-
ANNE KELLY MACÊDO DE ABREU
-
O TRABALHO DO JORNALISTA NOS BASTIDORES DE TELEVISÃO NA ERA DIGITAL: O PROGRAMA CIDADE ALERTA PARAÍBA
-
Fecha: 15-oct-2015
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A pesquisa investiga em que medida o trabalho do jornalista de televisao e influenciado pelo
uso das tecnologias, na rotina de trabalho dentro da redacao. Para tal, analisamos como o uso
dessas tecnologias tem gerado tensoes, conflitos, mudancas e transformacoes no ambiente de
trabalho da equipe de jornalismo do programa Cidade Alerta Paraiba. A escolha do programa
como objeto de estudo justifica-se pelo jornal ser um dos veiculos de maior relevancia na
Paraiba, e por alcancar as camadas mais simples da populacao. Adotamos como delineamento
do estudo a pesquisa observacao participante, porque assim como a pesquisa acao, caracteriza-se pela interacao entre pesquisadores e membros das situacoes investigadas. A tecnica de coleta
de dados e entrevista atraves de questionario e observacao do ambiente estudado, com os
membros da equipe que fazem o programa; tivemos como amostra da pesquisa, os jornalistas
que atuam como editor geral, produtores, reporteres e editores de texto e imagem.
Metodologicamente formulamos questionarios, entrevistas e nos debrucamos sobre seus
resultados, buscando perceber os fatores que influenciaram e condicionam o trabalho dos
profissionais de imprensa, e ate que ponto estes fatores contribuem para minimizar ou modificar
o papel do jornalista nas redacoes. Do ponto de vista teorico considerando o fenomeno da
informatizacao, nos apoiamos nos conceitos de tecnologias interativas, rotinas produtivas e
jornalismo colaborativo.
|
-
JONARA MEDEIROS SIQUEIRA
-
MEIOS E LINGUAGENS ACESSÍVEIS: Um estudo sobre a
produção jornalística do Programa Café com Pimenta - TV INES
-
Fecha: 06-oct-2015
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
O presente trabalho discute a produção jornalística da TV INES, primeira WebTV acessível
do Brasil. Para tanto, aprofunda a investigação nas rotinas produtivas do programa Café com
Pimenta, um talk show que, por meio de um formato inovador e uma narrativa transmidiática,
integra surdos e ouvintes ao explorar diversos suportes e dispositivos audiovisuais. A base
teórica recorre às teorias sobre webjornalismo de Ramón Salaverría, João Canavilhas e
Douglas Santana e Denis Renó e Jésus Flores. Problematiza a relação entre a elaboração de
notícias em meio ao processo de transmidialidade, que Yvana Fechine apresenta, associado ao
olhar de Arlindo Machado sobre o telejornalismo. Busca inspiração na crítica da cultura,
como preconiza Raymond Williams, e dialoga com as investigações de Martín-Barbero e
Mauro Souza, estudiosos da América Latina que discutem a intervenção dos mediadores
sociais e sujeitos da comunicação na produção de saberes e sentidos. A cultura surda encontra
terreno fértil nas pesquisas de Nídia Limeira de Sá, Alfredo Veiga Neto e Marisa Vorraber
Costa e nos fundamentos de linguagem dessa comunidade apontados por Carol Padden e
Karen Strobel. Já os conceitos de acessibilidade e de desenho universal têm base nos
levantamentos realizados por Silvana Cambrianghi e Ana Cláudia Carletto. Para revelar o
objeto, a pesquisa lança mão de uma combinação de métodos, tais como: revisão
bibliográfica, análise documental, observação participante das rotinas produtivas da TV INES
e entrevistas (individual e em profundidade) com integrantes da produção do programa Café
com Pimenta. Com base nas análises, é possível concluir que o programa fomenta a
elaboração de conteúdos acessíveis em meio à homogeneização dos produtos
comunicacionais elaborados em larga escala pelos grupos de mídia brasileiros. Nesse cenário,
o Café com Pimenta, além de despontar como uma produção inovadora, favorece ao exercício
de um jornalismo acessível que abre espaços interativos e participativo e possibilita o
protagonismo das pessoas com deficiência nessa comunicação.
|
-
PATRICIA GOUVEIA DA SILVA
-
TELEJORNALISMO E CIDADANIA: UM ESTUDO SOBRE CONTEÚDOS DE TV E JORNALISMO CIDADÃO
-
Fecha: 06-oct-2015
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Trata-se de uma pesquisa sobre o jornalismo cidadao e comunitario na Paraiba dentro de uma
emissora comercial, tendo como objeto de estudo o programa Paraiba Comunidade, exibido
no ano de 2013 na TV Cabo Branco, afiliada Globo na Paraiba, cujo objetivo geral e realizar
um estudo dissertativo acerca do telejornalismo comunitario e cidadao na TV paraibana
abordando o programa Paraiba Comunidade refletindo das concepcoes de cidadania e
comunidade que estao presentes nessas coberturas. A partir deste, os objetivos especificos
foram assim delineados: aprofundar a luz do debate teorico as concepcoes de cidadania e
comunicacao comunitaria presentes no debate jornalistico e comunicativo, refletir sobre a
producao do telejornalismo paraibano com base nos contributos teoricos dos autores da
comunicacao e do jornalismo, propor um processo de inovacao na producao do programa
Paraiba Comunidade apresentando perspectivas de uma producao que contemple a
participacao das comunidades nos processos de agendamento de temas e producao dos
programas.
