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MARIA ISABEL PIA DOS SANTOS
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DESOBEDIÊNCIA À ORDEM DO PRESIDENTE: CONFLITOS INTERNOS, MOVIMENTO FEDERATIVO E DISPUTAS POLÍTICAS NA UMBANDA PELAS LENTES DOS JORNAIS PARAIBANOS
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Orientador : DILAINE SOARES SAMPAIO
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Data: 21/12/2023
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Hora: 14:00
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Sob a área de Ciências da Religião e Teologia, especificamente, da subárea Ciências Empíricas da Religião, nasce esta tese de doutorado sobre os conflitos internos, intragrupais, na umbanda paraibana no discurso da grande imprensa local, no período de 1967 a década de 1970, produzido no contexto de liberdade religiosa e no processo de institucionalização dos cultos, no qual surgiu a categoria ilegal. Neste estudo, o conflito é entendido a partir da contribuição de Georg Simmel. Temos como objetivo geral: analisar os conflitos na umbanda a partir do discurso da imprensa, que marcaram o processo de criminalização da Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba FECAP, presidida pelo babalorixá, umbandista, Carlos Leal Rodrigues, com auxílio do Estado e, de certa forma, da imprensa, primeiro, principalmente, ante os terreiros ilegais e depois frente as federações dissidentes. Na composição do seu discurso sobre o conflito, trazia os discursos destes interlocutores envolvidos, constituído por acusações. Era o conflito entre a umbanda oficializada (FECAP) contra os ilegais (terreiros dissidentes, autônomos e federações dissidentes), visto pela imprensa como mais um problema da umbanda. Como objetivos específicos: primeiro, investigar os conflitos internos na literatura sobre as religiões afro-brasileiras; segundo, dissertar sobre Carlos Leal Rodrigues, bem como mapear seus discursos e ações através imprensa, que são motes dos conflitos (crime, liderança, folclore, turismo); terceiro, mapear o discurso sobre os conflitos da FECAP e os terreiros ilegais, atuação conjunta com a polícia; quarto, mapear o discurso sobre os conflitos entre FECAP e as federações dissidentes. A questão que se coloca é: quais são os discursos que emergem na imprensa paraibana sobre os conflitos internos na umbanda? Utiliza-se como fontes os jornais: A União, O Norte, Correio da Paraíba, como as principais fontes. Além destas fontes foram utilizadas também exemplares dos jornais O Momento e Jornal da Paraíba e o jornal umbandista carioca Jornal de Umbanda. Para apreciação destas fontes, aplicou-se a técnica qualitativa de análise de discurso foucaultiana para analisar a produção discursiva da imprensa sobre os conflitos internos. Ao final, demostramos que o discurso de criminalização, marcadamente, presente nas relações externas, apareceu no contexto de conflitos internos, fazendo parte do discurso da FECAP em relação aos terreiros e as federações, materializado não só em acusações, mas em ações efetivas contra estes grupos enquadrados na categoria ilegal, com auxílio do Estado. Por outro lado, houve reações e ações contrárias a FECAP, especialmente, federações dissidentes, como a Federação Cruzada Espírita Umbandística e Afro-Brasileira da Paraíba, que levou a modificação do artigo 2 da lei 3.443/1996.
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ANDRÉ LUIS SILVA EFFGEN
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Entre Thoth e Hermes Trismegisto:
As cosmogonias egípcias na Literatura Hermética
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Data: 15/12/2023
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Hora: 16:30
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A Literatura Hermética abrange um conjunto documental que contém desde papiros
mágicos com encantamentos diversos, tratados de astrologia, instruções de uma
nascente alquimia, excertos e tratados de natureza filosófico-religiosa. A principal
característica que une essa diversidade documental está na figura de Hermes Trismegisto
(Ἑρμῆς Τρισμέγιστος). Em quase todos esses documentos a figura de Trismegisto é
central, seja enquanto dramatis personae, como divindade de culto, como autor
pseudoepigráfico dos documentos e muitas vezes aglutinando todos esses papéis. A
Literatura Hermética na maior parte de sua trajetória enquanto objeto de estudo
acadêmico foi estudada e interpretada em um debate polarizado. Por um lado, há os que
a defendem como originada exclusivamente a partir da filosofia grega, por outro, os que
enxergam que além do seu local de nascimento e do seu do mítico, híbrido e sincrético
personagem fundador, existe muito mais da cultura do antigo Egito em seu conteúdo.
Pretendemos perscrutar o legado egípcio contido nesses documentos analisando seus
textos em comparação com textos anteriores de cunho mítico-religioso voltados às
diversas cosmogonias oriundas da civilização egípcia no transcurso da sua história,
intentando, por meio do aporte teórico fornecido Aleida e Jan Assmann em seus estudos
sobre a memória cultural e a reetimologização proposta por Peter Kingsley, identificar
possíveis elementos do corpo de tradições concernentes às tradições religiosas do Egito
antigo,sob as vestes gregas, do período greco-romano.
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LARISSA SARMENTO LIRA
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AS MÚLTIPLAS FACES DE UMA ESTÉTICA JUREMEIRA: UM ESTUDO SOBRE A INDUMENTÁRIA NO CULTO DA JUREMA NA PARAÍBA
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Data: 15/12/2023
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Hora: 14:00
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A pesquisa de caráter etnográfico, que se realiza no âmbito das Ciências Empíricas da Religião em diálogo com a perspectiva antropológica, tem como objetivo geral compreender o Catimbó-Jurema através dos movimentos nos modos de vestir-se, pelo desenvolvimento dos trajes, tecidos e inovações nas formas de criar estilos e fazer modas. A bibliografia sobre o Catimbó-Jurema, os acervos fotográficos/etnográficos da Missão de Pesquisas Folclóricas (1938) e o Acervo de José Simeão Leal (1941) são pontos de partida da análise, tendo em vista a importância das imagens para se refletir sobre a indumentária de uma época e suas (re)invenções estéticas. Estudos antropológicos sobre a cultura material (MILLER, 2013), sobre o valor da imagem na experiência etnográfica (BARBOSA, 2006; 2016) e os tempos das imagens (KOSSOY 1989; 2007) reforçam uma perspectiva analítica potencial e efetiva dos estudos de memória e indumentária, recortes da modelagem teórica. O conceito de indumentária ganha aqui uma modelagem ampla, sendo compreendido em dimensões que ultrapassam o corpo. As vozes-retalhos (interlocutores/as) da etnografia auxiliam na compreensão do sistema de produção que envolve o valor sagrado e mercadológico bem como as estratégias de criação, demandas, processos de produção e consumo. Costurando retalhos de um passado catimbozeiro e alinhavando-os aos estudos contemporâneos sobre a Jurema, pretendo ao findar, nos arremates, em linhas finais, demonstrar que as expressões estéticas se apresentam como extremamente importantes na preservação da memória religiosa e na compreensão de um presente de inovações estampadas no culto da Jurema. Entendo que a análise das indumentárias, que envolvem as roupas, adereços, penteados, marcas corporais e objetos de uso ritual são peças-chaves e podem contribuir sobremaneira no entendimento do complexo religioso juremeiro e nas lacunas sobre os estudos da cultura material, uma vez que essas dimensões ainda não receberam o tratamento devido na bibliografia afro-indígena brasileira.
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RENATA TATIANNE DE LIMA SILVA
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ESPIRITUALIDADE NÃO RELIGIOSA NA ESCOLA:
MEDITAÇÃOE E CUIDADO DE SI NA ÓTICA DE MICHEL
FOUCAULT
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Data: 15/12/2023
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Hora: 14:00
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Este trabalho versou sobre o tema meditação a partir da experiência dos professores de
ensino religioso da cidade de Bayeux no estado da Paraíba. Teve o intuito de investigar
o uso das práticas meditativas entre os professores e no âmbito educacional, tendo
como paramêtro a laicidade da prática. Para isso, foram feitas pesquisas de cunho
qualitativo e quantitativo, sendo o objeto explorado a meditação no conceito de
´´cuidado de si`` do filosofo Michel Foucault .A partir dessa fundamentação foi
aplicado um questionário entre os professores no intuito de perceber quais suas
experiências e aceitação em relação as práticas de meditação e como essas práticas
tiveram ou não influência no combate ao estresse advindo das atividades laborais do
ambiente escolar na época da pandemia do Covid 2019 em especial. Além disso, se
buscou verificar se os professores utilizam ou já utilizaram essas práticas em sala de
aula e quais os possiveis benefícios obtidos de modo geral. De acordo com pesquisas
bibliográficas, a meditação vem sendo reconhecida e praticada como ferramenta capaz
de auxiliar na promoção da saúde e bem-estar combatendo os fatores estressores por
diversos profissionais incluindo os da educação e, portanto, extendendo os benefícios
obtidos a seus ambientes de trabalho. Nas escolas por exemplo, a meditação vem sendo
introduzida aos poucos por professores de diversas áreas, no entanto nosso objetivo foi
mostrar iniciativas e resultados derivados da prática da meditação na expectativa dos
professores de ensino religioso. Para tanto, utilizamos por base teórica, a abordagem
filosófica de Michel Foucault, reforçando a ideia da busca pelo autoconhecimento
através do cuidado de si atrelado ao autocuidado por meio da prática da meditação,
pois essa valiosa ferramenta pode e deve ser explorada além do sentido espiritual como
também de forma laica, haja vista que o autoconhecimento é algo benéfico e a
espiritualidade é inerente ao ser humano independente de sua crença ou da falta dela.
Por fim, nossa pesquisa foi centrada no contexto temporal da Pandemia do COVID 19,
onde prevaleceu o ensino remoto com todos os desafios que este período ofereceu aos
docentes.
