-
DIOGO DE SANTANA GERMANO
-
Sobre Soluções para Equações de Schrödinger Quaselineares Generalizada com Crescimento Crítico
-
Data: 21/12/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos questões relacionadas à existência, não-existência e comportamento de concentração de soluções do tipo onda estacionária para uma classe de equações de Schrödinger quaselineares generalizada com crescimento crítico, as quais modelam fenômenos físicos, tais como, mecânica dos fluidos, física dos plasmas e mecânica quântica dissipativa. Na obtenção de nossos resultados, usamos uma identidade de Pohozaev, teoria de ponto fixo em espaços ordenados e métodos variacionais, tais como, teoremas do tipo mini-max.
|
-
JOÃO HENRIQUE SANTOS DE ANDRADE
-
Propriedades qualitativas para soluções não-negativas de uma sistema de quarta ordem fortemente acoplado
-
Data: 18/12/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese, estudamos propriedades qualitativas para soluções não-negativas de uma classe de sistemas de quarta ordem governados por uma termo de acoplamento do tipo Gross-Pitaevskii. Mais precisamente, fornecemos resultados de classificação e a descrição do comportamento local perto de uma singularidade (não-removível) e isolada. Nosso estudo consiste em dois casos, a saber ou o domínio é o espaço furado, ou a bola furada. Inicialmente, classificamos as soluções no espaço inteiro, também chamadas de soluções de limite blow-up (ou soluções de Emden--Fowler). Então, provamos que essas soluções limite são os modelos locais para o sistema perto da origem.
A mudança no crescimento do termo de acoplamento não-linear altera nossos métodos. Assim, dividimos nossa análise nos casos crítico (superior) e subcríticos, onde o último também é dividido em mais sub-casos com respeito ao expoente de Serrin (ou crítico inferior). Estamos baseados em coordenadas logarítmicas-cilíndricas, resultados do tipo Liouville, fórmulas de representação integral, métodos de deslizamentos, funcionais de Pohozaev, Teoria de Fredholm analítica e análise assintótica. No caso com crescimento crítico, nosso sistema está fortemente relacionado com a equação da Q-curvatura conformemente plana, sendo sua generalização vetorial mais natural. Nesta situação, um estudo delicado dos campos de Jacobi geométricos no núcleo do operador linearizado ao redor da solução de Emden--Fowler é necessário.
|
-
ANTÔNIO DE PÁDUA FARIAS DE SOUZA FILHO
-
Standing waves for fourth order nonlinear Schrödinger equations
-
Data: 15/12/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos a existência de soluções para equações elípticas de quarta ordem considerando diferentes casos de potenciais. Estes problemas surgem no estudo de vários fenômenos físicos e na engenharia, como deslocamento de ondas em pontes suspensas e deformações de uma barra elástica em estado de equilíbrio. Utilizamos métodos variacionais, como teoremas min-max e teoria do grau. Além disso, são considerados fenômenos de concentração das soluções para ε → 0.
|
-
CAMILA SIBELLE MARQUES DA SILVA
-
A topologia da fibração de Milnor-Lê para funções de três variáveis reais.
-
Data: 14/12/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Sob certas hipóteses, descrevemos a topologia da fibra de Milnor de germs de funções em três variáveis reais.
|
-
JOSENILDO DA SILVA
-
Do Teorema de Liouville ao Sétimo Problema de Hilbert e Algumas Consequências
-
Data: 14/12/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos o desenvolvimento da teoria dos números algébricos
e transcendentes com ênfase em uma solução do Sétimo Problema de Hilbert, resultado que reuniu esforços de grandes matemáticos. Para uma melhor compreensão
desse processo, apresentamos o resultado obtido por Liouville a partir de um teorema
que caracteriza os algébricos, em seguida, construímos um número que não satisfaz
tal caracterização, portanto, será transcendente. Provaremos a notável existência de
transcendentes via Liouville e por meio de Cantor, mostrando que o infinito dos transcendentes ´e não enumerável, enquanto, dos algébricos é enumerável, evidenciando que há muito mais números transcendentes do que algébricos. Demonstraremos uma generalização do Teorema de Lindemann estabelecido por Hermite-Lidemann, de consequências mais gerais como a transcendência de certos números e funções: e^α, e, π,log(α), sin(α), cos(α) e tan(α), sendo α algébrico, e ainda, nosso objeto principal de
estudo, que ´e uma solução do Sétimo Problema de Hilbert e algumas consequências,
problema este que perguntava se números da forma α^β, onde α ´e um número algébrico
diferente de 0 e 1; e β é um número algébrico e irracional, são todos transcendentes.
