o questionario aberto de
abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa realizada, a partir do
levantamento bibliografico, documental e de campo, apresenta a seguinte conclusao: O
Relatorio tecnico representado sobre tres prismas de avaliacoes: apresenta-se o modelo
do processo avaliatorio conduzido pelo MEC/INEP sobre duas vertentes: as avaliacoes
institucionais e a avaliacao dos cursos de graduacao; contextualiza-se o sistema de
biblioteca da UFPB e os servicos disponiveis, e por fim o modelo embrionario de
avaliacao de biblioteca universitaria da instituicao. Assim, e que a investigacao permita a
direcao a um processo avaliativo capaz de gerar mudancas significativas na dinamica,
qualificando ou aprimorando o que foi constatado passivel de alteracoes necessarias,
mas que apresentem resultados relevantes para o sistema de biblioteca.
|
-
HONORIO PATRICIO NETO
-
Planejamento e Gestão Universitária na UFCG: uma análise crítica do Plano de
Desenvolvimento Institucional 2010 a 2014
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este trabalho apresenta uma analise critica do planejamento realizado pela
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O Plano de
Desenvolvimento Institucional se apresenta como a principal peca de
planejamento de uma instituicao de educacao superior. Assim apresentam-se
as seguintes questoes: como a Universidade Federal vem elaborando o seu
plano de desenvolvimento institucional? Que contribuicao pode ser dada pela
teoria de gestao da educacao e do planejamento educacional para a
elaboracao do PDI da UFCG? O uso das informacoes contabeis e das tecnicas
da contabilidade gerencial e orcamentaria pode colaborar na demonstracao de
sustentabilidade financeira do PDI? A metodologia utilizada escolheu uma
abordagem hermeneutica com pesquisa do tipo qualitativa e quantitativa com o
emprego das seguintes tecnicas: pesquisa bibliografica, observacao
participante, e, principalmente, a analise de documentos. O resultado obtido foi
identificacao dos dois problemas mais relevantes: as acoes de planejamento da
Universidade Federal de Campina Grande carecem de maior participacao da
comunidade universitaria e a inexistencia de articulacao entre o plano de
desenvolvimento institucional e a execucao orcamentaria da Universidade
Federal de Campina Grande. Ao final e apresentado um roteiro para auxiliar na
preparacao do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFCG.
|
-
VILANNI CAVALCANTI DIAS CORREIA
-
A CRIAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DA PARAÍBA E A AVALIAÇÃO DAS REPERCUSSÕES NA
GESTÃO DE SUA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL
-
Fecha: 22-feb-2017
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica tem sua origem
no inicio do seculo XX, quando em 1909 sao criadas as Escolas de Aprendizes
Artifices. No decorrer de sua trajetoria, essas escolas recebem inumeras
nomenclaturas, ao passo que se modificam para atender as complexas demandas
da sociedade. Recentemente, tivemos uma mudanca significativa, que repercutiu
nao so na dinamica educacional das instituicoes de Educacao Profissional, Cientifica
e Tecnologica (EPCT) como tambem na sua gestao. Assim, o presente estudo teve
como intuito analisar as repercussoes da politica publica de transformacao do
Centro Federal de Educacao Tecnologica da Paraiba (Cefet-PB) em Instituto Federal
de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB) no ambito da Administracao
Central dessa instituicao, de modo a contribuir com a avaliacao da referida politica.
Para tal fim, este estudo utilizou a pesquisa documental, representada pelas leis,
portarias e dados extraidos dos sistemas do governo e dos relatorios de gestao
referentes aos periodos de 2006 a 2015. Tambem foram realizadas entrevistas
semiestruturadas, com o intuito de analisar a percepcao dos gestores nesse
processo de transicao. Esta pesquisa enfatizou o processo historico de construcao
da Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica, levando em
consideracao o contexto social, economico e politico em que ela ocorreu.
Considerando que as repercussoes da politica de criacao do IFPB tiveram
desdobramentos nos mais diversos seguimentos da instituicao, optou-se por
aprofundar-se na avaliacao das repercussoes ocorridas no ambito da administracao
do IFPB. Para tanto, foram consideradas as seguintes dimensoes ou eixos
estruturantes: Politica de Criacao do IFPB, Recursos Humanos, Orcamento e
Financas e Infraestrutura Fisica e Organizacional. A partir da analise documental e
da perspectiva dos entrevistados, percebeu-se que a nova institucionalidade do
IFPB impactou sobremaneira na sua gestao. Constatou-se que nao houve uma
ampla participacao da comunidade na idealizacao da politica e que os seus
implementadores nao participaram, em sua maioria, de programas de capacitacao
previo. Todavia, considerou-se que os resultados alcancados foram eminentemente
positivos, mas inconsistencias tambem foram encontradas na conducao da politica
em foco. Observou-se, apos a criacao do IFPB, uma serie de mudancas, entre as
quais e possivel destacar: a reestruturacao da infraestrutura organizacional, o que
favoreceu a sua descentralizacao; a ampliacao da estrutura fisica para atender o
processo de expansao e se adequar ao novo arranjo organizacional; o incremento
de recursos humanos e o estabelecimento de politicas de capacitacao; e a
ampliacao da autonomia administrativa e orcamentaria e o crescimento do
orcamento para atender as novas demandas.
