-
ANA MARIA DE SOUSA PEREIRA
-
TELEJORNALISMO, INTERAÇÃO E REDES SOCIAIS.
CONVERGÊNCIAS DA TV CABO BRANCO E TV PARAÍBA
-
Date: Aug 28, 2014
-
Time: 16:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Sentar no sofá, pegar o controle remoto e assistir passivamente à programação de televisão é um hábito do passado. Vivemos na era tecnológica, marcada pela rapidez na busca e transmissão de informações que geram mudançasna forma de produzir e compartilhar as notícias. Mais do que um simples espaço de entretenimento, a internet passou a ser uma fonte diária de conhecimento. Há décadas, a televisão tem influído nos costumes, nos discursos e nos desejos de consumo e, os avanços tecnológicos tem forçado esta a se reinventar. Neste contexto, a disseminação de perfis de Redes sociais, Facebook e Twitter, aliada a digitalização de dados e possibilidades de interação gera uma revolução nas comunicações, de modo específico, no telejornalismo. Diante desse cenário, o objetivo principal desta dissertação é analisar as implicações das redes sociais na produção do telejornalismo das TVs Cabo Branco e Paraíba, ambas emissoras afiliadas da Rede Globo, no estado da Paraíba, considerando que, os telespectadores, além de serem consumidores de notícias, também assumem o papel de agentes colaborativos na construção de informações. Para realizar o estudo tratamos de conceitos de convergência, interação e cultura da participação. Trata-se de uma análise empírica de natureza qualitativa, cujo objetivo é de metodologia exploratória e explicativa, na qual realizamos pesquisa bibliográfica, coleta de dados publicados no Facebook e Twitter das emissoras, visita à rotina produtiva e realização de entrevista. Tais recursos nos permite mapearas interações entre as emissoras e seus telespectadores no sentido de identificar resultados nos campos de apuração, produção e distribuição de conteúdo no jornalismo.Através de nossa análise, concluímos que as redes sociais ultrapassam a ideia de entretenimento e vêm se tornando importantes espaços de colaboração para o telejornalismo. A facilidade e rapidez com que circulam as informações através desse ambiente abre um campo de possibilidade para mudanças nos formatos dos jornais de TV.
|
-
JITANA SARA DA CUNHA CARDINS
-
A cultura do faça você mesmo como princípio da cibercultura e a crítica da inversão da lógica da indústria cultural
-
Date: Aug 28, 2014
-
Time: 14:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Com o surgimento da internet, principal ambiente da cibercultura, começamos a observar uma liberdade de criação realizada por amadores ganhar um espaço e uma visibilidade que chamam a atenção dos estudiosos. Para realizar esta pesquisa, utilizamos como fundamentação teórica conhecimentos acerca de cultura, sub e contra cultura, indústria cultural e os estudos sobre cibercultura, cultura da participação e do compartilhamento. Diante disso, observamos o surgimento de uma cultura do faça você mesmo, que teve suas primeiras manifestações nas mãos dos hackers e cientistas, que exploraram aquele novo espaço e começaram a criar novas possibilidades de uso. Com o tempo essas ações foram ganhando novas configurações, até chegar à internet que conhecemos hoje. O objetivo principal desta dissertação é buscar um entendimento para a atual dimensão da cultura do faça você mesmo na internet, observando todas as suas características aplicadas nos exemplos que mapeamos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos objetivos têm caráter de pesquisa exploratória e explicativa, no sentido de buscar a compreensão desse fenômeno no contexto da Comunicação. Operacionalizamos uma pesquisa bibliográfica acompanhada de levantamento de campo, diretamente na internet, para coletar todos os dados necessários à análise e explicações. Concluímos que a cultura do faça você mesmo configura-se como um princípio básico da cibercultura e percebemos que está havendo uma inversão na lógica da indústria cultural, que antes determinava o que o público iria consumir, e agora busca no público novas formas de obter lucro.