Neste sentido, temos uma infinidade de números da forma 2^(√2), i^i, log_10(2), e^π
e (log 3)/(log 2) que são transcendentes. Finalmente, como consequência introduziremos um avanço significativo recente de uma formulação mais geral de uma conjectura provada por Baker, o qual diz que, qualquer combinaçãp finita não-nula de logaritmos de algébricos com coeficientes algébricos ´e transcendente, e assim, facilitando a busca por transcendentes e possibilitando o desenvolvimento de outras áreas.
|
-
JONATHAS PHILLIPE DE JESUS ALMEIDA
-
Trivialidade Topológica em Famílias de Funções sobre Conjuntos Subanalíticos e Espaços Analíticos Complexos
-
Data: 16/11/2020
-
Hora: 13:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos famílias de funções definidas sobre um conjunto subanalítico ou sobre um espaço analítico complexo. Damos condições suficientes para que uma família que depende linearmente de um parâmetro tenha tipo topológico abstrato constante, generalizando alguns resultados clássicos dados por Lê-Ramanujam, King e Parusinski. No caso particular de famílias de singularidades isolados definidas sobre ICIS, provamos que μ-constância implica trivialidade topológica abstrata.
|
-
FRANCISCO CALVI DA CRUZ JUNIOR
-
Sobre as Imersões r-Trapped em Espaços-tempo Lorentzianos e uma desigualdade ponderada para tensores.
-
Data: 10/11/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho foi dividido em dois momentos: no primeiro, nos dedicamos ao estudo
de subvariedades tipo-espaço $\Sigma^n$ imersas em espaços-tempo Lorentzianos $M^{n+p+1}$. Assim, introduzimos a noção de subvariedades r-trapped como generalização das subvariedades trapped introduzidas por Penrose. No caso em que o espaço ambiente é um GRW $−Ix_\rho M^{n+p}$, considerando algumas propriedades como parabolicidade e completude estocástica, fornecemos resultados de rigidez e de não existência para subvariedades r-trapped em algumas configurações de espaços-tempo GRW e, por último, fornecemos exemplos de subvariedades r-trapped, onde algumas delas são trapped e outras não, comprovando que a noção de subvariedades r-trapped são diferentes de acordo com o número r. Por outro lado, no caso em que o espaço ambiente é um SSST $M^{n+p}x_\rho R_1$, calculamos os operadores diferenciais Lr, L\rho r e Lr,\phi aplicados à função altura $h = \pi_R\circ\psi$ da imersão $\psi:\Sigma^n \to M^{n+p}x_\rho R_1$ e consideramos algumas propriedades em $\Sigma^n$ como parabolicidade e princípios de máximo. Neste cenário, fornecemos resultados de rigidez e de não existência para subvariedades r-trapped. Depois, obtemos algumas desigualdades do tipo De Lellis-Topping para tensores gerais sob restrições no tensor Bakry-Émery Ricci. Em particular, fornecemos novos resultados em variedades com bordo convexo, melhorando alguns resultados conhecidos em variedades com bordo totalmente geodésico. Além disso, aplicamos nossos resultados em uma classe de tensores localmente conservativos.
|
-
DANIEL TOMAZ DE ARAUJO
-
Generalização do conceito de lineabilidade e abordagem multipolinomial de desigualdades clássicas
-
Data: 26/10/2020
-
Hora: 11:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho investigamos resultados de lineabilidade e versões multipolinomiais de desigualdades clássicas. Na primeira parte, inspirados por um trabalho publicado em 1987, por I. J. Maddox, demonstramos um resultado de lineabilidade relacionado a operadores absolutamente somantes em espaços de sequências. Em seguida, introduzimos uma noção mais restritiva de lineabilidade e generalizamos teoremas relacionados à lineabilidade dos conjuntos $\ell_{p} \diagdown \bigcup_{0p} L_{q}[0,1]$. Além disso, essa nova abordagem foi explorada também no contexto de curvas de Peano, tomando como referência um trabalho de Albuquerque et al., 2014. Na segunda parte, realizamos um breve estudo sobre multipolinômios homogêneos, com o objetivo de obter versões multipolinomiais para as desigualdades de Kahane--Salem--Zygmund e Hardy--Littlewood.