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SUSAN SANAE TSUGAMI
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OS DEUSES QUE ECOAM EM MIM:
A identidade do Paganismo Nórdico Contemporâneo no Brasil
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Orientador : JOHNNI LANGER
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Data: 14/12/2023
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Hora: 14:00
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O Paganismo Contemporâneo é um termo guarda-chuva que se refere a uma família de
movimentos religiosos inspirados nas crenças nórdicas antigas do período pré-cristão. Os
adeptos buscam criar e recriar práticas religiosas antigas no mundo contemporâneo. Dentre
inúmeras vertentes às quais pertencem a categoria Pagã Contemporânea, o Paganismo Nórdico
Contemporâneo, ou (Neo) Paganismo Nórdico, busca inspiração na mitologia nórdica e no
folclore nórdico e germânico para construir suas performances, seus símbolos e sua identidade
religiosa. Contudo, trata-se de um movimento religioso que se manifesta entre inúmeras
controvérsias, debatidas no meio acadêmico, em âmbito internacional. Os pesquisadores
identificam que há uma relação entre concepções Românticas do século XIX sobre a mitologia
nórdica e, consequentemente, discursos de pureza e demais ideologias estão presentes em
diversos grupos. O Paganismo Nórdico Contemporâneo propicia um contexto de investigação
muito rico, dinâmico e, também, é um campo religioso que se transforma, ao passo que os
debates acadêmicos ocorrem. Diante das transformações que acontecem no cenário religioso, o
Paganismo Nórdico Contemporâneo se atualiza constantemente, desenvolvendo novas
concepções e usos da mitologia nórdica. Compreendendo sua diversidade, a presente pesquisa
propõe investigar questões relacionadas à performance e à identidade no contexto brasileiro.
Sendo assim, o objetivo geral do presente estudo é investigar se há uma identidade do
Paganismo Nórdico Contemporâneo brasileiro e como essa identidade é manifestada em suas
práticas religiosas.
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SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
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PERCEPÇÕES E DESAFIOS DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO FRENTE AO PROCESSO DA DIDÁTICA E A BASE NACIONAL
COMUM CURRICULAR
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Data: 29/11/2023
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Hora: 09:00
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A proposta de Ensino Religioso (ER), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco na consolidação da identidade pedagógica e epistemológica deste componente curricular na Educação Básica, traz à tona a necessidade de pensar a formação didática nos cursos de Licenciatura em Ciências da Religião (CR). Com base nessas circunstâncias, a partir da questão central: quais percepções e entendimentos dos professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, emergem acerca do "como ensinar" (didática) sobre "o eu, o outro e o nós", com base nas Ciências da Religião e BNCC? Defendeu-se a da tese de que mediante a primordialidade que emerge a partir da BNCC, ao se admitir as complexidades do articular os processos de ensino-aprendizagem de cada Objeto de conhecimento, essencialmente com base na Ciências da Religião, é plausível que o desvelar do entendimento acerca da práxis do como ensinar sobre O eu, o outro e o nós, de professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, ao gerar referências para a formação docente, contribua com a esfera de ação da Didática, no que se refere a auxiliar o professor a discernir as inter-relações que caracterizam o como ensinar os respectivos conjuntos de conteúdos, conceitos e processos que constituem as Unidades Temáticas. Tese justificada, ao considerar-se a densa formação que este professor necessita. Ao articular os conhecimentos, teórico-científicos com os teórico-práticos; os da CR com as peculiaridades da dimensão pedagógico-didática; no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes etapas de ensino e faixas etárias. Destarte, por meio de uma pesquisa de campo, de foco qualitativo e natureza descritiva, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, acerca da práxis do como ensinar sobre O eu, o outro e o nós, com base na Ciências da Religião segundo a BNCC. Primando pela voz do professor a pesquisa analisou as respostas de quatorze docentes de João Pessoa-PB. Após observar, constatar e correlacionar os entendimentos dos participantes, considerando-se as contribuições da Hermenêutica Filosófica, examinou-se as explicações. Investigação que constatou 5 achados principais, a saber: a ausência de referenciais sobre a fundamentação teórica na Ciências da Religião. A ausência de descrições e associações de referenciais a respeito de embasamento teórico de metodologias de ensino. Separação entre a teoria e a prática na docência. O problema da dissociação e do paralelismo entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos disciplinares da Ciências da Religião. A ausência de discernimentos dos temas fundamentais da Didática. Visto que, somente, o uso e a aplicação de técnicas e recursos didáticos foram constatados. Infere-se ao sublinhar 3 modos como os achados deste estudo, podem contribuir com as duas faces da formação profissional (a inicial e a continuada) em relação ao como ensinar, ou seja: o lugar primordial que a Didática no Ensino Religioso necessita assumir para o exercício profissional da docência. A fundamentação do Conhecimento Religioso. E o como ensinar sobre O eu, o outro e o nós.
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CLEYTON CARLOS SILVA DE VASCONCELOS
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ENSINO RELIGIOSO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS PARA OS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA PB
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Data: 28/11/2023
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Hora: 09:00
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O presente estudo objetiva analisar os principais desafios pedagógicos enfrentados pelos docentes da disciplina de Ensino Religioso (ER) no município de João Pessoa PB no período pandêmico entre março de 2020 e dezembro de 2021. De maneira mais específica, busco refletir acerca da configuração do ER no contexto brasileiro, suas dificuldades e possibilidades; procuro identificar possíveis contribuições do ER, em meio a pandemia da COVID-19, para os docentes; tenciono também, desvelar os desafios do ER para os docentes e ainda identificar possibilidades para o fortalecimento do ER enquanto componente curricular no município de João Pessoa PB. Nosso interesse pela temática deu-se a partir da experiência vivenciada enquanto professor de ER no referido município, no qual estou inserido atualmente. O período pandêmico e a urgência do isolamento social trouxeram muitos desafios para os docentes. Diante de todas as mudanças impostas pela pandemia, quais os desafios que se apresentaram aos docentes de ER? Como esses docentes perceberam tais desafios e os enfrentaram mediante a emergência do ensino remoto que se colocou como alternativa para continuidade do processo ensino-aprendizagem? Assim, nossa investigação pauta-se em analisar tais desafios. Em termos metodológicos, nossa pesquisa é de cunho qualitativo com dados também quantitativos, e utiliza-se de uma abordagem fenomenológica para compreender o objeto em estudo. Foi realizada uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada junto aos docentes de ER do município. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo e a exposição dos dados foi feita por categorias identificadas na análise do material coletado. Foi possível perceber que os docentes fizeram relatos similares no que tange aos desafios enfrentados no período pandêmico, como a urgência do uso de novas tecnologias; a precarização do acesso tecnológico tanto por parte dos discentes quanto de muitos docentes. Soma-se a isso, o medo e a angústia diante da gravidade e da ameaça do vírus. São, portanto, dificuldades e desafios enfrentados de aspecto psicossocial, tecnológico, e também pedagógico/didático. Dentre os principais autores utilizados na fundamentação teórica deste estudo, destacamos, Mello (1997; 2007), Silva (2009), Holmes (2016) e Silva (2011), dentre outros. Ressaltamos também a análise de alguns documentos importantes para a problematização da educação na rede municipal no período em destaque, tais como: Plano Municipal de Educação (2015-2025), Política de Educação Municipal de João Pessoa (2021-2024) e Diretrizes Pedagógicas para a Educação Infantil (2023), dentre outros. Acreditamos que esta pesquisa traz contribuições significativas para o fortalecimento do componente de ER e seus docentes.
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NAIARA FERRAZ BANDEIRA ALVES
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Como um rio que corre para o mar: a força mobilizadora do Arcebispo Dom José Maria Pires (1966-1995)
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Data: 24/08/2023
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Hora: 14:30
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Tese que tem como objetivo analisar aspectos da administração do Arcebispo da Paraíba, Dom José Maria Pires, religioso que comandou a igreja paraibana entre os anos de 1966 e 1995. A análise foi realizada sob a perspectiva de que sua atuação político-administrativa da Igreja Católica, na Paraíba, configurou-se como um ato de força mobilizadora em termos pedagógicos, sociais e, ao mesmo tempo, religiosos. A partir de sua história de vida e de seus registros escritos ao longo de sua atividade episcopal, de suas ações teológicas e políticas, desenvolve-se a ideia de que o Bispo Dom José Maria Pires conseguiu ampliar sua força religiosa (enquanto bispo), ao mobilizar pessoas (massa), para promover ações (movimento/aceleração) vinculadas à Teologia da Libertação. No percurso teórico-metodológico trilhado, identifica-se o paradoxo vivenciado pelo Bispo, qual seja: o de ser um religioso burocrata e, ao mesmo tempo, um mobilizador em torno da Teologia da Libertação. O estudo está dividido em quatro capítulos: no primeiro capítulo Mobilizando clérigos e fiéis em torno de um projeto: Teologia da Libertação na Paraíba, pode-se compreender as ações de Dom José para a realização deste projeto, passando pelos discursos e visitas pastorais realizadas pelo bispo e demonstrando como ele era uma personagem vigiada pelo Governo Militar do Brasil. No segundo capítulo, Trajetórias e barreiras no papel dos leigos na administração e no discurso de Dom José Maria Pires, delineia-se o papel e o desfecho das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), assim como a barreira teológica presente nos discursos do Bispo com relação às mulheres. No terceiro capítulo, Negro por Mercê de Deus, analisam-se as falas do arcebispo Dom José, publicadas em jornais da época, em documentos manuscritos e em livros, sobre a teologia negra e a práxis da Missa dos Quilombos. No quarto capítulo, O ser: Dom José Maria Pires, constam não só análises do ato de sorrir do bispo, como composição do seu ser e do seu agir, no processo de uma evangelização libertadora, e na forma como a mídia o observava, mas também a sua opção por fazer referências ao evangelho de São Mateus. Com o aporte de teóricos como, BOURDIEU (1989), WEBER (2016), COMBLIN (1977), BOFF (1982), LÖWY(2016), COUTINHO (2012), TORRES-LONDONÕ (2013), desenvolve-se uma narrativa histórica e a análise de um fenômeno, considerando, episodicamente, as ações e reações dos praticantes da religião cristã ocidental, com a possibilidade de não só enxergar além do outro e de suas práticas, mas também considerando o olhar de outro ser, por meio de uma pesquisa qualitativa de fonte bibliográfica e documental.