|
-
JOSÉ GLAYDSON PEREIRA DE SOUZA
-
OS BLOGS DE PERSONAGENS DE TELENOVELAS:
CONVERGÊNCIAS ENTRE O REAL E O FICCIONAL
-
Date: Aug 27, 2014
-
Time: 16:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A cultura da convergência vem provocando significativas transformações nas formas de produção e consumo de narrativas ficcionais. Nesse contexto, os blogs de personagens surgem como uma das formas de narrativas transmídias que levam o conteúdo ficcional da TV para o ciberespaço. Desse modo, faz-se relevante analisar como se configura essa nova ambiência comunicacional envolvendo narrativas ficcionais e não ficcionais, personagem e internauta, bem como a relação que se constrói entre ambos. Nesse sentido, esta dissertação tem como propósito geral investigar, no processo de transmediação das telenovelas para a internet, convergências entre o ficcional e o real. Para tanto, selecionamos como unidade de análise o Blog do Indra, da Telenovela Caminho das Índias (Rede Globo, 2009). Os objetivos específicos da pesquisa foram: analisar, a partir das postagens no blog, como são construídas a identidade do personagem e o perfil identitário do público; identificar as formas de socialidade deflagradas no blog para a relação personagens/público e investigar como essas formas de socialidade promovem a convergência entre o mundo presencial e o ficcional. A pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira, tendo com referência o conceito de Contrato de Comunicação (CHARADEAU, 2006, 2012), fizemos uma abordagem descritiva e discursiva do blog, na qual demonstramos como a narrativa televisiva, no blog, articula o ficcional e o não ficcional. Na segunda etapa, buscamos compreender as formas de socialidade implicadas no blog, a partir das noções de presenteísmo (ênfase no cotidiano), ética da estética (sentimento de partilha) e tribalismo (identificações). Nessa direção, buscamos aporte teórico na sociologia compreensiva de Michel Maffesoli (MAFESOLLI, 2007, 2010). A análise das postagens na primeira fase nos mostrou que a identidade do personagem Indra se faz a partir de estratégias discursivas que simulam a existência de um blogueiro do mundo real, sendo o perfil identitário do público internauta projetado em função desta perspectiva. A segunda etapa da análise demonstrou que a identificação dos internautas com o personagem se estende ao cotidiano apresentado no blog, indicando assim que o público cria vínculos com o ficcional: compartilhando, também, suas histórias, seus sentimentos e afinidades. Nesse sentido, concluímos que a socialidade é um fator preponderante nas convergências entre o ficcional e o real das narrativas transmidáticas.
|
-
ANA PAULA DA SILVA AZEVEDO
-
O MOVIMENTO AMBIENTAL E O #FLORESTAFAZADIFERENÇA NO FACEBOOK:
Um Diálogo sobre Ciberativismo na Sociedade Midiatizada
-
Date: Aug 26, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
As tecnologias de comunicação que fazem parte do nosso cotidiano propiciaram novos modos de interagir e mesmo, realizar antigas demandas da vida em sociedade. No âmbito das ações coletivas, especificamente no ativismo ambiental, a comunicação mediada se apresenta como recurso de notável relevância, mas de consequências e desdobramentos ainda pouco conhecidos. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva analisar a apropriação da internet e das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) pelo ativismo ambientalista, tendo por base a trajetória do Movimento Floresta Faz a Diferença - FFD no Facebook. Verificamos como o ciberativismo é desenvolvido pelo Movimento Ambiental - MA, considerando que o FFD foi realizado pelo comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável que reuniu cerca de 200 organizações da sociedade civil para mobilizar pessoas contra a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PCL 30/2011) com propostas de alterações para o código florestal do país. O norte de nossas reflexões será o conceito de midiatização como o processo pelo qual a sociedade vem transformando as bases de sua organização pela incorporação dos valores midiáticos nas práticas sociais individuais e coletivas. Buscamos a compreensão acerca do fazer ativista propiciado pelas NTICs discutindo a suposta perda de radicalidade do MA brasileiro, conforme defende Alexandre Agripa (2000). A pesquisa evidencia o potencial mobilizador das redes sociais como fruto da ecologia midiática que orquestra o convívio e a relação de mútua influenciação que vem se estabelecendo entre as mídias mais novas (emissor/indivíduo) e as mídias tradicionais (corporações capitalistas). Identificamos a forte presença do capital midiático nas práticas ciberativistas do FFD nas redes sociais, ao mesmo tempo em que, enfatizamos o status da cooperação no processo referente à dinâmica cultural de apropriação da internet, como a ambiência onde medram novas práticas de uma cultura em constante formação. O MA representado pelo FFD segue uma atuação ativista que prima pela midiatização de seus atos em prol da mobilização que reforça, no mundo online, a construção de uma identidade multissetorializada (VIOLA, 1992). Aponta para a importância de distinguirmos este forte caráter mobilizador, marca da comunicação em rede, do poder de transformação política diante da complexidade que envolve a comunicação na contemporaneidade e os riscos concernentes ao esvaziamento de conteúdo da mensagem ambientalista diante das adaptações discursivas para a convivência entre os diferentes setores que o compõem, sobretudo, com a midiatização de seu ativismo.