|
-
DJAIR PAULINO DOS SANTOS
-
Desigualdades de Bohnenblust--Hille, de Hardy--Littlewood e de Khinchin
-
Data: 05/10/2020
-
Hora: 11:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, apresentamos variações de três desigualdades clássicas e investigamos as constantes e expoentes ótimos envolvidos. No Capítulo 1, provamos uma versão multilinear da desigualdade de Bohnenblust--Hille para índices uniformemente limitados; no Capítulo 2, demonstramos desigualdades de Hardy--Littlewood para formas m-lineares $T:\ell_{p_{1}}\times\cdots\times\ell_{p_{m}}\longrightarrow\mathbb{K}$ no caso $1/p_{1}+\cdots+1/p_{m}\geq1,$ que até então nunca havia sido investigado por questões técnicas. Finalmente, no Capítulo 3, apresentamos variações da desigualdade múltipla de Khinchin.
|
-
RANIERI DE FRANÇA FREIRE
-
Simetria de extremais para desigualdades de Trudinger-Moser com peso do tipo Henon
-
Data: 28/08/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudaremos existência, simetria e comportamento assintótico das funções extremais do problema
\begin{equation}\label{Extremal}
S(\alpha,\gamma)=\sup_{{u \in H^1(\Omega)} \atop{\|u\|\leq 1}} \int_{\Omega}(e^{\alpha u^2}-1)|x|^{\gamma}dx,
\end{equation}
onde $\Omega$ é a bola unitária de $\mathbb{R}^2$, $\gamma,\alpha\geq0$. Mostraremos propriedades de simetria das estremais quando $\gamma\rightarrow\infty$ e $\alpha \rightarrow0$. Estudaremos também, pela sua influência no problema (1), a simetria e comportamento assintótico, quando $\alpha \rightarrow 0$, das funções extremais para a desigualdade de Trudinger-Moser no traço, isto é,
\begin{equation}
T(\alpha)= \sup_{{u \in H^1(\Omega)} \atop{\|u\|\leq 1}} \int_{ \partial \Omega}(e^{\alpha u^2}-1)d\sigma.
\end{equation}
|
-
RANIERI DE FRANÇA FREIRE
-
Simetria de extremais para desigualdades de Trudinger-Moser com peso do tipo Henon
-
Data: 28/08/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudaremos existência, simetria e comportamento assintótico das funções extremais do problema
\begin{equation}\label{Extremal}
S(\alpha,\gamma)=\sup_{{u \in H^1(\Omega)} \atop{\|u\|\leq 1}} \int_{\Omega}(e^{\alpha u^2}-1)|x|^{\gamma}dx,
\end{equation}
onde $\Omega$ é a bola unitária de $\mathbb{R}^2$, $\gamma,\alpha\geq0$. Mostraremos propriedades de simetria das estremais quando $\gamma\rightarrow\infty$ e $\alpha \rightarrow0$. Estudaremos também, pela sua influência no problema (1), a simetria e comportamento assintótico, quando $\alpha \rightarrow 0$, das funções extremais para a desigualdade de Trudinger-Moser no traço, isto é,
\begin{equation}
T(\alpha)= \sup_{{u \in H^1(\Omega)} \atop{\|u\|\leq 1}} \int_{ \partial \Omega}(e^{\alpha u^2}-1)d\sigma.
\end{equation}
|
-
LISIANE REZENDE DOS SANTOS
-
Unimodular multilinear forms on sequence spaces and summability principles
-
Data: 27/08/2020
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho está dividido em duas partes. Inicialmente investigamos a existência de formas unimodulares (complexas ou reais) com coeficientes de m\'{o}dulo $1$ com norma \emph{relativamente} pequena em espa\c cos $\ell_p^n$. Obtemos uma generaliza\c c\~ao da c\'elebre desigualdade de Kahane--Salem--Zygmund com norma refinada no caso $1 \leq p \leq 2$. As estimativas de norma obtidas s\~ao usadas para respondermos, de forma definitiva, o comportamento assintótico de formas unimodulares em $\ell_p^n$ quando $p\geq 2$. Al\'em disso, aplica\c c\~oes a desigualdades cl\'assicas s\~ao obtidas. A segunda parte trata de temas de somabilidade de operadores multilineares. Investigamos uma recente t\'ecnica introduzida por Pellegrino \emph{et al.} \cite{PSST} para obter um princ\'ipio de regularidade em espa\c cos de sequ\^encia e, como aplica\c c\~ao, aprimoramos um resultado de inclus\~ao para operadores somantes. Em seguida, tratamos de uma no\c c\~ao geral somabilidade (operadores $\Lambda$--somantes, ver Cap\'itulo \ref{chapter3}) que unifica as noções somabilidade múltipla e absoluta para operadores multilineares, onde forneçemos um resultado geral de inclusão que engloba os correspondentes resultados de cada classe. Aplicações à teoria da desigualdade multilinear de Hardy--Littlewood também são obtidas neste contexto.
