-
JULIANA APARECIDA GONCALVES
-
Estudo de Nanofitas de h-BN e Nanofolhas de SiC por Primeiros Princípios
-
Data: 28/09/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Materiais bidimensionais (2D) têm sido o foco de diversas pesquisas no últimos anos. Dentre esses materiais, podemos destacar os materiais graphene-like, como o Nitreto de Boro hexagonal (h-BN) e Carbeto Silício (SiC). Apesar desses materiais serem estruturalmente semelhante ao grafeno, suas propriedades eletrônicas, ópticas e magnéticas são diferentes, o que podem levar a distintas aplicações tecnológicas como diodos de alta temperatura, células solares e sensores. Sendo assim, é de suma importância uma análise detalhadas das propriedades dessas nanoestruturas. Neste trabalho, empregamos cálculos de Primeiros Princípios baseados na Teoria do Funcional da Densidade (DFT), para o estudo da estabilidade e propriedades ópticas e eletrônicas de nanofitas de três camadas de h-BN com reconstrução de bordas, e a análise da fluoração de nanofolhas de SiC. No primeiro, linhas de anéis pentagonais e heptagonais conectam o sistema comporto de três camadas de h-BN nas bordas. Esses anéis possuem ligações homopolares B-B e N-N, que determinam a estabilidade do sistema. As nanofitas que apresentam menos ligações homopolares são as mais estáveis em relação a uma camada de h-BN. Este resultado sugere que este tipo de reconstrução pode ocorrer em sistemas compostos por três camadas de h-BN e são mais estáveis que o sistema análogo de carbono. As análises eletrônicas revelam que a presença da ligações homopolares introduzem estados localizados no gap das nanofitas semicondutoras. As ligações homopolares também apresentam uma grande influência nas propriedades ópticas, principalmente quando a luz é incidida na direção dos defeitos. Em um segundo momento, investigamos a influência do flúor na propriedades ópticas e eletrônicas de nanofolhas de SiC. Observamos que a adsorção de átomos de F nas nanofolhas de SiC é mais favorável em sítios de Si. A tensão causada pelas quatro ligações do átomos de Si na folha de SiC determina a posição relativa dos átomos F adsorvidos: ocupando sítios de Si vizinhos mais próximos, para o caso em que o F está em lados opostos da folha ou afastados um do outro se eles estão no mesmo lado da folha. As propriedades
ópticas e eletrônicas não possuem uma dependência com relação ao lado da adsorção dos átomos de F, mas a distância relativa possui uma grande influência. No caso em que os átomos de F são adsorvidos em sítios de Si próximos, o sistema apresenta um carácter de semicondutor do tipo-p. Por outro lado, quando os átomos de F ocupam sítios de Si distantes, as folhas de SiC tornam-se metálicas. Além disso, a adsorção de átomos de F afetam as propriedades ópticas das nanofolhas de SiC induzindo uma anisotropia óptica no sistema.
|
-
TIAGO MOY DA SILVA
-
Efeitos de Flutuações Devidas à População Finita na Sincronização de Osciladores Globalmente Acoplados
-
Data: 28/08/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, nós apresentamos um estudo sobre a influência do número finito de osciladores na sincronização de dois modelos de osciladores globalmente acoplados. O primeiro é o modelo de Kuramoto com fases discretas e o segundo é o modelo de Yu, que tem como principal característica o crescimento da população. Em ambos os casos, nós partimos da dinâmica microscópica do número de osciladores em um dado estado e obtemos as respectivas equações de Langevin para as densidades de osciladores. Para o modelo de Kuramoto discretizado nós avaliamos a evolução temporal das densidades e comparamos nossos resultados com o caso contínuo, já estudado na literatura na aproximação de campo médio. Em seguida, nós utilizamos a teoria de escala de tamanho finito para obter os expoentes críticos do modelo, onde obtivemos valores próximos à uma classe de universalidade de um modelo de dinâmica de opinião. No estudo do modelo de Yu, que possui três estados, nossa análise restringiu-se ao caso em que o modelo apresenta biestabilidade. Nós estudamos, via dinâmica não linear, o diagrama de bifurcação, que indicou uma bifurcação de Hopf subcrítica, ou seja, o modelo possui dois atratores: um ponto fixo e um ciclo limite. Verificamos que, ao contrário do que ocorre em modelos com população fixa, a biestabilidade persiste no modelo de Yu e o mesmo apresenta histerese. Dessa forma, percebemos que as flutuações não quebram a biestabilidade em sistemas com população finita e crescente.
In this work, we present a study on the influence of the finite number of oscillators on the synchronization of two models of globally coupled oscillators. The first is the Kuramoto's model with discrete phases and the second is the Yu's model, whose main characteristic is population growth. In both cases, we start from the microscopic dynamics of the number of oscillators in a given state and obtain the respective Langevin equations for the oscillator densities. For the discretized Kuramoto's model, we evaluated the temporal evolution of densities and compared our results with the continuous case, already studied in the literature in the mean field approach. Then, we used the finite size scale theory to obtain the critical exponents of the model, where we obtained values close to the universality class of an opinion dynamics model. In the study of Yu's model, which has three states, our analysis was restricted to the case in which the model has bistability. We studied, via non-linear dynamics, the bifurcation diagram, which indicated a subcritical Hopf bifurcation, that is, the model has two attractors: a fixed point and a limit cycle. We found that, unlike what occurs in models with a fixed population, bistability persists in the Yu's model and it has hysteresis. Thus, we realize that fluctuations do not break bistability in systems with a finite and growing population.
|
-
IVANA RIBEIRO ARAUJO CARNEIRO DE LUCENA
-
Análise diagramática dos grupos universais: teoria do ruído e o sinal da quiralidade
-
Data: 30/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Investigamos o transporte eletrônico em pontos quânticos caóticos de grafeno, também conhecidos como Bilhares de Dirac (BD). Notadamente, tais dispositivos nanoscópicos carregam intrinsecamente a simetria quiral/subrede originando propriedades relativísticas exóticas e não-triviais no transporte quântico, a exemplo do tunelamento Klein e de modos eletrônicos não-massivos de Dirac. Diversos estudos, no entanto, demonstram dificuldades na observação direta do sinal da simetria universal quiral. Sendo assim, motivados pela pergunta "quais são as evidências da simetria universal quiral no transporte quântico através de nanoestruturas?, exploramos os principais observáveis de transporte em BD, condutância e potência do ruído de disparo, no regime de universalidade, ou seja, quando independem dos processos específicos de fabricação da nanoestrutura e de seus detalhes microscópicos. Utilizando uma extensão do método diagramático de integração no grupo unitário, que gerou 11.024 diagramas, obtivemos resultados analíticos exatos válidos inclusive nos limites semiclássico e quântico extremo. Em particular, analisando a fórmula obtida para a condutância, percebemos que o termo principal de interferência para a classe universal quiral é idêntico ao correspondente termo para as classes de Wigner-Dyson, semicondutores típicos. Devido à ausência de qualquer indicador da quiralidade na condutância, conjecturamos que esse observável é insensível à existência de subredes intrínsecas por não possuir termos de retroespalhamento coerente. Por outro lado, uma análise do caráter corpuscular do elétron embutido na potência do ruído de disparo nos levou a encontrar um sinal robusto e peculiar para um número arbitrário de canais de espalhamento. O sinal encontrado, gerado pelo termo principal de correção da interferência quântica, é a "impressão digital da quiralidade que, através das nossas expressões analíticas, pode ser medido para qualquer número de canais abertos. Ademais, os resultados analíticos foram testados e confirmados através de uma simulação numérica baseada no formalismo de Mahaux-Weidenmüller. Nosso trabalho demonstra que tanto o caráter corpuscular quanto o ondulatório contribuem concomitantemente mediante o retroespalhamento coerente para gerar o sinal da quiralidade na física mesoscópica de sistemas abertos fora do equilíbrio.