|
-
MARIA DO CARMELO MELO COUTINHO
-
PROGRAMA DE COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL
DE CAMPINA GRANDE: O CASO DA COOPERATIVA DE TRABALHADORES DE
MATERIAIS RECICLÁVEIS (COTRAMARE)
-
Fecha: 21-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Esta pesquisa tem o objetivo de estudar como se deu a implantacao do Programa de
Coleta Seletiva Solidaria na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com
especial atencao de averiguar seus efeitos sobre as condicoes de vida dos
catadores da Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Reciclaveis
(COTRAMARE), beneficiarios do material coletado pelo Campus I dessa
Universidade. O enfoque dado a pesquisa foi, predominantemente qualitativo,
possibilitando que os sujeitos expressassem, de forma livre e espontanea, suas
opinioes e sentimentos, expressoes de subjetividade que sao de toda importancia,
assegurando, assim, o carater qualitativo priorizado na abordagem. Com relacao aos
procedimentos tecnicos, foram utilizadas pesquisas bibliografica e documental e,
como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. A analise dos
dados indicou melhoria nas condicoes de vida e de trabalho dos sujeitos envolvidos,
mais integracao entre eles, bem como valorizacao do trabalho coletivo e maior
atencao para as questoes ambientais.
|
-
PATRICIA NOGUEIRA DE CARVALHO PINTO
-
Internacionalização da Educação Superior: Um estudo sobre o Programa Ciência sem Fronteiras no IFPB
-
Fecha: 21-feb-2017
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O debate sobre a internacionalizacao da educacao superior tem ganhado relevancia nos ultimos
anos. Um dos programas de maior destaque ofertado pelas Instituicoes de Ensino Superior do
pais e o Ciencia sem Fronteiras, nao apenas pelo alto investimento por parte do Governo
Federal, como tambem pelo elevado numero de estudantes que ja foram beneficiados. Desta
forma, a presente dissertacao tem por objetivo avaliar o Programa Ciencia sem Fronteiras como
politica publica de internacionalizacao da educacao superior no IFPB. A proposta se efetiva
atraves de um estudo de caso, a partir de entrevistas com os sujeitos diretamente envolvidos no
programa: os discentes e o gestor, as quais possibilitaram resposta a questoes que ampararam a
analise do programa no ambito institucional. O estudo tambem possibilita a reflexao sobre a
internacionalizacao da educacao superior no contexto de expansao dos Institutos Federais, bem
como conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no exterior; o perfil dos
alunos do IFPB participantes do programa e a importancia do mesmo para a formacao
profissional e tecnologica dos discentes do IFPB. O suporte teorico que fundamenta o estudo
se da atraves de conceitos como o de globalizacao e internacionalizacao como politica publica
e suas relacoes com a educacao superior, bem como o surgimento da Rede Federal de Educacao
Profissional, Cientifica e Tecnologica e sua centenaria evolucao na Paraiba, cenario no qual o
programa foi estudado. A partir das colocacoes expostas e analisadas, chega-se a reflexao de
que o processo de internacionalizacao da educacao superior, no ambito do IFPB, ligado a
globalizacao do mundo contemporaneo, e tido como fator fundamental ao desenvolvimento do
pais, por meio do intercambio de saberes e da troca de tecnologias e que se faz importante para
a formacao profissional e tecnologica dos discentes, contribuindo para o cumprimento da
missao institucional desta instituicao educacional.
|
-
DIANA SIMOES BRASILEIRO
-
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EXPANSÃO E DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
SUPERIOR: IMPLICAÇÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
EM CAMPINA GRANDE-PB
-
Fecha: 20-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar as politicas publicas de
expansao e de financiamento do ensino superior e suas implicacoes as instituicoes
publicas e privadas de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB, no
periodo de 2007 a 2014. Para melhor fundamentar o estudo, partiu-se de um breve
relato sobre as reformas da educacao superior brasileira. Apontou -se, tambem, que
o lado mais visivel das reformas e a mercantilizacao do conhecimento cientifico e se
discutiu as principais orientacoes dos organismos internacionais para o ensino
superior. Num segundo momento, analisou-se as politicas de expansao e de
financiamento, procurou-se apreender as alteracoes que o Estado vem passando
em consequencia das propostas e projetos que se configuram pela minimizacao do
seu papel e a diminuicao de sua atuacao no campo educacional, dando lugar a
entrada de organizacoes de cunho privado. Logo apos, abordou-se alguns aspectos
relacionados a expansao e ao financiamento da educacao su perior no Brasil nas
ultimas decadas, com especial atencao para as politicas dos programas Fies, ProUni
e REUNI. Posteriormente, analisou-se as politicas para o ensino superior, sob a
otica do publico e do privado e buscou-se compreender as estrategias de
implementacao e consolidacao de tais transformacoes contemporaneas do
capitalismo. Apos esta contextualizacao, apresentou-se a sintese dos resultados das
implicacoes das politicas publicas de expansao e de financiamento sobre as
instituicoes de ensino superior da cidade de Campina Grande-PB. Para esta
investigacao optou-se por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual
se adotou a pesquisa bibliografica e documental. Nesta perspectiva, buscou-se
focalizar a legislacao educacional brasileira; ob ras de autores que tem contribuido
para o debate acerca das politicas educacionais do ensino superior publico e
privado; bem como dados estatisticos concernentes a esse nivel de ensino,
buscando evidenciar as particularidades. A analise dos dados mostrou que houve
um processo significativo de expansao e de acesso ao ensino superior. Porem, essa
expansao nao representou uma ampla democratizacao do acesso a educacao
superior, pois observamos um numero nao muito expressivo de concluintes.
|
-
JOSE ROBERTO DE SOUZA
-
Contratações de bens, serviços e obras na Universidade Federal de Campina Grande e sustentabilidade ambiental.