|
-
JÚNIA MARA DIAS MARTINS
-
MANIFESTAÇÕES FOLKCOMUNICACIONAIS
COMO PROPULSORAS DE EMPODERAMENTO SOCIAL
NO PONTO DE CULTURA ESTRELA DE OURO, EM ALIANÇA-PE
-
Date: Aug 26, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Situado na zona rural do município de Aliança-PE, o Sítio Chã de Camará concentra manifestações de cultura popular desde 1966 especialmente, ano em que o Mestre Batista fundou o Maracatu Rural Estrela de Ouro. A história do lugar se confunde com a história do maracatu, do cavalo-marinho, das cirandas e da economia canavieira, atividades inerentes à Zona da Mata Norte pernambucana. Em 2004, o Estrela de Ouro se tornou o primeiro grupo do Nordeste contemplado como Ponto de Cultura (PC). Ponto de Cultura é a principal ação do Programa Cultura Viva, que viabiliza recursos para projetos culturais de instituições sem fins lucrativos para atividades lúdicas, artísticas, socioculturais e de inclusão digital à comunidade. Todo PC, em sua práxis, convive com elementos ligados à comunicação social produção audiovisual como finalidade ou meio de registro e difusão das atividades culturais, na apropriação de instrumentos de comunicação e suas técnicas por classes marginalizadas o que corrobora o estudo do ponto de vista da folkcomunicação. Ampliação e potencialização do acesso aos meios de produção; fruição e formação cultural; ações de cidadania, comunicação, educação e arte; geração de emprego e renda; valorização da identidade e da memória; acredita-se que tais quesitos, subsidiados por manifestações folkcomunicacionais, estimulem o empoderamento social individual e coletivo na comunidade em questão. A presente pesquisa dissertativa analisa, portanto, as manifestações folkcomunicacionais do PC Estrela de Ouro. Para isso, as identifica, delineia e descreve, apresentando circunstâncias possíveis de empoderamento, passando ainda pela descrição dos seus ativistas midiáticos. Teoricamente, o estudo de caso tem como base o tripé: 1. Folkcomunicação, teoria criada por Luiz Beltrão; 2. Empoderamento Social; e 3. Ponto de Cultura. O método adotado é o etnográfico, com utilização, entre outros instrumentos, de observação assistemática, registro fotográfico e entrevistas. A abordagem é qualitativa, de cunho exploratório e a análise tem caráter interpretativo.
|
-
BRUNO RIBEIRO NASCIMENTO
-
Imaginário sobre a língua nas narrativas jornalísticas da Revista Veja
-
Date: Aug 25, 2014
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações do imaginário sobre a língua em textos publicados pela Revista Veja entre 2000-2012. Para isso, foram identificadas e caracterizadas as várias imagens sobre a linguagem que atravessam a publicação durante esse período de doze anos, bem como perceber como elas dialogam com a dimensão simbólico-mítica da notícia. Como estratégia metodológica, foi utilizada uma combinação entre mitocrítica e mitanálise, método concebido por Gilbert Durand que visa identificar como as pulsões simbólicas e matrizes arquetípicas do homo sapiens se manifestam na realidade sócio-histórica. Enfatiza-se assim como o imaginário se mostra concretamente nos textos sobre a língua da Revista Veja a partir de uma dialógica entre real e onírico, dimensão universal e dimensão particular, onde a capacidade imaginária do sapiens é preenchida por momentos históricos, sociais e culturais presentes na publicação, criando simbologias e mitologias próprias. Seguiu-se também a hipótese de Motta (2006) sobre o trabalho simbólico da noticia, onde o autor afirma que os textos relatados diariamente pelos meios de comunicação jornalísticos não são apenas reflexos do cotidiano, ou uma representação do mundo, mas realizam uma experiência estética, fática e diegética, produzindo assim o efeito narrativa nas matérias e reportagens da imprensa. Por fim, conclui-se que, quando fala sobre a língua, Veja lança mão de arquétipos, símbolos e mitos sobre a linguagem, que se repetem constantemente nas suas páginas, ajudando na construção da notícia.