We investigated the electronic transport in chaotic quantum dots of graphene, also known as Dirac Billiards (DB). Notably, such nanoscopic devices intrinsically carry chiral/sublattice symmetry giving rise to exotic and non-trivial relativistic properties in quantum transport, such as Klein tunneling and non-massive electronic Dirac modes. Several studies, however, demonstrate difficulties in directly observing the chiral universal symmetry signal. Thus, motivated by the question "What is the evidence of universal chiral symmetry in quantum transport through nanostructures?, we explored the main observables of transport in DB, conductance and the shot noise power, in the universality regime, which means that they are independent of specific nanostructure manufacturing processes and their microscopic details. Using an extension of the diagrammatic method of integration over the unitary group, which generated 11.024 diagrams, we obtained exact analytical results valid even in the semi-classical and extreme quantum limits. In particular, analyzing the formula obtained for conductance, we realized that the main quantum interference term for the universal chiral class is identical to the corresponding term for the Wigner-Dyson classes, typical semiconductors. Due to the absence of any indicator of chirality in conductance, we conjecture that this observable is insensitive to the existence of intrinsic sublattice because it does not have backscattering terms. On the other hand, an analysis of the corpuscular character of the electron embedded in the shot noise power led us to find a robust and peculiar signal for an arbitrary number of scattering channels. The signal that was found, generated by the main quantum interference correction term, is the fingerprint" of chirality which, through our analytical expressions, can be measured for any number of open channels. In addition, the analytical results were tested and confirmed through a numerical simulation based on the Mahaux-Weidenmüller formalism. Our work demonstrate that both the corpuscular and the undulatory character contribute concomitantly through coherent backscattering to generate the chirality signal in mesoscopic physics of open systems out of equilibrium.
|
-
IVANA RIBEIRO ARAUJO CARNEIRO DE LUCENA
-
Análise diagramática dos grupos universais: teoria do ruído e o sinal da quiralidade
-
Data: 30/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Investigamos o transporte eletrônico em pontos quânticos caóticos de grafeno, também conhecidos como Bilhares de Dirac (BD). Notadamente, tais dispositivos nanoscópicos carregam intrinsecamente a simetria quiral/subrede originando propriedades relativísticas exóticas e não-triviais no transporte quântico, a exemplo do tunelamento Klein e de modos eletrônicos não-massivos de Dirac. Diversos estudos, no entanto, demonstram dificuldades na observação direta do sinal da simetria universal quiral. Sendo assim, motivados pela pergunta "quais são as evidências da simetria universal quiral no transporte quântico através de nanoestruturas?, exploramos os principais observáveis de transporte em BD, condutância e potência do ruído de disparo, no regime de universalidade, ou seja, quando independem dos processos específicos de fabricação da nanoestrutura e de seus detalhes microscópicos. Utilizando uma extensão do método diagramático de integração no grupo unitário, que gerou 11.024 diagramas, obtivemos resultados analíticos exatos válidos inclusive nos limites semiclássico e quântico extremo. Em particular, analisando a fórmula obtida para a condutância, percebemos que o termo principal de interferência para a classe universal quiral é idêntico ao correspondente termo para as classes de Wigner-Dyson, semicondutores típicos. Devido à ausência de qualquer indicador da quiralidade na condutância, conjecturamos que esse observável é insensível à existência de subredes intrínsecas por não possuir termos de retroespalhamento coerente. Por outro lado, uma análise do caráter corpuscular do elétron embutido na potência do ruído de disparo nos levou a encontrar um sinal robusto e peculiar para um número arbitrário de canais de espalhamento. O sinal encontrado, gerado pelo termo principal de correção da interferência quântica, é a "impressão digital da quiralidade que, através das nossas expressões analíticas, pode ser medido para qualquer número de canais abertos. Ademais, os resultados analíticos foram testados e confirmados através de uma simulação numérica baseada no formalismo de Mahaux-Weidenmüller. Nosso trabalho demonstra que tanto o caráter corpuscular quanto o ondulatório contribuem concomitantemente mediante o retroespalhamento coerente para gerar o sinal da quiralidade na física mesoscópica de sistemas abertos fora do equilíbrio.
We investigated the electronic transport in chaotic quantum dots of graphene, also known as Dirac Billiards (DB). Notably, such nanoscopic devices intrinsically carry chiral/sublattice symmetry giving rise to exotic and non-trivial relativistic properties in quantum transport, such as Klein tunneling and non-massive electronic Dirac modes. Several studies, however, demonstrate difficulties in directly observing the chiral universal symmetry signal. Thus, motivated by the question "What is the evidence of universal chiral symmetry in quantum transport through nanostructures?, we explored the main observables of transport in DB, conductance and the shot noise power, in the universality regime, which means that they are independent of specific nanostructure manufacturing processes and their microscopic details. Using an extension of the diagrammatic method of integration over the unitary group, which generated 11.024 diagrams, we obtained exact analytical results valid even in the semi-classical and extreme quantum limits. In particular, analyzing the formula obtained for conductance, we realized that the main quantum interference term for the universal chiral class is identical to the corresponding term for the Wigner-Dyson classes, typical semiconductors. Due to the absence of any indicator of chirality in conductance, we conjecture that this observable is insensitive to the existence of intrinsic sublattice because it does not have backscattering terms. On the other hand, an analysis of the corpuscular character of the electron embedded in the shot noise power led us to find a robust and peculiar signal for an arbitrary number of scattering channels. The signal that was found, generated by the main quantum interference correction term, is the fingerprint" of chirality which, through our analytical expressions, can be measured for any number of open channels. In addition, the analytical results were tested and confirmed through a numerical simulation based on the Mahaux-Weidenmüller formalism. Our work demonstrate that both the corpuscular and the undulatory character contribute concomitantly through coherent backscattering to generate the chirality signal in mesoscopic physics of open systems out of equilibrium.
|
-
RAISSA MARIA PIMENTEL NEVES
-
Cosmologia de brana e gravidade de horndeski
-
Data: 30/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Nas últimas décadas a cosmologia estreou em um cenário de dados cada vez mais precisos, que comprovam que o universo passou por dois períodos de aceleração cósmica, o primeiro conhecido como período inflacionário ou fase exponencial e o segundo dominado por uma energia de pressão negativa que neutraliza a força gravitacional, semelhante a proposta por Alan Guth nos anos 80. Esta componente possui natureza desconhecida, mas que de acordo com o modelo cosmológico padrão é descrita por uma constante cosmológica ou por um campo escalar.
A partir desta descoberta, cientistas veem tentando desenvolver modelos que consigam descrever estes dois períodos de expansão acelerada do universo. Nesta perspectiva, este trabalho teve como finalidade buscar mecanismos que possibilitassem a análise dessas duas fases de aceleração. Para isto, na primeira etapa da tese encontramos um potencial inspirado no cenário de mundo brana proposto inicialmente por Dvali e Tye e efetuamos testes referentes às suas previsões teóricas que podem ser testadas com base nos dados observacionais atuais. Sendo assim, testamos o potencial arctan(ϕ) que surge naturalmente no contexto da cosmologia de branas, em que o campo que descreve o tamanho da dimensão extra é interpretado como o inflaton. Realizamos a estimativa dos parâmetros usando os dados mais recentes de temperatura da CMB, obtidos pelo o satélite Planck e combinados com BAO e os dados de polarização do modo B. Obtivemos excelentes restrições para o parâmetro β=7.1±0.2. Notamos também que ao considerar o valor de melhor ajuste de β proporcionamos um excelente ajuste ao espectro de potência da temperatura, tão bom quanto no modelo ΛCDM.