Procura-se alcancar estes objetivos por meio da aplicacao de Analise de Conteudo envolvendo
o processo de categorizacao e esquematizacao atraves de formularios que serao os
instrumentos para o tratamento e a analise dos cinquenta e dois programas que constituem o
corpus analitico da pesquisa. Espera-se que os resultados tragam contribuicoes para aprimorar
a vinculacao entre o academico e o profissional, permitindo a elaboracao de novas propostas
no campo do preparo para o exercicio profissional do jornalismo cidadao na medida em que
estes resultados tornarao possivel uma compreensao mais aprofundada sobre a tematica.
|
-
ROSA DALVA CABRAL DE AGUIAR
-
MANUAL DE RELACIONAMENTO DE MAGISTRADOS COM A MÍDIA
-
Fecha: 28-sep-2015
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
Este trabalho teve como proposta a elaboração de um manual de relacionamento com a mídia para magistrados. O objetivo surgiu a partir da experiência prática em assessoria de comunicação junto aos magistrados do Tribunal Regional do Trabalho PB (TRT- PB), em que foram identificadas muitas dificuldades e equívocos no relacionamento com a mídia. A partir da discussão de um referencial teórico que engloba jornalismo, linguagem, Media Training, porta-vozes e competências, foi possível delinear uma abordagem multifacetada para a construção do referido manual. Em relação a metodologia de pesquisa, este trabalho define-se como uma pesquisa exploratória, de ordem qualitativa e de finalidade aplicada, pois propõe a resolução de um problema identificado em um contexto específico, neste caso, a relação dos magistrados do TRT com a mídia. O manual proposto foi plenamente elaborado, e com isto, acredita-se que o mesmo é um importante instrumento de conhecimento, auxiliando a construção de novas competências para os magistrados, e consequentemente, representa uma contribuição social, por proporcionar melhorias na disponibilização da informação através das comunicações midiáticas.
|
-
ZUILA FRUTUOSO DAVID
-
Processo de Reconstrução Identitária Do telejornal Local da Globo em Tempos de Concorrência e Convergência Midiática:modos de dizer, interagir e circular do JPB1ª edição
-
Fecha: 25-sep-2015
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Análise dos processos de reconstrução da identidade do JPB 1ª Edição da Rede Globo de
Televisão. Parte-se do pressuposto de que esse telejornal local reformula suas estratégias de
identificação com telespectadores de modo a reverter os insatisfatórios índices de audiência.
Na empreitada de compreender tal problemática, parte-se da hipótese de que o respectivo
noticiário reconstrói sua identidade ou modos de identificação com os
telespectadores/internautas, particularmente, com a adoção de duas estratégias centrais:
construção de organização temática ambígua, ao tempo que privilegia numericamente os
assuntos policiais em suas edições e se constrói discursivamente como um telejornal voltado
para a prestação de serviços às comunidades; processo de mediação midiatizada do
apresentador no entremeio de sua vida pública e privada com apropriação das redes sociais
como espaços circulatórios conformadores de identidade telejornalística. Essencialmente,
trabalha-se com os conceitos de sociedade em vias de midiatização com Fausto Neto;
midiatização jornalística com Salaverria e Avilés, Verón e Fausto Neto; Convergência
tecnológica e cultural com Jenkins e identidade com Stuart Hall, Woodward, Silva e Bauman.
Adota-se a Metodologia de Análise de Telejornalismo elaborada por Itânia Gomes e opera-se
com dois conceitos metodológicos gênero televisivo e modos de endereçamento.
Consideram-se os operadores analíticos propostos pela autora: mediador; contexto
comunicativo; organização temática e pactos sobre o papel do jornalismo. Formula-se o
operador circulação para observação dos processos de interação entre produtores e
internautas nos perfis institucionais e do apresentador do telejornal no Instagram e Facebook.
Sinteticamente, o JPB 1ª Edição reconstrói sua identidade com a materialização de um
discurso auto-reflexivo de telejornal sério/ ético, que aborda temáticas diversas de interesse
comunitário e adota uma estética fluída, leve, midiatizada e convergente com a Web.
Distingue-se dos concorrentes locais, que se definem em um perfil único, de telejornais
policiais ao tempo que se deixa ver como um jornal televisivo que tem uma identidade
líquida, contemporânea, em constante transformação, adaptável às necessidades pelas q uais
passa a sociedade em vias de midiatização.
|
-
EDILEIDE OLIVEIRA BEZERRA
-
WEB RÁDIO PORTO DO CAPIM: UMA FERRAMENTA DE RADIOJORNALISMO COMUNITÁRIO NA BUSCA DE INCLUSÃO SOCIAL E EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
-
Fecha: 11-sep-2015
-
Hora: 19:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente pesquisa desenvolve, a partir da criação de um produto, a Webrádio Porto do Capim, sito em João Pessoa/PB, e todas as fases empreendidas de estruturação e implantação, sob a perspectiva do método científico da pesquisa-ação, utilizando durante o processo a formação de ecossistema educativo por meio do viés da educomunicação. Teve o propósito de atuar junto aos moradores da comunidade Porto do Capim, estudantes de comunicação, e da sociedade civil interessada em participar desta iniciativa, de modo a estimular a prática da cibercidadania e, assim, potencializar as interações locais‟ e os diálogos polifônicos. Portanto, este se trata de um relatório com análise e reflexões sob a perspectiva de um produto prático.
