-
MARIA DO SOCORRO DOS SANTOS GUEDES DUARTE
-
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, CAMPUS PATOS, NO CONTEXTO DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
-
Data: 29/09/2017
-
Hora: 18:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A expansao da educacao profissional e tecnologica tem ocupado um espaco fundamental no campo das politicas publicas educacionais. E nesse contexto que situamos o objeto de pesquisa, com objetivo de analisar o processo de gestao e organizacao no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia - IFPB, campus Patos. A fundamentacao teorica sera abordada mediante conceitos sobre gestao e organizacao no setor publico e sobre o processo de expansao vivenciado no setor. A abordagem metodologica adotada incide no referencial da pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram gestores em cargos de coordenacao e direcao, no campus Patos - IFPB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semi-estruturadas e consulta a documentos. Para analisar os dados recorremos a analise de conteudo formulada por Bardin (1977) que consiste principalmente na pre-analise dos dados, a exploracao do material, e o tratamento dos resultados, a partir de inferencias e interpretacoes. A analise resultante deste estudo revela que na concepcao dos sujeitos, a descentralizacao e a mudanca que mais se destaca no contexto da expansao, com desdobramentos na ampliacao da autonomia da instituicao. A valorizacao e investimento dados a extensao e a pesquisa nesse novo cenario sao apontados como principais responsaveis pela aproximacao e fortalecimento da relacao instituicao-comunidade e pelo estabelecimento de parcerias com outras instituicoes. Por fim, observou-se que a proposta de expansao em pauta trouxe significativa mudanca para o cenario local, entretanto a forma acelerada como ocorreu gerou dificuldades e lacunas no campo da gestao (com prevalencia no modelo burocratico) na organizacao, infra-estrutura e ineficiencia na aplicacao dos recursos financeiros.
|
-
VANEIDE ALVES BARBOSA CAMPOS
-
TECNOLOGIAS DIGITAIS E SUA UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
-
Data: 27/09/2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente estudo tem como escopo Analisar o uso e a apropriacao das tecnologias de informacao e comunicacao (TIC) no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Medio presente nas teses e dissertacoes em Educacao do Brasil. Essas tecnologias vem revolucionando os tradicionais metodos de ensino, ao oferecer novas possibilidades e opcoes de ampliar os conhecimentos, tornando-se uma ferramenta imprescindivel sob todos os aspectos relacionados ao tema em foco. As tecnologias de informacao e comunicacao trazem novas possibilidades e ampliam as formas de adquirir conhecimento e proporcionam melhorias na qualidade de ensino, em qualquer nivel. De maneira abrangente, e possivel inferir que nesse novo cenario do ensino, as TIC podem transformar qualquer ambiente em espaco de conhecimento, bastando para isso que se tenham disponiveis os meios fisicos necessarios e acesso a internet. Nao obstante esses avancos, e detectado, ainda, em muitas escolas publicas, um lento progresso no que se refere a implementacao, adaptacao e aproveitamento dessas novas tecnologias no que tange o seu uso no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, configura-se como uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa pautada na pesquisa bibliografica para construcao do corpus e na analise de conteudo sob a perspectiva de Bardin e Franco para compreender as contribuicoes do uso de tecnologias de informacao e comunicacao (TIC) no Ensino Medio registradas na producao cientifica em educacao no Brasil. Com base na analise de conteudo do corpus da pesquisa, conclui-se que as teses e dissertacoes que tratam acerca do uso das TIC no processo de ensino-aprendizado no ensino medio presentes na producao cientifica analisada sao relevantes para repensar o uso que se faz das TIC. Evidencia que a tecnologia na escola nao significa apenas informatiza-la ou informatizar professores e alunos, ela tem que configurar-se como uma ferramenta a servico da aprendizagem. Assim, os resultados transparecem a incerteza ainda presente na realidade do ensino medio brasileiro quanto se a utilizacao das TIC vai ou nao auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem, o que demonstra ainda a imprecisao quanto ao seu uso no ambiente escolar. Portanto, considerando a realidade das escolas publicas de ensino medio, retratada nas teses e dissertacoes analisadas, pode-se afirmar que ha urgencia para a efetivacao plena dessas tecnologias nas unidades escolares, de modo que possam ser amplamente utilizadas por professores e alunos, evitando-se prejuizos, em decorrencias da nao utilizacao desses recursos tecnologicos de grande importancia para o ensino-aprendizagem
|
-
TASSYARA ONOFRE DE OLIVEIRA
-
GESTÃO DE DADOS PESSOAIS: UMA ANÁLISE DE CASOS CONCRETOS A PARTIR DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
-
Data: 30/08/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Investiga a protecao de dados pessoais no ambito no ordenamento juridico brasileiro, com o intuito de desvendar qual o nivel de tal tutela e como esta se efetiva. Para tanto, objetiva-se identificar a legislacao brasileira que trata sobre a protecao de dados pessoais. Identificar quais os desafios para de gestao dados pessoais no Brasil, apurar alguns casos praticos no ambito nacional e internacional. Consequentemente, buscar solucoes atraves da legislacao ja havida no Brasil para resolucoes de casos. Por fim, mapear as legislacoes e praticas de outros paises, comparando com as do Brasil, com o objetivo de apresentar novas solucoes em que as leis brasileiras possuem uma lacuna. Quanto ao metodo, a pesquisa configura-se como qualitativa de cunho documental. Espera-se com essa pesquisa que ao fim, sejam identificadas as praticas de gestao de dados pessoais no Brasil.
|
-
ANDERSON RAFAEL CASTRO SIMÕES
-
GOVERNANÇA CORPORATIVA: adesão de boas práticas pelas Cooperativas de Crédito do Nordeste.
-
Data: 29/08/2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Trata de uma analise sobre a adocao de boas praticas de governanca corporativa como
diferencial competitivo entre as sociedades cooperativas, dada a relevancia dos seus
impactos positivos sobre a conduta e comportamento dos envolvidos na organizacao.
Descreve planos de composicao do funcionamento dos orgaos de administracao,
mapeando principais problemas decorrentes de potenciais conflitos oriundos do
desalinhamento de objetivos. Descreve o Guia das Melhores Praticas de Governanca
para Cooperativas desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Governanca Corporativa
(IBGC), como entidade independente e dedicada ao desenvolvimento da Governanca. O
estudo e motivado pelo entendimento de que a aplicabilidade da governanca corporativa
e de suma importancia para o desenvolvimento das cooperativas de credito diante dos
desafios inerentes a um crescimento sustentavel. Investiga a existencia de relacoes
significativas entre as boas praticas de governanca adotadas pelas cooperativas de
credito do Nordeste e as recomendadas pelo IBGC (2015). O Estudo e caracterizado
como uma pesquisa exploratoria e de abordagem qualitativa, que contou com a
participacao de 7 (sete) cooperativas singulares, cuja area de atuacao estava concentrada
nos 9 (nove) estados Nordestinos. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: na
primeira foi utilizada a tecnica de analise documental, atraves da identificacao das boas
praticas regulamentadas nos estatutos sociais. No segundo momento, constou da
aplicacao de questionarios a um representante de cada cooperativa, sendo condicao de
participacao o mesmo encontrar-se em em pleno exercicio do cargos de diretor,
conselheiro ou gestor. Como instrumento analitico foi realizada uma analise de
conteudo, utilizando os mecanismos propostos por Laurence Bardin. Os resultados
evidenciaram que existem relacoes de significancia entre as boas praticas adotadas
pelas cooperativas e aquelas recomendadas pelo IBGC. Ressaltaram, contudo, que a
gestao cooperativista carece, ainda, de aperfeicoamentos para uma aplicabilidade efetiva
das diretrizes nacionais.
|
-
KAMILA DUTRA PENA
-
CONFIGURAÇÕES DO RACISMO NAS REDES SOCIAIS
-
Data: 29/08/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Trata de uma pesquisa exploratoria com a finalidade de investigar como a sociedade se manifesta sobre o negro na rede social Facebook. Para isso, foi contextualizado o referencial teorico sobre a cultura digital vigente e tambem sobre o racismo. A metodologia partiu do uso de um software denominado NetVizz, que interage com a API (Application Programming Interface) do Facebook, permitindo extrair dados para analise. Entre os seis tipos de modulos distintos do NetVizz foram escolhidas duas secoes: dados de Paginas (page data) e pesquisa (search). Os dados encontrados foram analisados por meio da metodologia de analise de conteudo de Bardin. Diante dos criterios preestabelecidos, foi selecionada a pagina 30 Dias Sem Racismo para analise e a pesquisa se dividiu em quatro categorias: racismo; racismo institucional; racismo reverso; racismo e injuria racial. Conforme se extrai da pesquisa, as redes sociais tem grande poder de propagacao de mensagem e de interacoes sociais. Verificou que os atores sociais utilizam a rede como forma de educar outros usuarios sobre o racismo e sobre a importancia do combate ao preconceito e discriminacao contra os negros, gerando debates diversos sobre o assunto, entre eles o que seria ou nao enquadrado como crime, de racismo ou injuria racial.
|
-
JADELSON RODRIGUES CHAGAS
-
Processos de aprendizagem no contexto organizacional da Universidade Federal de Campina Grande
-
Data: 15/08/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
No contexto das organizacoes, a construcao do conhecimento proporciona o desenvolvimento das habilidades e competencias dos seus integrantes, tornando necessario o processo de aprendizado continuo para se manterem consolidadas diante de um mercado competitivo e carente de ideias inovadoras. Dessa forma, as organizacoes, devem dispor de ambiente propicio as praticas de aquisicao de conhecimento que, de uma forma ou de outra, desencadeiam inovacao, atitude de aprendizagem, lideranca, trabalho em equipe, comunicacao participativa e incentivo na realizacao das tarefas. Em conformidade com essa realidade, as Instituicoes Federais de Ensino Superior vem passando por um processo de expansao de seus campi, com a necessidade, dentre outros, do aumento do numero de servidores nos quadros das instituicoes, e este efetivo funcionamento esta condicionado aos inumeros investimentos da sua infraestrutura e da capacitacao de seus servidores como forma de melhorar o desempenho profissional e administrativo da esfera publica. Nessa perspectiva, a pesquisa analisou o processo de aprendizagem organizacional existente na Universidade Federal de Campina Grande atraves da capacitacao profissional. Esta pesquisa se classifica como aplicada, descritiva e qualitativa. O campo empirico correspondeu a Universidade Federal de Campina Grande/Campus de Campina Grande. Os sujeitos da pesquisa, por sua vez, vislumbraram os servidores tecnico-administrativos lotados na Reitoria, localizada em seu campus central. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionario, que contemplou questoes abertas e fechadas acerca da influencia exercida pelo conhecimento na execucao das tarefas desempenhadas no ambiente organizacional da Reitoria. O metodo de analise de dados teve como base a inferencia estatistica para as questoes fechadas, com a representacao dos dados atraves de graficos e tabelas, e para as questoes abertas a analise de conteudo. Ao analisar, constatou-se que a maioria dos cursos de capacitacao oferecidos tem correlacao com o cargo. A UFCG oferece na sua grade, cursos tanto presenciais quanto a distancia. Percebeu-se tambem a importancia do uso do conhecimento nas funcoes, no entanto, os servidores fazem tais cursos na intencao de incentivos financeiros. Por outro lado, o processo de aprendizagem atraves da capacitacao nao esta proporcionando grandes melhorias nas atividades, nao atendendo as necessidades dos servidores tecnico-administrativos no tocante a falta de cursos relacionados as atribuicoes desenvolvidas. Por isso, e essencial o setor responsavel perceber e atender a essa demanda, estimulando o servidor a pratica da realizacao de cursos, proporcionando um ganho substancial na aprendizagem organizacional.
|
-
ALEX DE ARAUJO SOUTO
-
O mapeamento de processos e a melhoria contínua dos serviços nas Coordenações de Curso do CCSA/UFPB.