Posteriormente, inspirados nas teorias escalar-tensorial, buscamos estudar uma classe de teorias mais gerais, a exemplo da teoria de Horndeski. Mostramos que esta classe de teoria foi reduzida após medição da onda gravitacional GW170817 e eletromagnética GBR170817A. Sendo assim, analisamos uma classe da teoria escalar-tensorial de Horndeski conhecida como setor John e mostramos que a equação de estado do campo escalar está de acordo com a aceleração cósmica atual, o que nos permitiu simular a energia escura na gravidade de Horndeski.
In recent decades, cosmology debuted in a scenario of increasingly accurate data, which proves that the universe has gone through two periods of cosmic acceleration; The first is known as inflationary period or exponential phase. While the second is dominated by a negative pressure energy that neutralizes the gravitational force, as proposed by Alan Guth in the 80s. This component has an unknown nature, but according to the standard cosmological model it is described by a cosmological constant or by a scalar field.
From this discovery, scientists try to develop models that describe these two periods of accelerated expansion of the universe. In this perspective, this work had to use the search engine that allows to analyze these two acceleration phases. For this, in the first stage of the tests, we detected a potential inspired by the world scenario applied by Dvali-Tye, and performed observational tests related to the theoretical predictions which can be tested based on the current observational data. Therefore, we test the potential arctan(ϕ) that arises naturally in the context of brane cosmology, in which the field that describes the size of the extra dimension is interpreted as the inflaton. We estimated the parameters using the most recent CMB temperature data, obtained from the Planck satellite, and combined with BAO and the B polarization data. As result, we obtained excellent estimates for the parameter β=7.1±0.2. Furthermore, we observed that considering the best fit value of β we provide an excellent fit to the temperature power spectrum, as good as the ΛCDM model.
Subsequently, inspired by scalar-tensorial theories, we sought to study a class of these more general theories, like the theories and Horndeski. We show that this class of models incorporated by Horndeski was reduced after measuring the gravitational wave GW170817 and the electromagnetic part GBR170817A. Therefore, we analyze a class of Horndeski's scalar-tensorial theory known as sector John and show that the equation of state of the scalar field is in accordance with the current cosmic acceleration, which allowed us to simulate the dark energy in Horndeski's gravity.
|
-
SAULO SOARES DE ALBUQUERQUE FILHO
-
Remarks on the Dirac equation in a class of strings
-
Data: 29/07/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
O principal objetivo dessa dissertação foi obter a métrica do espaço-tempo gerado por um objeto gravitacional carregado, em rotação, e cercado por uma nuvem de cordas, e analisar a equação de Dirac e suas soluções no campo gravitacional gerado por esse corpo, que corresponde a um buraco negro carregado, em rotação, e com uma nuvem de cordas como fonte para as equações de campo de Einstein. De modo a fazer isso, nós primeiramente revisamos, no segundo capítulo, alguns conceitos físicos fundamentais que foram importantes para as investigações posteriores, tais como o conceito físico de um buraco negro e o conceito físico de uma nuvem de cordas. Nós também obtivemos, por motivos de completeza, a métrica para o buraco negro de Schwarzschild cercado por uma nuvem de cordas (espaço-tempo de Letelier) assim como o buraco negro de Reissner-Nordstrom cercado por uma nuvem de cordas. De maneira a ilustrar o método desenvolvido por Janis e Newman, nós obtivemos a métrica de Kerr e então usamos esse método para encontrar uma nova solução para as equações de campo de Einstein, gerada por um objeto gravitacional carregado, em rotação, e cercado por uma nuvem de cordas, que nós chamamos de buraco negro de Kerr-Newman com uma nuvem de cordas. Nós desejávamos obter tal plano de fundo para nossa aplicação da equação de Dirac no quarto capítulo. No terceiro capítulo, nós revisamos a equação de onda da relatividade especial para partículas de spin-1/2, chamada equação de Dirac, desde sua obtenção, até sua invariância em forma sob transformações de Lorentz. Neste mesmo terceiro capítulo, nós discutimos o procedimento que generaliza esta equação de onda para espaços-tempo curvos, obtendo a chamada equação de Dirac da relatividade geral, que é covariante sob ambos os grupos de transformações gerais de coordenadas sobre a variedade inteira, e o grupo de transformações locais de Lorentz definidas em cada ponto da variedade individualmente. Tendo obtido essa equação de Dirac para espaços-tempo curvos, e aprendendo como formular a mesma uma vez que a métrica do espaço-tempo é dada, nós pudemos aplicar essa equação, no quarto capítulo, para nossa desejada configuração do espaço-tempo, que é o espaço-tempo de Kerr-Newman com uma nuvem de cordas, conforme obtida no capítulo dois. Como resultado dessa aplicação, nós finalmente conseguimos separar a solução em suas partes radiais e angular e compará-las com estudos recentes feitos por Kraniotis para o buraco negro de Kerr-Newman, e concluímos que as equações são formalmente similares e correspondem a equações generalizadas de Heun. Portanto, as soluções para a equação de Dirac, no plano de fundo do espaço tempo sob consideração, também são dadas em termos de funções generalizadas de Heun. Nós analisamos essas soluções e todos os casos particulares, tais como buracos negros com nuvem de cordas mas sem carga, sem rotação, e sem carga e sem rotação, e apontamos a assinatura da nuvem de cordas e consequentemente seu papel físico. Esses resultados chamam nossa atenção para o poder de aplicação da equação generalizada de Heun, que pode nos permitir obter outros resultados, tais como soluções analíticas para a equação de Dirac em outras configurações do espaço-tempo. Nós também analisamos os casos particulares correspondentes aos buracos negros, cercados por nuvem de cordas, de Kerr, Reissner-Nordstrom e Schwarzschild , cujos resultados também são dados em termos de funções generalizadas de Heun. As soluções analíticas na vizinhança de alguns pontos específicos de referência, tais como o horizonte de Cauchy, horizonte de eventos, e no infinito são obtidas e analisadas, e a assinatura da presença da nuvem de cordas é apontada.