|
-
MASTROIANNE SA MEDEIROS
-
HIBRIDIZAÇÃO DA NOTÍCIA EM AMBIENTES MULTIPLATAFORMAS: produção e circulação de conteúdos jornalísticos no Sistema Correio de Comunicação
-
Fecha: 22-may-2015
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Nas três últimas décadas, no campo do jornalismo, os avanços tecnológicos potencializam as inovações na elaboração das narrativas jornalísticas e os receptores tornam-se coprodutores dos conteúdos noticiosos. Neste novo cenário da comunicação, a convergência, a reinvenção e remediação das plataformas de mídias promovem a retroalimentação entre os meios analógicos e digitais conectados ao ciberespaço. Simultaneamente, somam-se as transformações nas esferas empresariais, econômicas, organizacionais e sociais que alteram as rotinas produtivas, exigem a qualificação profissional e a adequação dos grupos de mídia para garantir sobrevivência dos veículos e a manutenção das audiências. Na produção do conteúdo jornalístico, novas configurações na arquitetura, gênero e linguagem emergem da pluralidade, fusões, mesclas, coabitações destas múltiplas plataformas, culturas produtivas e formas de distribuição da informação. A hibridização da notícia enquanto reflexo desta nova ambiência constitui o objeto de pesquisa deste projeto. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo observar, por meio de um estudo teórico aplicado, as características da notícia em ambiente multiplataforma e as formas de convergência jornalística no Sistema Correio de Comunicação. As contribuições teóricas baseadas nos conceitos de hibridização (CANCLINI, 2006) e (SANTAELLA, 2013), convergência jornalística (MICÓ, MASIP, BARBOSA, 2009) e colaboração dos interagentes para a produção da notícia (FAUSTO NETO, 2011) aplicadas à observação dos conteúdos jornalísticos, veiculados no período de 21 a 26 de julho de 2014, nas plataformas que integram este conglomerado de mídia foram fundamentais para a compreensão das exigências, desafios e particularidades relacionadas ao processo de produção dos conteúdos noticioso. O estudo revela, sobretudo, que hibridizar não significa perder a identidade ou alterar os fundamentos e a função social da notícia, mas adaptar-se as especificidades dos emergentes meios e das novas formas de comunicar na produção do sentido do real.
Palavras-chave:
|
-
MARIAH DE ALMEIDA ARAUJO
-
CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA A Produção de Conteúdo no Núcleo Multiplataforma de Esportes da Rede Paraíba de Comunicação
-
Fecha: 13-may-2015
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
ARAÚJO, Mariah de Almeida. Convergência Jornalística: a produção de conteúdo no
Núcleo Multiplataforma de Esportes da Rede Paraíba de Comunicação. 2015. 101p. Relatório
Final. (Mestrado em Jornalismo) Universidade Federal da Paraíba UFPB, João Pessoa,
2015.
O jornalismo, no decorrer dos tempos, sofreu transformações a medida que acompanhou a
globalização social, atingindo o limiar de uma nova era caracterizada pelas rápidas mudanças
tecnológicas, de hábitos de consumo da informação e suas aplicações em produtos
jornalísticos, processos de trabalho e planos de negócios de grup os de mídia.
Consequentemente, redes de comunicação são impulsionadas por essas transformações
culturais e levadas a se adequar às inovações que são características de um processo
conhecido como convergência jornalística. Não obstante às questões complexas decorrentes
do conceito da temática abordada, e compreendendo a interdependência entre transformações
tecnológicas, empresariais e de conteúdo, o objetivo deste trabalho foi, baseado em ampla
revisão bibliográfica e observação empírica, experimentar processos de produção de
discursos transmidiáticos pela via da elaboração de uma série de reportagens
multiplataformas e didáticas, voltada para estudantes de Comunicação Social, que tematizem
a produção de conteúdos jornalísticos do Núcleo Integrado de Esporte s da Rede Paraíba de
Comunicação. Assim, buscou-se fundamentar todo o estudo necessário à realização deste
produto em conceitos já existentes, mas que permitiram à autora durante o desenvolvimento
das reportagens, obter suas próprias observações da convergência jornalística, a partir de uma
metodologia apropriada, que facilitou a organização de cada prática necessária para o
desenvolvimento da série de reportagens em torno do tema. Dessa forma, no decorrer da
pesquisa, foi possível conceituar, entender e ex emplificar cada fase do processo de
convergência jornalística, desde o jornalista polifuncional até os métodos de trabalho e
narrativas específicas. Além disso, foi feita uma abordagem conceitual a partir de manuais de
comunicação das três plataformas abordadas no estudo e para as quais foram produzidas as
reportagens- TV, web e impresso - permitindo então, que o resultado final apresentasse um
produto onde estão presentes as implicações da convergência jornalística, mas que respeita a
linguagem dos meios e aponta os processos e mudanças nas rotinas produtivas dos
profissionais que atuam nessa área.
|
-
HALLITA AMORIM CEZAR FERNANDES E AVELAR
-
As Novas Mídias e as Rotinas Produtivas dos Cadernos de Economia do Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba
-
Fecha: 30-abr-2015
-
Hora: 17:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
A presente dissertação se propõe a estudar as rotinas produtivas e as práticas jornalísticas da atualidade na editoria de Economia, modificadas pelas inovações tecnológicas dos últimos anos. A criação e a popularização da internet, por si só, marcaram a comunicação do século XX, encurtando distâncias e ampliando o universo do jornalista, mas o fenômeno atual se dá no número cada vez maior de novas plataformas, mídias e softwares disponíveis no mercado. São smartphones, tablets e aplicativos, que, somados à ampla gama de possibilidades que a internet traz consigo, modificaram completamente as linguagens e práticas do jornalismo. Para analisar essas questões, estudamos como funciona, hoje, a produção de conteúdo na editoria de Economia no Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba, procurando entender as transformações às quais o fazer jornalístico nesse segmento tem sido submetido diante desta nova realidade.