-
Data: 14/08/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Trata-se de uma pesquisa exploratorio-descritiva, de abordagem qualitativa, cujo objetivo e melhorar a gestao da informacao nas Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, a partir do mapeamento de processos que visa uniformizar os processos oriundos das Coordenacoes no que diz respeito a documentos necessarios, regulamentacao, tramitacao e uso do Sistema Integrado de Patrimonio, Administracao e Contratos (SIPAC). Desse modo, objetiva a melhoria no gerenciamento de processos no ambito das Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, colaborando com o processo de aprendizagem organizacional nesses setores. Para tanto, e necessaria a realizacao de uma pesquisa documental nos dispositivos regimentais da UFPB referentes aos cursos de graduacao e ao uso do SIPAC, com o intento de produzir os mapas dos processos originados nas Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, por meio do uso do software Bizagi, sendo, portanto, uma pesquisa aplicada. Ademais, o produto resultante do mapeamento podera ser adicionado ao SIPAC, a fim de facilitar o uso do sistema para os processos selecionados. A pesquisa e motivada pela atuacao do pesquisador enquanto servidor de uma coordenacao de curso, onde, por meio da observacao participante, foram identificadas as razoes para a sua execucao, a fim de atender as demandas institucionais e em consonancia com os objetivos de um curso de mestrado profissional, sendo, portanto, uma pesquisa de ordem pratica. Nesse sentido, o objetivo geral e estudar um modelo de mapeamento de processos cuja origem se da nas Coordenacoes de Curso e que sao impetrados pelos alunos. Foram selecionados seis processos para serem estudados, tomando por base a Resolucao 16/2015 CONSEPE/UFPB e documentos correlatos, resultando na producao de mapas processuais. Foram realizadas entrevistas com servidores das Coordenacoes de Curso do CCSA/UFPB, as quais foram analisadas sob a otica da Analise de Conteudo. Os resultados apontam que a UFPB necessita adotar a gestao por processos em seus setores, de modo a democratizar o conhecimento acerca de seus tramites institucionais, resultando em melhores servicos prestados, uma vez que disponibiliza aos tres segmentos universitarios a visualizacao de como os processos das Coordenacoes de Curso tramitam ao longo da instituicao, tendo em vista que o mapeamento de processos permite a visualizacao completa das atividades desenvolvidas em cada processo analisado. Por fim, os mapas produzidos e suas descricoes formam um breve manual, o qual podera servir de base para a gestao por processos nas Coordenacoes de Curso.
|
-
MILENA BORGES SIMÕES DE ARAUJO
-
Competência em Informação nas Organizações Aprendentes: um estudo com os docentes do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba - CAMPUS III
-
Data: 14/08/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Oriundo do desenvolvimento das Tecnologias de Informacao e Comunicacao estao as fontes de informacao e suas crescentes perspectivas de acesso, do qual fazem parte as fontes de informacao juridica, principalmente devido ao desenvolvimento e surgimento de novas perspectivas sociais que demandam alteracoes na legislacao, modificando praticamente todo o sistema juridico. Nesse contexto varias complexidades podem ser percebidas, onde realizar o acesso e usar a informacao de forma eficaz se torna uma exigencia cada vez maior. A partir dessa realidade, o presente estudo objetiva analisar a competencia informacional dos docentes do curso de Direito do Campus III da Universidade Estadual da Paraiba quanto ao acesso e uso das fontes de informacao juridica. Considera que os docentes da area juridica necessitam dessa competencia, ja que as Instituicoes de Ensino Superior tambem sao responsaveis por uma enorme producao de informacao e o surgimento de novas informacoes juridicas influenciam na pratica de pesquisa desses profissionais. Em termos metodologicos trata-se de uma pesquisa exploratoria e descritiva delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionario online, sendo os dados analisados pelo metodo da analise de conteudo em uma amostra de 15 participantes. Ao abordar a competencia em informacao buscou-se proporcionar um estudo que possa trazer contribuicoes praticas e teoricas incentivando as discussoes e o desenvolvimento de estudos relativos a informacao juridica.
|
-
ANDREZA NADJA FREITAS SERAFIM
-
A GESTÃO POR COMPETÊNCIA EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS:
Análise do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
-
Data: 10/08/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Objetiva verificar quais as acoes de gestao por competencia existentes no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). O conceito de gestao por competencia utilizado baseia-se na matriz conceitual estabelecida por Valentim (2002). Que aponta a competencia como capacidade de mobilizar o conhecimento, as habilidades e aptidoes individuais em diferentes contextos. Dessa forma, nao se deve vincular a competencia ao cargo, mas sim ao colaborador que tera que compreender as demandas do contexto sobre ela e saber mobilizar seu repertorio para atende-las de forma adequada. Diante da perspectiva apresentada verifica-se que a gestao por competencia pode ser aplicada as Bibliotecas Universitarias (BUs), tendo em vista a necessidade de adaptacao desse tipo de organizacao em seguir essa convergencia, procurando adotar uma gestao mais flexivel, estrategica e empreendedora. E tem como desafio o estimulo e criacao de mecanismos que favorecam o desenvolvimento profissional, promovendo a aprendizagem e proporcionando aos colaboradores oportunidades reais de crescimento profissional. Em termos metodologicos trata-se de uma pesquisa delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa, que de acordo com seus objetivos adota procedimentos respaldados pela tipologia documental e descritiva. Para o alcance dos objetivos foi utilizado enquanto instrumento de coleta de dados quantitativos, um questionario online semiestruturado. Os dados quantitativos foram tabulados utilizando-se a planilha Microsoft Office Excel 2007. E utilizada estatistica simples de porcentagem que originou os graficos e tabelas para cada subcategoria, buscando associar a outros de mesma categoria. Enquanto os dados qualitativos foram analisados pelo metodo da analise de conteudo. Alem da contribuicao pratica para o campo de pesquisa, ao abordar a gestao por competencia em bibliotecas universitarias espera-se que o estudo possa trazer contribuicoes teoricas para area de gestao e aprendizagem. E tambem prover subsidios para futuras reflexoes, possibilitando mudancas e avancos no ambito da gestao das bibliotecas universitarias.
|
-
GERLANE BARBOSA DA SILVA
-
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CIBERESPAÇO: A GESTÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
-
Data: 08/08/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A complexidade da globalizacao e o avanco das tecnologias digitais da informacao e comunicacao alteraram os modos de vida na sociedade contemporanea. O sistema educacional brasileiro do seculo XXI, auge dos enredos da cibercultura, sente os reflexos das tramas, fios e nos da cultura digital na formacao do pensamento e dos processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a educacao a distancia (EaD) apresenta-se como modalidade de ensino favoravel a expansao da educacao superior no Brasil, e a formacao de professores e impulsionada por intermedio dessa modalidade. Nesse cenario, a Rede Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia tambem se constituiu como base para a formacao de professores, na oferta de licenciaturas, instigando a se questionar como instituicoes, que historicamente constituiram-se para a educacao tecnico-profissionalizante, estao arvorando-se na formacao de professores. Assim, a presente pesquisa objetivou compreender a gestao dos cursos de licenciatura (formacao de professores), modalidade a distancia, no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB). Para tanto, a metodologia empregada foi a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e do tipo exploratoria, valendo-se da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, aplicada a gestores do IFPB. De forma complementar, a coleta de dados valeu-se, tambem, da pesquisa documental, especificamente voltada aos Projetos Pedagogicos de Cursos (PPC) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cujos dados foram tratados a partir da analise de conteudo. O IFPB oferta o curso de licenciatura em Computacao e Informatica, vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o curso de licenciatura em Letras, executado institucionalmente, ambos pela EaD. Os cursos de licenciatura a distancia do IFPB apresentam uma estrutura curricular de acordo com as normativas nacionais, promovendo uma formacao de professores condizentes com o perfil profissional docente, contemplando as varias dimensoes da formacao, com metodologias e procedimentos avaliativos bem definidos. O curso de licenciatura em Letras, institucional, com oferta pioneira entre os Institutos Federais, mostra-se como uma iniciativa impar na realidade do IFPB, servindo de modelo para as demais instituicoes na rede federal, com materiais didaticos personalizados e equipe de professores do quadro de pessoal da propria instituicao. A EaD e entendida, pelo IFPB, como um caminho promissor para a educacao na atual sociedade, por isso, existe planejamento para promocoes dessa modalidade. O curso de licenciatura em Computacao e Informatica conta com apoio financeiro externo, utiliza estrutura fisica dos polos dos municipios e profissionais temporarios. O curso de licenciatura em Letras dispoe de toda a estrutura fisica, administrativa e de pessoal da rede federal, podendo executar seus cursos independentemente de editais externos e de periodos pre-estabelecidos. E possivel compreender que a gestao dos cursos de licenciatura da EaD no IFPB esta comprometida com a causa e as demandas por profissionais da educacao basica, promovendo cursos, ainda focados no ensino, mas com potencial de desenvolvimento e consolidacao na rede federal de educacao.
|
-
LORENA DE MELO BORGES
-
Programa de Extensão Universitária : uma análise das dificuldades de execução.
-
Data: 08/08/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa objetiva analisar as causas que dificultam a execucao do recurso do Programa de Apoio a Extensao Universitaria (PROEXT) destinado a aquisicao de material no ambito da UFPB. O PROEXT tem como finalidade financiar projetos e programas de extensao de Instituicoes Publicas de Ensino Superior (IPES) mediante selecao realizada anualmente pelo Ministerio da Educacao. No contexto da UFPB, de acordo com dados extraidos do portal do Senado Federal Siga Brasil, verifica-se que nos ultimos tres anos (2013 a 2015), do montante total liberado para a instituicao atraves do PROEXT, a UFPB deixou de adquirir R$1.048.221,81 mil em material. Tal cenario sinaliza o distanciamento da execucao do orcamento do PROEXT no ambito da UFPB de criterios de qualidade, ja que a finalidade nao esta sendo integralmente cumprida. Como referencial teorico o presente trabalho fundamenta-se na teoria sobre o orcamento publico, ja que o recurso trata-se um orcamento federal, e na teoria sobre Gestao da Qualidade, trazendo concepcoes da qualidade para a execucao do recurso. A pesquisa e classificada como exploratoria, e quanto aos meios de investigacao classifica-se como pesquisa de campo, bibliografica e estudo de caso. A UFPB e composta por oito Unidades Administrativas de Servicos Gerais (UASG), sendo cada UASG responsavel por realizar a execucao orcamentaria de sua competencia. Esta pesquisa tem como enfoque a analise da execucao do recurso do PROEXT gerenciado pela UASG identificada pelo numero 153065, denominada Universidade Federal da Paraiba, por representar a UASG central da instituicao. Como recorte temporal optou-se por limitar o trabalho a execucao do ano de 2015 e de 2016. A coleta de dados sera realizada atraves de questionarios fechados aplicados a amostra da pesquisa, definida a partir dos servidores docentes e tecnicos administrativos que fazem parte da execucao do PROEXT. Os questionarios foram elaborados utilizando o metodo escalonado do tipo Likert e para o tratamento dos dados coletados serao utilizadas tecnicas estatisticas. Para auxiliar na identificacao e analise das causas sera utilizada a ferramenta da qualidade o diagrama causa e efeito. Portanto, nesta pesquisa serao utilizados metodos quantitativos e qualitativos de forma a construir uma discussao interpretativa dos dados coletados.