The main goal of this dissertation was to obtain the metric of the spacetime generated by a rotating, charged gravitational body surrounded by a cloud of strings and analyze the Dirac equation and its solutions in the gravitational field generated by this body, which corresponds to a charged rotating black hole with a cloud of strings, i.e., the Kerr-Newman black hole with the addition of a cloud of strings as a source for the Einstein field equations. In order to do that, we firstly reviewed, in the second chapter, some fundamental physical concepts that were important for the further investigations, the physical concept of a black hole and the physical concept of a cloud of strings. We also obtained, for the sake of completeness, the metric for the Schwarzschild black hole surrounded by a cloud of strings (Leteliers spacetime) as well as the Reissner-Nordstroms black hole surrounded by a cloud of strings. In order to illustrate the method developed by Janis and Newman, we obtained the Kerr metric and then used this method to find a new solution of the Einstein field equations, generated by a charged rotating gravitational body surrounded by a cloud of strings, which we called Kerr-Newman black hole with a cloud of strings. We aimed to obtain such background for our application of Dirac equation in the fourth chapter. In the third chapter, we reviewed the special relativistic wave equation for spin-1/2 particles, called Dirac equation, since its obtaining, up to its form invariance under Lorentz transformations. In this same third chapter, we discussed the procedure that generalizes this wave equation for curved spacetimes, obtaining the so-called general relativistic Dirac equation, which is covariant under both the group of general coordinate transformations for the entire manifold, and the group of local Lorentz transformations defined at each and every point of the manifold individually. Having obtained this Dirac equation for curved spacetimes, and getting to know how to formulate it once the spacetime metric is given, we could apply this equation, at the fourth chapter, for our desired spacetime configuration, which is the Kerr-Newman spacetime with a cloud of strings as obtained in chapter two. As the result of this application, we finally managed to separate the solution into the angular and radial parts and compare with recent studies performed by Kraniotis for Kerr-Newman black hole and concluded that the equations are formally similar, and correspond to a Generalized Heun Equation. Therefore, the solutions for the Dirac equation in the background spacetime under consideration, are also given in terms of the Generalized Heun Functions as well. We analyzed these solutions and all particular cases, namely, uncharged, non rotating, and uncharged and non rotating black holes with cloud of strings, and pointed out the signature of the strings and consequently, their physical role. These results call attention to the application power of the Generalized Heun Equation, what may permit to obtain other results, such as analytical solutions for the Dirac equation in others spacetime configurations. We also analyzed the particular cases corresponding to Kerr, Reissner-Nordström and Schwarzschild black holes surrounded by cloud of strings, whose results are also given in terms of Generalized Heun Functions. The analytical solutions at the vicinity of some specific reference points, such as the Cauchy horizon, event horizon, and at the infinity were obtained and analyzed and the signature of the presence of the cloud of strings was pointed out.
|
-
SAULO SOARES DE ALBUQUERQUE FILHO
-
Remarks on the Dirac equation in a class of strings
-
Data: 29/07/2020
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
O principal objetivo dessa dissertação foi obter a métrica do espaço-tempo gerado por um objeto gravitacional carregado, em rotação, e cercado por uma nuvem de cordas, e analisar a equação de Dirac e suas soluções no campo gravitacional gerado por esse corpo, que corresponde a um buraco negro carregado, em rotação, e com uma nuvem de cordas como fonte para as equações de campo de Einstein. De modo a fazer isso, nós primeiramente revisamos, no segundo capítulo, alguns conceitos físicos fundamentais que foram importantes para as investigações posteriores, tais como o conceito físico de um buraco negro e o conceito físico de uma nuvem de cordas. Nós também obtivemos, por motivos de completeza, a métrica para o buraco negro de Schwarzschild cercado por uma nuvem de cordas (espaço-tempo de Letelier) assim como o buraco negro de Reissner-Nordstrom cercado por uma nuvem de cordas. De maneira a ilustrar o método desenvolvido por Janis e Newman, nós obtivemos a métrica de Kerr e então usamos esse método para encontrar uma nova solução para as equações de campo de Einstein, gerada por um objeto gravitacional carregado, em rotação, e cercado por uma nuvem de cordas, que nós chamamos de buraco negro de Kerr-Newman com uma nuvem de cordas. Nós desejávamos obter tal plano de fundo para nossa aplicação da equação de Dirac no quarto capítulo. No terceiro capítulo, nós revisamos a equação de onda da relatividade especial para partículas de spin-1/2, chamada equação de Dirac, desde sua obtenção, até sua invariância em forma sob transformações de Lorentz. Neste mesmo terceiro capítulo, nós discutimos o procedimento que generaliza esta equação de onda para espaços-tempo curvos, obtendo a chamada equação de Dirac da relatividade geral, que é covariante sob ambos os grupos de transformações gerais de coordenadas sobre a variedade inteira, e o grupo de transformações locais de Lorentz definidas em cada ponto da variedade individualmente. Tendo obtido essa equação de Dirac para espaços-tempo curvos, e aprendendo como formular a mesma uma vez que a métrica do espaço-tempo é dada, nós pudemos aplicar essa equação, no quarto capítulo, para nossa desejada configuração do espaço-tempo, que é o espaço-tempo de Kerr-Newman com uma nuvem de cordas, conforme obtida no capítulo dois. Como resultado dessa aplicação, nós finalmente conseguimos separar a solução em suas partes radiais e angular e compará-las com estudos recentes feitos por Kraniotis para o buraco negro de Kerr-Newman, e concluímos que as equações são formalmente similares e correspondem a equações generalizadas de Heun. Portanto, as soluções para a equação de Dirac, no plano de fundo do espaço tempo sob consideração, também são dadas em termos de funções generalizadas de Heun. Nós analisamos essas soluções e todos os casos particulares, tais como buracos negros com nuvem de cordas mas sem carga, sem rotação, e sem carga e sem rotação, e apontamos a assinatura da nuvem de cordas e consequentemente seu papel físico. Esses resultados chamam nossa atenção para o poder de aplicação da equação generalizada de Heun, que pode nos permitir obter outros resultados, tais como soluções analíticas para a equação de Dirac em outras configurações do espaço-tempo. Nós também analisamos os casos particulares correspondentes aos buracos negros, cercados por nuvem de cordas, de Kerr, Reissner-Nordstrom e Schwarzschild , cujos resultados também são dados em termos de funções generalizadas de Heun. As soluções analíticas na vizinhança de alguns pontos específicos de referência, tais como o horizonte de Cauchy, horizonte de eventos, e no infinito são obtidas e analisadas, e a assinatura da presença da nuvem de cordas é apontada.
The main goal of this dissertation was to obtain the metric of the spacetime generated by a rotating, charged gravitational body surrounded by a cloud of strings and analyze the Dirac equation and its solutions in the gravitational field generated by this body, which corresponds to a charged rotating black hole with a cloud of strings, i.e., the Kerr-Newman black hole with the addition of a cloud of strings as a source for the Einstein field equations. In order to do that, we firstly reviewed, in the second chapter, some fundamental physical concepts that were important for the further investigations, the physical concept of a black hole and the physical concept of a cloud of strings. We also obtained, for the sake of completeness, the metric for the Schwarzschild black hole surrounded by a cloud of strings (Leteliers spacetime) as well as the Reissner-Nordstroms black hole surrounded by a cloud of strings. In order to illustrate the method developed by Janis and Newman, we obtained the Kerr metric and then used this method to find a new solution of the Einstein field equations, generated by a charged rotating gravitational body surrounded by a cloud of strings, which we called Kerr-Newman black hole with a cloud of strings. We aimed to obtain such background for our application of Dirac equation in the fourth chapter. In the third chapter, we reviewed the special relativistic wave equation for spin-1/2 particles, called Dirac equation, since its obtaining, up to its form invariance under Lorentz transformations. In this same third chapter, we discussed the procedure that generalizes this wave equation for curved spacetimes, obtaining the so-called general relativistic Dirac equation, which is covariant under both the group of general coordinate transformations for the entire manifold, and the group of local Lorentz transformations defined at each and every point of the manifold individually. Having obtained this Dirac equation for curved spacetimes, and getting to know how to formulate it once the spacetime metric is given, we could apply this equation, at the fourth chapter, for our desired spacetime configuration, which is the Kerr-Newman spacetime with a cloud of strings as obtained in chapter two. As the result of this application, we finally managed to separate the solution into the angular and radial parts and compare with recent studies performed by Kraniotis for Kerr-Newman black hole and concluded that the equations are formally similar, and correspond to a Generalized Heun Equation. Therefore, the solutions for the Dirac equation in the background spacetime under consideration, are also given in terms of the Generalized Heun Functions as well. We analyzed these solutions and all particular cases, namely, uncharged, non rotating, and uncharged and non rotating black holes with cloud of strings, and pointed out the signature of the strings and consequently, their physical role. These results call attention to the application power of the Generalized Heun Equation, what may permit to obtain other results, such as analytical solutions for the Dirac equation in others spacetime configurations. We also analyzed the particular cases corresponding to Kerr, Reissner-Nordström and Schwarzschild black holes surrounded by cloud of strings, whose results are also given in terms of Generalized Heun Functions. The analytical solutions at the vicinity of some specific reference points, such as the Cauchy horizon, event horizon, and at the infinity were obtained and analyzed and the signature of the presence of the cloud of strings was pointed out.