|
-
LISIANE REZENDE DOS SANTOS
-
Unimodular multilinear forms on sequence spaces and summability principles
-
Data: 27/08/2020
-
Hora: 09:30
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho está dividido em duas partes. Inicialmente investigamos a existência de formas unimodulares (complexas ou reais) com coeficientes de m\'{o}dulo $1$ com norma \emph{relativamente} pequena em espa\c cos $\ell_p^n$. Obtemos uma generaliza\c c\~ao da c\'elebre desigualdade de Kahane--Salem--Zygmund com norma refinada no caso $1 \leq p \leq 2$. As estimativas de norma obtidas s\~ao usadas para respondermos, de forma definitiva, o comportamento assintótico de formas unimodulares em $\ell_p^n$ quando $p\geq 2$. Al\'em disso, aplica\c c\~oes a desigualdades cl\'assicas s\~ao obtidas. A segunda parte trata de temas de somabilidade de operadores multilineares. Investigamos uma recente t\'ecnica introduzida por Pellegrino \emph{et al.} \cite{PSST} para obter um princ\'ipio de regularidade em espa\c cos de sequ\^encia e, como aplica\c c\~ao, aprimoramos um resultado de inclus\~ao para operadores somantes. Em seguida, tratamos de uma no\c c\~ao geral somabilidade (operadores $\Lambda$--somantes, ver Cap\'itulo \ref{chapter3}) que unifica as noções somabilidade múltipla e absoluta para operadores multilineares, onde forneçemos um resultado geral de inclusão que engloba os correspondentes resultados de cada classe. Aplicações à teoria da desigualdade multilinear de Hardy--Littlewood também são obtidas neste contexto.
|
-
VICTOR VINICIUS FRANÇA SILVA
-
Uma introdução ao operador phi-Laplaciano
-
Data: 07/08/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, propomos abordar um problema de Dirichlet clássico via métodos variacionais, envolvendo uma classe de Equações Diferenciais Elípticas não lineares do tipo phi-Laplaciano, que generaliza operadores lineares e semi-lineares tradicionais, como o próprio Laplaciano e o p-Laplaciano.
|
-
MARCOS AURELIO GUIMARAES MONTEIRO
-
Novos espaços de sequências e de operadores associados a uma aplicação bilinear
-
Data: 03/08/2020
-
Hora: 09:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho daremos contribuições à teoria de sequências em espaços de Banach e à teoria de operadores definidos por transformações de sequências vetoriais. Estudamos novos espaços de sequências associados a uma aplicação bilinear. Investigamos a completude desses espaços, os relacionamos com os espaços das sequências absolutamente, fracamente e Cohen fortemente $p$-somáveis e estabelecemos condições de dualidade. Além disso, estudamos também novas classes de operadores lineares relacionados a esses novos espaços e obtemos resultados importantes, tais como teoremas do tipo dominação de Pietsch, composição, inclusão e coincidência.
|
-
ANGÉLICA DE CARVALHO COSTA PONCIANO
-
Unicidade de Pontos Críticos e Aplicação a um Problema Elíptico Quasilinear
-
Data: 31/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos alguns resultados que garantem a unicidade de pontos críticos para um funcional Frechet diferenciável definido num espaço normado e fazemos uma aplicação a um problema elíptico quaselinear que surge na Física. As principais ferramentas usadas na aplicação são métodos variacionais, a saber, argumentos de minimização, teoria de regularidade e Princípio de Máximo. Salientamos que os resultados abstratos que apresentamos podem ser aplicados em número maior de problemas advindos da Física Matemática.