|
-
THIAGO D'ANGELO RIBEIRO ALMEIDA
-
Midiativismo e Coberturas Jornalísticas: Mídias Livres, Movimentos em Rede e Estratégias de Contrapoder
-
Fecha: 30-abr-2015
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
A sociedade em vias de midiatização está presenciando a construção de um cenário
comunicacional heterogêneo, no qual os fluxos informacionais se multiplicam cada vez mais,
com o auxílio da comunicação dos dispositivos portáteis, conexões móveis Wi-Fi, 3G, 4G e
outras ferramentas digitais, como sites de redes sociais, transmissão em dados via streaming e
plataformas colaborativas. Apropriando-se das potencialidades convergentes e interativas das
tecnologias da informação e comunicação, os indivíduos protagonizam novas práticas
midiáticas e, desta maneira, retensionam as relações de poder que atravessam o ecossistema
midiático. Desta maneira, o jornalismo, que por décadas manteve sua hegemonia no
monopólio da fala, tem algumas de suas funções reformuladas. As práticas do jornalismo
corporativo passam a sofrer pressões das mídias de pequeno porte, que denominamos
micromídias. Estas, por sua vez, ampliam o debate público com a inserção de estéticas, éticas,
formatos e discursos alternativos que ora dialogam, ora cotejam as convenções do campo
jornalístico. Os protestos de rua que se propagaram a partir de 2013 no Brasil, seguindo uma
tendência mundial de movimentos em rede interconectados com tecnologias e ativismo
presencial, forneceram visibilidade para as mídias livres, que se expandiram pelas redes e ruas
com a proposta de fornecer perspectivas alternativas à grande mídia, a qual denominamos
macromídia. Estas mídias, então, produtos da cibercultura e expressões de mídia ativista pós-
massiva, passam a redirecionar fluxos informacionais e de poder com sua postura faça
você mesmo, produzindo informações desligadas de interesses comerciais e conectadas com
o midiativismo, que ora se contrapõe ao poder macromidiático, ora complementa ou é
incorporado por suas produções. A Mídia NINJA emerge deste cenário que mescla ativismo
ciber-presencial e disponibiliza bases para que possamos pensar os pontos de tensão e
conexão entre as práticas de mídia livre e o jornalismo corporativo. Desta forma, nosso estudo
se apoia em autores como Malini e Antoun (2013), Castells (1999; 2013), Gohn (2011; 2013),
Lemos (2001; 2007; 2010), Kellner (2001; 2006) e outros pesquisadores que nos auxiliam a
pensar como as mídias livres estão interagindo com o campo jornalístico e como, de fato,
constituem-se espaços de interlocução, incorporação, estratégias de contrapoder e mediação
dos conflitos entre o jornalismo corporativo e produções midialivristas. A pesquisa consta de
entrevistas e referências empíricas que funcionarão como casos ilustrativos da discussão
teórica, e têm por objetivo analisar as confluências e conflitos entre as mídias livres e o
jornalismo corporativo para que, sob o prisma da conexão entre os movimentos sociais e as
tecnologias digitais, possamos refletir a respeito das tensões na sociedade midiatizada.
Palavras-chave: Jornalismo, Mídias livres, Movimentos em Rede.
|
-
VALTER BARBOSA DE ARAUJO
-
LEITORES ESPECIAIS DE JORNAIS: UM ESTUDO SOBRE ESTRATÉGIAS DE ACESSIBILIDADE NO WEBJORNALISMO PARAIBANO
-
Fecha: 30-abr-2015
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Com base na validação de ações e competências voltadas à inclusão de pessoas com deficiência visual à informação, pondera-se, através desse trabalho, a acessibilidade promovida pelo jornalismo paraibano a esse leitor potencial. Ao longo da sua história, o jornal impresso vem registrando novos processos noticiosos a exemplo do rádiojornalismo, telejornalismo e, agora, webjornalismo, os quais o conduz a estar sempre repensando novas ações e práticas para manter o seu público e conquistar novos leitores. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo geral, realizar um estudo acerca do webjornalismo na Paraíba, a fim de compreender a problemática de acessibilidade dos leitores cegos de jornais, envolvendo aspectos relativos à concepção de midiatização e à linguagem jornalística, com base nos contributos teóricos e práticos que envolvem técnicas de produção, circulação, distribuição e recepção dos conteúdos jornalísticos. Em princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com leitura seletiva e compreensão dos principais conceitos envolvidos nesse estudo; em seguida, realizou-se a aplicação de questionário junto a pessoas envolvidas com a produção do webjornalismo e responsáveis por disponibilizar esses conteúdos na web (desenvolvedores de páginas, programadores e repórteres); Posteriormente, foi feita uma testagem de acessibilidade, nas versões online dos jornais, certificando-as em sites especializados. Para tanto, utilizou-se dos validadores que são ferramentas automáticas e de revisão direta, que avaliam o nível de acessibilidade à web, mediante pesquisa no código da página. Os elementos dos jornais analisados foram: o texto e a imagem, principais instrumentos de trabalho da imprensa escrita. Os erros de acessibilidade foram identificados como frequentes e transversais nos dois jornais analisados. Entre os exemplos de erros mais comuns se destaca links cujo conteúdo é uma imagem sem texto alternativo e ligações com o mesmo texto, mas diferentes destinos. Alguns desses erros constituem obstáculos à compreensão dos conteúdos, por parte de pessoas com deficiência, principalmente aquelas que se utilizam de tecnologias de apoio, a exemplo dos leitores de telas. Finaliza-se essa pesquisa com a aplicação de uma entrevista Grupo Focal envolvendo participantes voluntários, pessoas com deficiência visual, representantes de uma parcela da sociedade que, até o início dos anos 90, do século XX, não contava com nenhuma estratégia para leitura de jornais. No Grupo Focal, observou-se que a maioria dos depoimentos coletados incluiu a internet como um dos veículos de comunicação mais utilizados, seguido pelo rádio em sua versão tradicional e também o web rádio.