|
-
DOUGLAS ALVES FERREIRA
-
Aspectos de estruturas tipo-kink e modelos de branas espessas
-
Data: 29/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Nesta tese, discutimos diversas características de estruturas tipo-kink tanto no espaço plano como no espaço curvo. Inicialmente, revisamos alguns aspectos gerais sobre teorias clássicas de campos descritas por campos escalares que suportam estruturas localizadas. Investigamos essas teorias no espaço-tempo plano bidimensional e também no cenário de mundo brana com uma única dimensão extra de extensão infinita. Depois disso, discutimos nossas contribuições para o assunto. Primeiro, usando o método da deformação, mostramos como obter modelos distintos de teorias de campos escalares que apresentam o mesmo potencial de estabilidade. A partir de sistemas que interagem polinomialmente ou hiperbolicamente, usamos uma função deformadora que nos permitiu construir outras teorias com a característica de desenvolver os mesmos potenciais de estabilidade. Essa função deformadora leva a potenciais suaves de acordo com uma escolha específica de um único parâmetro. Também mostramos que, para modelos com setores topológicos assimétricos, o surgimento de um novo potencial estabilidade é possível. Por fim, apresentamos novos modelos de branas espessas em um sistema com dois campos escalares que interagem entre si de uma maneira muito específica. O mecanismo é novo, capaz de gerar estruturas tipo-kink que engendram modificações importantes na densidade de energia do sistema. Sob apropriadas considerações, mostramos que o mecanismo também funciona para gerar modelos com perfil assimétrico.
In this thesis, we discuss several features of kinklike structures in both flat and curved space. Initially, we review some general aspects about classical field theories described by scalar fields that support localized structures. We investigate these theories in the two-dimensional flat space-time and also in the braneworld scenario with a single extra dimension of infinite extension. After that, we discussed our contributions to the subject. First, using the deformation method, we show how to obtain different models of scalar field theories that have the same stability potential. From systems that interact polynomially or hyperbolically, we use a deformation function that allowed us to build other theories with the characteristic of developing the same stability potentials. This deformation function leads to smooth potentials according to a specific choice of a single parameter. We also show that for models with asymmetric topological sectors, the appearance of a new potential stability is possible. Finally, we present new models of thick branes in a system with two scalar fields that interact with each other in a very specific way. The mechanism is new, capable of generating kinklike structures that generate important changes in the energy density of the system. Under appropriate considerations, we show that the mechanism also works to generate models with an asymmetric profile.
|
-
NATÁLIA ÉRIKA LAURENTINO BARBOSA
-
Influência conjunta da polarização de da coerência da luz no experimento da fenda dupla sob uma perspectiva quântica
-
Data: 29/07/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Nesta pesquisa, estudamos a dualidade onda-partícula através de quantificadores de visibilidade e distuinguibilidade pelo princípio da complementaridade. Essa descrição quântica é verificada no experimento da dupla fenda para um sistema fotônico. Utilizamos o formalismo de matriz densidade unificada de coerência e polarização como base para esse estudo. Neste contexto, se temos informação do caminho, o padrão de interferência é destruído e o fóton se comporta como partícula, por outro lado, um padrão de máximo contraste é verificado quando não há informação do caminho percorrido, e o mesmo se comporta como onda. Para testemunhar a dualidade onda-partícula por meio dos quantificadores de visibilidade V e distuinguibilidade D derivados na pesquisa, apresentamos vários exemplos físicos e mostramos que é possível verificar o comportamento dos fótons, quantificado através do princípio da complementaridade de Bohr com base na desigualdade D^2+V^2≤1.
In this research, we studied the wave-particle duality through quantifiers of visibility and distuinguishability by the complementary principle. We used the unified density matrix formalism of coherence and polarization as the basis for this study. If we have information on the path, the interference pattern is destroyed and the photon behaves like a particle, on the other hand, a maximum contrast pattern is verified when there is no information on the path taken, wave-like behavior. To witness the wave-particle duality using the visibility V and distinguishability D quantifiers derived in the research, we present several physical examples and show that it is possible to verify the behavior of photons, quantified through the principle of complementarity by means of the inequality D^2+V^2≤1.
|
-
JABES DIAS DE ALMEIDA MÉLO
-
Estudo das medidas fracas quânticas com aplicação no interferômetro de Mach-Zehnder
-
Data: 27/07/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo da "criação" da Mecânica Quântica, tem se construído uma teoria que se baseia em uma única forma de medir sistema quânticos. Essas medidas sempre ocorreram de forma que o ato de medir perturba o sistema ao ponto de colapsá-lo, e então ele adquire todas as propriedades de um único estado. Contudo, no fim da década de 1980, surgiu uma nova forma de medir um sistema quântico, chamada de Medida Fraca. Com ela, pudemos tratar de experimentos com uma nova abordagem, onde a configuração da medida é mudada por um fator que perturba muito pouco o sistema. Com a forma de medir antes desse novo conceito, seria impossível detectar pequenas mudanças em um sistema quântico, mas, agora, a medida fraca alcança novos horizontes. Nós desenvolvemos uma forma de medida fraca usando um acoplamento geral em termos da superposição de um estado inicial e um estado final, para o caso de um qubit. Com isso, foi possível enxergar com mais detalhes como ocorre o processo dessa forma de medir, onde veremos como deve ser feito o acoplamento entre os dois estados para realizar tal experimento. Desenvolvemos também uma medida fraca em um sistema quântico em que utiliza um interferômetro de Mach-Zehnder para tal estudo. Nele, com a ajuda de um valor que determinará o quão fraca é a medida fraca, poderemos realizar uma medida em que não precisaremos perturbar um sistema para obter informações.