-
Fecha: 20-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
As alteracoes climaticas verificadas nas ultimas decadas estao cada vez mais devastadoras e
as evidencias cientificas alertam que sao provenientes da degradacao ambiental, imposta pela
sociedade atual aos ecossistemas do planeta, cuja capacidade de provimento ja nao consegue
atender a producao de bens e servicos necessarios ao bem-estar de todos. A responsabilidade
pela busca do equilibrio entre a demanda e o consumo dos recursos naturais deve ser
compartilhada entre o poder publico, as empresas e a sociedade em geral. Nesse contexto, o
presente trabalho tem por objetivo analisar o orcamento e as formas de contratacao de bens,
servicos e obras na Universidade Federal de Campina Grande para verificar em que proporcao
atendem aos criterios de sustentabilidade ambiental, estabelecidos pela legislacao vigente,
compreendendo o periodo de 2011 a 2015. A pesquisa procura abordar a tematica do
desenvolvimento sustentavel, da sustentabilidade ambiental e das contratacoes sustentaveis,
tratando-se de um estudo de caso com metodo de abordagem indutivo. Quanto a finalidade a
pesquisa e aplicada, sendo exploratoria e descritiva quanto aos objetivos. Trata-se tambem de
uma pesquisa bibliografica e documental, bem como quantitativa e qualitativa. As
informacoes sobre o orcamento foram acessadas a partir do Portal da Transparencia Publica e
dos Relatorios de Gestao, disponiveis na pagina da Instituicao na internet. Os dados relativos
as contratacoes de bens, servicos e obras, sustentaveis e nao sustentaveis, foram coletados no
Portal de Compras do Governo Federal, sendo todos analisados e interpretados de acordo com
os objetivos desta pesquisa. A percepcao dos servidores sobre as contratacoes sustentaveis foi
investigada com a aplicacao de dois questionarios, sendo o primeiro aplicado na Pro-Reitoria
de Administracao, onde sao formalizadas as contratacoes, e o segundo junto aos
coordenadores administrativos das unidades academicas na condicao de solicitantes desses
bens e servicos. Os dados coletados com a aplicacao dos questionarios foram descritos e
interpretados com a utilizacao de tecnicas da estatistica descritiva e analise de correlacao para
facilitar a compreensao e o entendimento dos resultados apresentados. A analise dos dados
mostra que a participacao das contratacoes sustentaveis no total geral das contratacoes e
inexpressiva, e que os servidores ainda dao pouca importancia as contratacoes sustentaveis
como instrumentos de gestao publica e de preservacao do meio ambiente. A motivacao para a
producao deste estudo visa o aprofundamento das reflexoes sobre a tematica das contratacoes
publicas, em beneficio do desenvolvimento sustentavel do pais, em seus aspectos economico,
social e ambiental.
|
-
JOSE VALDEVINO NETO
-
CONFLITOS ENTRE ENFERMEIROS COM DIFERENTES REGIMES DE TRABALHO EM UMA UNIDADE DE UM HOSPITAL DE ENSINO GERENCIADO PELA EBSERH
-
Fecha: 20-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumen
-
O presente estudo tera como objetivo analisar os conflitos vivenciados por enfermeiros contratados sobre diferentes regimes de trabalho, a partir da contratualizacao da EBSERH no HULW em uma unidade assistencial de um hospital de ensino. Atraves da contratualizacao com a EBSERH, percebe-se notadamente conflitos existentes entre os enfermeiros dos distintos regimes de trabalho em uma unidade assistencial. Pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratoria com 17 enfermeiros em uma unidade de internacao de um Hospital de Ensino. Apos a aprovacao do Comite de Etica e Pesquisa e obedecendo a Resolucao 466/12 do CNS, a coleta de dados se dara no periodo fevereiro a marco de 2017, constituido em duas partes, a primeira parte sera utilizado um questionario referente aos dados socio demograficos e a segunda parte constituira de uma entrevista baseada na relacao de conflitos entre os enfermeiros. Os dados obtidos atraves do questionario serao analisados de forma descritiva e exposto em graficos e tabelas, e a entrevista sera analisada atraves da Analise de Conteudo de Bardin e discutidos conforme a literatura relevante.
|
-
ELIENE ESTEVÃO DE ALMEIDA
-
GESTÃO EDUCACIONAL E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:
uma análise das práticas de gestão da assistência estudantil no
Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa
-
Fecha: 16-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A politica social de assistencia estudantil, com carater de protecao social, visa dar
enfrentamento as vulnerabilidades socioeconomicas e culturais existentes no contexto
escolar que comprometem o pressuposto da inclusao social enquanto horizonte da
educacao de excelencia. Sob essa otica, a pesquisa em curso tem por objetivo analisar a
percepcao de estudantes, tecnicos e gestores das praticas de gestao dos programas
(alimentacao, transporte e moradia) da assistencia estudantil no Instituto Federal da Paraiba
CampusJoao Pessoa. Nessa perspectiva, o foco desta investigacao sao os tres programas
de permanencia, quais sejam; programa de alimentacao, transporte e moradia
operacionalizados com recorte de renda. Quanto a fundamentacao teorica, a tematica em
questao sinaliza para o aprofundamento de tres categorias analiticas: politicas publicas
(oficial e em uso); gestao no campo da educacao, gestao burocratica e gestao gerencialista
ou democratica e, por fim, as questoes relativas a assistencia estudantil na concepcao do
direito social e na perspectiva funcionalista e/ou assistencialista. No tocante aos
procedimentos metodologicos com vistas a consecucao dos objetivos deste estudo
qualitativo da pesquisa exploratoria em curso, como tecnica para coleta de dados
decidimos por recorrer a entrevista com os gestores e a formacao de grupos focais com os
estudantes e com os profissionais inseridos no contexto da pratica com o intuito de
averiguar a percepcao desses sujeitos sobre a gestao da AE no contexto do IFPB,
notadamente, no Campus Joao Pessoa. A metodologia constou, igualmente, de
levantamento bibliografico, consulta a monografias,dissertacoes, teses, artigos, editoriais e
revistas. Os resultados apontam para a predominancia da concepcao de assistencia
estudantil como direito, apesar das contradicoes. No tocante a gestao da AE, foram
identificados processos de resistencia a mudancas, necessidade de ampliacao do quadro de
profissionais e da instauracao de um planejamento estrategico. Toda essa problematica
vem comprometendo o alcance das finalidades do Programa Nacional de Assistencia
Estudantil. Por fim, sao apontadas proposicoes com vistas a instauracao de uma nova
cultura no trato das questoes concernentes ao PNAESno ambito do Instituto Federal da
Paraiba.