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DIÓGENES FAUSTINO DO NASCIMENTO
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PADRE IBIAPINA, DO HERÓI, DO MITO E DA MEMÓRIA AO INDUTOR DE UMA TRADIÇÃO: as estruturantes da tradição religiosa popular
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Orientador : CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
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Data: 31/07/2023
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Hora: 14:30
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Esse trabalho tem como foco, analisar e dissertar sobre os aspectos fundantes para uma construção imagética, tanto coletiva quanto individual, da Tradição religiosa popular. Por meio da análise das estruturantes constitutivas da tradição religiosa no contexto popular e, especificamente no Nordeste brasileiro, nossas observações e pesquisas apontam que o conceito de tradição é corriqueiramente aplicado de forma inadequada quando se trata de religiosidade popular. Trata-se de um estudo descritivo e analítico abordando de forma exploratória a leitura, o levantamento bibliográfico e netnográfico. Nossa abordagem prioriza a análise documental de obras e textos bibliográficos e os resultados da pesquisa etnográfica a partir das comunidades on-line, também conhecida como etnografia virtual. Nesse sentido, procuramos demonstrar de que forma (consciente ou inconscientemente) as pessoas ou os grupos sociais assumem seus heróis e os eternizam em suas memórias. O diálogo com as obras de Gilbert Durand e Joseph Campbell servirão de campo epistemológico para relacionar, identificar e justificar um corpus conceitual para sistematizar e definir a tradição religiosa popular. Nosso lastro fundante para esse diálogo passa pela égide da Teoria Geral do Imaginário (TGI) e assim demonstrar as estruturantes da linguagem religiosa a partir das manifestações religiosas do entorno da vida e das Missões do Padre Ibiapina no Santuário Santa Fé na cidade de Arara, no estado da Paraíba, Brasil.
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SAMUEL LOPES DOS SANTOS
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HOMOSSEXUALIDADES EM IGREJAS CRISTÃS NA PARAÍBA: um olhar para a existência da homossacralidade
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Data: 28/07/2023
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Hora: 17:00
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Os conceitos de identidade de gênero de e orientação sexual ainda são pouco discutidos na maioria das igrejas cristãs quando não são inconcebíveis. Essa não aceitação temática gera o fortalecimento de preconceitos contra pessoas que vivem a não heteronormatividade, mas que querem viver sua fé cristã inseridas nas igrejas. Diante disso, este trabalho objetivou analisar as vivências de pessoas homossexuais em igrejas cristãs no Estado da Paraíba. Especificamente, buscou-se identificar as discriminações e preconceitos contra homossexuais no âmbito religioso cristão paraibano, bem como, compreender os comportamentos de jovens gays nas igrejas cristãs e conhecer ações de compaixão e acolhimento. No que tange ao tipo da pesquisa, o trabalho é de cunho qualitativo, do tipo bibliográfico, sob o paradigma de pesquisa do método materialista histórico-dialético, com método de análises: teoria fundamentada, a partir autores/as como: Silvana Vilodre Goellner, José Carlos Libânio, Guacira Lopes Louro, Heleieth Iara Bongiovani Saffioti, Flávio Munhoz Sofiati, Joan Scott, Rogério Diniz Junqueira, dentre outros/as. Os capítulos apresentam a análise da constituição sócio-histórica e histórico-cultural da construção e regulação de sexo e gênero, no contexto do cristianismo ocidental e os processos de negação das homossexualidades, e identidades de gênero não normativas na igreja santa e pecadora romana. Também é apresentado o retrato dos novos formatos de igrejas cristãs no Brasil, a relação entre a igreja católica e o jovem homossexual e casos de homofobia estrutural e institucional na Paraíba. O percurso metodológico percorrido permitiu verificar ainda ações de enfrentamento realizadas por instituições religiosas cristãs que despertam uma prática de acolhimento e reflexão sobre a temática. Conclui-se a existência desafiadora de debater tais assuntos no interior das igrejas a fim de despertar para o reconhecimento religioso e científico e diminuir, senão extinguir, com a discriminação e preconceito. Assim, será possível construir uma cultura religiosa de acolhimento sincero e reconhecimento da sacralidade de vidas homossexuais.
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REGINA COELI ARAÚJO TRINDADE NEGREIROS
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UBUNTU:
ANCESTRALIDADE E ESPIRITUALIDADE NA PERSPECTIVA DE UMA FILOSOFIA AFRICANA
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Data: 28/07/2023
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Hora: 14:00
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Sendo o Ubuntu uma antiga filosofia que traz um novo paradigma possível ao mundo contemporâneo, ele se constitui como uma pedagogia da ancestralidade que pode ensinar o mundo a viver coletivamente sua pluralidade de modo empático, solidário, fraterno e acolhedor. Portanto, o objetivo do presente trabalho é trazer subsídios que mostrem que a filosofia africana do Ubuntu é fundamental para a construção de uma nova subjetividade que conecta tudo o que existe e que, apesar das tentativas de apagamentos oriundas do colonialismo, resistiu e se estabelece como algo fundamental para a transformação e a construção de uma sociedade plural e que fomente uma cultura de paz. Através de uma abordagem qualitativa e a partir de pesquisa exploratória com suporte bibliográfico filosófico e histórico, o texto estabelece um diálogo interdisciplinar entre a Ciência da Religião e a Filosofia, particularmente com a Filosofia da Religião, situando-se no âmbito das Ciências Empíricas da Religião, pautando-se em uma orientação metodológica afrocentrada que passa pela compreensão do matriarcado, da ancestralidade, da espiritualidade e do biocentrismo, elementos presentes na cultura e nas religiões afro-diaspóricas e que constituem o Ubuntu, um dos principais conceitos fundadores da filosofia Africana. As leituras assinalaram para questões estruturantes e estruturais do ponto de vista social, político, econômico e religioso, que negam possibilidades e ocultam caminhos para a construção de subjetividades e de conexões que permitam as transformações sócio-culturais necessárias para um mundo plural e coletivo. Dentre estas questões, as principais são o racismo, a subalternização e os apagamentos epistemológicos, fronteiras constituídas pelo eurocentrismo para legitimar apenas as epistemologias produzidas no continente europeu. Apesar destes fatos, foi possível compreender que a Filosofia Africana fundamentada no Ubuntu se relaciona com a pluralidade, conectando o imanente e o transcendente, tecendo um complexo universo não suportado pelo estatuto epistemológico dicotômico da filosofia ocidental, mas que cabe, enquanto objeto de estudo, dentro estatuto epistemológico da Ciência da Religião. A partir dessa compreensão, é possível afirmar que há uma ancestralidade que conecta a todos os seres vivos, os mortos, os não-nascidos, os humanos e os não-humanos, gerando uma interdependência em tudo que existe e que relaciona passado, presente e futuro numa grande rede de partilhas e pertencimentos que nos humaniza em uma práxis coletiva denominada de Ubuntu.
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GLEZIA ALVES DE MELO
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ASPECTOS DE UM TRICKSTER? UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A LIMINARIDADE DE LOKI NA EDDA EM PROSA E POÉTICA
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Data: 28/07/2023
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Hora: 09:00
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Essa pesquisa tem como objetivo principal, delinear os aspectos teóricos metodológicos atuais utilizados para compreender as linguagens religiosas em relação as narrativas da mitologia nórdica. Sabendo que a narrativa compõe os elementos do mito em seus múltiplos significados e regras. Logo após essa discussão, será realizado um panorama delineando a mitologia nórdica no que tange suas caraterísticas essenciais: a definição dos nórdicos, seu espaço, tempo e cultura, a apresentação de algumas fontes elementares da mitologia nórdica, seus conteúdos em mitografias (teorias) descrevendo a divindade de Loki, como uma construção elucidativa. No critério correspondente a Metodologia, será adotada a natureza qualitativa, todo o material será submetido à análise composta por fontes escritas, onde, não haverá sistematização. Será objetivado nesse estudo, as narrativas e seus significados das estórias envolvidas com o personagem supracitado, observando e evidenciando fatores qualitativos contidos nessas estórias documentadas. É importante ressaltar, o contexto histórico e cultural nos quais, foram escritas essas obras, sendo, uma tentativa de possibilitar e perceber as causas e os seus respectivos envolvimentos no surgimento de cada uma dessas divindades mitológicas, (em especial a deidade do Loki) como unidades presentes em complexos sistemas míticos religiosos, nas quais, apresentam manifestações concretas e imersas no contexto histórico diacrônico. O método de pesquisa utilizado será proposto por Schjødt (2017), portanto, serão levantados os dados no capítulo II e III, para trazer análises e reflexões ao realizar comparações cruciais, com objetivo de tornar clara as evidências, similaridades ou discrepâncias, no que fala sobre as descrições trazidas pelos relatos encontrados nas narrativas de Loki. Dando seguimento a construção dos capítulos seguintes, será delineado também, a presença dessa divindade mitológica nas fontes medievais do século XII e XIII: Edda em prosa e Edda poética, tendo como objetivo, compreender nessas narrativas compiladas, os significados e suas possíveis aproximações as características liminares apresentadas em grande parte das mitografias atuais até aqui estudadas. Por fim, será também vislumbrada as análises na cultura visual estabelecida pelo teórico John Harvey, a divindade do Loki em fontes iconográficas do medievo: X-XV, dentre as fontes delimitam-se: Snaptun e a Cruz de Gosforth.
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EMMANUEL PAULINO DE LUNA
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À DIREITA DE DEUS, À ESQUERDA DA PARAÍBA: A TRAJETÓRIA
POLÍTICO-RELIGIOSA DO FREI ANASTÁCIO
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Data: 27/07/2023
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Hora: 14:30
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Este trabalho tem por objetivo analisar a trajetória política e religiosa do frade franciscano Anastácio Ribeiro, que ingressou na vida religiosa em 1964, na Paraíba, tornando-se uma das maiores lideranças sociais e políticas no Estado nas décadas seguintes. Em meio à história de vida do religioso, procurou-se entender quais dinâmicas permitiu que se colocasse no campo da esquerda democrática, ao passo que ele também cultivava certo prestígio entre católicos. Essa análise transcorre pelo debate da Teologia da Libertação (TL), da luta de classe e sua atuação enquanto religioso orgânico. Sua biografia confunde-se com a história da luta pela terra no contexto paraibano, pois, Frei Anastácio fez da sua missão religiosa um instrumento de luta que desencadeou sua atuação como militante de esquerda, somando aos seus mandatos como Deputados Estadual e Federal, e outras pautas ligadas aos pobres e aos trabalhadores, o que assume a justificativa de ser objeto desta tese em Ciências das Religiões, sobretudo, por provocar um debate de amplitude que está fora do nosso alcance, caso fosse tratado de forma generalizada. A fundamentação teórica e metodológica está alicerçada nas concepções marxistas e gramscianas, e outras correntes de pensamento, como a visão do homem enquanto animal simbólico, segundo Cassirer (1972). O suporte dado a está tese foi a micro-história, e o recorte da própria vida do Frei Anastácio, tecendo um diálogo dentro da transdisciplinaridade das Ciências das Religiões. Para obter as fontes necessárias para esse debate, optou-se pelo uso da História Oral, com entrevistas semiestruturadas cedidas pelo Frei Anastácio de um documentário, além de pessoas próximas e que possuem, de certo modo, uma ligação com sua trajetória. Foram colhidas ainda imagens pessoais e públicas do biografado, bem como outras fontes documentais escritas.