|
-
MARIA DO SOCORRO LIMA BUARQUE
-
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA: IDENTIDADES E PRÁTICAS
-
Data: 07/08/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A gestao pedagogica tem na aprendizagem e na formacao do educando sua atividade-fim. Entre os varios sujeitos que colaboram para a consecucao destes objetivos educacionais estao os profissionais da educacao que atuam nas coordenacoes pedagogicas. E no interior das instituicoes que o trabalho desses sujeitos e legitimado pelos seus pares e publicos a partir do reconhecimento das suas identidades e praticas. E nos movimentos de constituicao identitaria e da pratica cotidiana tomadas como categorias nessa pesquisa que analisamos a sua colaboracao na construcao do conhecimento do processo pedagogico, tambem na sua atuacao articuladora e reflexiva, na dialogicidade presente na compreensao dos fenomenos educativos trazidos para o contexto deste estudo, que suas atribuicoes sao clarificadas. Ancorada no pensamento de PARO (2010), ALARCAO (2011), LUCK (2008, 2010), PIMENTA (2012) e PLACCO (2010) dentre outros, esta pesquisa se propos a analisar as identidades e as praticas dos profissionais da Coordenacao Pedagogica no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB), considerando as possibilidades e limitacoes da formacao e das praticas cotidianas. Este estudo se caracteriza numa perspectiva de abordagem qualitativa, exploratoria e descritiva com recorte historico dos anos noventa ate os dias atuais. Como locus da pesquisa optou-se pelo Campus Joao Pessoa por entender que a coordenacao pedagogica (COPED) no IFPB teve sua trajetoria construida a partir da historia dos profissionais que la atuaram e ainda atuam considerando o seu pioneirismo e contribuicoes para configuracao atual da gestao pedagogica do IFPB. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o recurso de entrevistas narrativas realizadas com nove profissionais no cargo de pedagogos e Tecnico em Assuntos Educacionais que ja fizeram parte e outros que ainda atuam na COPED do Campus Joao Pessoa, recorrendo-se a proposta desenvolvida pelo sociologo alemao Fritz Shurtze (1983) para analise de dados da tecnica de entrevista narrativas, tal e como descrita por Jovchelovitch e Bauer (2002) e em Weller (2009). As analises apontam para trajetorias coletivas construidas a partir de uma atuacao marcadas por processos descontinuos, notadamente influenciados por uma compreensao geralmente nao adequada do papel dos profissionais que atuam na coordenacao pedagogica, resultando em crise de identidade e de percepcao de pouca ou nenhuma valorizacao do trabalho desenvolvido. Mas percebe-se em alguns momentos da sua trajetoria historica a construcao de um solido sentimento de coletividade e unidade embaladas por mudancas estruturais na rede de Educacao Profissional e Tecnologica e nas politicas educacionais. Percebe-se, atualmente, a compreensao pelos sujeitos que atuam na COPED do campus Joao Pessoa de que algo precisa ser feito para mudar a forma como os profissionais atuam e seu reconhecimento como setor imprescindivel para a melhoria da atividade-fim da educacao e o cumprimento da missao institucional do IFPB. Questoes relacionadas as singularidades do campo e a combinacao de trajetorias de vida profissional a contextos socio-historicos revelaram fenomenos especificos e a compreensao de sentidos norteadores de mudancas.
|
-
DÉBORA GOMES DE ARAÚJO RODRIGUES
-
CONTRIBUIÇÕES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
-
Data: 07/08/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Ao empreender esforcos com acoes educativas, as organizacoes revelam um interesse em desenvolver os seus talentos humanos, diante da realidade de que o conhecimento e um propulsor da inovacao. Neste contexto, o objetivo geral desse trabalho e analisar a forma com que os cursos oferecidos na modalidade de educacao a distancia contribuem para o desempenho organizacional da UFPB na visao dos servidores tecnico-administrativos. Essa analise se deu a partir da identificacao da satisfacao dos servidores com os cursos no ambiente virtual de aprendizagem e da verificacao da influencia destes na eficiencia dos servicos prestados pela organizacao. A fim de se obter uma visao mais ampla do objeto de estudo, foi utilizada a combinacao das abordagens quanti-qualitativa. Quanto aos meios de coleta de dados, a pesquisa ocorreu nas formas bibliografica e de campo, sendo classificada como exploratoria e descritiva, quanto aos fins. O instrumento de coleta foi um questionario semi-estruturado, com questoes fechadas e abertas. As questoes foram levantadas com base no modelo de Kirkpatrick, o qual trabalha com quatro niveis de avaliacao de programas de treinamentos: Reacao, aprendizagem, comportamento e resultados. Desta forma, espera-se que esse trabalho contribua para a identificacao da visao dos servidores tecnico-administrativos com relacao a essa pratica de educacao corporativa, bem como na sua consolidacao no ambito da UFPB.
|
-
MICHELLY RAIANNE FERREIRA DOS SANTOS
-
A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFCG SOBRE A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL POR MEIO DA EAD
-
Data: 03/08/2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A constante inovacao no cenario mundial acarretou a necessidade de transformacoes, e a consequente busca por capacitacao profissional. Em virtude das rapidas modificacoes sociais, tecnologicas e economicas, a capacitacao profissional exige formas mais dinamicas, flexiveis e modernas, de modo a proporcionar aos aprendizes uma maior autonomia em relacao aos estudos, principalmente por se tratarem de pessoas que detem um tempo reduzido para frequentar o ensino na modalidade presencial. Atualmente, nao existem fronteiras para a aprendizagem, em decorrencia da utilizacao do ciberespaco que une pessoas em lugares diferentes e distantes, proporcionando um contato remoto e a troca de informacoes que possibilitam a construcao e a reconstrucao do saber. Desta forma, a presente dissertacao objetivou analisar a percepcao dos servidores tecnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campus Cajazeiras, sobre a capacitacao profissional por meio da Educacao a Distancia (EAD), buscando entender as diferentes opinioes do corpo funcional da instituicao sobre a modalidade de treinamento a distancia, a partir dos cursos realizados. O campo empirico correspondeu a UFCG e a amostra da pesquisa foi constituida por 13 servidores tecnico-administrativos do campus mencionado. Quanto aos procedimentos metodologicos, caracterizou-se como uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa, conduzida de forma exploratoria e descritiva, onde foi utilizado o metodo de Analise de Conteudo para diagnostico, atraves da categorizacao das respostas abertas. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionario com questoes abertas e fechadas, tendo como finalidade na primeira parte a investigacao do perfil socioeconomico e profissional dos respondentes, e na segunda parte, o perfil dos Quatro Niveis de Avaliacao de Treinamento de Equipes, baseado na literatura de Kirkpatrick, em termos de Reacao, Aprendizagem, Comportamento e Resultados. A tabulacao dos dados quantitativos, e os resultados foram auferidos estatisticamente atraves de planilhas eletronicas, onde posteriormente, procedeu-se a criacao de graficos que foram essenciais na analise das questoes para a demonstracao do desfecho da pesquisa. Constatou-se, a partir dos resultados, que a satisfacao geral com os cursos de capacitacao na modalidade a distancia da UFCG obteve repercussao positiva e favoravel, com a classificacao de 15,38% como excelente, 53,85% como muito bom e 30,77% como bom. Nenhum dos servidores classificou os cursos a distancia como regulares ou fracos, o que demonstra a aceitacao do sistema EAD na UFCG como muito proveitosa e construtiva. Sugere-se que os gestores da referida Universidade, juntamente com a Coordenacao de Gestao e Desenvolvimento de Pessoas, ampliem a politica de oferta dos cursos a distancia com maior frequencia para os servidores tecnico-administrativos, tendo em vista que o numero de cursos ainda e reduzido, realizando a motivacao para os mesmos se capacitarem com vistas a melhoria da qualidade do servico publico.
|
-
FERNANDO ANTONIO FERREIRA DE SOUZA
-
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS: elementos para elaboração de uma politica de segurança da informação na biblioteca central da Universidade Federal da Paraíba
-
Data: 02/08/2017
-
Hora: 16:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A protecao da informacao tornou-se fator de extrema criticidade para as organizacoes e entidades de governo, envolve nao somente o ambiente convencional, mas a infraestrutura tecnologica e de redes informacionais. Este estudo se propos abordar este tema no ambito de uma biblioteca universitaria. Mesmo sendo um ambiente familiarizado com os processos de gestao da informacao, as bibliotecas sofrem os problemas relacionados a falta de gestao da seguranca da informacao. Para tanto, esta pesquisa teve como objetivo estudar os elementos de Gestao da Seguranca da Informacao que permitam a elaboracao de uma minuta de Politica de Seguranca da Informacao para a Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraiba. Quanto os aspectos metodologicos, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo descritiva. Como instrumento metodologico para coleta de dados, tabulacao e analise, utilizou-se o Processo Facilitado de Analise e Avaliacao de riscos (FRAAP), que foi complementado com entrevista semiestruturada e a analise de conteudo conforme Bardin. Os resultados apurados indicaram um grupo de quinze ameacas, dentre as quais se detectou dez ameacas fisicas, duas ameacas logicas e tres ameacas relacionadas aos processos. Por fim, verificou-se que a BC necessita refletir sobre um plano de acao direcionado a seguranca da informacao, para a garantia de confidencialidade, integridade e disponibilidade com vistas ao desenvolvimento de boas praticas e elaboracao de sua politica de seguranca da informacao e salvaguarda das informacoes gerencias criticas. A proposta de minuta para Politica de Seguranca da Informacao, possibilita contribuicoes para o desenvolvimento dos processos de gestao da Biblioteca Universitaria com foco na Seguranca da Informacao.
|
-
ALNIO SUAMY DE SENA
-
PORTAIS DE GOVERNO ELETRÔNICO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA: ANALISE SOB A ÓPTICA DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
-
Data: 02/08/2017
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O governo eletronico pode ser caracterizado como a utilizacao das Tecnologias de Informacao e Comunicacao, pela administracao publica, como apoio aos processos internos do governo e a entrega de produtos e servicos governamentais aos cidadaos e a industria de forma celere e eficiente. E fundamental que o governo eletronico se previna de acessos indevidos a fim de garantir que a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade, principios basilares da seguranca da informacao. Essas ameacas colocam os ativos de informacao em constante risco ao se aproveitarem das diversas vulnerabilidades existentes no ambiente virtual onde esta inserido o governo eletronico. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo analisar as possiveis vulnerabilidades existentes em portais de governo eletronico dos municipios do Estado da Paraiba. Foram considerados, como populacao da pesquisa, os 50 municipios que representam maior participacao para a composicao do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado da Paraiba. Esta pesquisa se caracterizou como uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. Para a coleta dos dados, ou seja, processo para identificas possiveis vulnerabilidades nos portais de governo eletronico foi utilizado o software Nestparker, um scanner de vulnerabilidades que tem como funcao rastrear e identificar as vulnerabilidades em aplicacoes Web. Como resultado, foram encontradas 822 vulnerabilidades, em 40 portais de municipios participantes da amostra, das quais 15% sao Criticas e 15% de Alta Criticidade. Alem disso, 10% das vulnerabilidades foram classificadas como de Media Criticidade, o que, somada as outras vulnerabilidades, representa um cenario de 40% de vulnerabilidades encontradas nos portais analisados, que tem potencial para permitir impactos negativos relevantes a continuidade dos servicos oferecidos aos usuarios. Tal cenario indica a fragilidade desses servicos, por outro lado a pesquisa possibilitou a identificacao das vulnerabilidades de seguranca eletronica e indicou meios para corrigir tais problemas o que permite aos gestores publicos efetuarem acoes que visem a correcao dessas falhas de seguranca e a adocao de estrategias de seguranca, bem como a implantacao de uma politica de seguranca da informacao.