|
-
LENIN ALEXANDRE DE ALMEIDA BEZERRA
-
Teoria de Obstrução e as classes de Stiefel-Whitney
-
Data: 31/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
O principal objeto de estudo deste trabalho são as classes características de fibrados vetoriais, precisamente, consideramos as classes de Stiefel-Whitney. De maneira geral, podemos interpretar estas classes como uma maneira de determinar a obstrução para se construir um conjunto de seções linearmente independentes num fibrado vetorial. Apresentamos o ponto de vista axiomático e a definição usando a Teoria de Obstrução. Concluímos mostrando que as classes definidas usando teoria de obstrução satisfazem as exigências da definição axiomática.
|
-
THIAGO LUIZ DE OLIVEIRA DO RÊGO
-
Ground state and nodal solutions for some elliptic equations involving the fractional Laplacian operator and Trudinger-Moser nonlinearity
-
Data: 30/07/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho estudamos a existência de soluções de energia mínima e de soluções nodais para algumas classes de problemas envolvendo o operador Laplaciano fracionário em que a não linearidade envolvida pode possuir crescimento exponencial no sentido da desigualdade de Trudinguer-Moser. As principais ferramentas usadas nesse estudo são: a desigualdade de Trundiguer-Moser para os espaços de Sobolev fracionário, métodos variácionais e o lema da deformação.
|
-
VICTOR CAMILLO BATISTA PINHEIRO
-
Formulações da Massa ADM e Gráficos com bordo não compacto
-
Data: 28/07/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
A primeira parte deste trabalho consiste em demonstrar que a massa ADM de uma variedade assintoticamente plana pode ser calculada em termos de um limite assintótico de integrais envolvendo o tensor de Einstein. Para isso, seguimos o método proposto por Herzlich que relaciona a análise de Michel para invariantes assintóticos e uma fórmula de integração por partes baseada na identidade contraída de Bianchi. Dado o caráter geral desta abordagem, vamos analisar conjuntamente o centro de massa e um conceito de massa desenvolvido para variedades assintoticamente hiperbólicas.
Num segundo momento, estudamos as variedades assintoticamente planas que possuem bordo não compacto. Neste contexto, temos uma noção similar de massa desenvolvida por Almaraz, Barbosa e De Lima que nos permite adaptar o método anterior para expressar a massa também em termos de tensores geométricos. Para isso, seguiremos o artigo de De Lima, Girão e Montalbán.
Por fim, com base no artigo de Barbosa e Meira, vamos provar uma versão da Desigualdade de Penrose para hipersuperfícies gráficas com bordo não compacto. Seguindo a ideia original de Lam, expressamos a curvatura escalar como a divergência de um campo vetorial e usamos a desigualdade de Aleksandrov-Fenchel para obter limitantes inferiores das integrais do bordo.
|
-
JOYCE SARAIVA SINDEAUX
-
Resultados de Rigidez e não existência para subvariedades trapped em espaços Lorentzianos
-
Data: 27/07/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos subvariedades marginally trapped e weakly trapped
imersas em espaços-tempo Robertson-Walker generalizados (GRW), e obtemos alguns
resultados de rigidez que, sob hipóteses adequadas, garantem que tais subvariedades
estão contidas em slices. Também obtemos resultados de não-existência para subvariedades
weakly trapped imersas em tais espaços, e algumas aplicações para casos de
relevância física. Depois, estudamos subvariedades trapped e marginally trapped imersas
em uma forma espacial Lorentziana $L_{n+p}^1 (c)$; com curvatura seccional contante c.
Nesse sentido, estabelecemos condições suficientes para garantir que uma subvariedade
trapped completa com vetor curvatura média paralelo de $L_{n+p}^1 (c)$ seja pseudo-umbíica,
obtemos um resultado de não-existência para subvariedades trapped no espaço de Minkowski,
e por fim, estabelecemos condições suficientes para garantir que uma subvariedade
marginally trapped pseudo-umbílica completa de $Ln+p1 (c)$ com vetor curvatura média paralelo seja totalmente umbílica.
|
-
ROBSON LUCAS SOARES DA SILVA
-
Estimativas de Schauder
-
Data: 24/07/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, fornecemos um estudo sobre resultados de regularidade de soluções de equações diferenciais parciais de segunda ordem, mais precisamente na obtenção de estimativas de Schauder de segunda ordem. Dividimos em duas partes: na primeira parte do trabalho, estudamos estimativas C^2,alpha para soluções de Equações de poisson com termo fonte alpha-Hölder contı́nuos. Na segunda parte, via resultados de Liouville.estudamos a estimativas C^2,alpha para soluções de equações regidas por operadores lineares, com ingredientes alpha-Hölder contínuos.