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JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI
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ESPIRITUALIDADE NO CAMPO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA:
a formação do Profissional de Educação Física na perspectiva do conceito ampliado de saúde e do ser integral.
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Data: 27/07/2023
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Hora: 14:00
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Este estudo tem como objetivo destacar a importância da inclusão da espiritualidade e do conceito ampliado de saúde nos currículos acadêmicos dos cursos de Educação Física. A pesquisa foi motivada pela constatação de que muitos currículos estão focados apenas no aspecto físico, ignorando outras dimensões essenciais do ser humano. A pesquisa, realizada por meio de um programa de pós-graduação em Ciências das Religiões, busca promover uma abordagem profissional comprometida com um modelo humanizado de saúde. A introdução da disciplina "espiritualidade e saúde" nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física é vista como um avanço significativo na qualificação do profissional, fornecendo uma visão integrativa e multidimensional da saúde. Através da análise de currículos de dez cursos de Educação Física na Paraíba, a pesquisa identifica lacunas e apresenta as disciplinas que abordam a promoção de saúde de forma holística. Os resultados são tratados tanto quantitativamente, por meio de gráficos dimensionais, quanto qualitativamente, utilizando a análise fenomenológica das respostas dos participantes. Conclui-se que ainda há um longo caminho a percorrer na reformulação dos currículos para atender aos princípios norteadores da profissão e às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e órgãos reguladores. Esta pesquisa pretende contribuir para essa discussão, acrescentando a importância da espiritualidade, do conceito ampliado de saúde e do conhecimento do ser integral na formação inicial dos profissionais de Educação Física. No geral, o estudo enfatiza a necessidade de uma abordagem mais abrangente e holística no campo da Educação Física, buscando integrar aspectos físicos, emocionais, mentais, espirituais e sociais para promover uma atuação profissional humanizada. A inclusão da espiritualidade nos currículos é vista como um avanço relevante na formação dos profissionais, possibilitando uma compreensão mais ampla da saúde e um cuidado mais completo aos indivíduos.
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VICTOR HUGO SAMPAIO ALVES
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MAGIA E COSMOVISÃO XAMÂNICAS ENTRE OS NÓRDICOS, FÍNICOS E SÁMIS
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Data: 27/07/2023
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Hora: 14:00
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Resumo: Os intercâmbios culturais entre os nórdicos e seus vizinhos fino-úgricos (os sámis e os fínicos) têm sido postos em voga com mais afinco no campo da Escandinavística desde 1960. Dentre os aspectos costumeiramente investigados figura o trânsito de elementos culturais pertencentes ao campo da religião e da mitologia, sobretudo na questão de símbolos como divindades. Uma das hipóteses defendida por diversos autores é a de que haveria a presença de elementos do xamanismo ártico/siberiano nos rituais, na mitologia e na cosmovisão nórdica, trazida a eles principalmente por meio dos sámis e, em menor escala, pelos fínicos, ambos herdeiros culturais do xamanismo ártico típico dos povos caçadores do norte. Nossa proposta consiste em defender a hipótese de que houve, no norte europeu, um fluxo e uma circulação de símbolos e práticas xamânicas entre esses três povos, que seria perceptível em sua mitologia, cosmovisão e no seu uso da magia. Por meio da comparação de materiais medievais, no caso nórdico, com fontes modernas, no caso dos fínicos e sámis, visamos estipular um modelo de referência comum dentro do qual parecem ter operado elementos xamânicos entre os nórdicos, fínicos e sámis, o que teria terminado por constituir certas comunidades de crença que dissolveram barreiras linguísticas e étnicas. Para tal, posicionamos nosso estudo dentro da abordagem da História Cultural e adotamos um referencial semiótico que enxerga a(s) mitologia(s) existentes dentro de um contexto cultural como sendo integrantes de uma matriz simbólica, passível de ser discursivamente reconstruída em alguma medida.
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JORGE GOMES DE OLIVEIRA NETO
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INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL E SAÚDE MENTAL:
UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA
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Data: 26/07/2023
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Hora: 09:00
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Partindo do pressuposto de que muitos profissionais de psicologia enfrentam dificuldades em compreender e lidar com a dimensão espiritual em suas práticas, o presente estudo objetivou entender a perspectiva destes acerca do construto Inteligência Espiritual, dado que os estudos acerca das inteligências humanas se fazem presente desde a formação de tais profissionais e, portanto, sendo familiar a estes. Hipotetizou-se que o construto inteligência espiritual poderia suscitar maior abertura destes profissionais para a dimensão espiritual, possibilitando um reflexo deste construto em suas práticas. Uma entrevista semiestruturada foi realizada com 20 profissionais de psicologia que atuam na clínica. Esta pesquisa é exploratória-descritiva, concomitante com a abordagem qualitativa, tendo-se utilizado a análise de conteúdo como método de análise, sob o auxílio do software Iramuteq. Acerca dos resultados, verificou-se que os profissionais entrevistados definem inteligência espiritual como uma capacidade de busca por sentido, o que se distanciou significativamente de uma perspectiva religiosa, diferentemente de quando perguntados acerca de espiritualidade. Sobre a relação entre inteligência espiritual e saúde mental, foi observado que a maioria acredita nessa ligação, partindo da consideração de que a espiritualidade é intrínseca ao ser humano e que, por conseguinte, abrange a saúde. Além disso, a maioria dos profissionais entrevistados se consideram facilitadores no desenvolvimento da espiritualidade de seus pacientes/clientes, dependendo do interesse e da demanda apresentada por eles. Concluindo, a inteligência espiritual se configura numa alternativa de caminho, principalmente quando se pretende trabalhar a espiritualidade fora de uma perspectiva religiosa, configurando-se, assim, enquanto construto relevante de ser aplicado e considerado na prática clínica psicológica.
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EDNICE FIDELES CAVALVANTE ANÍZIO
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DO CASTIGO À SALVAÇÃO: PERCEPÇÕES SOBRE O ESTIGMA DA HANSENÍASE ENTRE OS PACIENTES EM TRATAMENTO E SUAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS COM A ESPIRITUALIDADE.
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Orientador : FABRICIO POSSEBON
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Data: 25/07/2023
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Hora: 14:00
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E Satanás saiu da presença do Senhor. Feriu Jó com a lepra maligna desde a planta dos pés até o alto da cabeça (Jó 2,7). Passagem bíblica que dá uma medida da atmosfera mítica que envolve as narrativas da lepra; doença milenar que traz em seu escopo diversos tipos de afecções dermatológicas, dentre elas, em particular importância, a hanseníase, até hoje arraigada de máculas em nossa sociedade. Àquela enfermidade pecaminosa (Tsaraath), uma minuciosa prescrição reclusiva é descrita na bíblia (Levítico 13, 14), bem como narrativas neotestamentárias acrescentam rituais de purificação. No atual tratamento poliquimioterápico da hanseníase, a cura. Refletimos a enfermidade considerando o ser pluridimensional, sob o olhar de autores como Kleinman (1980), Goffman (1998), Pargament (1995) Koenig, (2001) e Frankl (1997) para averiguarmos a percepção dos pacientes de hanseníase sobre o estigma e sua relação estabelecida com a espiritualidade. É uma pesquisa na área das Ciências das Religiões e enfermagem que inter-relaciona espiritualidade e saúde, preconizada pela subárea Ciências da Religião Aplicada. A perspectiva foi fenomenológica, com abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Utilizamos uma entrevista semiestruturada para coleta de dados no hospital para doenças infectocontagiosas, Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), em João Pessoa/PB. Participaram 12 pacientes, 6 homens e 6 mulheres; maioria (67%) na faixa etária entre 40 a 79 anos; prevalência diagnóstica (75%) forma Dimorfa G2; maioria (58%) declarou cor preta; quanto a escolaridade 67% não concluiram o ensino fundamental maior; 100% estavam sem trabalhar; 69% estão em tratamento PQT para cura e 34% estão curados em tratamento para sequelas e reações hansênicas; a queixa de dormência nas mãos e pés foi unânime (100%), seguida de (84%) dores nos braços e pernas; 42% afirmaram ter casos contagiados na família; 75% afirmaram religiosidade, desses, 42% católicos e 33% evangélicos; 100% já ouviram hanseníase sinônimo de lepra, sendo que 75% acreditam que hanseníase é a lepra; a história bíblica mais associada à hanseníase foi (75%) do leproso Lázaro (Lucas16:19-31); todos verbalizaram (100%) a emoção medo após o diagnóstico, seguido por (84%) de vergonha e angústia. Quanto a cura, três concepções foram identificadas: 75% acredita na cura através da junção da medicina e espiritualidade, 58% acredita na cura condicionada à permissão divina e 25% não acreditam que há cura, porém afirmam a necessidade do tratamento PQT para as reações hansênicas e da espiritualidade para suportar o sofrimento. Nas categorias Fé, Religiosidade e Espiritualidade, relacionada à doença, tivemos como resultado: fé é acreditar e confiar em Deus, religiosidade é buscar um lugar para se comunicar com Deus e unir pessoas, espiritualidade é uma força interior essencial para lidar com o sofrimento e alcançar a cura. Ratificamos, dentre outros aspectos, que para os pacientes desta pesquisa a conexão com uma força superior, seja como ou qual for a crença, foi de vital importância para lidar tanto com o processo biológico do adoecimento quanto socioemocional e espiritual da carga mítica. Percebemos que a espiritualidade através do otimismo, da esperança, das ações religiosas e da fé, exerceu importante papel para resiliência e ressignificação do processo da cura, mesmo para aqueles que duvidavam ou não acreditavam na sua efetivação.