|
-
ICARO ARCENIO DE ALENCAR RODRIGUES
-
A gestão da indisciplina pelo psicólogo escolar: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
-
Data: 02/08/2017
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A existencia de agrupamentos humanos que caracterizam a sociedade torna necessario o emprego de regras de convivencia para que o individuo e o grupo possam sobreviver. Observa-se que para a sobrevivencia humana faz-se necessaria a presenca do trabalho, assim como e pelo trabalho que se criam as condicoes de existencia da humanidade, do mesmo modo e pela educacao que se estabelecem os criterios de organizacao e formacao para o trabalho. As instituicoes escolares, para cumprirem com a meta de ensino-aprendizagem, organizam suas normas didaticas e de convivencia, contudo nem sempre essas regras sao cumpridas pela comunidade escolar e, muitas vezes, aos discentes sao atribuidas as responsabilidades pela (in)disciplina. Nesse contexto se apresenta a Rede Federal de Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica, mais especificamente o Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba, uma instituicao de ensino, pesquisa e extensao, que busca integrar a formacao tecnica a formacao humana, com o intuito de educar cidadaos conscientes do processo produtivo, das contribuicoes cientificas e das relacoes sociais que permeiam a vida humana. Do mesmo modo como acontece com as demais instituicoes de ensino, os Institutos Federais sao um espaco onde ocorre a indisciplina. Pertencente ao grupo de tecnicos que fazem a Assistencia Estudantil dos Institutos Federais, apresenta-se o Psicologo Escolar, profissional que precisa atuar de modo coletivo com os assuntos e com os atores educacionais. Para tanto, esta pesquisa, caracterizada como exploratorio, de campo, documental e de corte transversal, com enfoque qualitativo e quantitativo, investigou 13 psicologos educacionais do Instituto Federal da Paraiba, por meio de aplicacao de questionario, sobre como os estes profissionais gerenciam a indisciplina escolar, quais as manifestacoes indisciplinadas mais frequentes e quais as estrategias que vem sendo implementadas por estes profissionais da educacao. Tendo como base a analise de conteudo, identificou-se que as principais manifestacoes de indisciplina estao arroladas ao comportamento dos discentes (65,52%), no que tange os relacionamentos interpessoais, a interferencias destes comportamentos na dinamica da sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem, o descumprimento de normas, a nao conclusao do curso, situacoes de vulnerabilidade em saude as relacoes familiares, destacando que a indisciplina interfere de modo significativo na vida academica estudantil. A grande maioria dos psicologos atua na gestao da (in)disciplina (92,31%) e intervem sobre varios focos, como os discentes, os servidores, os familiares, por meio de investigacoes e aplicacao de penalidades, na relacao professor e aluno, em parceria com a equipe gerencial e em reunioes com equipe multidisciplinar. O maior numero de participantes tambem afirmou que costuma trocar experiencias sobre a gestao da (in)disciplina (84,26%), principalmente com frequencia indefinida e tem a equipe pedagogica e de assistencia ao estudante como referencia para esta partilha. Esta pesquisa reafirma a importancia da gestao da (in)disciplina como contribuicao para a formacao humana e como atribuicao fundamental no trabalho do psicologo escolar. Apresenta-se a possibilidade de se investigar quais as interferencias da gestao da (in)disciplina no rendimento academico dos discentes, como os psicologos de outros estados gerenciam a (in)disciplina e compartilham essa experiencia de gestao.
|
-
ROSSANA FIGUEIRÊDO DE ANDRADE
-
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB): IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
-
Data: 29/06/2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
No contexto atual das organizacoes, as pessoas necessitam refletir sobre suas acoes identificando os aspectos que precisam ser desenvolvidos, de modo a potencializar suas competencias e melhorar seu desempenho. Neste sentido, uma politica de avaliacao de desempenho profissional, integrada aos demais sistemas de gestao de pessoas, pode contribuir para o processo de reflexao-acao-reflexao, proporcionando nas pessoas um repensar sobre suas praticas profissionais, alem de identificar suas lacunas de competencias, bem como suas potencialidades. Desse modo, os processos de aprendizagens podem ser estimulados para o desenvolvimento de novas competencias, que, consequentemente, promovem o desenvolvimento profissional e organizacional. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar quais as implicacoes do processo de avaliacao de desempenho dos Tecnicos Administrativos em Educacao para a aprendizagem organizacional no Instituto Federal de Educacao Ciencia e Tecnologia da Paraiba. Para tanto, o estudo ancorou-se em referenciais teoricos que trataram dos fenomenos da avaliacao de desempenho e da aprendizagem organizacional, refletindo sobre suas praticas, de modo critico, identificando suas implicacoes e os aspectos negativos envolvidos, de modo a ter uma compreensao contextual e sistemica dos multiplos fatores intervenientes em ambos os processos. Em termos metodologicos, a pesquisa caracteriza-se como de campo, delimitada pela abordagem qualitativa e que, a partir de seus objetivos, adotou procedimentos respaldados pela tipologia descritiva, exploratoria e documental, utilizando como instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada respaldada por um roteiro de questoes norteadoras. Para a analise dos dados coletados foi utilizado o metodo da Analise de Conteudo segundo Bardin (2011), Richardson (1999), Laville e Dionne (1999) na perspectiva fenomenologica e interpretativista de Bicudo (2011). Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de AD, da forma como esta sendo realizado atualmente no IFPB, tem uma visao mais negativa do que positiva, baseada na percepcao dos gestores entrevistados. No entanto, a AD se constitui como uma ferramenta muito importante em termos de potencial para aprendizagem, mudanca e desenvolvimento do servidor, da equipe de trabalho e de toda a organizacao, desde que seja realizada de maneira correta, consciente e com responsabilidade. Para que a AD possa exercer todo o seu potencial de estimulo ao aprendizado com foco na mudanca e no desenvolvimento, faz-se necessario que o processo seja realizado da maneira correta, com seriedade e veracidade nas informacoes, buscando sempre a construcao de um espaco interativo, dialogado, de feedback e de compartilhamento entre os envolvidos, de modo a potencializar seus efeitos em termos de aprendizagem individual e organizacional.
|
-
KLIANDRA DE ALMEIDA GALDINO CARVALHO
-
TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: um estudo de caso na Universidade Estadual da Paraíba
-
Data: 05/06/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O direito de acesso a informacao publica foi negligenciado ao longo da historia da gestao publica brasileira, sendo garantido apenas recentemente, em 1988, no texto constitucional. A Constituicao Federal estabeleceu o principio da publicidade que traz em si a caracteristica da transparencia publica e a garantia de acesso a informacao a todo e qualquer cidadao. O acesso a informacao tem um papel determinante para o exercicio da cidadania atraves do controle social da Administracao Publica, impondo limites aos gestores publicos. A Lei de Acesso a Informacao, criada em 2011, e regulamentada, no Estado da Paraiba, atraves do Decreto Estadual nº 33.050/2012, e uma ferramenta importante para a sociedade cobrar a transparencia publica e o acesso as informacoes de interesse publico. Este estudo tem como objetivo analisar a transparencia publica na Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratoria e descritiva, cujo embasamento teorico foi construido a partir de pesquisa bibliografica e documental, e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionario e entrevistas semiestruturadas, os quais foram submetidos a analise de conteudo. Apos as analises dos resultados e sua confrontacao com a base teorica desta pesquisa, foi encontrado na UEPB uma ampla adequacao a LAI atraves do Decreto Estadual de nº 33.050/2012, havendo um atendimento as principais determinacoes da lei, fato este que nao induz a assertiva de que toda instituicao publica segue os mesmos padroes. Esta pesquisa nao se constitui em uma conclusao do processo de transparencia publica da UEPB, pois este e um processo continuo e em evolucao. Embora tenha sido encontrado nesta Instituicao um ambiente favoravel a aplicacao pratica do Decreto Estadual de nº 33.050/2012, isso nao assegura que em futuras gestoes o processo caminhara no sentido da etica, da transparencia, do respeito ao cidadao e a sociedade. Por isso, e preciso que a comunidade academica e a sociedade paraibana permaneca em vigilancia, exercendo sua cidadania atraves do controle social, para que nao se perca de vista a transparencia publica neste patrimonio educacional da Paraiba.
|
-
VANDERLAN BENTO DOS SANTOS GOMES
-
PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO: o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista sob à ótica dos egressos
-
Data: 15/05/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Em um mundo de constantes mudancas, da agricultura a tecnologia da informacao, o ser humano precisa pensar na importancia do seu desenvolvimento social, economico e ambiental frente a um sistema capitalista pautado na competitividade. Neste contexto, emerge uma nova forma de filosofia de trabalho chamado Sistema Cooperativista, organizado a partir da integracao dos seus membros, que cooperam e mutuamente aprendem e desenvolvem as suas competencias. No caso brasileiro, o cooperativismo vem crescendo expressivamente e, no ambito do segmento agropecuario ja implica a, aproximadamente, 25% do PIB, segundo a Embrapa (2014), destacando a importancia e o fortalecimento desse ramo em nosso pais. Essa nova forma de trabalho esta organizada a partir da autogestao na perspectiva da gestao democratica, da formacao e informacao dos cooperados. O estudo realizado foi ancorado em Paul Singer (2002), no Manual do Cooperativismo da OCB do autor Albino Gawlak (2010), no conceito de aprendizagem organizacional com Fleury (2007) e de Educacao Cooperativa baseada nos principios educativos de John Dewey (1979). Para isso, esta pesquisa teve o papel de analisar as contribuicoes para os alunos egressos do Curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnico e Emprego Campo, realizado em Guarabira, no Estado da Paraiba. Quanto aos criterios metodologicos, se caracteriza como um estudo de caso do tipo exploratorio-descritivo, apoiado em uma abordagem qualitativa. Realizou-se analise documental e entrevistas semiestruturadas com 31 alunos egressos dos sitios Carrasco e Caboclo. Adotou-se a entrevista, nos termos propostos por Trivinos (1995), dada a valorizacao da presenca do investigador, uma vez que oferece todas as perspectivas possiveis para que o informante alcance a liberdade e a espontaneidade necessarias. Com relacao aos resultados, constatamos que a totalidade dos egressos dos sitios Carrasco e Caboclo conseguiram a sua aprendizagem organizacional, na pratica do cooperativismo rural, onde desenvolveram em sua formacao, trabalhos coletivos e dinamicas praticas. Quanto a questao da contribuicao do curso, reconhece-se a sua importancia para a vida pessoal/organizacional e para a comunidade, no contexto da atuacao profissional, apos o termino do curso. No entanto, nao conseguiram se inserir no ramo do cooperativismo por nao formarem cooperativas e por nao terem suporte de alguma entidade. Evidencia-se, por fim, que para um melhor desenvolvimento dos egressos participantes do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, se faz necessario o apoio de entidades que que possibilite colocar o curso em pratica apos a sua realizacao na comunidade de origem. Pretende-se, com esta pesquisa, deixar um legado no campo social, politico, academico e institucional, de modo que se possa propor melhorias, sugestoes e solucoes aos problemas evidenciados no decorrer de sua realizacao do estudo.