Abstract
Throughout the "creation" of Quantum Mechanics, a theory has been built that is based on a single way of measuring quantum systems. These measurements have always taken place so that the act of measuring disturbs the system to the point of collapsing it, and then it acquires all the properties of a single state. However, in the late 1980s, a new way of measuring a quantum system emerged, called the Weak Measure. With it, we were able to deal with experiments with a new approach, where the configuration of the measurement is changed by a factor that disturbs the system very little. With the way of measuring before this new concept, it would be impossible to detect small changes in a quantum system, but now, the weak measurement reaches new horizons. We developed a form of weak measurement using a general coupling in terms of the superposition of an initial state and a final state, in the case of a qubit. With that, it was possible to see in more detail how the process of this way of measuring occurs, where we will see how the coupling between the two states must be done to carry out such an experiment. We have also developed a weak measurement in a quantum system using a Mach-Zehnder interferometer for such a study. In it, with the help of a value that will determine how weak the weak measure is, we can carry out a measure in which we do not need to disturb a system to obtain information.
|
-
THIAGO CONRADO DE VASCONCELOS
-
Efeitos Quânticos em graus de liberdade eletrônicos e bosônicos em dispositivos mesoscópicos caóticos
-
Data: 24/07/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, investigamos tanto o transporte de carga quanto o de spin em diferentes aparatos. No transporte de carga, iremos investigar a medida de correlação e de localização fraca no Efeito Hanbury-Brown Twiss Caótico em sistemas mesoscópicos. No transporte de spin, nosso principal interesse é investigar a flutuação universal de parâmetros fenomenológicos do efeito hall de spin inverso. Tais parâmetros medem a conversão de corrente de spin em corrente de carga. Calcularemos analiticamente as flutuações universais em um ponto quântico caótico com simetria quiral a baixas temperaturas e no regime metálico. Para efetuar os cálculos tanto da correlação no efeito HBT caótico quanto das flutuações dos parâmetros, utilizamos a teoria de matrizes aleatória, o método diagramático e a sua expansão. No cálculo da correlação das partículas, mostramos em particular que há o anti-agrupamento de bósons mesmo que a amplitude de reflexão seja a mesma da amplitude de transmissão no aparato. Mostramos que os efeitos de interferência quântica entre as partículas são desprezíveis na presença de campo magnético no regime metálico e em sistemas híbridos de metal/supercondutor. Porém, em regimes quirais, não há a supressão de interferência quântica entre as partículas mesmo na presença de campo magnético. Também calculamos as flutuações universais de parâmetros de conversão e mostramos valores entre 0.11 até 0.33 na escala de nanômetros, dependendo das simetrias subjacentes do sistema analisado. Este resultado está em consonância com artigos experimentais e, no regime quiral, encontramos a ordem de flutuações de 1/1000, cujo valor também está em consonância com resultados experimentais recentes da área.
ABSTRACT:
In this work, we investigate both particle and spin transport in different devices. In particle transportation, we will investigate the measure of correlation and weak location in the Hanbury-Brown Twiss Chaotic Effect in mesoscopic systems. In spin transport, our main interest is to investigate the universal fluctuation of phenomenological parameters of the inverse spin hall effect. Such parameters measure the conversion of spin current into charge current. We will calculate analytically the universal fluctuations in a chaotic quantum point with chiral symmetry at low temperatures and in the metallic regime. To perform the calculations both of the correlation in the chaotic HBT effect and of the fluctuations of the parameters, we used the theory of random matrices, the diagrammatic method and its expansion. In calculating the correlation of the particles, we show in particular that there is anti-clustering of bosons even though the amplitude of reflection is the same as the amplitude of transmission in the apparatus. We show that the effects of quantum interference between particles are negligible in the presence of a magnetic field in the metallic regime and in hybrid metal / superconducting systems. However, in chiral regimes, there is no suppression of quantum interference between particles even in the presence of a magnetic field. We also calculate the universal fluctuations of conversion parameters and show values between 0.11 to 0.33 on the nanometer scale, depending on the underlying symmetries of the analyzed system. This result is in line with experimental articles and, in the chiral regime, we find the order of fluctuations of 1/1000, whose value is also in line with recent experimental results in the area.
|
-
THIAGO CONRADO DE VASCONCELOS
-
Efeitos Quânticos em graus de liberdade eletrônicos e bosônicos em dispositivos mesoscópicos caóticos
-
Data: 24/07/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, investigamos tanto o transporte de carga quanto o de spin em diferentes aparatos. No transporte de carga, iremos investigar a medida de correlação e de localização fraca no Efeito Hanbury-Brown Twiss Caótico em sistemas mesoscópicos. No transporte de spin, nosso principal interesse é investigar a flutuação universal de parâmetros fenomenológicos do efeito hall de spin inverso. Tais parâmetros medem a conversão de corrente de spin em corrente de carga. Calcularemos analiticamente as flutuações universais em um ponto quântico caótico com simetria quiral a baixas temperaturas e no regime metálico. Para efetuar os cálculos tanto da correlação no efeito HBT caótico quanto das flutuações dos parâmetros, utilizamos a teoria de matrizes aleatória, o método diagramático e a sua expansão. No cálculo da correlação das partículas, mostramos em particular que há o anti-agrupamento de bósons mesmo que a amplitude de reflexão seja a mesma da amplitude de transmissão no aparato. Mostramos que os efeitos de interferência quântica entre as partículas são desprezíveis na presença de campo magnético no regime metálico e em sistemas híbridos de metal/supercondutor. Porém, em regimes quirais, não há a supressão de interferência quântica entre as partículas mesmo na presença de campo magnético. Também calculamos as flutuações universais de parâmetros de conversão e mostramos valores entre 0.11 até 0.33 na escala de nanômetros, dependendo das simetrias subjacentes do sistema analisado. Este resultado está em consonância com artigos experimentais e, no regime quiral, encontramos a ordem de flutuações de 1/1000, cujo valor também está em consonância com resultados experimentais recentes da área.
ABSTRACT:
In this work, we investigate both particle and spin transport in different devices. In particle transportation, we will investigate the measure of correlation and weak location in the Hanbury-Brown Twiss Chaotic Effect in mesoscopic systems. In spin transport, our main interest is to investigate the universal fluctuation of phenomenological parameters of the inverse spin hall effect. Such parameters measure the conversion of spin current into charge current. We will calculate analytically the universal fluctuations in a chaotic quantum point with chiral symmetry at low temperatures and in the metallic regime. To perform the calculations both of the correlation in the chaotic HBT effect and of the fluctuations of the parameters, we used the theory of random matrices, the diagrammatic method and its expansion. In calculating the correlation of the particles, we show in particular that there is anti-clustering of bosons even though the amplitude of reflection is the same as the amplitude of transmission in the apparatus. We show that the effects of quantum interference between particles are negligible in the presence of a magnetic field in the metallic regime and in hybrid metal / superconducting systems. However, in chiral regimes, there is no suppression of quantum interference between particles even in the presence of a magnetic field. We also calculate the universal fluctuations of conversion parameters and show values between 0.11 to 0.33 on the nanometer scale, depending on the underlying symmetries of the analyzed system. This result is in line with experimental articles and, in the chiral regime, we find the order of fluctuations of 1/1000, whose value is also in line with recent experimental results in the area.
|
-
EMANUEL WALLISON DE OLIVEIRA COSTA
-
Campos escalares e método da deformação
-
Data: 17/07/2020
-
Hora: 15:00
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação constitui um estudo sobre Teoria Clássica de Campos, com uma abordagem específica para campos escalares. Inicialmente é apresentado as equações de movimento, energias e estabilidade das soluções, que podem ter características topológicas, denominadas por kinks ou não topológicas, nomeadas por lumps. Em seguida, serão discutidos importantes modelos, como por exemplo, os modelos ϕ4, ϕ6, seno-Gordon e seno-Gordon duplo. Será também estudado o fenômeno de quebra espontânea de simetria, o método de Bogomol'nyi e a construção de Teoria de Campos a partir de potenciais da mecânica quântica. Posteriormente é apresentado o método da deformação, que permite construir novos modelos de Teoria de Campos solúveis. Por fim, prosseguimos com a aplicação do método, para obter novas famílias de modelos seno-Gordon e de potenciais polinomiais, que permitem explorar interações de longo alcance entre kinks.