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DANIEL SANTANA NÉTO
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O ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA ESCOLA INDÍGENA POTIGUARA DA PARAÍBA
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Data: 25/07/2023
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Hora: 09:00
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Esta pesquisa é de grande relevância para o campo acadêmico e a etnia Potiguara-PB, por apresentar uma realidade do Ensino Religioso (ER), das escolas localizadas nas aldeias indígenas Potiguara- PB, partindo de um contexto histórico social, cultural e educacional deste povo. O objetivo geral é analisar a prática do ensino religioso na escola indígena Potiguara da Paraíba para a compreensão da pluralidade cultural e religiosa de todos que integram o ambiente escolar. A pesquisa e a estrutura do texto dialogam com o pensamento de Vieira (2012; 2021), Barcellos e Holmes (2021), Vilhena (2005), Sena (2007), Mendonça (2022), Oliveira et al (2007), entre muitos outros teóricos que discorrem sobre o Ensino Religioso e a história do povo Potiguara-PB. O estudo está embasado na legislação brasileira e em textos que contemplam o Ensino Religioso. A metodologia tem abordagem qualitativa com ênfase no método de estudo de caso, tendo em vista alguns instrumentos para coleta dos dados, como: o diário de campo, a entrevista e a observação participante. O campo de pesquisa são as escolas indígenas das aldeias: Alto do Tambá, São Francisco, Silva da Estrada, e Antônio Azevedo, no centro da cidade de Baía da traição. Foram entrevistados professores, estudantes, diretores e coordenadores pedagógicos indígenas. Como resultado apresenta-se uma visão holística da realidade do Ensino Religioso nas escolas das aldeias indígenas e do centro da cidade de Baía da Traição-PB. Os resultados dessa pesquisa revelam que o Ensino Religioso faz parte da Matriz Curricular das escolas do município de Baia da Traição-PB, a formação na área do conhecimento do Ensino Religioso é fundamental para os professores que lecionam o componente curricular, o ensino trabalha a diversidade religiosa e cultural, contemplando as diferenças e realidades dos educandos.
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LORENZO STERZA
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Bruxas na Suécia Medieval: arte e tradição na obra de Albertus Pictor (séc. XV)
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Data: 25/07/2023
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Hora: 09:00
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A bruxa, no imaginário ocidental, é um indivíduo que remete ao Medievo. A partir do século
XV E.C., sua imagem foi representada em inúmeros contextos, reproduzida em forma de
xilogravuras, pintada sobre tela, madeira etc. Portanto, descobrir que essa figura, rotulada como
algo maléfico e perseguida por séculos pelas instituições, pôde encontrar lugar dentro de igrejas
cristãs, parece um pouco estranho. Estranho, até o momento em que constatamos que o assunto
é uma realidade. Nesse sentido, com nossa dissertação, apresentamos como, Albertus Pictor, o
mais famoso pintor de igrejas da Suécia, elaborou, nas paredes e abóbodas dessas estruturas,
uma série de alegorias nas quais a bruxa é o intérprete principal de situações que remetem aos
afazeres das mulheres do tempo. No específico, tratamos da alegoria da tradição do Roubo do
leite, uma crença que, ao longo do tempo, foi condenada por carregar aspectos que foram
equiparados ao imaginário da bruxaria. Portanto, no proceder de nossa indagação, averiguamos
quanto, a transmissão de costumes, comportamentos, memórias, crenças, lendas, que ocorreram
ao longo do tempo entre as pessoas dessas comunidades, foram elementos que influenciaram
Albertus Pictor na elaboração de suas obras. Assim, como fontes de análise primárias,
utilizamos as representações de bruxas presentes na igreja de Ösmo, na Suécia. Destarte, para
estruturar nosso estudo, utilizamos uma metodologia que se fundamenta numa abordagem
qualitativa que transita pela Simbologia, presente nas representações, utilizando entre outros, o
campo teórico da Escola Italiana de História das Religiões. Assim, para alcançar nosso intento,
com a finalidade de analisar os valores das obras artísticas, utilizamos, os conceitos da Cultura
Material bem como os da Cultura Visual, no específico, os que se referem à religião
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ALEXANDRE MARCIO DA SILVA GOUVEIA
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Ā無RŪPYA色 (FORMA-[OU]-VAZIO) :
O BUDDHA-DHARMA DA ORIGEM ÀS AMÉRICAS VIA LINHAGEM EIHEI DŌGEN
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Data: 24/07/2023
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Hora: 15:00
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No período pré-clássico, os povos ārianos colonizando o vale do Ganges
desenvolveram tradições religiosas autóctones alicerçadas no Vedismo, palco
onde eclode o Budismo. Nesses substratos, objetiva-se aqui apresentar e
esclarecer, diacronicamente, o background histórico-crítico i.e. a
(des)construção de narrativas ao longo da transmissão do Buddha-dharma 仏
法 no Budismo mahāyāna desde a sua origem na Índia, pela transposição à
China e prosseguindo ao Japão via linhagem do Mestre Eihei Dōgen 永平道元
禪師 até sua chegada ao Brasil. Entrementes, adota-se uma metodologia de
natureza epistemológica qualitativa etno-historiográfica, sob ferramentas
oferecidas pela teoria dos estudos culturais pontuando-se dois objetivos
específicos: revisar, enquanto literatura comparada na soteriologia envolvente
àqueles que buscam o Zen 禪, os bastidores socioculturais que se desdobram
durante o aparecimento & desaparecimento do Budismo para melhor
entendimento da fenomenologia desta Religião entre as outras Religiões; e
identificar, enquanto interpretação hermenêutica e hagiográfica, pontos
enfáticos tratando o paradigma budista do mundo da Forma (rūpa-dhātu 色
界) versus sua manifestação oposta, o Vazio, Vacuidade (ārūpya-dhātu 無色
界). Dessarte, trazendo autores ad hoc à historicidade das Religiões,
costuramos quatro capítulos numa compacta narrativa ao longo de 25 séculos
da Ásia às Américas, enfática ao Budismo-zen 禪仏教.
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ANA CLARA DE ANDRADE PATRICIO
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ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E SENTIDO DO SOFRIMENTO EM MULHERES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO DE MAMA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
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Data: 21/07/2023
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Hora: 09:30
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A presente dissertação teve como objetivo geral compreender como a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas por mulheres com câncer de mama as auxiliam na descoberta de sentido no sofrimento advindo dessa enfermidade. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo, uma revisão sistemática e um estudo qualitativo. O estudo 1 teve como objetivo mapear as produções científicas da área de Ciências das Religiões sobre as implicações da espiritualidade e da religiosidade na saúde de pacientes oncológicos. Para critérios de elegibilidade foram consideradas as produções científicas no formato de artigo, de dissertações e de teses, publicadas no período de 01 de janeiro de 2018 a 30 de outubro de 2022 nas revistas A1, A2, B1 e B2 da área de Ciências da Religião e Teologia e no catálogo de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em CR da CAPES, escritas em língua portuguesa (Brasil), inglesa, espanhola, alemã, italiana ou francesa e que traziam como temática central a espiritualidade e a religiosidade na saúde de pacientes oncológicos. Dos 1669 estudos encontrados, 9 foram selecionados para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de 8 estudos analisados. Os resultados dessa revisão mostraram que a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas pelos pacientes oncológicos os auxiliam no enfrentamento da enfermidade, no bem-estar psicológico, na percepção de sentido na existência e na qualidade de vida. O estudo 2 teve como objetivo identificar, sintetizar e avaliar a literatura em método qualitativo a respeito da espiritualidade como estratégia de enfretamento do câncer de mama feminino. A busca de dados ocorreu no SciELO, PePSIC, PsycINFO, Medline, ERIC e PubMed, que tradicionalmente indexam pesquisas na área da saúde, da psicologia, da psiquiatria e da educação. Para critérios de elegibilidade foram considerados os artigos publicados no período de 01 de janeiro de 2018 até 31 de março de 2023, sem restrições de língua, com uso da abordagem qualitativa e que traziam na discussão a percepção das mulheres com câncer de mama sobre a espiritualidade e a religiosidade como estratégias para o enfrentamento dessa enfermidade. Dos 906 artigos encontrados, 6 permaneceram na etapa final. Os resultados forneceram evidências de que a espiritualidade e a religiosidade são recursos que podem ser utilizados entre as pacientes com câncer de mama, pois possibilitam que elas enxerguem um novo sentido à experiência do adoecimento e do tratamento. Por último, o estudo 3 teve como finalidade compreender como a espiritualidade e a religiosidade vivenciadas por mulheres com câncer de mama as auxiliam na descoberta de sentido no sofrimento advindo dessa enfermidade. Em vista disso, uma amostra de 10 mulheres contou sua história de vida com o câncer de mama. Por meio das análises de conteúdo foi possível observar que emergiram dos discursos das participantes uma percepção de que a espiritualidade e a religiosidade as auxiliavam no enfrentamento do câncer de mama, pois faziam com que elas mudassem as atitudes diante dos questionamentos acerca do sofrimento advindo da doença. Em suma, conclui-se que a espiritualidade e a religiosidade contribuem na descoberta de sentido no sofrimento inevitável das mulheres com câncer de mama.
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AMANDA KARLA DINIZ LIBERATO CHAVES
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ESPIRITUALIDADE, RELIGIOSIDADE E SENTIDO DO SOFRIMENTO NA VIDA DE CUIDADORES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER
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Data: 20/07/2023
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Hora: 14:00
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Diversos estudos apontam que a religião e a espiritualidade podem apresentar efeitos psicoterapêuticos ao ser humano. Assim, este trabalho procurou identificar o papel da espiritualidade/religiosidade na vivência dos cuidadores de crianças e adolescentes com câncer. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas junto aos cuidadores, que continha perguntas a respeito de sua religiosidade e da vivência como cuidador, além de um questionário sociodemográfico. Foram entrevistados dezoito cuidadores, com idades de 24 a 56 anos (Média = 37,88; Desvio Padrão = 9,24), sendo 94,45% mulheres e 5,55% homens. As entrevistas foram transcritas para o processador de textos Microsoft Word (2010) e analisadas através do software Iramuteq, utilizando a nuvem de palavras, a classificação hierárquica descendente e a análise de similitude. Os resultados sugeriram que a religiosidade e a espiritualidade são importantes no período do tratamento, tendo em vista que ajudam os cuidadores a encontrar um sentido para continuar cuidando da criança/adolescente com câncer. Ademais, são os valores atitudinais que mais aparecem como fonte de sentido para os cuidadores. Os resultados foram discutidos à luz da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl.