|
-
JOSEFA SILVONEIDE DE LIMA GONDIM
-
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO DO CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS CCM/UFPB
-
Data: 11/05/2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
RESUMO
Atualmente, e certo que nao ha como desvincular desenvolvimento sustentavel das praticas diarias nas organizacoes. Faz-se necessaria uma adequacao, por parte das organizacoes, sejam elas publicas ou privadas, as diretrizes propostas pela Agenda 21, elaborada na Rio 92 e que tem como premissa a preservacao do meio ambiente, bem como o desenvolvimento sustentavel do planeta. O Brasil propos a Agenda Ambiental na Administracao Publica (A3P) em 1999 baseada nos requisitos da A-genda 21, com a intencao de inserir no contexto das organizacoes publicas diretrizes de sustentabilidade. Sendo assim, a Agenda Ambiental na Administracao Publica (A3P), faz parte do Ministerio do Meio Ambiente e foi instituida com o proposito de incentivar orgaos publicos de todas as esferas da administracao direta e indireta a aderirem em seu cotidiano laboral praticas de cuidados com o meio ambiente. As propostas da A3P podem e devem ser aderidas em uma gestao sustentavel porem sua implementacao demanda empenho e determinacao dos gestores. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar qual a aderencia do Centro de Ciencias Medicas da UFPB (CCM/UFPB) aos requisitos da A3P. Esta pesquisa traz uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso e utilizou como instrumentos de pesquisa: entrevista e aplicacao de um check list. Na analise dos dados coletados durante a pesquisa constatou-se que o Centro pesquisado adere a boa parte dos objetivos e eixos da A3P, e mostra ainda grande disposicao em implementar tal Agenda em suas atividades.
|
-
JOSINEIDE DE LIRA SOARES CAVALCANTE
-
INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE PETROLINA-PE
-
Data: 09/05/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
As Tecnologias Digitais da Informacao e Comunicacao (TDIC) sao responsaveis pelas principais transformacoes sociais e culturais contemporaneas. O novo cenario educacional impoe novos desafios e estabelecem a reconfiguracao dos processos de ensino-aprendizagem. Desde 2009, a Secretaria de Educacao do Estado de Pernambuco vem adotando estrategias para a inclusao digital com o intuito de potencializar as atividades pedagogicas e tecnicas, disponibilizando recursos, ferramentas e programas de incentivo ao uso das TDIC. Este trabalho objetivou investigar a politica de inclusao digital relacionada a insercao das Tecnologias Digitais da Informacao e da Comunicacao na pratica docente em escolas de Ensino Medio de Petrolina-PE. Os objetivos especificos foram: mapear as TDIC disponiveis e as mais trabalhadas pelos professores nas escolas de ensino medio do municipio de Petrolina; identificar os programas governamentais relacionados a insercao das tecnologias digitais de informacao e comunicacao na Rede Publica de Ensino do Estado de PE; discutir as estrategias didatico-pedagogicas de utilizacao das TDIC nos processos de ensino- aprendizagem; levantar as necessidades docentes no emprego da TDIC. Na realizacao da pesquisa foram observados aspectos referentes a disponibilizacao, aplicacao, necessidades pedagogicas e administrativas. A abordagem foi quantitativa e qualitativa. Com relacao ao tipo, esta pesquisa foi classificada como exploratoria e descritiva. O estudo desenvolvido utilizando a pesquisa bibliografica. Quanto aos instrumentos de pesquisa, o questionario foi adotado para os procedimentos de coleta de dados. A populacao pesquisada foram os docentes de tres escolas de Ensino Medio da zona urbana do municipio de Petrolina-PE. Com base nos dados levantados com esta pesquisa, verificou-se a necessidade de se propor um Plano de Acao Formacional visando a melhoria da utilizacao das TDIC pelos docentes, propostas estas que poderao ser adotadas pela equipe gestora das escolas pesquisadas.
|
-
LUCIANO DE HOLANDA DE SOUZA
-
Universidade Corporativa: Uma Análise das Práticas de Formação Continuada dos Colaboradores do Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas da Paraíba - SEBRAE/PB
-
Data: 15/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Desde o final do seculo XIX que as organizacoes no Brasil vem se dedicando com mais afinco aos processos de formacao de seus colaboradores. Na atualidade, a educacao corporativa dentro das organizacoes tem recebido maior atencao durante o processo de formulacao das estrategias organizacionais. A formacao continuada e as praticas de educacao corporativa tem sido adotadas para a manutencao da vantagem competitiva das organizacoes que se desenvolvem e reconhecem o valor da informacao e do conhecimento. Esta pesquisa analisou tais praticas no Servico de Apoio as Micros e Pequenas Empresas da Paraiba SEBRAE/PB, uma instituicao voltada para a criacao e disseminacao de conhecimento aplicavel a gestao de outras organizacoes. Como objetivo, foram analisados a Universidade Corporativa SEBRAE como pratica de formacao continuada dos colaboradores do quadro de analistas do SEBRAE/PB. A metodologia adotada para a analise, quanto aos objetivos, classificou-se como exploratoria e descritiva, e em relacao a natureza dos dados, quantiqualitativa. Os instrumentos da pesquisa foram norteados pelos indicadores construidos a luz do referencial teorico de Eboli (2004), os sete principios de um plano estrategico de educacao corporativa. Os resultados apontam para um indice relevante de satisfacao dos analistas em participarem das praticas de formacao continuada. Os colaboradores valorizam como praticas mais eficientes para a formacao continuada, principalmente, as capacitacoes presenciais, semipresenciais e a distancia. Contudo, fica evidente na analise dos dados coletados que a oferta de solucoes educacionais pela Universidade Corporativa SEBRAE nao e suficiente para satisfazer a necessidade do analista em sua formacao continuada. Avaliam tambem positivamente a influencia da Universidade Corporativa SEBRAE na promocao da formacao continuada e na atuacao profissional. Por fim, os entrevistados apontaram ainda que o principal beneficio gerado pela universidade corporativa e a contribuicao na aprendizagem de novos conhecimentos. A analise a luz dos principios de educacao corporativa de Eboli, concluiu que tais principios se encontram implantados nas praticas da Universidade Corporativa SEBRAE, ratificando a excelencia da pratica e reconhecendo a sua relevancia para a formacao continuada dos colaboradores do SEBRAE/PB. Almejou-se, com esta pesquisa, contribuir para a formacao de conhecimento aplicavel as organizacoes que reconhecem a importancia do conhecimento na formacao continuada de seus colaboradores.
|
-
PEDRO TENORIO MASCARENHAS NETO
-
GESTÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DE IMPLANTAÇÃO DE UMA POLITICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA FUNDAÇÃO ALAGOANA DE PESQUISA, EDUCAÇÃO E CULTURA
-
Data: 14/02/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Diante de um mundo globalizado, onde as fronteiras sao transpostas pelas redes de comunicacao, onde a informacao, independentemente de seu formato, se consolida como o bem de maior valor de uma organizacao moderna, e sendo vital para qualquer organizacao que deseje se manter competitiva, torna-se iminente assegura-las contra as inumeras ameacas informacionais que possam incidir sobre seus negocios. Neste sentido, este trabalho buscou responder ao questionamento: como implementar e implantar a seguranca da informacao em uma organizacao? Esta pesquisa se desenvolveu por meio de estudo de caso, objetivando a implementacao e implantacao da seguranca da informacao na Fundacao Alagoana de Pesquisa, Educacao e Cultura (FAPEC). Para tanto, foi desenvolvido um processo que norteou as acoes que culminaram na implementacao e implantacao de praticas voltadas a seguranca da informacao. Todavia, foi necessario identificar as vulnerabilidades, ameacas e riscos que a FAPEC encontrava-se exposta e os controles de seguranca necessarios para minimiza-los. Para a analise e avaliacao de riscos adotou-se a metodo Facilitated Risk Analysis and Assessment Process (FRAAP), que possibilitou a extracao dos dados da pesquisa, e seus resultados consubstanciaram a criacao das politicas de seguranca implantadas na organizacao. Com os resultados obtidos foi possivel construir a Politica de Seguranca da Informacao da organizacao em conformidade com a norma NBR ISO 27002:2013, observando as dimensoes: humana, fisica e tecnologica. Conclui-se com a apresentacao de uma abordagem sistemica ser possivel contribuir para outras organizacoes que desejem implementar e implantar sua seguranca da informacao.
|
-
JULIANA MEDEIROS DE OMENA LINS
-
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ALAGOANA
-
Data: 14/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A importancia desta pesquisa foi realizar um estudo de caso em uma instituicao do ensino superior privada em uma IES alagoana, na area da avaliacao institucional interna. A implantacao do sistema nacional de avaliacao da educacao superior- SINAES, sistema instituido pela lei 10.861/2004 que sistematizou o processo da avaliacao para garantir a qualidade na educacao superior. Com a implantacao do SINAES que tem como proposta avaliar a instituicao e mobilizar as IES para criacao das comissoes proprias de avaliacao (CPA), constituidas pelos docentes, discentes, tecnico administrativo e membros da comunidade; com a responsabilidade de realizar e legitimar todo o processo da autoavaliacao conforme calendario academico da IES, com emissao dos relatorios, apresentando os problemas e desafios no futuro proximo. O objetivo deste trabalho foi verificar atraves dos relatorios os resultados da autoavaliacao institucional e as contribuicoes das melhorias internas no processo de gestao de uma IES privada no municipio de Maceio, Alagoas no periodo de 2013 a 2015. Foi utilizada a aplicacao de um questionario aos gestores e membros da CPA sobre a importancia deste instrumento como medidor de qualidade de ensino. A pesquisa verificou que a avaliacao institucional interna e uma ferramenta positiva na melhoria continua da qualidade educacional e na gestao educacional, sendo constatada uma evolucao atraves dos dados da IES e um olhar mais comprometido dos gestores e dos membros da CPA. A avaliacao institucional interna se configura, atualmente, o caminho mais eficaz e necessario para a implementacao das mudancas e melhorias nas IES. Esta pesquisa conclui que este instrumento poderia ser mais valorizado e discutido a sua pratica no ambito do Ensino Superior, devido o grau de ampliacao do diagnostico e situacional o qual a mesma se propoe.