This dissertation constitutes a study on Classical Field Theory, with a specific approach for scalar fields. Initially, the equations of motion, energy and stability of the solutions are presented, which may have topological characteristics, called kinks or non-topological, named by lumps. Next, important models will be discussed, for example, the models ϕ4, ϕ6, sine-Gordon and double sine-Gordon. The phenomenon of spontaneous symmetry breaking, the Bogomol'nyi method and the construction of Field Theory based on potentials of quantum mechanics will also be studied. Subsequently, the deformation method is presented, which allows the construction of new models of soluble Field Theory. Finally, we proceed with the application of the method, to obtain new families of sine-Gordon models and potential polynomials, that allow you to explore long-range interactions between kinks.
|
-
MATHEUS ALVES LIAO
-
Defeitos Topológicos em Teoria Clássica de Campos
-
Data: 28/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação trata de defeitos topológicos em Teoria Clássica de Campos, com particular ênfase na investigação de modelos em que há quebra espontânea de simetria engendrada por um campo escalar. São estudadas soluções de equações de campo não lineares em diversos contextos, com o caráter topológico dessas estruturas servindo como o elemento que confere unidade ao trabalho. Inicialmente, estudamos defeitos topológicos em teorias de campos escalares em (1,1) dimensões, investigando modelos com um e dois campos acoplados, entre os quais incluímos resultados originais. A seguir, estudamos algumas teorias de calibre abelianas em (2,1) dimensões, nas quais encontramos os vórtices, que foram analisados nas teorias de Maxwell-Higgs, Chern-Simons e em uma classe de modelos com simetria aumentada, fruto de um trabalho publicado em 2019. Finalmente, prosseguimos com a investigação de soluções com carga magnética na teoria (3,1) dimensional de Yang-Mills-Higgs com simetria de calibre SU(2). Nesse contexto, foram estudados monopolos magnéticos e dyons, e estabelecemos a relação entre a existência de um invariante topológico que caracteriza todas as soluções desse modelo e o aparecimento de carga magnética.
|
-
TÉSSIO ROGÉRIO NÓBREGA BORJA DE MELO
-
Neutrino Masses in Two Higgs Doublet Models
-
Data: 28/02/2020
-
Hora: 13:30
-
Mostrar Resumo
-
O Modelo Padrão (SM) da Física de Partículas fornece a descrição mais precisa do comportamento da matéria nas menores escalas de distância acessíveis. No entanto, como o SM não explica a massa não-nula dos neutrinos, a existência da matéria escura e também sofre com diversos problemas teóricos, é amplamente aceito que ele deve ser estendido. A parte menos compreendida do SM, o seu setor escalar, começou a ser investigada apenas recentemente e a questão de o bóson de massa 125 GeV encontrado no CERN Large Hadron Collider (LHC) ser o bóson de Higgs do SM ou apenas um de muitos escalares de um modelo além do SM ainda está em aberto. Uma das extensões do SM mais populares é o modelo de dois dubletos de Higgs (2HDM), que apresenta dois dubletos escalares, ao invés de apenas um como no SM. Os modelos 2HDM em geral sofrem de troca de sabor na corrente neutra (FCNI) devido à presença de escalares neutros extras. Além disso, a geração da massas dos neutrinos é tipicamente ignorada nas discussões sobre o 2HDM. Nesta Tese estudamos uma classe de 2HDM livre de FCNI por meio de uma simetria abeliana de gauge, que também permite acomodar massa para os neutrinos. Discutimos várias realizações do mecanismo seesaw nesse contexto, destacando as implicações fenomenológicas em cada caso. Em particular, estudamos em detalhes o novo bóson de gauge Z', investigamos a fenomenologia das misturas cinética e de massa que engloba vários vínculos provenientes da violação de paridade atômica, momento magnético anômalo do múon, decaimentos raros de mésons, física do Higgs, dados de precisão do LEP, espalhamento neutrino-elétrons, aceleradores de baixa energia e dados do LHC.
|
-
GABRIELA COUTINHO LUNA
-
TESTES DE MODIFICAÇOES DA GRAVITAÇAO NA ESCALA ATOMICA
-
Data: 28/02/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Há alguns cenários teóricos, entre os quais modelos de dimensões extras de grande escala, que prevêem um fortalecimento do campo gravitacional para curtas distâncias. Motivados por isso, procuramos por desvios do campo gravitacional na escala de comprimento atômica. Utilizando dados recentes da espectroscopia do hidrogênio obtivemos novos limites empíricos para supostas modificações da gravidade padrão nessa escala. Os novos limites foram extraídos a partir da frequência de transição . Comparando-os com os dados espectroscópicos do Hélio antiprotônico, que estabelece um dos vínculos mais fortes para desvios do potencial Newtoniano nessa escala, verificamos que nossos resultados são um pouco mais fortes. Outros vínculos foram obtidos da análise do efeito de acoplamento spin-órbita gravitacional na espectroscopia atômica para a transição . Tais vínculos são mais fortes do que limites previamente determinados em um experimento que mede a precessão do spin do elétron em um espalhamento elétron-núcleo. Mostramos também que a análise desta interação, responsável pela precessão do spin, pode ser empregada como um teste de potencial Pós-Newtoniano no domínio atômico.
|
-
LEONARDO MELO OLIVEIRA
-
Estudo Teorico em Nanoestruturas de Grafeno e BN Dopadas com Germanio
-
Data: 28/02/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho realizamos cálculos de primeiros princípios baseados na teoria do funcional da densidade (DFT) para estudar as propriedades estruturais, eletrônicas e ópticas de nanocamadas de BN e grafeno dopadas com germânio. A partir de cálculos das propriedades estruturais mostramos que o doping de germânio exige uma quantidade adicional de energia durante o processo de síntese de estruturas de nitreto de boro e grafeno. Para o BN os resultados obtidos indicam a formação de estados eletrônicos na região do gap próximo do nível de Fermi, além disso a incorporação de tal átomo de impureza, induz estados de magnetização nessas nanoestruturas. Usando teoria de perturbação dependente do tempo é possível fazer os cálculos das propriedades ópticas, que também indicam a redução da largura do gap de energia e uma significativa redução na condutividade óptica, uma pequena absorção na faixa de comprimento de onda do infravermelho e luz visível. No grafeno sempre foi constatado gap nulo com características próximas de um semimetal. Nos dois caso tanto para BN como grafeno os resultados indicam picos de absorção pronunciados, localizados na região do ultravioleta profundo.
|
-
ADRIANO ROCHA SOARES
-
ALGUNS ASPECTOS DAS TEORIAS MODIFICADAS DA GRAVITAÇÃO VIA FORMALISMO DE PALATINI
-
Data: 21/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Embora a teoria da Relatividade Geral de Einstein tenha passado pelos chamados testes clássicos com sucesso, ao longo do tempo, medidas cada vez mais precisas das variações de temperatura na radiação cósmica de fundo e pesquisas envolvendo galáxias e aglomerados de galáxias mostraram uma série de fenômenos que até o momento não foram explicados pela teoria da relatividade geral; entre eles, podemos citar os mais paradigmáticos: a expansão acelerada do universo e a não prevista curva de rotações de galáxias. Além disso, Penrose e Hawking mostraram que para certos tipos de fontes de matéria, a teoria prevê singularidades geodésicas. Numa singularidade a capacidade de fazer medidas é perdida e o conceito de evento (onde e quando) não faz sentido, portanto, numa teoria física, singularidades representam uma limitação da teoria. Em face desses problemas, surgiu a pergunta natural: será que podemos formular uma teoria da gravidade capaz de evitar as singularidades, explicar as observações e, no limite apropriado, recair na teoria da Relatividade Geral? De fato, houve muitas propostas. Nesta tese, nós vamos explorar duas delas: a primeira, teoria f(R) da gravidade e a segunda, a teoria Born-Infeld da gravitação. Nós vamos abordar esses modelos através do formalismo métrico afim, também chamado de formalismo de Palatini. Nessa formulação, a conexão é, a priori, independente da métrica, em contraste com o formalismo métrico, onde a conexão depende das componentes da métrica. Numa teoria alternativa da gravitação, em geral, essas duas formulações não são equivalentes. No vácuo, os dois modelos que vamos tratar reduzem-se à Relatividade Geral mais uma constante cosmológica efetiva, quando tratadas via formalismo de Palatini; por isso, precisamos de fontes de matéria para obtermos novas soluções. Nessa perspectiva, nós vamos acoplar à gravidade modificada o tensor energia-momento do monopolo global e o energia-momento de um modelo sigma não linear. Vamos obter soluções muito interessantes e bem diferentes daquelas previstas pela Relatividade Geral. Entre elas, destacamos soluções geodesicamente completas, ou seja, sem singularidades, como buracos negros regulares e buracos de minhoca atravessáveis.