|
-
JEFERSON LUIS PIRES ROCHA
-
Processos de produção em radiojornalismo: um estudo sobre a construção da notícia local nas rádios CBN Natal e CBN João Pessoa
-
Fecha: 30-abr-2015
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Tendo como ponto de partida a necessidade de compreender o contexto de produção da notícia local
no radiojornalismo, esta pesquisa empreende uma análise do processo de construção da notícia nas
rádios CBN João Pessoa e CBN Natal, afiliadas da Central Brasileira de Notícias (CBN), com foco
nos programas CBN Natal-Rede Tropical de Notícias e CBN João Pessoa. Objetiva-se,
especificamente, a identificação dos critérios de noticiabilidade adotados para a construção da notícia
local desses programas, além da caracterização dos processos de produção das emissoras objeto de
estudo e da análise dos aparatos tecnológicos adotados na construção da notícia radiofônica nessas
produções. Esses objetivos foram alcançados por meio de Análise de Conteúdo e Observação
Participante, e os resultados revelaram processos distintos de produção e veiculação das notícias
locais, além de diferentes concepções sobre critérios de seleção e formatação dos noticiários, apesar de
as duas emissoras analisadas estarem instaladas nas capitais de dois estados vizinhos e afiliadas de
uma mesma rede de rádios.
|
-
MARIA HELENA GUERRA MONTEIRO
-
You must be my Lucky Star: Crítica, agendamento e valor sobre a
obra da cantora Madonna na Revista Rolling Stone
-
Fecha: 30-abr-2015
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
A fortuna crítica sobre a produção musical de Madonna traz à tona elementos que compõem o discurso dos jornalistas especializados na cobertura de assuntos culturais. Este trabalho diz respeito à maneira com que a crítica musical presente no jornalismo cultural legitimou Madonna em especial a revista Rolling Stone. Trata-se de um processo histórico em que a construção de valor foi sendo agendada pelas instâncias sobretudo do jornalismo cultural. Sintetiza-se, assim, os objetivos deste trabalho: analisar como a Revista Rolling Stone agendou a carreira de Madonna ao longo dos seus 30 anos de existência, em suas resenhas críticas dos álbuns e suas performances em turnês. Identifica-se marcas discursivas ligadas a valores empreendidos por jornalistas culturais no tratamento de obras da artista. Entende-se, portanto, as contradições dos produtos apresentados por Madonna enquanto obras dotadas de uma estética ligada à cultura pop. Mapeia-se a noção de valor e como ele é utilizado pela Revista Rolling Stone para os produtos apresentados por Madonna.
|
-
RAUL AUGUSTO RAMALHO DE MELLO
-
TELEJORNALISMO INTERIORANO: O esporte amador em programas esportivos locais
-
Fecha: 29-abr-2015
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Diversas transformações impactam o planeta na atualidade. A globalização ao mesmo tempo em que praticamente acaba com as fronteiras relacionadas à comunicação mundial, termina por reforçar nas pessoas o sentimento de apego ao local. No bojo desse processo, o fenômeno da midiatização amplia as possibilidades de comunicação e compartilhamento de conteúdos através de ferramentas assentadas essencialmente na internet. Dentro desse contexto, há a necessidade de se compreender como se dá a relação dos meios de comunicação tradicionais de abrangência regional (sendo a televisão, ainda, o de maior inserção nas massas) com as sociedades nas quais estão inseridos. Diante desse cenário, a presente dissertação tem o objetivo de analisar o conteúdo relacionado ao esporte amador nos telejornais esportivos produzidos e exibidos na televisão aberta, em Campina Grande, Paraíba. São eles: Globo Esporte, da TV Paraíba, afiliada da TV Globo; Itararé Esportes, da TV Itararé, afiliada da TV Cultura; e Super Esportes, da TV Borborema, afiliada do SBT. O procedimento metodológico inclui um percurso bibliográfico que diz respeito à televisão regional, ao jornalismo de proximidade, ao telejornalismo esportivo, ao esporte amador e às relações da prática esportiva com os diversos sistemas (midiático, financeiro, cultural etc.) que circundam as sociedades. Além disso, a análise de conteúdo possibilitou uma imersão nos conteúdos através da classificação do material coletado e de uma melhor compreensão do contexto nos quais os programas estão inseridos. Como técnica de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os editores dos programas. Como resultado do trabalho, revelou-se que os programas esportivos, em Campina Grande, dão pouco espaço ao esporte amador, em detrimento, principalmente, de uma cobertura voltada para o futebol profissional. Além disso, os conteúdos relacionados à prática esportiva amadora apresentam características diversas nos telejornais estudados. Porém, a cobertura de eventos como principal fonte de conteúdo e a pouca preocupação em divulgar o que é realmente local, que acontece em Campina Grande, são características que merecem ser destacadas. Nesse sentido, nota-se que os programas esportivos produzidos e exibidos na TV aberta, nesta cidade, assemelham-se a outros produtos, encontrados nos meios de comunicação tradicionais, ao garantir, por várias razões, espaço privilegiado a determinados atores e ao dar pouca atenção a grupos que geralmente não chegam à mídia tradicional, a não ser em casos especiais.
Palavras
|
-
HELLEN LUCIA LOPES DE ALMEIDA
-
COLABORO - CONSTRUÇÃO PARTICIPATIVA DO MANUAL DE REDAÇÃO E ESTILO
DA AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO (AGECOM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO
GRANDE DO NORTE (UFRN)
-
Fecha: 27-abr-2015
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Os manuais de redação têm a função de nortear a produção do texto jornalístico, com o objetivo
de torná-lo mais simples, conciso e direto. Para auxiliar essa produção voltada para os veículos
jornalísticos da Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal do Rio Grande do
Norte (UFRN) propõe-se a criação do Colaboro manual de redação e estilo, elaborado de forma
colaborativa em um ambiente Wiki. O referido instrumento visa contribuir para o trabalho de
produção diária de notícias na Agecom, servindo como uma referência e agente norteador nesse
processo. Ele vem atender a demandas dos servidores e bolsistas da Agência, com objetivo de
auxiliar na construção e edição dos textos jornalísticos. Construído num processo colaborativo,
com a participação de todos os funcionários, o manual, além de dar orientação quanto à escrita
dos textos na Instituição, dá indicações sobre como realizar entrevistas, apresenta um guia de
fontes e expõe alguns processos realizados na Agecom. O estudo segue uma metodologia
exploratória, com a realização de entrevistas informais, aplicação de questionários, observação
participante e diário de campo. Também foi realizada pesquisa bibliográfica para embasar
conceitos sobre comunicação, jornalismo, manuais de redação, produção colaborativa e wiki. Os
resultados apontam para uma boa aceitação do Colaboro, na sua versão Beta, com a necessidade
de acompanhamento continuo das contribuições feitas pelos funcionários do setor e treinamento
de novos colaboradores, à medida que a equipe da Agecom for recebendo novos integrantes. A
proposta é que o manual seja utilizado em outros setores da Universidade que trabalham com a
produção de textos jornalísticos.