|
-
FLAVIANO BATISTA DO NASCIMENTO
-
CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DOS CENTROS ACADÊMICOS
UNIVERSITÁRIOS: CRIAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE
AVALIAÇÃO
-
Fecha: 15-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Com a finalidade de subsidiar os discentes com deficiencia e mobilidade reduzida no
alcance da igualdade, equidade de oportunidade e espaco na sociedade academica
em sua total ou parcial vivencia universitaria, apresentou-se, como objetivo de
pesquisa, a criacao de um instrumento de avaliacao que tem por resultado um
indicador do nivel de acessibilidade dos centros academicos universitarios das
Instituicoes de Ensino Superior (IES), tendo, como estudo de caso, o Centro de
Ciencias Juridicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). O instrumento
desenvolvido mensurou a acessibilidade da estrutura academica que configura os
centros academicos universitarios com base em parametros tecnicos e instrumentais
que compoem as dimensoes: arquitetonica; comunicacional; metodologica;
instrumental; programatica e atitudinal. Como resultado, foi apresentado um
indicador global Indicador A6 que atesta o quao acessivel esta o centro
academico universitario em estudo, contribuindo para a gestao, mobilizacao, debate
e avaliacao dos atores institucionais, frente a importancia de se promover a
acessibilidade como empoderador para o ingresso, permanencia e conclusao do
ensino superior daqueles historicamente marginalizados.
|
-
MARIA DO SOCORRO LIMA
-
BEM-ESTAR E QUALIDADE DE VIDA NA APOSENTADORIA: PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Fecha: 15-feb-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este estudo tem com objetivo analisar as percepcoes de servidores publicos do Centro
de Comunicacao, Turismo e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraiba
(UFPB), sobre bem-estar e qualidade de vida na aposentadoria, bem como sobre
mudancas ocorridas na vida pos-aposentadoria. Para tanto, identificar as relacoes dos
aposentados com a UFPB, atraves dos servicos que favorecem o bem-estar e a qualidade
de vida e, ademais, as atividades desenvolvidas pelos recem-aposentados que
promovem qualidade de vida e bem-estar. Do ponto de vista metodologico, trata-se de
uma pesquisa descritiva e exploratoria com vistas a analisar as percepcoes de um grupo
de servidores em fase de pos-aposentadoria, a partir da abordagem qualitativa,
utilizando para a coleta de dados um instrumento contendo uma entrevista
semiestruturada. A amostra e constituida de 08 (oito) servidores aposentados nos
ultimos (04) quatro anos e que desempenharam suas funcoes em cargos administrativos
no CCTA/UFPB. Para o tratamento dos dados, utiliza-se a tecnica de analise de
conteudo, proposta por Bardin. De acordo com os resultados, os dados apontam que a
vida pos aposentadoria revela mais percepcoes positivas do que negativas. Observa-se a
coerencia com a nao desvinculacao dos termos qualidade de vida e bem-estar. A maioria
dos participantes reconhece na aposentadoria um ganho de tempo livre, envolvendo
flexibilidade de horarios para a familia, o lazer, a pratica de atividades fisicas e cuidados
com a saude. Apontam ainda sentir falta do ambiente de trabalho e do convivio com os
colegas, bem como perdas salariais como fatores negativos apos a aposentadoria. A
convivencia laboral representa vinculos amistosos com a instituicao. As politicas
publicas voltadas ao servidor aposentado sao apontadas como desfavoraveis, arbitrarias
e sem perspectivas positivas. Ja com relacao aos programas preparatorios para a
aposentadoria, a maioria dos entrevistados alega desconhece-los. Ressalta-se, pois, a
importancia da promocao de acoes, planejadas de forma adequada e amplamente
divulgadas concomitantemente as vinculacoes laborais do servidor com a instituicao.
Tais sugestoes serao levadas a Coordenacao de Qualidade de Vida (CQV), vinculada a
Pro-Reitoria de Gestao de Pessoas (PROGEP/UFPB), no sentido de se adotarem
praticas que possam gerar novas perspectivas, nao so no desempenho das atividades
laborais do servidor como tambem no momento do desligamento. Alimentamos a
perspectiva de que o servidor engajado em tais acoes possa perceber a aposentadoria
nao so como uma reorganizacao de vida, mas, tambem, como uma reconstrucao na
forma de pensar e enxergar o futuro, em busca de bem-estar e qualidade de vida apos a
aposentadoria.