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GENILSON SILVA DE LIMA
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O TERREIRO SAGRADO IBYCARAYBA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ALDEIA BREJINHO-PB
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Data: 20/07/2023
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Hora: 14:00
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O presente estudo versa sobre o Terreiro Sagrado Ibycarayba e a educação escolar indígena na aldeia Brejinho-PB. A pesquisa tem como foco as relações da espiritualidade do terreiro sagrado com as práticas educacionais da Escola e a aplicação dos Cidadã Integral Indígena Antônio Sinésio da Silva. Nela destacamos as práticas que os estudantes realizam para aprofundarem seus conhecimentos tradicionais dentro do terreiro e a grande participação da comunidade da Aldeia Brejinho na organização do espaço do terreiro. A educação escolar indígena busca seguir o que é previsto no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas, ao recomendar que as atividades didáticas lidem com a realidade de cada comunidade. O objetivo geral é analisar as relações do terreiro sagrado, com a educação escolar indígena desenvolvida na Aldeia Brejinho e suas interfaces com a cultura Potiguara. Está fundamentada em autores como: Barcellos (2014), Costa (2022), Palitot (2020; 2018), Santos e Silva (2021) dentre outros. Do ponto de vista metodológico, o estudo tem uma abordagem qualitativa com natureza etnográfica. Primeiramente, recorremos a pesquisa bibliográfica utilizando como instrumentos de pesquisa a observação participante, o diário de campo, as entrevistas com questionários semiestruturados, que foram cruciais para as nossas reflexões, visto que foi através deles que investigamos a realidade educacional peculiar que envolve a comunidade indígena da aldeia Brejinho e a sua interface com a religiosidade. Os dados coletados mostram que é de grande valia a utilização de outros espaços, além da sala de aula, para o processo da educação escolar indígena. O Terreiro Sagrado, funciona como um desses lugares, no qual as formas específicas de ensinar a cultura Potiguara podem ocorrer de forma diferenciada.
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VANESSA DE OLIVEIRA FERNANDES
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MÍDIAS DIGITAIS E AS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO RELIGIOSO:
PERÍODO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO
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Data: 28/06/2023
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Hora: 16:00
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A utilização das mídias digitais em concomitância com as metodologias ativas no
Ensino Religioso foi à temática escolhida para esta pesquisa. Pretendeu-se analisar
como se deu o uso desses meios e métodos dentro do ensino remoto no município
de Parnamirim(RN) pelos professores de Ensino Religioso e que aprendizagens os
professores tiraram desse momento que provocaram mudanças na sua prática
pedagógica no retorno as aulas presenciais. Para isso buscou-se responder a
questão: é possível a utilização, em concomitância, das mídias digitais e
metodologias ativas, no período pandêmico e pós-pandêmico na disciplina de
Ensino Religioso? Para responder a questão essa pesquisa estruturou-se a partir
dos seguintes objetivos específicos: Analisar como a questão metodologia e as
metodologias ativas vem sendo refletidas, ou não, dentro do Ensino Religioso;
Contextualizar o período pandêmico e pós pandêmico na cidade de Parnamirim e os
ajustes que a educação deste município precisou fazer, para que, as aulas
continuassem acontecendo; Identificar quais e se foram utilizados mídias digitais e
metodologias ativas durante o período pandêmico; Dialogar com os professores
dessa rede sobre o processo individual de reconstrução de suas práticas a partir do
uso dos meios digitais e metodologias ativas; Analisar como as aprendizagens com
relação à utilização das mídias digitais e metodologias ativas adquiridas pelos
professores da Rede Municipal de Parnamirim durante o período pandêmico podem
afetar sua prática pedagógica no retorno as aulas presenciais. Para pensar as
questões relativas as metodologias ativas serão utilizados as ideias propostas por
John Dewey, Carl Rogers e Paulo Freire, que apesar de pertencerem a tendências
pedagógicas diferentes, têm em comum, a proposta do aprendizado através da
ação, reflexão sobre as resoluções de problemas relacionados as vivências dos
educandos, dar significado aos conteúdos trabalhados e a valorização das
experiências já vividas pelos alunos. O trabalho metodológico foi de cunho quali-
quantitativo e se organizou da seguinte maneira: 1. Criteriosa revisão bibliográfica; 2.
Envio dos formulários para os professores; 3. Análise do material produzido pelos
professores da rede; 4. Entrevistas com os mesmos. Observou-se que os
professores desta rede conhecem pouco, em sua maioria, o termo metodologias
ativas e consequentemente não utilizaram com frequência esses métodos durante
as aulas remotas e nem no retorno as aulas presenciais. Ou seja, o conhecimento,
com relação as mídias digitais, adquirido no período pandêmico, não foi utilizado em
concomitância com as metodologias ativas. Contudo, observou-se nestes
professores uma mudança na relação com os estudantes no retorno as aulas
presenciais. Essa mudança tem maior relação com os vínculos afetivos do que com
a restruturação de meios e métodos.
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ANDREZA PATRICIA DE AZEVEDO FERREIRA
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TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA
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Data: 28/06/2023
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Hora: 14:00
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Tendo em vista o contexto pandêmico que vivenciamos e as mudanças drásticas que
esse momento trouxe para as práticas pedagógicas, essa pesquisa objetivou analisar de
que forma as tecnologias digitais foram experimentadas e utilizadas pelos docentes de
Ensino Religioso, durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Enquanto objetivos
específicos almejou-se: 1) realizar um levantamento dos professores que possuem
formação continuada na área das mídias digitais; 2) identificar quais e se foram
utilizadas mídias digitais durante o período pandêmico; 3) observar a prática pedagógica
adotada pelos professores de Ensino Religioso no período pós-pandêmico; 4) dialogar
com os professores dessa rede municipal de Natal sobre o processo individual de
reconstrução de suas práticas a partir do uso das mídias digitais. Para nossa reflexão,
trouxemos Paulo Freire, que nos fala sobre papel do professor medidor e a importância
do protagonismo estudantil; Serafim e Souza e José Manuel Moran, que nos ajudaram a
compreender a complexidade que é o uso das tecnologias digitais na escola e;
Marinilson Barbosa da Silva, que demonstra a importância da formação continuada. A
pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, exploratória e de campo. A
metodologia desenvolvida foi de caráter exploratório interpretativista, realizado através
da pesquisa de campo. Para a análise dos dados, optamos por utilizar a metodologia de
Análise Textual Discursiva ATD. O processo de análise dos dados se deu a partir das
entrevistas realizadas com seis professores da Rede Municipal de Natal-RN. Mediante a
isso, observamos que o período pandêmico e pós-pandêmico, configurou-se como um
momento de muitas dificuldades, mas também de novos aprendizados. Dessa forma,
esta dissertação destina-se aos professores de Ensino Religioso e estudiosos das
Ciências das Religiões.
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SIDNEY ALLESSANDRO DA CUNHA DAMASCENO
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DIDÁTICA DE ENSINO RELIGIOSO A PARTIR DA BNCC E DAS DCNLCR
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Data: 26/06/2023
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Hora: 09:00
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A proposta de Ensino Religioso (ER), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um marco na consolidação da identidade pedagógica e epistemológica deste componente curricular na Educação Básica, traz à tona a necessidade de pensar a formação didática nos Cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões). Graduação definida pela Resolução CNE/CP nº 5, de 28 de dezembro de 2018, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de licenciatura em Ciência(s) da(s) Religião(ões) (DCNLCR), como a área responsável pela formação inicial dos profissionais que atuarão como docentes no Componente Curricular de ER (CCER) no espaço escolar.
Com base nessas normatizações, nossa tese é de que existe uma Didática de ER (DER), à qual, a partir da BNCC e das DCNLCR, a referida formação docente necessita dar atenção particular, centrada em um modo de ensinar. No qual, se evidencie o articular as dimensões dos fundamentos dos respectivos conceitos que suportam os processos de ensino-aprendizagem constituintes dos assuntos referentes aos conteúdos de cada Unidade Temática. Tese justificada, ao considerar-se a densa formação que este professor necessita, ao articular os conhecimentos teórico-científicos com os teórico-práticos, nas inter-relações que são necessárias entre os fundamentos da(s) CRs com as peculiaridades da dimensão pedagógico-didática, no processo de ensino-aprendizagem das respectivas faixas etárias. Portanto, partindo de uma pesquisa social aplicada, pesquisa-ação, bibliográfica, de foco qualitativo e natureza descritiva, (GIL, 2002; ANDRADE, 2008), a presente tese desenvolve um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores do CCER, na fundamentação do processo de ensino-aprendizagem da Unidade Temática, Identidades e Alteridades, no primeiro ano do Ensino Fundamental, suportado pela(s) CRs segundo a BNCC. Primando pela voz do professor, sua pesquisa de campo, analisou as respostas de quatorze docentes que lecionam no CCER em João Pessoa-PB. Após observar, constatar e correlacionar os entendimentos dos participantes, ao reputar as contribuições da Hermenêutica Filosófica (GADAMER, 2011, 2015). As respostas dos professores foram analisadas e tratadas conforme Moraes e Galiazzi (2011). Essa investigação constatou, primeiro, quanto a BNCC, mediante a solução por ela proposta de o que ensinar, que o desafio passa a se concentrar no como ensinar. Segundo, quanto à consciência da Didática (LIBÂNEO, 2013), averiguou-se superficialidade e nenhuma referência relativa a teorias didáticas. Sendo as concepções didáticas bem mais dedutíveis de uma ênfase nas atividades do professor e dos alunos não obstante, em alguns casos, aparentemente ser possível limitar-se a um meio de ensino, técnica. Terceiro, quanto a(s) CRs, verificou-se existir distanciamento considerável na formação docente entre o nível Superior e as necessidades relativas ao como ensinar nos anos iniciais, do Ensino Fundamental, da Educação Básica. Infere-se com a constatação de que, mediante a iminência da reestruturação do curso de Licenciatura em CRs para se ajustar às DCNLCR e à BNCC, necessita-se oferecer atenção própria as contribuições que a DER pode proporcionar ao evidenciar, mediante a formação pedagógico-didática, a indissociabilidade no como ensinar as noções da(s) CRs que fundamenta(m) o Conhecimento Religioso , com o aprender a articular os processos de ensino-aprendizagem do CCER.