|
-
GERILANY BANDEIRA DA COSTA
-
O SISTEMA DE COTAS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES NOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-CAMPUS CAMPINA GRANDE
-
Data: 13/02/2017
-
Hora: 18:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Compreender o processo de inclusao no ambito educacional, a partir das politicas de acoes afirmativas, mas especificamente com o estabelecimento do sistema de cotas para ingresso nos cursos superiores das Universidades publicas do nosso pais, requer observar as transformacoes socio historicas que ocorreram na sociedade e entender que as questoes sociais tem influencias mais amplas na inclusao por meio da educacao. No Brasil, a Lei Federal de nº 12.711 de 2012, estabeleceu o ingresso de estudantes nas universidades publicas por meio de cotas ampliando desta forma o acesso a educacao. Com a determinacao dessa lei, evidenciamos uma minimizacao dos atenuantes das desigualdades sociais, economicas e raciais que existia no corpo discente dos cursos superiores. Esta pesquisa pretende analisar a relacao entre o sistema de cotas e as politicas de acoes afirmativas com o processo de inclusao dos alunos cotistas na Instituicao. Neste sentido tratamos de abordar este estudo partindo da seguinte problematica: como o sistema de cotas pode influenciar no processo de inclusao educacional dos discentes do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba- Campus Campina Grande? A Lei Federal que estabelece o sistema de cotas, abrange as modalidades de cotas socioeconomicas e raciais. O interesse pelo estudo desse presente objeto de analise deu-se a partir de ideias e indagacoes que se fizeram presentes na experiencia da pesquisadora enquanto assistente social do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba-IFPB- Campus Campina Grande. A coleta dos dados foi realizada atraves de entrevistas semiestruturada, os sujeitos da pesquisa sao 16 estudantes que ingressaram nos cursos superiores no ano de 2013 a 2015 por meio de cotas e 08 estudantes nao cotistas, bem como por 06 professores dos cursos superiores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa, de carater descritiva, bibliografica e documental, na qual utilizamos para a interpretacao dos dados o metodo de analise de conteudo subsidiado por Bardin (1977) e Franco (2005). Os resultados obtidos indicam que o sistema de cotas representa um mecanismo de inclusao ao ingresso no ensino superior. Em relacao as condicoes de aprendizagem dos estudantes cotistas a ma qualidade na educacao basica e apontada como fator interferente nas dificuldades de aprendizagem, como tambem pode ocasionar a evasao na Instituicao. Percebe-se, que a educacao se apresenta como essencial para o desenvolvimento dos estudantes, principalmente em aspectos de melhoria nas condicoes de vida, na qual os estudantes e docentes participantes, apontam o proprio esforco e empenho pessoal para o exito academico. Compreendemos que os participantes da pesquisa entendem que as cotas promoveram o acesso ao ensino superior, que anteriormente pelo metodo tradicional (vestibular) nao conseguiriam devido as desigualdades educacionais, sociais e raciais presentes no pais. Concluimos, que diante do historico de desigualdades que permeiam a sociedade brasileira, o sistema de cotas e visto como um sistema que permitiu a inclusao na educacao e que promoveu uma diversidade nas instituicoes de ensino superior.
|
-
JOSENILDO FERREIRA GOMES
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DE LICITAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.
-
Data: 13/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O inicio do seculo XXI ficou marcado pelo surgimento da sociedade do conhecimento, ocasionando mudancas nos modos de producao de bens e o reposicionando do homem como o centro das organizacoes. Nesse contexto, a formacao continuada tem se firmado como politica ou como mecanismo de desenvolvimento individual e organizacional, fazendo com que a promocao de processos de aprendizagem tenha se intensificado nos ultimos anos. Nesse aspecto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a formacao continuada de gestores de licitacao do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB), fundamentando-se na seguinte questao: como se da o processo de formacao continuada de gestores de licitacao do IFPB? Em termos metodologicos, a pesquisa configura-se como de campo, baseada na abordagem quantiqualitativa, tipificada como pesquisa descritiva e exploratoria, com procedimentos bibliografico e documental. Para o alcance dos objetivos foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionario misto (com questoes abertas e fechadas), cuja organizacao/interpretacao de dados recorreu a analise de conteudo. O universo da pesquisa foi composto por 15 sujeitos (gestores de licitacao) que estao atuando nos diversos campi do IFPB no Estado da Paraiba (Joao Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Monteiro, Picui, Sousa, Cajazeiras, Patos, Princesa Isabel, Guarabira e Reitoria. A amostra considerou apenas os campi que possuem mais de 5 anos de funcionamento, em virtude de os novos campi, em implantacao, ainda nao possuirem estrutura administrativa em plena atividade. Os resultados evidenciaram que o IFPB apresenta o seguinte quadro: ao lotar seus servidores para trabalhar no setor de licitacao, apenas 40% recebeu a formacao necessaria para desempenhar as atividades; 53,3% atestam que a chefia sempre incentiva os processos de formacao continuada e que o IFPB sempre disponibiliza e custeia essas formacoes. Nao ha um planejamento bem definido em relacao aos criterios utilizados, porem, 66,7% afirmam estar satisfeito e/ou plenamente satisfeito com a gestao da formacao continuada quando oferecida pelo IFPB. Na oferta de formacao continuada para os gestores de licitacao, 86,7% sao executados fora da sede do IFPB, atraves de organizacoes publicas e/ou privadas. Entre 2011 e 2015, destaca-se que 60% dos servidores participaram de 4 a 10 processos de formacao continuada e somente 1 respondente nao participou desses cursos. Para os gestores, constatou-se que a finalidade da qualificacao se da para adquirir conhecimento/capacitacao, melhorar o desempenho no exercicio da propria funcao, na busca por melhorias da execucao do trabalho licitatorio. Nenhum deles afirmou que se submetiam a tal processo como meio para auferir vantagem funcional em progressao por capacitacao ou incentivo a qualificacao, previstos na Lei 11.091/2005. Para os servidores, constatou-se um descontentamento na participacao, considerando que a organizacao nao planeja por area e nem aloca recursos orcamentarios especificamente para o setor de licitacao, e ressaltam que desejariam participar de um numero maior de oportunidades, que os temas sejam especificamente para licitacoes e que pudessem ocorrer dentro do ambiente de trabalho. Como resultado de destaque, ha um anseio dos gestores que a formacao continuada possa ser mais continua, intensa, que ocorra mais vezes, dentro da propria instituicao. Para isso, sugere-se que o IFPB, atraves da Diretoria de Gestao de Pessoas, possa formular um plano de capacitacoes que contemple o setor de licitacao, mais especificamente.
|
-
CELEIDE MARIA VERA CRUZ
-
AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
-
Data: 10/02/2017
-
Hora: 18:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Este estudo visa analisar a pratica da avaliacao no cotidiano escolar da rede publica estadual de Recife, Pernambuco, no ano de 2015, tendo como foco as avaliacoes de Lingua Portuguesa e Matematica para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O suporte teorico para discutir os principios, objetivos, finalidades e aspectos metodologicos da avaliacao da aprendizagem nas escolas de educacao basica baseou-se nos trabalhos sobre este tema desenvolvidos por Haydt (2001), Luckesi (2002), Mizukami (1986) e Perrenoud (1999). A pesquisa configura-se como uma pesquisa documental, tomando por base a experiencia da Escola Estadual Edwiges de Sa Pereira de Recife - PE. Sua metodologia caracteriza-se por adotar a analise documental feita atraves das avaliacoes de Lingua Portuguesa e Matematica para os 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental, dos Parametros Curriculares Nacionais e dos Parametros Curriculares do Estado de Pernambuco. A articulacao entre conhecimentos construidos a partir da pratica da avaliacao nos permitira identificar os limites e possibilidades desta acao no cotidiano escolar. Os resultados encontrados serao utilizados para instruir e estimular outras escolas publicas da rede estadual do estado de Pernambuco a adotarem a pratica de discutirem a avaliacao em seus espacos educativos.
|
-
MARINES ALVES GONDIM DO NASCIMENTO
-
MEMÓRIAS DE GESTORES ESCOLARES: risos e lágrimas são antioficiais
-
Data: 10/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa objetivou Compreender o gestor escolar como autor de sua historia a partir de sua propria narrativa oral considerando os desafios e dissabores da gestao ou do ato de gerir Tendo em vista, em estudo preliminar, a ausencia de trabalho cientifico com foco nas memorias desses profissionais. Como pressupostos metodologicos foi adotado a pesquisa qualitativa, associada ao metodo da historia oral, acreditando que atraves das memorias, o sujeito possa fazer relatos da sua trajetoria de vida pessoal e profissional, deixando assim o mundo empirico, a subjetividade, a emocao transbordar atraves das narrativas orais. Quanto a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com gravacao de (audios), utilizamos roteiros sistematizados, a partir, das necessidades informacionais. Onde foi realizada a transcricao e em seguida a Analise de Conteudo. A partir destas perspectivas, organizamos um material que traz contribuicoes cientificas atraves das trilhas seguidas pelas memorias narradas a partir das experiencias de gestores escolares, nem sempre visiveis vivenciadas nas escolas publicas do Sertao Pernambuco.
|
-
MARIA SANDRA DA CONCEIÇÃO
-
ENSINO MÉDIO INTEGRAL NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: UM DIAGNÓSTICO À LUZ DA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS
-
Data: 09/02/2017
-
Hora: 18:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Nas ultimas decadas tem ocorrido varias discussoes sobre a qualidade da Educacao Basica no Brasil, especialmente no Ensino Medio, considerando os desafios da universalizacao, expansao, democratizacao e qualidade da oferta. Varias acoes e estrategias governamentais tem se destacado no ambito educacional em busca da qualidade social do Ensino Medio. Nesta perspectiva, o governo do estado de Pernambuco implantou uma politica publica de reestruturacao do Ensino Medio, criando o Programa de Educacao Integral. Nesse contexto, essa pesquisa pretendeu analisar, sob a perspectiva da implementacao estrategica, as possiveis causas que levaram escolas de Referencia em Ensino Medio, do Agreste de Pernambuco, a alcancarem diferentes desempenhos nas metas pactuadas pelo governo, nos ultimos quatro anos, conforme os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educacao de Pernambuco (IDEPE). Para alcancar o objetivo pretendido foi utilizado o estudo de casos multiplos como estrategia metodologica, abordando duas escolas de tempo integral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observacoes diretas e documentos institucionais. A analise dos dados foi feita de forma individual e cruzada, baseada nos objetivos especificos da pesquisa. Os resultados demonstraram que houve avancos nas acoes governamentais, mas houve dificuldades e falhas na execucao das acoes; na criacao de estrategias e praticas inovadoras da equipe escolar e no alinhamento dos principais fatores: a estrutura organizacional, a cultura e a lideranca do gestor, para alcancar as metas estabelecidas pelo governo. Foram encontradas diferencas em relacao aos resultados do IDEPE nas duas escolas analisadas, destacando a importancia da lideranca do gestor e de sua permanencia na escola durante o ciclo do Ensino Medio. Os resultados permitem concluir que a pesquisa contribui no aprimoramento do exercicio da lideranca efetiva dos gestores escolares, propiciando a troca de experiencias exitosas, a disseminacao de acoes e o dialogo, com o objetivo de promover novas estrategias que fortalecam a lideranca escolar no processo de gestao democratica e participativa, na busca a melhoria dos resultados educacionais.
|
-
JOSELMA MENDES DE SOUSA CARNEIRO
-
A INFLUÊNCIA DA MUDANÇA NA CULTURA E NO CLIMA ORGANIZACIONAL:o caso do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Sousa.