|
-
ALBERNES ALCÂNTARA DE MACÊDO
-
PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O
CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
-
Fecha: 14-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Esse estudo visa apresentar as particularidades apresentadas no desenvolvimento da Educacao
a Distancia (EAD) no Brasil, pautando-se, principalmente, na tentativa de entender como o
processo de institucionalizacao dessa modalidade de ensino esta se desenvolvendo e,
especialmente, se o mesmo alinha-se a proposta institucional da Universidade Federal de
Campina Grande. Assim sendo, a pesquisa se inicia e se delineia tendo como objetivo geral
compreender o processo de institucionalizacao da Educacao a Distancia na Universidade
Federal de Campina Grande UFCG e sua adequacao a proposta institucional da Universidade,
buscando assim, em seus objetivos especificos identificar, na gestao institucional da UFCG, os
aspectos administrativos, financeiros/orcamentarios que influenciam a institucionalizacao na
EAD nessa instituicao de Ensino Superior; analisar, na estrutura didatico-pedagogico da UFCG,
os aspectos academicos que atuam na institucionalizacao na EAD nessa instituicao de Ensino
Superior; apresentar proposicoes para contribuir com o desenvolvimento do processo de
institucionalizacao da Educacao a Distancia na UFCG. Para atingir esses objetivos,
primeiramente, o estudo fundamenta-se teoricamente na visao historica da EAD no mundo e no
Brasil, estruturado nas definicoes propostas na literatura sobre a EAD; segue tambem as
abordagens gerenciais da EAD, bem como, ampara-se na legislacao nacional que fundamenta
e estrutura a EAD no pais. Metodologicamente, a pesquisa tem natureza aplicada, uma vez que
buscara entrelacar a reflexao teorica acerca do fenomeno EAD/UFCG, focalizando o processo
de institucionalizacao da EAD na instituicao e propor uma aplicacao pratica desse estudo para
UFCG e traz como enfoque predominante a pesquisa qualitativa atraves de analise documental,
realizada atraves da pesquisa bibliografica e pesquisa documental, realizada nos documentos
institucionais e academicos da Universidade Federal de Campina Grande UFCG, no intuito
de identificar e, sobretudo, compreender os aspectos que influenciam o processo de
institucionalizacao da Educacao a Distancia na Organizacao. Provenientes da analise e
interpretacao dos resultados dessa pesquisa, foram apresentadas algumas proposicoes que
contribuam para o processo de institucionalizacao da EAD, sendo assim, evidenciada uma
aplicabilidade pratica desse estudo no ambito da Universidade Federal de Campina Grande
UFCG. Por fim, nas consideracoes finais acerca do conteudo da Educacao a Distancia
pesquisado, percebeu-se que o grande desafio para os gestores da EAD alem de gerenciar as
particularidades exigidas por essa modalidade de ensino e de fundamental importancia conduzir
a forma com a EAD sera implantada e principalmente, como e percebida por todos envolvidos
na instituicao.
|
-
LINDALVA REGINA DA NOBREGA VALE
-
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO
SOBRE O PROGRAMA DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR
(PDSE) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Fecha: 14-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de implantacao e
funcionamento do Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE) da
Universidade Federal da Paraiba. Pretende tambem investigar a percepcao dos
doutorandos bolsistas sobre as contribuicoes, dificuldades e/ou facilidades encontradas
diante do funcionamento do Programa na instituicao, bem como sua percepcao sobre o
processo de internacionalizacao na UFPB. A fundamentacao teorica esta alicercada em
discussoes sobre Universidade e o processo de internacionalizacao da educacao
superior. Trata-se de uma abordagem qualitativa da pesquisa do tipo estudo de caso,
com caracteristicas descritivas e exploratorias. Para sua realizacao e coleta de dados
foram utilizados como procedimentos tecnicos a revisao bibliografica, a analise de
documentos e questionarios estruturados na ferramenta online Google Docs
formularios, enviados por e-mail aos doutorandos bolsistas. A analise dos dados foi
realizada mediante a analise de conteudo desenvolvida por Laurence Bardin. Os
resultados indicaram que no periodo de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 a posgraduacao da UFPB enviou ao exterior, atraves do Programa Doutorado Sanduiche, 45
doutorandos. Destes, de acordo com as grandes areas do conhecimento determinadas
pela CAPES, 50% se concentra nas areas de Ciencias Sociais Aplicadas, Ciencias
Humanas e Ciencias da Saude. Os outros 50% se distribuem nas demais areas. Na
percepcao dos doutorandos bolsistas, as principais contribuicoes do seu estagio
sanduiche no exterior estao associadas a ampliacao da capacidade de analise dos objetos
de pesquisa, interacao com outra cultura e ampliacao da visao de mundo. Alem disso, a
internacionalizacao da educacao superior e uma oportunidade de integracao de
conhecimentos produzidos em diversos paises e de cooperacao entre centros de pesquisa
do mundo inteiro. Os dados indicaram tambem que o PDSE tem contribuido para o
processo de internacionalizacao da UFPB.
|
-
MARIA DE FATIMA DANTAS CARNEIRO SOUTO
-
A Política Pública de Transformação do Sistema Federal de Educação Profissional e
Tecnológica: uma Reconfiguração Identitária do Instituto Federal de Educação Ciência
e Tecnologia da Paraíba - IFPB
-
Fecha: 14-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A educacao profissional no Brasil registra, na atual conjuntura historica, um novo cenario,
fundamentado em uma politica de expansao e de reordenamento dessa modalidade de ensino.
A politica de reordenamento da rede federal de educacao profissional se deu mediante a
organizacao de Institutos Federais de Educacao, Ciencia e Tecnologia ou, simplesmente,
Institutos Federais (IF). Os Institutos Federais sao instituicoes multicampi de educacao
superior, basica e profissional, destinados a ofertar educacao profissional e tecnologica nas
diferentes modalidades de ensino. Foram organizados a partir da integracao de duas ou mais
instituicoes federais de educacao profissional de um mesmo estado, e da transformacao de
Centros Federais de Educacao Tecnologica, de Escolas Agrotecnicas e de Escolas Tecnicas
Federais vinculadas a Universidades Federais. Aos Institutos Federais coube a
responsabilidade de promoverem a verticalizacao da educacao basica a pos-graduacao; de
promoverem a expansao do numero de campi e a oferta de cursos considerando a necessidade
das regioes atendidas. Destaca-se ainda a realizacao da gestao da expansao, do corpo tecnico e
docente, como tambem a adequacao das instalacoes fisicas, para poderem garantir a qualidade
da educacao ofertada, isso tudo sem perderem de vista sua propria identidade. O presente
estudo objetivou analisar o processo de organizacao da identidade dessa nova
institucionalidade. Propusemo-nos analisar as repercussoes das mudancas institucionais,
ocorridas entre o periodo 2003 a 2010, no IFPB, considerando a visao e o discurso dos atores
institucionais. A escassez de estudos sobre o tema e a relevancia dada a educacao profissional
pelas atuais politicas educativas brasileiras justificam a importancia deste estudo. O processo
de pesquisa foi estruturado em tres niveis, a saber: revisao teorica, analise documental e
pesquisa de campo. A pesquisa de campo, realizada no Instituto Federal de Educacao, Ciencia
e Tecnologia da Paraiba, contou com a realizacao de entrevistas semiestruturadas com seis
atores institucionais que viveram todo o processo da transformacao. O estudo indica que a
politica de organizacao dos Institutos Federais no Brasil, para alem da proposta de ampliar a
oferta publica do ensino profissional de nivel medio, representou a consolidacao de uma rede
de ensino destinada, especificamente, a educacao profissional e requereu um esforco de
adequacao por parte dos mesmos.