|
-
LÁZARO RANGEL SILVA DE ASSIS
-
Multiplicidade de soluções nodais para um problema do tipo Yamabe
-
Data: 22/07/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, estudamos a existência de soluções para uma classe de equações do tipo Yamabe em uma variedade Riemanniana compacta sem bordo de dimensão superior a 2. Assumindo que operador relacionado a equação é coercivo e algumas hipóteses de simetria sobre a variedade, aplicando o princípio de concentração e compacidade e um método variacional para soluções nodais provamos a existência de uma solução positiva e múltiplas soluções nodais.
|
-
LUCAS ARAUJO SANTOS
-
Fractional powers approach of operators for abstract evolution equations of third order in time
-
Data: 05/06/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho estudamos equações de evolução lineares de terceira ordem no tempo, no sentido da teoria de semigrupos fortemente contínuos, e aproximações destas de ordem fracionárias via teoria das potências fracionárias de operadores fechados e den- samente definidos e fórmulas do tipo Balakrishnan. Sobre aplicações, nós apresentamos aproximações das equações do tipo Moore-Gibson-Thompson com amortecimentos fra- cionários.
|
-
RENATO BEZERRA SILVESTRE
-
On Minimax and Cominimax Modules Relative to a Non-closed Set of Ideals
-
Data: 27/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
This work develops a study of the class of minimax modules relative to a good Family of ideals and introduces the collection of the (S; I; β)-cominimax modules, where S is a Serre class in the R-modules category. Also, it addresses a generalized local cohomology module and ideal transforms with respect to a good family of ideals. In addition, some results of minimaximality are presented for generalized local cohomology modules and generalized ideal transforms.
|
-
RENATO BURITY CROCCIA MACEDO
-
Uma Versão Bilinear do Clássico Teorema de Orlicz-Pettis
-
Data: 21/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como objetivo principal estudar um pouco da teoria dos espaços de sequências, para isso elencamos alguns dos resultados fundamentais neste contexto. Em seguida estudaremos também o espaço das sequências $\mathcal{B}$-absolutamente somáveis. Por fim, iremos abordar uma versão bilinear do teorema de Orlicz-Pettis.
|
-
JOHNATAN DA SILVA COSTA
-
Sobre Variedades m-quase-Einstein: Rigidez e Fórmulas Estruturais
-
Data: 19/02/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Nesta dissertação, tratamos a cerca de variedades m-quase-Eintein e uma de suas generalizações. Apresentamos demonstrações de resultados de rigidez e fórmulas estruturais obtidos por diversos autores em publicações distintas, destacando-se a caracteriza ção de variedades Riemannianas completas m-quase-Einstein generalizadas como formas espaciais, dada por Barros e Ribeiro em um trabalho publicado em 2014, cuja mesma tese fora obtida a partir de outra hipótese fornecida por Barros e Gomes em uma publicação de 2013. Mostramos também resultados topológicos sobre crescimento volumétrico de bolas geodésicas em variedades quase-Einstein que são também Einstein, exibidos por Barros, Ribeiro e Batista em 2014. Destacamos ainda a abordagem do trabalho devido a Catino no artigo Generalized quasi-Einstein manifolds with harmonic weyl tensor, publicado em 2012 no Mathematische Zeitschrift, onde mostra-se que uma variedade Einstein completa com estrutura quase-Einstein, tensor de Weyl harmônico e curvatura radial de Weyl nula é localmente um produto warped com fibra (n - 1)-dimensional Einstein.
|
-
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS
-
Sobre Tor-rigidez e profundidade de produtos tensoriais de módulos.
-
Data: 17/02/2020
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho de dissertação, após apresentarmos alguns resultados da Álgebra Comutativa clássica, estudamos o problema da rigidez do Tor, a fórmula da profundidade para o produto tensorial de módulos e alguns resultados sobre liberdade. Por fim, unindo esses resultados concluímos que sob determinadas hipóteses vale que se M ⊗ N é reflexivo, então depth(M ⊗ N) = depth(M) + depth(N) − dim(R).
|