-
Data: 09/02/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata da mudanca proporcionada pela Lei nº 11.892/2008 que transformou o sistema educacional brasileiro no que tange as escolas de nivel medio, conhecidas ate esse momento como Tecnicas, Agrotecnicas e Centros Federais de Educacao (CEFET´s) visto que promoveu a integracao das referidas escolas em todo o Brasil. De modo especial, as Escolas Agrotecnicas num total de 39 (trinta e nove) unidades perderam a autonomia que possuiam por serem autarquias e aderiram ao novo modelo de gestao. Na Paraiba, a Escola Agrotecnica Federal de Sousa que apos a modificacao passou a ser o Instituto Federal da Paraiba (IFPB), Campus Sousa foi o objeto desta pesquisa na qual se buscou investigar o que mudou na cultura organizacional a partir da mudanca de EAFSPB para IFPB e em que medida a mudanca afetou o clima organizacional e favoreceu a formacao de uma nova identidade. O objetivo geral foi analisar a influencia da mudanca sobre a cultura e o clima organizacional do IFPB, Campus Sousa e os objetivos especificos foram: Descrever a cultura organizacional do IFPB, Campus Sousa no periodo de mudanca de Escola Agrotecnica Federal para Instituto Federal, com a Lei 11.892/2008, no periodo de 2008 2015; Identificar o impacto sofrido pela mudanca ocasionada pela Lei 11.892/2008 sobre os processos organizacionais; Identificar a situacao atual do clima organizacional do Campus Sousa pela otica dos servidores; Compreender como a mudanca, a cultura e o clima organizacionais influenciaram a identidade do IFPB. Para o alcance dos objetivos, utilizou-se como metodologia do estudo de caso, devido a necessidade de analisar profundamente o objeto de estudo. Quanto a natureza, a pesquisa foi exploratoria e descritiva, fazendo uso da estrategia quali-quantitativa atraves de dois instrumentos para a coleta de dados: a entrevista e o questionario. Para a analise de dados da entrevista foi utilizado a tecnica de analise de conteudo, seguindo a definicao, caracteristicas e etapas de Franco (2015) e Bardin (2016), ja a analise dos questionarios se deu por frequencias simples, porcentagens e representacao em graficos. Esta pesquisa fez uso tambem da triangulacao dos dados obtidos em ambos os instrumentos, bem como nos documentos analisados por entender que o fenomeno estudado merecia uma analise mais completa. Ao final desse estudo, entende-se que os objetivos propostos foram cumpridos, de modo que durante a pesquisa foi possivel inferir que a mudanca influenciou na cultura organizacional e no clima organizacional, modificando crencas, rituais, valores de modo que apesar de estar num estagio bem avancado da mudanca, a organizacao ainda nao tem uma identidade real bem definida, merecendo para isso que haja um processo mais efetivo de socializacao da identidade formal, como tambem de integracao dos servidores antigos e novos para que o Campus trabalhe de forma coletiva no alcance de sua missao e objetivos.
|
-
CAMILLA ALVES GOMES
-
INOVAÇÃO EM SERVIÇOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINA GRANDE.
-
Data: 09/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Governos estao constantemente sendo pressionados para atender adequadamente as demandas da sociedade, que se tornam cada dia mais complexas. O principal desafio enfrentado pelo setor publico esta em fornecer servicos de qualidade com recursos escassos e capacidade operacional limitada. No Brasil, varios sao os problemas enfrentados pela sociedade, destacando-se a precariedade da saude publica, que tem passado por uma situacao de crise. E neste contexto que a inovacao tem sido considerada como um fator estrategico para melhorar a qualidade dos servicos publicos para os cidadaos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa consiste em explicar como a Secretaria Municipal de Saude de Campina Grande tem inovado na prestacao de servicos. Especificamente, buscou-se caracterizar as inovacoes realizadas, verificar quais os condicionantes que proporcionaram as inovacoes realizadas e identificar as barreiras para as inovacoes no setor publico. Como estrategia metodologica, foi utilizado o estudo de caso unico. A coleta de dados se deu atraves de entrevistas semiestruturadas, observacao direta e analise de documentos. Os dados coletados foram analisados atraves da analise de conteudo. Os resultados evidenciaram que a Secretaria Municipal de Saude de Campina Grande tem realizado varias inovacoes para suprir as demandas reprimidas e melhorar a qualidade dos servicos prestados a populacao Campinense. Entre os condicionantes para as inovacoes realizadas pela Secretaria estao: apoio dos gestores e lideres; alternancia politica; a capacitacao de pessoal; crise como oportunidade; opiniao popular; trabalho em equipe e a troca conhecimento e experiencias. No que se refere as barreiras a inovacao no setor publico, os entrevistados destacaram os entraves causados pela: insuficiencia de recursos; leis e regulamentacoes; crise economica; alternancia politica; greves e barreiras sociais e politicas. Conclui-se que as inovacoes realizadas pela Secretaria se classificam como incrementais e inovacoes por recombinacao. O principal condicionante as inovacoes, na percepcao dos dirigentes entrevistados, e o apoio dos gestores e lideres, corroborado tambem pelos usuarios dos servicos de saude. No que diz respeito as barreiras, a principal delas e a insuficiencia de recursos, a qual tem impactado negativamente em todos os processos de trabalho da Secretaria de Saude.
|
-
JOSÉ MARINHO DE LIMA FILHO
-
Estudo sobre o modelo de gestão Educacional utilizado na Mata- centro - PE no período de 2012/2016.
-
Data: 08/02/2017
-
Hora: 18:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O Programa de Formacao de Gestor Escolar de Pernambuco-PROGEPE, instituido pela Secretaria de Educacao Estadual, aplicado aos professores e tecnicos da rede publica estadual que postularam ao cargo de gestor escolar, foi analisado pelo fato do autor deste trabalho, se interessar pela administracao da escola publica, consoante sua experiencia ao longo dos anos como professor na rede privada e publica, sendo levado a participar do curso de formacao de gestor ministrado pela Universidade de Pernambuco com aulas presenciais e a distancia no ano de 2012. Questionando se o curso de formacao propos uma nova qualificacao de gestores na rede estadual, investigando se os mesmos formados pelo programa adquiriram conhecimentos para o exercicio da funcao com habilidades e competencias, apropriando-se da proposta de politica publica, gestao e concepcoes de metas e resultados implantados pelo do Pacto pela Educacao. O interesse em saber, em investigar se um novo modelo de gestao educacional ficou evidenciado na rede publica estadual, da mata centro/PE, com qualidade social e democratica na figura do gestor/administrador escolar, e a preparacao de jovens para o exercicio da cidadania e insercao no mercado de trabalho. Utilizando-se de uma hipotese baseada na pesquisa exploratoria, documental e bibliografica, realizando entrevistas com gestores, professores e alunos que possam gerar resultados e estudos atraves das reflexoes de pensadores e teoricos como Moacir Gadotti, Heloisa Luck, Vitor Paro, Wilson Aragao, Anielson Barbosa, Edgar Morin e Paul Senge, tendo ainda feito leitura de legislacao nacional e estadual em suas diretrizes, instrucoes e normativas, referentes ao processo formativo e consultivo com certificacao do progepe. Os resultados possiveis de serem encontrados nao significam um esgotamento do assunto, apenas um vertice aberto na busca do conhecimento cientifico e especifico da gestao escolar democratica na rede estadual de Pernambuco.
|
-
ANDERSON SANTOS LIMA
-
AÇÕES ESTRATÉGIAS PARA A BASE DA PIRÂMIDE: ESTUDO DE CASOS EM EMPRESAS DO SETOR IMOBILIÁRIO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
-
Data: 08/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Nas ultimas decadas, um mercado, em especial, formado por pessoas consideradas pobres, conhecido por base da piramide (BoP), tem chamado a atencao por apresentar um grande potencial. No Brasil, especificamente no setor imobiliario, a partir do Programa Minha Casa Minha Vida, muitas empresas tem atuado para produzir um bem que gere um desenvolvimento social e economico para a sociedade. Contudo, para adentrar no mercado da BoP e necessario que as empresas tenham estrategias especificas, alem de uma infraestrutura comercial adequada, com vistas a superar as possiveis dificuldades encontradas para atendimento ao mercado da BoP. Assim, o presente trabalho busca analisar como empresas do setor imobiliario estao desenvolvendo seus negocios para atender a BoP. Especificamente, busca-se identificar os elementos-chave da infraestrutura comercial para a BoP no setor imobiliario; caracterizar as estrategias empreendidas para a BoP no setor imobiliario; e descrever o papel de agentes externos nos negocios empreendidos. Como estrategia metodologica, sera utilizado o estudo de casos multiplos. Os dados serao coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, observacoes diretas e sistematicas, documentos e websites relacionados ao assunto deste trabalho. A analise dos dados, dos casos selecionados, ocorreu de forma individual e cruzada. Dessa forma, sob o aspecto teorico, esta pesquisa visa contribuir para ampliacao dos estudos sobre acoes estrategicas voltadas, especificamente, para a BoP, ja sob o aspecto pratico a pesquisa visa contribuir para que empresas, do setor, compreendam melhor as estrategias relacionadas ao mercado imobiliario da BoP, no Brasil. Os resultados obtidos mostraram que cada segmento, da cadeia do setor imobiliario, tem uma participacao significativa para o desenvolvimento do negocio para atendimento as pessoas da BoP, tendo em vista que todo o processo e longo e burocratico, principalmente no quesito do financiamento imovel, sendo a principal dificuldade apresentada pelas empresas, bem como pelas pessoas que adquiriram um imovel. Conclui-se que para atuacao de empresas no setor imobiliario, para atendimento as pessoas da BoP, e necessario que haja acoes estrategicas especificas que busquem tornar possivel a aquisicao do imovel por uma pessoa da BoP.
|
-
ROSINEIDE FEITOSA DE MENEZES GONÇALVES
-
A EVASÃO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA GESTOR EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO- PROGEPE
-
Data: 07/02/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A pesquisa investiga as causas da evasao no Curso de Especializacao em Gestao e Avaliacao Educacional do Programa de Formacao para Gestores Educacionais de Pernambuco- PROGEPE. Assim como, identifica o perfil dos gestores participantes do curso; analisa as caracteristicas do curso; assinala o percentual de evasao e os fatores que impediram que os estudantes acompanhassem o curso; fomenta a discussao sobre a formacao compativel com as necessidades exigidas pelos gestores do estado de Pernambuco e apresenta um modelo para analise da evasao no Curso em Especializacao a ser oferecido aos gestores educacionais de Pernambuco. Foi adotada uma fundamentacao teorica que aborda temas como a Formacao de Gestores Escolares (LUCK, 2000) e (HORA, 2004), e evasao escolar (VINCENT TINTO 1975) com o seu Modelo de Integracao do Estudante, em que Vicent Tionto traz a ideia de que a evasao do estudante e verificada a partir da falha na integracao com o seu ambiente da universidade, tendo se inspirado no entendimento de Emile Durkheim sobre o suicidio e compara a evasao com um suicidio social, bem como no Estudo Comparativo de Silva (SILVA 2012), que identifica as variaveis que influenciam o processo de permanencia e desistencia dos alunos das modalidades de ensino presencial e a distancia em Cursos de Especializacao lato sensu. Em um primeiro momento, trata-se de uma pesquisa bibliografica pela necessidade de fundamentacao teorica sobre o tema, posteriormente sera realizada uma pesquisa de campo. A populacao estudada e constituida por 2.513 desistentes. No entanto, utilizamos como modelo, a amostra aleatoria simples, tendo em vista que as variaveis analisadas sao mensuradas por meio de questionario semiestruturados, constituido por 13 questoes objetivas relacionadas a informacoes pessoais, profissionais, e sobre o curso desenvolvido. Quanto ao metodo trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e justifica-se, respectivamente, por ser uma forma adequada de se entender a natureza de um fenomeno social, e contribuir para delinear o problema estudado e as informacoes coletadas, identificando casos representativos em nivel grupal. Os resultados demonstraram que os fatores causadores e influenciados da evasao que impediam que os discentes acompanhassem o curso estao relacionados em larga medida ao tempo que precisavam dispor para realizacao das atividades. Um dos encalcos para a realizacao das atividades, se deve ao fato de que a maioria dos cursistas sao gestores de escolas. Um dado interessante e que a maior parcela dos entrevistados, tomaram conhecimento da existencia do curso por meio das comunicacoes das regionais de ensino. Os resultados permitem concluir que e imprescindivel pesquisar as causas da evasao na formacao de gestores a distancia, para que algo possa ser feito a respeito em um futuro proximo e assim diminuir os indices de desistencia, evasao ou abandono na formacao dos gestores escolares.
|
-
RAIMUNDO SILVEIRA FILHO
-
O SISTEMA EM CRISE OU CRISE DO SISTEMA? Repercussões para os negócios imobiliários e seus próprios atores.