|
-
GIDEON SOARES DA SILVA
-
RETENÇÃO E EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA EXPANSÃO: O CASO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UFPB
-
Fecha: 13-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente texto tem como objetivo refletir sobre os fatores que
influenciam na retencao e evasao no curso de Engenharia de Alimentos da
UFPB, no contexto da expansao do ensino superior brasileiro. Na
fundamentacao teorica considera orientacoes do trabalho da Comissao
Especial para o Estudo da Evasao nas Universidades Brasileiras (MEC, SESU,
ANDIFES e ABRUEM, 1996), bem como, os conceitos sobre evasao e
retencao apresentados por Silva Filho et al. (2007), Polydoro (2000), Cardoso
(2008), entre outros. O contexto da expansao na educacao superior e tratado
tomando por base textos produzido por Mancebo (2015), Chaves (2015), e
outros. O estudo esta inserido em uma abordagem quanti-qualitativa de
pesquisa, do tipo estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi
aplicado questionario aos alunos retidos e evadidos, do curso de Engenharia
de Alimentos da UFPB, no periodo de 2006-2015. A analise dos dados seguiu
orientacoes propostas pela analise de conteudo formulada por Bardin (1977) e
tambem analisada a luz do conceito de capital cultural defendido por Bourdieu.
Ao concluir observou-se que a retencao e a evasao no curso de Engenharia de
Alimentos da UFPB se concentram nos dois primeiros anos do curso,
acentuadamente no primeiro, apos reprovacoes dos estudantes, principalmente
nas disciplinas da area das ciencias exatas. Outro fator preponderante que
resulta no fenomeno da evasao e a dificuldade financeira para o estudante se
manter na Instituicao, seguido da incerteza quanto ao mercado de trabalho,
falta de afinidade com o curso e metodologia aplicada.
|
-
JOAO HENRIQUE LUCENA DA COSTA
-
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O SISTEMA DE
BIBLIOTECAS DA UFPB E A EVOLUÇÃO DOS SEUS INDICADORES
DE DESEMPENHO
-
Fecha: 13-feb-2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho do Sistema de
Bibliotecas da UFPB na avaliacao institucional e de curso no contexto da politica de
gestao e avaliacao, mediante os parametros de avaliacao do MEC, a partir da
criacao do Sistema Nacional de Avaliacao da Educacao Superior (SINAES). Tendo
como pressuposto o advento do REUNI, varias condicoes e possibilidades surgiram,
sobretudo na ampliacao dos recursos e investimentos para as Universidades
federais, refletindo diretamente nas Bibliotecas, que sao orgaos vinculados aos
sistemas universitarios. A hipotese inicial apontou para a aquisicao de livros e
materiais, que impactou positivamente e pode proporcionar uma melhora ou nao do
desempenho do Sistema de Bibliotecas. A fundamentacao teorica tem como base o
conceito de Estado Gerencial e estudos relacionados a Reforma do estado brasileiro
e politicas publicas no ensino superior (universidade/sociedade, e educacao
superior) e o estudo da Biblioteca universitaria (politicas publicas para bibliotecas
universitarias, gestao, planejamento e avaliacao de bibliotecas). No que concerne a
metodologia, o caminho percorrido foi a adocao da pesquisa exploratoria e
descritiva, com enfoque misto quantitativo e qualitativo do ponto de vista da forma
de abordagem do problema. Os dados foram coletados de forma bibliografica,
documental direta e indireta, e o metodo de abordagem foi o hermeneutico. De
acordo com os resultados, o Sistema de Bibliotecas como um todo obteve um
conceito suficiente/regular; no entanto, alguns dos indicadores obtiveram conceitos
insuficientes/fracos. A pesquisa mostrou a existencia de pontos fortes, como o
acesso on-line ao Portal de Periodicos da CAPES, alem do amplo e permanente
horario de funcionamento das bibliotecas. Entre os pontos frageis encontrados, citese a inexistencia ou a quantidade insuficiente de titulos e seus respectivos
exemplares da bibliografia basica e complementar nas bibliotecas. Nas
consideracoes finais, e a titulo sugestivo para a melhoria do atendimento, da
prestacao dos servicos e no oferecimento dos produtos, propoem-se a elaboracao
de um Plano de Gerenciamento de Melhorias, de acordo com o estabelecido no
SINAES, visando o avanco e o desenvolvimento dos indicadores da biblioteca, alem
da implantacao de uma politica mais efetiva para o Sistema de Bibliotecas,
especialmente no que diz respeito a aquisicao das bibliografias.