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ROMARIO EVANGELISTA FERNANDES
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ENSINO RELIGIOSO À LUZ DO PARADIGMA COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA EPISTEMOLÓGICA E METODOLÓGICA
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Data: 22/06/2023
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Hora: 10:00
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Diante dos atuais problemas contemporâneos da educação, gerados pela fragmentação do pensamento, pela hiperespecialização das disciplinas acadêmicas, pela separação do sujeito do conhecimento de seu objeto de conhecimento e pela incapacidade dos sujeitos encontrarem soluções para os desafios do seu cotidiano; o Ensino Religioso (ER), como componente curricular, tem como desafio transformar os conteúdos em um conhecimento que possa ser contextualizado e capaz de desenvolver nos educandos(as) habilidades para solução de problemas do dia a dia. Diante desse contexto, o presente estudo reconhece que o problema da fragmentação e incapacidade dos educandos(as) contextualizarem os conhecimentos dos conteúdos estudados em sala de aula se encontra no modelo paradigmático responsável pela forma de lidar com esses conhecimentos. O pensamento complexo surgiu como proposta epistêmica em resposta aos desafios contemporâneos e busca responder a esses desafios propondo um novo modelo de pensamento capaz de religar o saber outrora fragmentado e contextualizá-lo diante das necessidades da vida. Nossa proposta tem o objetivo de aproximar o ER da teoria epistemológica, da complexidade e do seu método transdisciplinar. Como abordagem de pesquisa, escolhemos a bibliográfica, fazendo uso dos principais autores que fundamentam teoricamente esta pesquisa: Edgar Morin, Basarab Nicolescu, Maria Cândida Moraes e Gilbraz de Sousa Aragão, para citar somente alguns. Além da bibliográfica, optamos pela análise documental, onde será feita uma leitura das unidades temáticas do ER na BNCC à luz do paradigma complexo e transdisciplinar. Ao final deste estudo, pretende-se responder a seguinte pergunta: Quais as contribuições que o pensamento complexo e o método transdisciplinar, como epistemologia e metodologia, oferecem ao ER?
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MAGNO DE CARVALHO XAVIER
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A FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, A PARTIR DA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NAUTAS
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Data: 19/06/2023
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Hora: 10:00
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A presente pesquisa tem por objeto o estudo do tema da Formação Continuada de Professores(as) para o Ensino Religioso. Objetiva-se analisar o Ciclo de Formação Continuada realizado pela Rede Salesiana Brasil de Escolas, entre os anos 2020 e 2022, a partir de uma coleção de livros didáticos que se coloca como coerente com a BNCC. Para isso, por meio da pesquisa bibliográfica, dialogaremos com autores que tratam do tema da Formação Continuada de docentes, dentre eles: Paulo Freire, Maurice Tardif e Francisco Imbernón e com especialistas que pesquisam o tema do Ensino Religioso, segundo a BNCC, dentre eles Sérgio Junqueira e Elisa Rodrigues. Após apresentar algumas características da Rede Salesiana, por meio da pesquisa documental, analisaremos a coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental anos inicias, Nautas. A Rede Salesiana foi o locus onde aconteceu o Ciclo de Formação Continuada que será analisado neste trabalho e o material didático Nautas foi a principal referência utilizada para essa formação. Dessa forma, ao apresentar a experiência realizada na Rede Confessional Salesiana, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância da Formação Continuada de Docentes, na perspectiva da BNCC. Como veremos, tal perspectiva visa uma sociedade onde os diferentes não se aniquilam, mas se complementam, fomentando o diálogo e a cultura de paz.
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IZABELITA CIRNE BELTRÃO
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OS FLORAIS DA AMAZÔNIA E SUA ATUAÇÃO NOS MERIDIANOS DE ACUPUNTURA
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Data: 14/06/2023
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Hora: 14:00
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A Terapia Floral e a Medicina Chinesa estão entre as práticas terapêuticas consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Medicinas Tradicionais e Complementares, ambas são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e integram a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. A Terapia Floral tem suas bases no modelo vitalista, acrescido da dimensão Espiritual, chamada por Edward Bach Eu Superior. A Medicina Chinesa possui um modelo anátomo fisiológico do ser humano, formado pelos conceitos do Três Tesouros: Qì, Jīng, Shén que funcionam de acordo com a Teoria do Yīn Yáng e dos Cinco Elemento (Wǔ Xíng), em que a saúde e a longevidade são alcançadas através do estado de harmonia do ser humano, com o meio que o cerca e com as leis universais do Dào. Essa pesquisa verificou a relação de atuação dos Florais da Amazônia nos Meridianos de Acupuntura da Medicina Chinesa, através da autoaplicação das essências florais da fórmula do Equilíbrio Emocional do Sistema dos Florais da Amazônia, nos pontos dos Meridianos de Acupuntura do corpo. Para isso, foi realizado um estudo fenomenológico, com a participação de 17 sujeitos usuários do Núcleo de Apoio aos Estudante (NAE), do Campus III, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da Terapia Floral, estabelecidos por Dr. Bach e os fundamentos do sistema Floral da Amazônia. A pesquisa sobre os Florais da Amazônia foi complementada pela pesquisa das entrevistas realizadas pelas sintonizadoras Maria Alice Campos Freire e Isabel Barsé, nas redes sociais e por duas entrevistas realizadas para a autora dessa pesquisa, com a sintonizadora Maria Alice Campos Freire e com o terapeuta floral Eduardo Balbino Lopes. A Medicina Chinesa também passou por uma ampla pesquisa bibliográfica sobre seu contexto histórico, os fundamentos filosóficos e as considerações sobre a cartografia do ser e anatomia sutil, proposta por essa tradição. Segundo os dados da pesquisa, foram afetadas com a prática de autoaplicação das essências Florais da Amazônia nos pontos dos Meridianos de Acupuntura, todas as dimensões do ser que foram verificadas: física, sensorial, emocional, mental e espiritual, ressaltando que as relações de atuação entre as essências florais e os Meridianos de Acupuntura foram estabelecidas. Ficou evidente o diálogo e a interdependência entre a dimensão emocional e mental proposto pela fórmula do Equilíbrio emocional, tendo como base a anatomia sutil e a cartografia do ser proposta pela Medicina Chinesa. As experiências mostraram que além dos processos que aconteceram nas dimensões emocionais e mentais, o efeito da prática também reverberou nas outras dimensões de maneira sistêmica e integrativa.
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DANIEL MARCOS GOMES DE LELIS
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PERCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS DOS EDUCANDOS ACERCA DA
CONSTRUÇÃO DOS SABERES A PARTIR DA DISCPLINA DE ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
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Data: 31/05/2023
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Hora: 15:00
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Historicamente, desde o princípio, a humanidade, ao deparar-se com os mistérios do mundo
imanente e transcendente, curiosamente tem buscado compreender, assimilar, aprender e
interpretar os mistérios que emergem nas simbologias dos fenômenos que se dão a conhecer.
Neste curso histórico, à espécie humana em contínuo processo formativo e evolutivo; através
das narrativas míticas, religiosas e científica, com auxílio das correntes e teorias educacionais
foram lapidando e desvendando os mistérios da vida. Neste ínterim, algumas teorias se
findaram; outras tantas, perpetuaram e ainda se dão a existir. Ora, antes mesmos das
concepções das ciências moderna, o modelo de educação que marcou a história, está
referendado no modelo educacional proveniente da educação religiosa, pois, foi à luz das
tradições religiosas que a humanidade se estruturou enquanto sujeitos sociais. Esta
experiência não escapa à história do povo brasileiro. No Brasil, quem originalmente propôs
este processo formativo foram os jesuítas, à luz do ER, este modelo de educação alicerçado
aos princípios da religiosidade, e da fé; entre avanços e retrocessos, foi a via de acesso ao
processo de aprendizagem, mediante o método Ratio Studiorum. Contudo, por ter o Ensino
Religioso provindo da vinculação com a igreja, embora tenha proporcionado o acesso aos
saberes das ciências; por estar atrelado ao fenômeno religioso, da tradição cristã católica,
desencadeou-se por conseguintes séculos, equívocos quanto sua natureza, metodologia,
epistemologia e relevância. Neste sentido, dada a complexidade acerca da legitimidade do
ensino religioso enquanto área de conhecimento e/ ou modelo de educação, a presente tese
como o tema gerador: Percepções e Entendimentos dos educandos acerca da construção
dos saberes a partir da disciplina de Ensino Religioso no município de João Pessoa. No
percurso destes quatro (04) anos, motivou-se pela busca ao entendimento quanto à construção
dos saberes adquiridos pelos educandos (as) partir das aulas de ensino religioso. Pois, pensar
o Ensino Religioso (ER) no cenário da educação brasileira, tem sido uma problemática
demasiadamente complexa frente aos desafios a que se configura a dimensão multicultural e
plurirreligiosa dos povos deste país de dimensão continental.
Dos índios (nativos-ameríndios) aos negros (afrodescendentes); dos caboclos (branquíndios)
aos brancos (euro-brasileiro), e asiáticos (brancamarelos), assim o é, a nação Brasil. Este,
território de dimensão continental, reverbera a complexidade na busca do conhecer e saber
conviver em suas múltiplas e facetadas manifestações transreligiosas. Da Toré aos Terreiros,
do atabaque à Páscoa, do Xangô à Yoga, do Zazem aos Espiritas, do Seicho-No-Ie à Fé Bahai,
do Santo-Daime à Wicca, do Xamanismo ao ocultismo, da imanência à Transcendência, isto
é, o microuniverso que se manifesta nas aulas do Ensino Religioso (ER) das escolas públicas
do Brasil, e que se faz preciso saber conhecer e convive no respeito mútuo à diversidade.