|
-
ROBERTA MATIAS SIMÕES MARQUES DE AZEVEDO
-
Midiatização, convergência tecnológica/cultural e jornalismo colaborativo: a construção e edição das notícias no telejornal local
-
Fecha: 27-abr-2015
-
Hora: 11:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Investiga-se nesta pesquisa como as tecnologias digitais e os telespectadores, como geradores
de conteúdos, afetam as rotinas e os modos de construção da notícia no JPB1. Procura-se
identificar e compreender mudanças nas rotinas produtivas desse telejornal com o auxílio de
um diálogo conceitual entre fenômeno da midiatização, convergência entre mídias,
jornalismo colaborativo; jornalismo participativo, uso de tecnologias móveis digitais e
rotinas produtivas. Para compreender o cenário das afetações das rotinas produtivas, adota-se
a Metodologia de Estudo de Caso, procurando aproximação com a Etnografia, ressalvando-se,
contudo, que não se pretende adotar com rigor a descrição dos fatos em nível de Etnografia.
Utilizam-se técnicas de coleta de dados qualitativas: observação participante, entrevista
semiestruturada e registros de observação ou diário de campo. Pressupõe-se que as rotinas de
produção se configuram com a adoção de processos tradicionais de produção, pesquisas na
Internet e absorção de materiais enviados pelos telespectadores espontaneamente ou por
estímulos da produção do programa. As rotinas produtivas do JPB1 são submetidas à
colaboração dos telespectadores, na medida em que esse processo gera um critério de
noticiabilidade relevante para o perfil de prestador de serviço desse telejornal: visibilidade
do telespectador; sendo esse processo guiado pelos produtores e mediadores do JPB1 nos
moldes de uma zona de contato com normas e regras ditadas por esse telejornal. Como
forma de atender as demandas de um mestrado profissional, para além da análise da
problemática, procura-se prospectar, descrevendo o JPB Móvel, produto criado pela
pesquisadora para o telejornal em questão no interstício do mestrado, com a intenção de
avançar nas práticas de inclusão dos telespectadores nos processos de produção de um
telejornalismo participativo, ou seja, com participação mais ampla e efetiva do
telespectador em todo o processo produtivo.
|
-
AMANDA FALCÃO EVANGELISTA DANTAS
-
Corporalidade dos Apresentadores Como Sujeito da Notícia na Sociedade Dos Meios e Em Vias De
Midiatização: Cobertura dos Movimentos Sociais Direta Já e Passe Livre pelo Jornal Nacional
-
Fecha: 27-abr-2015
-
Hora: 09:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Análise da significação do corpo dos apresentadores do Jornal Nacional na cobertura dos
movimentos sociais Diretas Já e Passe Livre. Concretamente, procura-se investigar esse
processo de significação tomando esses movimentos sociais, respectivamente, como
representativos da sociedade dos meios e da sociedade em vias de midiatização, com base
em Fausto Neto (2008). Trabalha-se com o conceito de corpo adotado por Rosário (2002) e
Santaella (2004), enquanto corpo que transcende a matéria orgânica, constituindo-se nas
relações corpo-mente como um fenômeno de cultura e de comunicação, dotado de recursos
estratégicos de composição televisual, institucional e de elementos idiossincráticos,
sentimento, experiência, competência, entre outros. Desta forma, verifica-se características
próprias da persona em composição com os outros elementos citados, nos moldes de um
corpo telejornalístico que é sujeito da enunciação e do enunciado. Parte-se do pressuposto
de que a mediação dos corpos dos sujeitos apresentadores constroem sentidos nos telejornais e
que esse processo de organização tecno-discursiva afeta e é afetado pela injunção de distintas
questões, as quais enfatiza-se particularmente: perfil editorial; pacto sobre o papel do
jornalismo; modalidade de notícia; competências tecnológicas e distintas concepções de
jornalismo acerca das duas sociedades investigadas. Concebe-se notícia como representação
social da realidade com Alsina (1996) e telejornalismo na perspectiva de produção de sentido.
Adota-se a Metodologia de Análise de Telejornalismo proposta por Gomes (2007),
trabalhando com a autora seus conceitos metodológicos de gênero televisivo e modo de
endereçamento. Utiliza-se dos operadores analíticos, indicados pela autora, entendidos
como lugares de ver: mediador, contexto comunicativo, organização temática e pacto sobre
o papel do jornalismo. Na cobertura do movimento Passe Livre os corpos dos
apresentadores do Jornal Nacional apesar de estarem inseridos na sociedade em vias de
midiatização, no qual os jornalistas perdem força de mediação, se utilizam de mecanismos
para minimizar a presença dos atores sociais no seu funcionamento tecno-discursivo, como
estratégia de preservação do papel de mediador único da notícia nos moldes da sociedade
dos meios.