|
-
CRISTINO JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA
-
Sobre Estados Nao-Classicos do Campo Eletromagnetico Quantizado
-
Data: 20/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Estudamos um novo estado do campo eletromagnético quantizado, em modo único, obtido pela superposição de estados coerentes sobre uma semirreta no espaço de fase. Avaliamos sua não classicalidade através de alguns indicadores, por exemplo, a Função de Wigner, W(x,p,t), pelo efeito squeezing e/ou pela estatística sub-Poissoniana que essa superposição possa exibir. Na Função de Wigner o caráter não clássico do estado costuma se revelar quando ela assume valores negativos em certas regiões do espaço de fase, caso em que ela se comporta mais como uma `quase-distribuição' de probabilidades. A negatividade dessa função indica o caráter quântico do estado que ela representa. Esta função é determinada inicialmente em termos do número de estados coerentes superpostos alinhados na semirreta, o conjunto todo expandido em componentes de Fock. Em seguida incluímos no sistema a influência de reservatórios de ganho e/ou perda, na aproximação Markoviana. Em seguida estudamos a evolução temporal do sistema, para obter uma equação mestra envolvendo a função de Wigner, W(x,p,t), a partir da qual obtemos a evolução temporal das propriedades não-clássicas mencionadas. Ilustramos possíveis esquemas de geração da mencionada superposição, tanto no caso de campos em cavidades microondas quanto de campos viajantes em guias de onda.
|
-
FABIANO FRANCISCO DOS SANTOS
-
Aplicacoes do Setor John da Gravidade de Horndeski nos Cenarios de Brana Negra e Relacao de viscosidade/entropia, Mundo Brana e Cosmologia
-
Data: 20/02/2020
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho abordamos aplicações do setor John da gravidade de Horndeski nos cenários de brana negra, mundo brana e cosmologia. Especificamente, estudamos a correspondência AdS/CFT no contexto da gravidade de Horndeski para avaliar a razão de viscosidade/entropia, em função de uma expoente crítico fixo e dos parâmetros da teoria. No cenário de mundo brana abordamos a questão de encontrar soluções para a gravidade de Horndeski em 5 dimensões e discutimos a localização da gravidade. Finalmente, no cenário cosmológico, encontramos soluções usando o formalismo de primeira ordem na gravidade de Horndeski que restringe o superpotencial e implica que nenhuma escolha do potencial escalar é permitida. A equação de estado do campo escalar descreve bem o cenário cosmológico no momento atual e nos permite concluir que ela pode simular a energia escura na gravidade de Horndeski.
|
-
THAIS AKEMI TOKUBO SANOMIYA
-
Reinterpretacao e extensao da teoria unificada de Weyl
-
Data: 20/02/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho iremos revisitar a teoria unificada de Weyl, que surgiu em 1918, pouco tempo depois do surgimento da relatividade geral. Com o intento de estender o programa de geometrização de Einstein, Hermann Weyl desenvolveu uma generalização da geometria riemanniana. No entanto, apesar do formalismo elegante, Einstein levantou sérias objeções à teoria, considerando-a uma teoria física não-aceitável ao prever um efeito ainda não observado, o chamado segundo efeito do relógio. Nesta tese, temos como objetivo discutir a teoria de Weyl sob uma nova perspectiva e examinar sua consistência e completeza como uma teoria física. Finalmente, iremos propor novas direções e possíveis mudanças conceituais do trabalho original de Weyl. Como aplicações, iremos resolver as equações de campo considerando um universo homogêneo e isotrópico, tendo como fonte um fluido perfeito. Iremos apresentar, também, outras soluções para casos estáticos com simetrias esférica e cilíndrica. Alguns aspectos da geometria de Weyl integrável também serão discutidos. Iremos mostrar que a formulação do problema inicial é bem posto e iremos obter uma solução cosmológica, que generaliza alguns resultados encontrados na literatura.
|
-
OSMAR FRANCISCO PINTO DOS SANTOS
-
ESTUDOS DAS PROPRIEDADES OPTOELETRONICAS E MECANICAS DE NANOFITAS DE H-BN COM DEFEITO 558
-
Data: 14/02/2020
-
Hora: 10:00
-
Mostrar Resumo
-
Nitreto de boro hexagonal h-BN, também conhecido como grafeno branco, é um material que se cristaliza no formato honeycomb (favo de mel) o mesmo do grafeno. Por se tratar de uma material isomórfo ao grafeno, podem ser encontrados nos formatos de nanofolhas, nanotubos, nanocones, nanofitas, entre outras. Com suas formas apresentando diversas aplicações. Consequentemente, possui a mesma hibridação sp2 do grafeno, isso nos permite inferir que existam propriedades comuns entre os dois tipos materiais. Como por exemplo, algumas propriedades mecânicas. Todavia, da mesma forma que há propriedades comuns, existem entre eles propriedades totalmente diferentes, por exemplo, as propriedades optoeletrônicas. Folhas de nitreto de boro hexagonal são materiais isolantes, sua energia de gap experimental vale em torno de 5,9 eV, enquanto o grafeno é semimetal de gap nulo. Nitreto de boro hexagonal h-BN para ser bom candidato para dispositivos eletrônicos e ópticos que trabalhem no espectro visível, deve diminuir sua energia de gap para intervalos entre 1,0-3,3 eV. Diversas técnicas podem ser utilizada para que ocorra essa diminuição, por exemplo, a presença de campos elétricos, o emprego de tensão distensiva (stress) ou a inclusão de defeitos. Sabe-se que durante o processo de crescimento de estruturas cristalinas sempre verificará a ocorrência de falhas (defeitos), pois, não existe cristal perfeito no mundo real. Por isso, é importante conhecer como esses defeitos influenciam nas propriedades de sólidos e/ou cristais. Há vários tipos de defeitos, porém, estudaremos os chamados defeitos lineares 558 que são constituídos por dois pentágonos e um octógono. Investigaremos o papel dos defeitos 558-LD e da tensão distensiva nas propriedades mecânicas, eletrônicas e ópticas de nanofitas de h-BN com bordas zig-zag. Para isso, empregaremos cálculos de primeiros princípios dentro do formalismo DFT na abordagem de Konh-Sham para resolver o Hamiltoniano multieletrônico interagente. Para os cálculos das propriedades ópticas utilizamos da aproximação do dipolo elétrico e para as propriedades mecânicas empregamos a teoria clássica da elasticidade.
|