Partindo, pois, destes emaranhados de credos e suas mais complexas realidades de crenças e
não-crenças, os (as) educandos (as) das escolas pública do Brasil e, especificamente da rede
municipal de João Pessoa, vive o dia a dia das aulas de ensino religioso à busca pelo saber,
apreender, conviver e significar aprendizagens que os proporcionem à vivência por uma
formação que os auxiliem à vida em sociedade, no respeito às diferenças de crenças e não-
crenças, de hábitos e costumes. No curso histórico da educação brasileira, em detrimento aos
mais variados contextos sobre a educação do Brasil, o Ensino Religioso, ora fora apreendido
como disciplina do currículo nacional, ora concebido como instrumento de catequização, ora
como passatempo e/ou faz de conta que se aprende e se ensina. Diante destas anuências, nos
capítulos que compõem a estruturação da presente tese, analisou-se acerca da fundamentação
teórica quanto aos fundamentos que estruturaram na história a defesa deste componente
curricular enquanto área de conhecimento, assim, para melhor agudeza neste processo do
entender sobre às bases que se estruturam os saberes advindos do ER, o capítulo introdutório
trata das discussões às quais legitimam o profícuo contributo que tem dado ao processo de
ensino-aprendizagem dos (as) educandos (as), seja no âmbito intelectivo, formativo, cultural,
ético, moral e religioso, conquanto, numa perspectiva de um ensino preconizado pelas
ciências das religiões e da legislação vigente, sobretudo, em seu Art. 33 que enfatiza o modelo
de ensino religioso laico e não prosélito, de modo a transpor os saberes concernentes aos
fenômenos religiosos indistintamente aos educandos (as) crentes, não-crentes, agnósticos,
céticos e/ ou ateus. Como aporte teórico os autores como: Junqueira (2001), (20211), (2017);
Passos (2007), Soares (2010), Figueiredo (1995), Teixeira (2001), Silveira (2020), Usarski
(2013), entre outros. Outrossim, ainda neste capítulo tratou-se do ER aportado pelas ciências
das religiões, conferindo-lhe o legítimo caráter de cientificidade. Além ainda de sua
legitimidade no campo da legislação. O segundo capítulo, centra-se nas reflexões norteadoras
dos modelos históricos de educação, pois pautar sobre o modelo de educação à luz do ER,
impreterivelmente, faz-se necessário o resgate histórico. Nesta perspectiva, é notório a
correlação entre educação e religiosidade. Como aporte teórico do presente capítulo, as
reflexões transitaram à luz dos respectivos teóricos: Aranha (1989), Chauí (1994), Carvalho
(2010), Ponce (1989), Nielson Neto (1988), Jaeger (1994), Cunha e Pacheco (2009), Silva
(2004), Salgado (2014), Cavalcanti (2017), entre outros. O terceiro capítulo delineou acerca
dos princípios metodológicos norteadores da tese, para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa
fenomenológica. Considerando que para descrever fenômenos, experiências e aprendizagens,
o método fenomenológico torna-se o canal mais profícuo na busca em identificar, descrever e
significar o sentido acerca da percepção e entendimento dos educandos/as quanto a
construção dos saberes concernente ao ER. O aporte teórico na adoção metodológica está
embasado à luz dos respectivos autores: Ludke e André (1986), Gilles (1979), Angrosino
(2009), Gil (1995), Triviños (1987), Richardson (2008), Merleau-Ponty (1990), Silva (2011),
Martins e Bicudo (1989), Moreira, Daniel (2002), entre outros. O quarto capítulo, trata da
transcrição e análise das entrevistas. Por fim, o quinto capítulo, apresenta-nos às
considerações finais, à luz das percepções e entendimento dos educando (as) acerca da
construção dos saberes adquiridos a partir das aulas de ensino religioso, posto os
depoimentos, de cada educando (a), é evidente o quão o ER tem sido para os discentes
essencialmente significativo e lhes proporcionado saberes pertinentes ao passo de concluir-se
que o ER em suas vidas foi e continuará sendo o aprendizado exponencialmente necessários;
os diversos relatos evidenciaram a ressignificação, o sentido, a razão e a relevância que este
componente curricular corroborou em suas formações intelectivas, humanas e sociais. Para
fins de constatação, convido-os (as), a lerem a presente tese que exaustivamente, auscultou,
leu, escutou sucessivas vezes seus relatos até chegar à redução fenomenológica, para então,
concluir que o ER sim, é uma disciplina em que não apenas os cientistas das religiões, os
professores da áraa, pesquisadores interessados por este componente tem exaustivamente feito
sua defesa, mas, os protagonista destes saberes e aprendizagens foram testemunhas de que
vale a pena e, se faz necessário, que as redes de ensino do país, o MEC e qualquer educador,
reconheçam a significativa contribuição que o ER tem dado aos nossos educandos (as).
Em síntese, como contribuição às ciências das religiões, aos programas de Pós-
Graduação, e à Educação Básica de João Pessoa, a presente tese como construto de seu
ineditismo, apresenta-nos a convicção de que os educandos (as), que vivenciam suas
experiencias existenciais à luz do ER estão cotidianamente construindo saberes existenciais,
tais: Respeito à vida pessoal e coletiva, valorando suas vidas, ressignificando sentidos
existenciais, superando preconceitos, praticando a tolerância religiosa, a cultura de paz,
ressignificando o valor da família, do diálogo, o respeito à identidade, à vida (humana,
animal, vegetal...), o enxergar o mundo numa perspectiva de sentido e significado.
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MARCIA MARIA ENEAS COSTA
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ESCOLA ITALIANA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES: O LEGADO DO MÉTODO
HISTÓRICO COMPARATIVO PETTAZZONIANO ENTRE SEUS SUCESSORES
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Data: 28/03/2023
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Hora: 13:00
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Raffaele Pettazzoni foi um historicista italiano que dedicou a vida inteira aos estudos das
religiões, deixando como legado o Método Histórico Comparativo, sendo esse o seu modo de
abordar as temáticas relacionadas ao mundo das religiões que, ainda hoje, estimula os debates
acadêmicos da área. Nesse sentido, o presente estudo analisou qual dos discípulos sucessores
da cátedra de Raffaele Pettazzoni, Angelo Brelich, Ernesto de Martino e Ugo Bianchi, que
mais se aproximou ao seu Método Histórico Comparativo. Em vista disso, aprofundamos o
desenvolvimento do Método seguido por esses discípulos, acadêmicos que, partindo de seus
próprios conceitos, deram uma nova interpretação ao Método de seu mestre, direcionando-se,
cada qual, por diferentes vieses de apreciação do objeto religião. Ou seja, desenvolvemos uma
análise comparativa dos conceitos considerados chaves do Método Comparativo desses
discípulos diretamente influenciados por Pettazzoni que, na segunda metade do século XX,
tornaram-se conhecidos como Escola Italiana de História das Religiões. Consequentemente,
de forma específica, nos debruçamos sobre a formação conceitual desenvolvida por Ugo
Bianchi, o qual teorizamos como provável autor que mais seguiu o pensamento do seu próprio
mentor. Nesse intuito, propomos como objetivos específicos: descrever o processo de
desenvolvimento do Método Histórico Comparativo em suas origens, a partir de seu
idealizador, Raffaele Pettazzoni, partindo da sua jornada acadêmica; discorrer sobre as
diferentes abordagens do Método Comparativo, na perspectiva dos integrantes da Escola
Italiana de História das Religiões, iniciando por Angelo Brelich, Ernesto de Martino e Ugo
Bianchi e, por fim, efetuou-se uma comparação entre os conceitos considerados chaves do
Método Comparativo de Raffaele Pettazzoni e os de Angelo Brelich, de Ernesto de Martino e
de Ugo Bianchi, ressaltando aproximações e distanciamentos. Isto posto, para lograr nosso
objetivo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, juntamente às entrevistas realizadas com os
professores da segunda e terceira geração da Escola Italiana e alguns de seus críticos mais
notórios, aplicando o método dialético e comparativo, com os quais encontramos o apoio
metodológico que necessitávamos. Portanto, é por meio da pormenorização do pensamento
desses quatro autores que intentamos a comprovação de nossa tese, isto é, de que Ugo Bianchi
tenha sido, dentre os letrados que se aproveitaram do pensamento teórico inicial de
Pettazzoni, aquele que mais se aproximou da sua metodologia.
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SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS
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Raqs al haya misri (O dançar da vida egípcia): Uma espiritualidade do corpo
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Data: 07/03/2023
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Hora: 14:00
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Esta tese tem como objetivo geral compreender como se desenvolve a vivência da
espiritualidade no contexto ancestral das danças egípcias através de sua corporeidade própria.
Esta pesquisa, realizada no mês de julho do ano de 2022, apresenta um estudo qualitativo do
tipo etnográfico de curta duração. Participaram desta pesquisa dez pessoas, nativas egípcias,
divididas entre bailarina(o)s e não bailarina(o)s, com faixa etária entre 26 e 71 anos de idade.
A pesquisa teve como universo o Egito, mais precisamente as cidades do Cairo, Luxor e
Assuã. Este estudo, apoiado na metodologia da história oral de vida, um dos métodos da
história oral, buscou a partir de entrevistas livres e diário de campo, registrar relatos e
depoimentos sobre o dançar na vida dos egípcios. A abordagem das danças egípcias enquanto
"espiritualidades do corpo" se insere no campo das pesquisas sobre espiritualidade e saúde em
Ciências das Religiões, onde espiritualidade é concebida numa conexão com a corporeidade.
O trabalho se desenvolve em três capítulos, onde o primeiro aborda percepções de
corporeidade e espiritualidade, baseadas nos autores que as fundamentam; o segundo é uma
sinuosa e breve viagem histórica pelas danças egípcias; e o terceiro é a pesquisa propriamente
dita. A observação do cenário pesquisado e a análise dos dados coletados permitiu
compreender a relevância deste trabalho acadêmico, onde foi evidenciado o valor do dançar
na dimensão da espiritualidade, a espiritualidade do corpo no contato ancestral, o estar no
mundo a partir da experiência, a identificação da cultura e a transmissão de saberes através
da dança e da corporeidade, a espiritualidade presente nos palcos, a dança egípcia
fortalecendo ritos e rituais e a dança egípcia caracterizada como uma autêntica espiritualidade
do corpo. Os resultados desta tese apresentaram as danças egípcias como uma espiritualidade
do corpo, trazendo reflexões, construindo e gerando movimentos, diálogos e percepções,
criando melhores compreensões diante da jornada da vida.
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