-
Data: 07/02/2017
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A crise que abalou o capitalismo nos ultimos dez anos ainda nao foi totalmente superada; pelo contrario, assumiu multiplas dimensoes, da etica a politica, da seguranca publica aos blocos economicos etc. Nesse sentido, esta investigacao tem por objetivo analisar a concepcao de crise no contexto dos negocios imobiliarios, partindo do seguinte problema: como a concepcao de crise emerge e se estrutura no contexto dos negocios a partir da concepcao/percepcao de estudantes (gestores potenciais) do mercado de imoveis, em Joao Pessoa-PB? Em termos metodologicos, foi realizada uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa, distinguindo-se como pesquisa descritiva e com procedimentos bibliograficos. Para o alcance dos objetivos foi aplicado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada a 5 (cinco) estudantes, cuja analise e tratamento dos dados foi subsidiada pela analise de conteudo. Os resultados apontam que, como forca objetiva, a crise tambem permite abrir espacos que engendram investimentos em infraestrutura, servindo para alavancar oportunidades no campo dos negocios imobiliarios, tais elementos caracterizam-se como estrategias propulsoras do capitalismo contemporaneo. A dimensao da crise, sob o aspecto economico, revela-se intensamente com as mudancas nas taxas de juros e na atual politica fiscal; no campo politico, com o embate ideologico/partidario entre investimentos imobiliarios para o setor publico que se contrapoem ao privado; e, do lado sociocultural, a crise expoe-se com a falta de motivacao das pessoas em responder positivamente as decisoes politicas sobre o deficit habitacional. Quanto as dissonancias e oportunidades diante da crise, a primeira repousa sobre as insegurancas dos investidores imobiliarios que sao motivadas pela crise politico-economica, e a segunda consolida-se com o aparecimento de novos formatos de empreendimentos e novas escolhas dos consumidores. Chegou-se a conclusao de que, na tentativa de fugir das crises, investir em negocios imobiliarios passa a ser campo gravitacional das economias capitalistas. Sendo assim, os governos deslocam politicas expansionistas (reducao de juros, expansao do credito, entre outras.) para outros setores, surgindo colapsos de varias ordens. Logo a crise nao e superada, mas sim, contornada.
|
-
NOÊMIA KARINA ARAÚJO DA SILVA
-
A PERCEPÇÃO DOCENTE ACERCA DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE EMPREENDEDORISMO MINISTRADO NO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
-
Data: 06/02/2017
-
Hora: 16:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa teve o objetivo de estudar a percepcao docente acerca do Componente Curricular de Empreendedorismo ministrada no Ensino Medio do Estado de Pernambuco. Para tal foi realizada uma pesquisa qualitativa, com quinze docentes de vinte e um lotados na GRE Recife Sul, atraves da tecnica da historia oral, que buscou obter as experiencias de vida profissional de cada entrevistado. No inicio da pesquisa foi necessario buscar referencias teoricas que subsidiassem conceitos basicos inerentes as tematicas centrais. Nesse sentido, para a realizacao deste estudo tornou-se necessario conhecer a origem historica do Empreendedorismo e o seu vinculo com a educacao formal; entendendo tambem a sua incorporacao nos processos associados aos projetos da educacao empreendedora pernambucana, apoiados nos autores que abordam essa tendencia inovadora no ambito escolar; alem de tracar um panorama atual sobre o Ensino Medio no Brasil e a sua reestruturacao no Estado de Pernambuco. Posteriormente a realizacao da entrevista e utilizando-se de normas para a transcricao foi feita a analise dos depoimentos dos docentes entrevistados. Os resultados dos quinze depoimentos com similaridades em experiencia profissional trazem a luz do conhecimento, os enfrentamentos na pratica educativa relatados pelos docentes envolvidos no projeto educacional de Empreendedorismo. Principais resultados encontrados: a) Docentes sem formacao especifica para lecionar Empreendedorismo; b) Secretaria de Educacao do Estado sem fornecer formacao continuada para os docentes deste componente curricular; c) Estudantes criativos, almejando inovacao e socializando experiencias de vida.
|
-
PAULA REGINA DE MOURA FRANÇA ALVES
-
INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA: OS INDICADORES EDUCACIONAIS E OS ÓRGÃOS DE FOMENTO
-
Data: 06/02/2017
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
No contexto educacional das politicas de responsabilizacao (accountability), faz-se necessario que os atores escolares reflitam sobre os indicadores educacionais. Nesse sentido, a apropriacao dos indicadores educacionais por parte das equipes escolares pode contribuir para melhoria da educacao em seu sentido amplo, ja que a partir deles; pode-se monitorar os resultados alcancados e os entraves a serem vencidos; como tambem pleitear recursos junto as agencias financiadoras da educacao. O presente estudo tem como finalidade estudar os indicadores educacionais e suas implicacoes na obtencao de recursos junto as agencias de fomento, uma vez que se detectando a relacao entre agencias de fomento e os indicadores educacionais, teremos um aporte que possibilitara tanto um melhor entendimento sobre nossos financiadores quanto informacoes estrategicas acerca da captacao de recursos. Os orgaos de fomento monitoram seus investimentos atraves dos indicadores que funcionam como uma bussola, fato que exige dos envolvidos no processo o entendimento amplo dos mesmos. Em termos metodologicos, trata-se de uma pesquisa delimitada pela abordagem de natureza qualitativa, respaldada pela tipologia descritiva. Para o alcance dos objetivos foi utilizado, enquanto instrumento de coleta, a pesquisa documental e para a analise dos mesmos, a tecnica de analise de conteudo. E com o desenvolvimento da pesquisa, verificou-se que existem muitos recursos destinados a educacao, contudo carece que as equipes escolares tenham conhecimento acerca das formas de captacao destes; como tambem se evidenciou que o trabalho com indicadores educacionais necessita ser expandido dentre as equipes como forma de possibilitar as melhorias necessarias na educacao contemporanea. Como resultado final, obteve-se a construcao de um framework, de forma a contribuir para a gestao escolar captar os recursos necessarios a melhoria da qualidade educacional.
|
-
FELIPE AUGUSTO DA TRINDADE PRESTES
-
MOTIVACÃO E APRENDIZAGEM: A BUSCA DA EXCELÊNCIA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS EM ORGANIZAÇÕES TERCEIRIZADAS DE TELECOMUNICAÇÕES
-
Data: 03/02/2017
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
RESUMO: Na perspectiva das rapidas mudancas economicas, politicas e sociais no geral, o mundo se ve cada vez mais dependente de ferramentas de comunicacoes, que possa conectar um ser humano com o mundo. Dentro desse contexto, esta dissertacao tratou de casos concretos de empresas contratadas pela NET, a prestarem servicos terceirizados de instalacao de tv, internet e telefone a cabo dentro do municipio da grande Joao Pessoa PB. A motivacao deste trabalho partiu da problematizacao de uma destas empresas, a Global Business do Brasil (GBB). Diante disto, considerou-se as caracteristicas da GBB e os problemas por elas vivenciados comum a todas as instituicoes privadas de pequeno porte, e principalmente as instituicoes portadoras destas mesmas caracteristicas. Esta pesquisa conheceu e analisou a relacao existente entre escolarizacao, aprendizagens e os fatores motivacionais dos empregados das empresas contratadas pela Net em Joao Pessoa, PB, tendo em vista as adequacoes de novas e constantes tarefas com criterios de excelencia no processo produtivo (instalacoes de equipamentos).Para obter e alcancar os objetivos desta pesquisa, foi adotado como estrategias os procedimentos com abordagens metodologicas e analiticas centrada nas categorias Escolaridade/Aprendizagens/Motivacoes, com caracteristicas exploratorias, descritivas, explicativas e informacoes empiricas com procedimentos qualitativos e quantitativos. Utilizou-se entrevistas com questoes abertas e fechadas apenas com os instaladores de tv a cabo. Os dados indicaram que no caso especifico, a escolaridade nao tem grande influencia com as aprendizagens adquiridas e desenvolvidas; o maior fator motivacional para as aprendizagens sao as motivacoes extrinsecas financeiras.
|
-
ALOIRMAR JOSÉ DA SILVA
-
EFICÁCIA ESCOLAR E GESTÃO APRENDENTE: um estudo das práticas em Escolas Católicas na Paraíba
-
Data: 27/01/2017
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A presente dissertacao teve por objetivo analisar a perspectiva da Eficacia Escolar no contexto das praticas de gestao em Escolas Catolicas na Paraiba. A partir da utilizacao dos conceitos de Eficacia e Gestao Escolar, buscou-se evidenciar as especificidades das praticas de gestao em quatro instituicoes de educacao catolica no estado da Paraiba, por meio de uma pesquisa que associou as abordagens de natureza qualitativa e quantitativa, do tipo exploratoria e descritiva, com procedimentos de analise documental. A coleta de dados foi feita por meio de consulta a Proposta Pedagogica de cada escola, entrevistas com gestores, como tambem aplicacao de um questionario com estudantes e professores. Os resultados demonstraram que apesar do favorecimento obtido com a selecao de estudantes que as Escolas Catolicas realizam, as praticas de gestao investigadas apresentam um nivel elevado de eficacia escolar. Essas praticas foram estudadas a partir de cinco fatores de eficacia escolar: sentido de comunidade, clima organizacional, enfase academica, gestao e lideranca, e aprendizagem organizacional. No dialogo com os resultados de outras pesquisas em nivel nacional e internacional, tornou-se evidente que as praticas adotadas, atestam o exito do processo educativo dessas Escolas Catolicas e de certo modo explicam porque, mesmo tendo a mesma identidade e missao, bem como estando presentes em contextos semelhantes, conseguem obter resultados diferenciados e se projetaram socialmente como centros reconhecidos de excelencia.
|