|
-
ALAN LEITE MOREIRA
-
O ESTÁGIO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA PARA ALÉM DA SALA DE AULA
-
Fecha: 13-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
O presente trabalho teve por objetivo analisar as contribuicoes do estagio realizado em uma area de atuacao diferente a da sala de aula na UFPB/Campus I para a formacao de estudantes de Pedagogia dessa Universidade. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratorio. Procedeu-se, primeiramente, com uma revisao bibliografica e documental sobre estagio e formacao do Pedagogo e do curso de Pedagogia, com foco em
areas de atuacao nao diretamente relacionadas ao ensino. Posteriormente, realizou -se um estudo exploratorio a partir das fontes documentais da Coordenacao de Estagio e Monitoria (CEM): dados; planos de atividades de estagio e relatorios de estagio. Por fim, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora da CEM, com os supervisores/orientadores de estagio e com os estagiarios. O tratamento desses dados se deu por meio da analise de conteudo. A partir das falas dos sujeitos referenciadas, considerou -se que, apesar das lacunas, esta experiencia contribui tanto para a Instituicao, na condicao de unidade concedente de
estagio, quanto para a permanencia e para a formacao do estudante de Pedagogia, sobretudo nas areas da gestao e da pesquisa, articuladas tambem a docencia. Ao final, foram apresentadas propostas de acoes, visando a melhorias na gestao e na formacao do estagio no ambito da Universidade.
|
-
ALYNE VICENTE DINIZ
-
Cooperação Universidade-Empresa: um estudo sobre os resultados percebidos no Curso de Ciência da Computação/UFCG
-
Fecha: 13-feb-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa tem por objetivo estudar os resultados percebidos da cooperacao entre
UFCG e empresas estatais e privadas na area de Ciencia da Computacao, atraves da avaliacao
dos contratos e convenios firmados. O estudo procura identificar a evolucao das parcerias
firmadas em termos de especificidades dos contratos, evolucao dos recursos, bem como a visao
dos docentes sobre a efetivacao dos contratos. A cooperacao entre universidade-empresa pode
ser entendida, assim, como um processo de intercambio que envolve a transferencia,
compartilhamento e/ou transformacao do conhecimento, por meio do desenvolvimento de
produtos e prestacao de servicos. O processo de cooperacao entre universidade e empresa
promove a relacao de diversos agentes, com objetivo de compartilhar conhecimento e,
consequentemente, desenvolver relacoes necessarias ao alcance das motivacoes previamente
estabelecidas. Esta dissertacao caracteriza-se quanto aos objetivos estabelecidos como uma
pesquisa exploratoria e descritiva. Adotou como procedimento metodologico o estudo de caso,
utilizando metodos quantitativos e qualitativos que envolvem tanto metodos de apreciacao
documental quanto a aplicacao de um questionario como meios para coleta de dados. A analise
destes procedimentos demonstrou que as cooperacoes U-E intermediadas pelas fundacoes
beneficiam um reduzido numero de cursos com uma grande variacao de tempo para finalizar as
pesquisas e evidenciou a importancia dos incentivos fiscais\legais para fomentar a aproximacao
entre universidades e o mundo empresarial. As cooperacoes ocorrem prioritariamente com
empresas privadas com uma grande oscilacao na participacao dos membros da comunidade
academica e do numero de intermediacoes firmadas por ano. Os docentes indicaram que os
projetos academicos em cooperacoes com firmas nao proporcionam, apenas, o acrescimo de
recursos, mas tambem uma serie de consequencias beneficas que favorece tanto a comunidade
academica como as empresas. Com isso, conclui-se que a universidade como um dos
participantes dos subsistemas do sistema nacional de inovacao pode auxiliar no desempenho
economico.
|
-
FLAVIA PALOMA CABRAL BORBA
-
Políticas da Educação Superior e o enraizamento local: o Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Paraíba.
-
Fecha: 10-feb-2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A pesquisa teve como objetivo a analise do Programa de Educacao Tutorial - PET
na Universidade Federal da Paraiba, com enfase no estudo do processo de
enraizamento deste Programa em ambito local. O PET e uma politica educacional
direcionada a qualificacao dos cursos de graduacao e que acontece em instituicoes
de educacao superior no formato de grupos tutoriais de aprendizagem. Dentre as principais caracteristicas do Programa esta o trabalho desenvolvido nos espacos de acao extracurriculares, estabelecendo uma relacao horizontal com a triade ensino, pesquisa e extensao. O recorte temporal de investigacao foi a expansao do Programa na UFPB entre 2010 e 2015, em que a instituicao passou de tres para oito grupos atuando na graduacao. O estudo adotou em termos metodologicos uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos tecnicos uma pesquisa bibliografica e documental, juntamente com a realizacao de entrevistas semiestruturadas com os atores da gestao do Programa na UFPB. Como resultados da pesquisa, observamos um fragil enraizamento do Programa na instituicao, especialmente em termos institucionais. Assim, apontamos para o processo de enraizamento entre o PET e a UFPB, com destaque para as fragilidades e pontos fortes dessa relacao, dando condicoes a proposicao de possiveis acoes que contribuam com sua gestao ou de outras politicas educacionais semelhantes, no sentido de qualificar praticas de execucao de politicas educacionais nacionais nas instancias locais.