|
-
ANGELICA GOMES DE OLIVEIRA LUCIO CARNEIRO
-
CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA E CULTURA PROFISSIONAL: A experiência do Núcleo Integrado Esportivo da Rede Paraíba de Comunicação
-
Fecha: 27-abr-2015
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
O jornalismo sempre esteve sujeito a transformações em função das inovações tecnológicas, e duas grandes revoluções ocorridas nos séculos XIX e XX são dadas como marcos nesse processo: a chegada da rotativa e da imprensa de massa, em 1850, e a informatização, em 1970. Na contemporaneidade, a digitalização como parte ainda desse segundo movimento propicia novas alterações nas empresas de comunicação, não somente em relação ao aspecto gerencial e de estratégias de negócios, mas também com referência às formas de lidar com a notícia e ainda às práticas jornalísticas. A crise na indústria de mídia leva as empresas a se voltarem para o barateamento da produção, muda-se o perfil profissional e institui-se o modelo, muitas vezes distante da realidade, do jornalista universal, no qual se exige uma capacidade redacional diversa, adaptável a qualquer editoria. Chegamos a um novo campo para estudos empíricos, com a busca das empresas pela convergência jornalística e de redação integrada, numa reação a esse cenário complexo. Há múltiplas plataformas para a distribuição de conteúdo, e os profissionais de comunicação tentam se adaptar a esse formato. O presente estudo analisa como os aspectos culturais configuram a adoção de rotinas produtivas na redação do Núcleo Integrado Esportivo (NIE) da Rede Paraíba de Comunicação, que congrega empresas de rádio, televisão, jornal impresso e portal de notícias, com sede em João Pessoa-PB. Como objetivo geral, temos: mapear as marcas da convergência jornalística no Núcleo Integrado Esportivo (NIE) da Rede Paraíba de Comunicação, com foco principalmente na dimensão profissional. A partir daí, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: conhecer a infraestrutura disponível para o trabalho do profissional polivalente; analisar a percepção dos jornalistas sobre o processo de convergência jornalística a partir de sua rotina de trabalho; apontar quais mudanças ocorrem na cultura jornalística com a implementação de um processo de redação integrada e traçar um perfil dos jornalistas que atuam no Núcleo Integrado Esportivo. Além da pesquisa bibliográfica, como percurso metodológico foi adotada uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, com aplicação de questionário, observação participante e entrevista em profundidade. Os resultados indicam que a etapa de sinergia em que se encontra hoje o NIE é a de convergência a três, conforme a escala midiática proposta por Salaverría e Negredo. Também identificamos a presença do jornalista multitarefa e algumas fases do modelo dinâmico da convergência, notadamente promoção cruzada, clonagem de conteúdos e distribuição multiplataforma. A criação de um núcleo de produção integrada alterou as rotinas produtivas dos jornalistas, mas percebe-se que o estabelecimento pleno da cultura de convergência ainda é um caminho longo a ser percorrido.
|
-
RACKEL CARDOSO SANTOS
-
As novas dinâmicas das rotinas produtivas nas revistas TRIP e TPM a partir da incorporação das redes socais na internet
-
Fecha: 25-abr-2015
-
Hora: 11:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
A convergência é um processo que provoca mudanças no jornalismo, não só com a
introdução de novos equipamentos eletrônicos, mas também no âmbito físico da
redação e nas rotinas produtivas. A era tecnológica em que vivemos, marcada pela
rapidez e interatividade, provocou alterações nas formas de produzir e disseminar
notícias, bem como nas formas de consumir e compartilhá-las. A internet tem atraído
cada vez mais adeptos e se expandido pelo mundo. Através dela uma avalanche de
informações chega aos atores sociais que buscam, além de entretenimento, uma fonte
diária de informação em portais de notícias, sites agregados de empresas jornalísticas e
até mesmo nas redes sociais. A inserção das redes sociais no cotidiano das pessoas e das
empresas jornalísticas provocou mudanças de comportamento e acabou transformando
também os hábitos do público, de espectador a co-produtor, e criando novos canais de
reverberação de noticias, através da interação dos atores com as empresas jornalísticas e
com outros atores. Este contexto da disseminação de perfis de redes sociais, como
Facebook, Instagram e Twitter, utilizados como novas plataformas de divulgação e
interação, mudou o cotidiano do jornalista de revista. As publicações impressas também
foram inseridas nesse cenário da convergência, o que criou novas formas de produção e
divulgação dos conteúdos outrora apenas impressos. Diante deste cenário, o objetivo
principal desta dissertação é analisar quais foram as mudanças causadas com a
convergência jornalística, especificamente, com a inserção das redes sociais no dia-a-dia
da redação das revistas Trip e TPM, cujas equipes atuam de forma integrada para ambas
as revistas nos meios impresso, digital e online. Trata-se de um estudo realizado através
de pesquisa bibliográfica, coleta de dados publicados nos perfis de redes sociais das
revistas, análise da rotina produtiva através de abordagem etnográfica com o método da
observação participante e realização de entrevistas. O que nos possibilitou conhecer e
analisar essas novas rotinas produtivas nas quais estão inseridas as revistas. Durante a
pesquisa nos deparamos com um processo de adaptações e mudanças nas revistas Trip e
TPM. O uso das redes sociais faz parte delas, onde o público interage diretamente com
o jornalista e o trabalho tem um feedback mais rápido, mas o conteúdo publicado nessas
redes funciona, na maioria das vezes, apenas como estratégia de marketing. A internet
fez com que as revistas fossem apresentadas a um público novo, assim o número de
seguidores dos perfis de redes sociais passou a ser maior do que a tiragem das revistas
impressas. Além disso, a redação integrada e o trabalho multiplataforma criaram novas
condições de trabalho e novos desafios profissionais.