|
-
SAVIA RODRIGUES MARTINS BARROS
-
A transparência passiva na Universidade Federal da Paraíba
-
Fecha: 26-ene-2017
-
Hora: 15:45
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa tem por objetivo investigar de que forma a transparencia passiva, que e o direito que o cidadao ou qualquer entidade da sociedade civil tem de demandar informacoes ao Estado, pode potencializar a participacao social, possibilitando que se tenha uma universidade mais democratica e participativa. Torna-se oportuno investigar se as praticas de transparencia na universidade estao adequadas de acordo com a Lei de Acesso a Informacao - LAI. Entende-se como relevante responder o seguinte: Como vem a UFPB disponibilizando a transparencia publica? Ela se encontra atendendo a demanda do publico universitario? Para tanto, utilizamos o dialogo com os teoricos Antunes (2004); Bobbio (2004, 2015); Campos (1990); Chaui (2001); Casttels (2010); Santos (2014), Levy (2002 e 2010) e demais referenciais que atendem a pertinencia tematica e contexto das politicas publicas no ensino superior. A metodologia utilizada foi ancorada na abordagem qualitativa, do tipo dialetica. Utilizou-se, ainda, a pesquisa do tipo monografica e de campo recorrendo ao tripe: bibliografico, documental e coleta de dados, atraves de aplicacao de questionario, por fim, procedemos a analise de conteudo, do tipo analise tematica. Os resultados finais apontaram que o publico universitario da UFPB ainda nao utiliza todos os recursos disponiveis da transparencia institucional e que tais canais ainda precisam ser melhorados para atender as atuais demandas e possibilitar melhor comunicabilidade e democratizacao do acesso a informacao.
Palavras-chave: Universidade. Transparencia. Democratizacao.
|
-
AMANDA SOUZA XAVIER DE LUNA
-
POLÍTICAS PÚBLICAS, AVALIAÇÃO E A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DO PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL NA UFPB
-
Fecha: 23-ene-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A ausencia de instrumentos que fomentem e institucionalizem o planejamento das Bibliotecas Universitarias traz consigo uma serie de problemas, dentre eles, o comprometimento do funcionamento destas enquanto sistema, sobretudo no processo de
avaliacao do ensino superior, e as distanciam cada vez mais do cumprimento da sua funcao enquanto construtora e mediadora do conhecimento no ambiente universitario. Ao aprofundar o estudo da problematica, foi percebido atraves da propria linha historica do ensino superior, das Politicas Publicas e principalmente das Bibliotecas Universitarias, que a raiz do problema encontra-se essencialmente na sua construcao, onde as Bibliotecas Universitarias, especialmente apos a Reforma Universitaria de mil novecentos e sessenta e oito, foram reestruturadas de maneira centralizada dent ro da Universidade,
e contemplada de maneira superficial em todos os documentos que formam as bases da estrutura e funcionamento do ensino superior no Brasil. Diante da ausencia de tais instrumentos, a propria comunidade bibliotecaria toma a iniciativa de propor um Programa Nacional de Bibliotecas Universitarias, composto por seis grandes areas, doze diretrizes gerais e quarenta e seis acoes. O PNBU foi criado em mil novecentos e oitenta e seis e extinto em mil novecentos e noventa e um, por falta de investimento no auge das politicas neoliberais no pais. Essa lacuna existente trouxe serios prejuizos para todas a Bibliotecas Universitarias brasileiras, especialmente no que diz respeito ao seu planejamento, que passou a nao possuir um instrumento que fosse capaz de coordenar, mediar e integrar
seu planejamento, que passaram a o fazer de maneira individualizada e cada vez mais
refem da administracao superior na qual estavam inseridas, principalmente as bibliotecas
setoriais. A partir disso, o recorte do estudo dar-se-a no Sistema de Bibliotecas da UFPB,
perpassando a historia do Ensino Superior no Brasil, a construcao das Bibliotecas
Universitarias no contexto das Politicas Publicas de Educacao, sobretudo aos programas voltados para ela, resgatando a funcao mediadora da biblioteca na sociedade do conhecimento, para finalmente aprofundar as questoes acerca do planejamento
institucional, tendo como base o PNBU, enquanto modelo de referencia para o
planejamento bibliotecario e o proprio SINAES, enquanto modelo vigente de avaliacao do
Ensino Superior no pais. Diante deste cenario, os Sistemas de Bibliotecas se tornam
cada vez mais precarios, ineficientes quanto a promocao da sociedade do conhecimento
e principalmente alheias ao Planejamento da propria Universidade, sendo meramente descritos quanto aos servicos e sua previsao orcamentaria nos Planos de Desenvolvimento Institucional, sem qualquer acao concreta que estimule seu
desenvolvimento, que reflita na avaliacao das mesmas, sobretudo no apoio ao ensinoaprendizagem da comunidade universitaria, e numa avaliacao positiva global no que se refere a infraestrutura fisica e bibliografica, corroborando para alta conceituacao dos cursos.
|
-
MERCIA FERREIRA DE ASSIS
-
A permanência e o êxito escolar dos estudantes: um estudo de caso no Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba.
-
Fecha: 23-ene-2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa teve por objetivo maior analisar os fatores que favorecem ou prejudicam a permanencia e o exito escolar dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem da Escola Tecnica de Saude da Universidade Federal da Paraiba, na perspectiva dos estudantes que permanecem, de seus professores e do gestor do curso. Alem desse, buscamos tambem analisar as politicas publicas voltadas para a Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio no Brasil a partir da decada de 1990; caracterizar a Escola Tecnica de Saude, o Curso Tecnico em Enfermagem e seus indicadores de eficiencia academica; caracterizar o perfil socioeconomico e educacional do estudante que tem permanecido no Curso estudado e apresentar propostas de acoes visando a permanencia e ao exito dos estudantes. Esse trabalho se constitui em um estudo de caso. Privilegiamos a abordagem qualitativa, utilizandonos do metodo de analise de conteudo proposto por Bardin (2009). As analises, realizadas, a partir das categorias do modelo conceitual de performance escolar de Rumberger e Lim (2008), revelam que os aspectos favoraveis e prejudiciais a permanencia e ao exito estao, em sua maioria, classificados no fator Institucional, na categoria Escola. Portanto, passiveis de intervencao por parte da Escola. Ao final, apresentamos propostas de acoes, visando a permanencia e ao exito dos estudantes no Curso Tecnico em Enfermagem, referenciadas nas falas dos sujeitos que deram sua valorosa contribuicao nessa construcao.
|