|
-
LUCIELLEN SOUZA LIMA
-
A IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA TV PARAÍBA E AS MUDANÇAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS
-
Fecha: 24-abr-2015
-
Hora: 09:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO EM PORTUGUÊS
Há alguns anos vem acontecendo uma digitalização intensa na televisão brasileira impulsionada, sobretudo, pela implantação da TV digital no Brasil. Desde o início das transmissões digitais no país, em 2007, as emissoras passaram a se preocupar com a substituição dos equipamentos analógicos que ainda fazem parte do processo de produção de notícias e de transmissão pelos digitais. Essa travessia de uma tecnologia para outra traz modificações técnicas nas rotinas produtivas e inúmeras possibilidades de transformação na forma como as notícias serão passadas. Em meio a esse cenário os produtores de conteúdo jornalístico tateiam em uma transição cheia de incertezas. A pesquisa deste trabalho teve como base a experiência vivida na TV Paraíba, emissora afiliada à Rede Globo, na cidade de Campina Grande, Paraíba, que concluiu o processo de digitalização total em 2013. O foco foram as modificações no processo de produção de notícias causadas pela aposentadoria gradativa do analógico. Transformamos esse estudo em uma série de reportagens para televisão de modo que este texto escrito corresponde ao relatório final do produto. As gravações acompanharam a travessia do analógico para o digital na TV Paraíba incluindo expectativas, dificuldades encontradas, modificações nas rotinas e a postura dos jornalistas perante as novas ferramentas. Para isso misturamos técnicas jornalísticas e científicas, numa experiência construtiva. Este relatório final descreve todo o caminho trilhado para a construção da série de reportagens, além de trazer um estudo acadêmico/ bibliográfico sobre o tema.
|
-
GLORIQUELE DA SILVA MENDES
-
O Processo de (Re) Produção das Notícias nos Sites Jornalísticos da Paraíba: Análise dos Releases
Enviados pela Ascom/UFCG
-
Fecha: 22-abr-2015
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de reprodução das notícias veiculadas nos
sites jornalísticos da Paraíba G1 PB, Paraíbaonline e Iparaíba - a partir dos releases
enviados pela Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Campina Grande
(UFCG). Para realizar a pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico e , em fontes
documentais sobre Assessoria de Imprensa, Teorias do Jornalismo, Jornalismo Digital,
critérios de noticiabilidade, entre outros. Foi realizado, ainda, um levantamento dos releases
enviados para a imprensa e divulgados na mídia. Concluída esta etapa foram realizadas visitas
aos sites pesquisados e entrevistas com os jornalistas desses veículos para co nhecer a rotina
produtiva da redação, e investigar se havia uma consonância ou discrepância entre o que os
jornalistas afirmavam fazer na veiculação das notícias e o que de fato tinha sido observado
por nós no levantamento quantitativo. A pesquisa é quantitativa e qualitativa, cujo caráter
quantitativo se apresenta na observação realizada durante os meses de novembro de 2013 e
novembro de 2014 dos releases enviados pela Ascom da UFCG. Os dados foram
categorizados em assuntos que mais fascinam a mídia e os que menos despertam o interesse
dos jornalistas. Também foi realizada uma análise da incidência da veiculação e reprodução
dos releases por parte dos sites jornalísticos. A abordagem qualitativa da pesquisa se dará no
estudo detalhado do fenômeno, na qual se tenta explicar as características e os contextos em
que se encontram o objeto da pesquisa. O estudo possibilitou conhecer a realidade das
redações de jornalismo digital, em especial com atuação na cidade de Campina Grande, tal
como refletir sobre o papel dos jornalistas e assessores na atual conjuntura em que as práticas
e funções jornalísticas estão em constante transformação e sendo reconfiguradas.
|
-
AMANDA CARVALHO DE ANDRADE -
-
CARTOGRAFIA DO JÁ SOB A ÓTICA DOS GÊNEROS
JORNALÍSTICOS:
ANÁLISE DO DIÁRIO PARAIBANO E O DEBATE SOBRE GÊNEROS NA
ATUALIDADE
-
Fecha: 17-abr-2015
-
Hora: 13:00
-
Visualizar Disertación/Tesis
Mostrar Resumen
-
RESUMO
Os jornais voltados às classes populares são uma realidade em todo o País e, a cada ano, vão
se consolidando na imprensa nacional e regional. Na Paraíba, apenas um jornal segue a linha
desse tipo de noticiário, o JÁ. Esses diários estão mudando a concepção de sensacionalismo
no sentido de jornalismo de má qualidade, exageros e até notícias mentirosas. O nosso
trabalho traçou uma cartografia do JÁ com o objetivo de investigar o periódico, a partir dos
aportes dos estudos de gênero, sobretudo com apoio dos contributos propostos por Lia Seixas.
Dessa forma, pôde-se traçar o perfil do periódico a partir da análise da construção do seu
noticiário, observando sobretudo a sua articulação com as categorias de análise propostas.
Retomamos o debate sobre os gêneros jornalísticos a partir do levantamento bibliográfico de
José Marques de Melo, Lia Seixas, Manuel Chaparro, Francisco de Assis, entre outros. No
decorrer do trabalho, são discutidos os conceitos de jornalismo popular e sensacionalista, a
história desse tipo de jornalismo, os critérios de noticiabilidade e os processos e fases de
produção da notícia sensacionalista. A metodologia aplicada foi a Análise de Conteúdo e a
proposta de codificação de gêneros de Lia Seixas, fazendo uma aproximação da Análise de
Discurso, de 12 edições nas semanas de 11 a 16 de maio de 2009, primeira semana de
circulação do JÁ, e de 24 a 29 de março de 2014, uma semana mais recente no período de
análise, escolhidas aleatoriamente. O recorte analítico foi as editorias Cidades e Super Notas.
A partir da análise de 128 notícias pôde-se identificar as estratégias de construção do
noticiário do JÁ a partir das técnicas e práticas consolidadas do jornalismo atual.
|