|
-
BRUNO RIBEIRO NASCIMENTO
-
Imaginário sobre a língua nas narrativas jornalísticas da Revista Veja
-
Date: Aug 25, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
O objetivo deste trabalho é analisar as manifestações do imaginário sobre a língua em textos publicados pela Revista Veja entre 2000-2012. Para isso, foram identificadas e caracterizadas as várias imagens sobre a linguagem que atravessam a publicação durante esse período de doze anos, bem como perceber como elas dialogam com a dimensão simbólico-mítica da notícia. Como estratégia metodológica, foi utilizada uma combinação entre mitocrítica e mitanálise, método concebido por Gilbert Durand que visa identificar como as pulsões simbólicas e matrizes arquetípicas do homo sapiens se manifestam na realidade sócio-histórica. Enfatiza-se assim como o imaginário se mostra concretamente nos textos sobre a língua da Revista Veja a partir de uma dialógica entre real e onírico, dimensão universal e dimensão particular, onde a capacidade imaginária do sapiens é preenchida por momentos históricos, sociais e culturais presentes na publicação, criando simbologias e mitologias próprias. Seguiu-se também a hipótese de Motta (2006) sobre o trabalho simbólico da noticia, onde o autor afirma que os textos relatados diariamente pelos meios de comunicação jornalísticos não são apenas reflexos do cotidiano, ou uma representação do mundo, mas realizam uma experiência estética, fática e diegética, produzindo assim o efeito narrativa nas matérias e reportagens da imprensa. Por fim, conclui-se que, quando fala sobre a língua, Veja lança mão de arquétipos, símbolos e mitos sobre a linguagem, que se repetem constantemente nas suas páginas, ajudando na construção da notícia.
|
-
ANDREZZA GOMES PEREIRA
-
VIOLÊNCIA, INTERESSE DO PÚBLICO E SENSACIONALISMO: Uma análise das estratégias de sedução no jornal impresso paraibano Já
-
Date: Aug 21, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Esta pesquisa desenvolve uma análise das estratégias de sedução utilizadas pelo jornal impresso Já tabloide em circulação na Paraíba desde 2009, voltado às classes C, D e E. Para isso, foram selecionadas 53 edições referentes a janeiro e maio de 2012, por ser, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o ano mais próximo com dados consolidados e os meses com a maior e a menor quantidade de homicídios no estado, respectivamente. Busca-se, com isso, identificar os sentidos produzidos na construção da narrativa do referido periódico, no tocante à violência física e suas implicações. No decorrer do trabalho são discutidos, sobretudo, conceitos como jornalismo popular, interesse do público, sensacionalismo, violência física e fotojornalismo. Como método de pesquisa, através do qual é possível captar sentidos implícitos e buscar uma compreensão mais profunda do teor analisável, utiliza-se a Análise de Conteúdo, em associação aos seus desdobramentos: inferências, categorização, descrição e interpretação. Esses referenciais teórico-metodológicos serviram como base para a ampliação e alcance do objetivo pretendido neste estudo, em cujo percurso foram percebidas as especificidades e o estilo do produto analisado, bem como elementos que dão suporte ao periódico enquanto critérios de sedução do público.
|
-
EMANUELLA DOS SANTOS SILVA
-
Inteligência coletiva sob controle? A hegemonia do Google e seu domínio, apropriação e mediação da informação no ciberespaço.
-
Date: Jun 26, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A atuação do Google tem se mostrado como um fenômeno comunicacional de grande proporções, alcançando uma hegemonia por sobre os demais sistemas de buscas da Internet, que se expande, cada vez mais, para outros mercados com um evidente domínio e controle dos processos de informação. É partindo desse foco que o presente trabalho pretende analisar essas dinâmicas de expansão, controle e domínio da informação pela empresa. A aquisição de outras companhias pelo Google torna possível a instauração de sua hegemonia, ameaçando a liberdade e privacidade dos usuários da rede. O objetivo central de nossa pesquisa é a investigação das ações do Google, suas possíveis implicações para a sociedade em rede e também os riscos que suas estratégias podem causar à inteligência coletiva. Partindo de uma pesquisa exploratória, realizamos um estudo de caso colocando as ações do Google como centro de nossas observações, coletas e análises. Este estudo permitiu verificar a necessidade que os usuários têm de criar mecanismos de resistência à manipulação e o controle de informação, e também apontar três formas de oposição ao domínio da empresa na Internet.
|
-
PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO
-
PROSUMER: O NOVO PROTAGONISTA DA COMUNICAÇÃO
-
Date: Jun 6, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Esta pesquisa discute a comunicação pós-moderna, os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência doprosumer, protagonista nesse processo.O termo foi criado por Alvin Tofler para designar o novo perfilprodutor-consumidor. O prosumer pode ser comparadoao produtor da época que antecede o capitalismo, mas que agora ressurge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital TVDi. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. Os profissionais do marketing procuram compreender os mecanismos e as tendências de consumo nas novas mídias. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. Como a produção doprosumervem sendo aproveitada na Internet, na televisão e na TVDi?Qual o rumo que o fenômeno destina à comunicação? Quais as tendências atuais? O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a imbricação do prosumer com a indústria midiática audiovisual e tentar compreender o papel desse público no cotidiano da comunicação. Como resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que a atuação do prosumer, apesar de ser algo recente, já produz efeitosimportantes na história da humanidade. Compreender esse tema é embrenhar-se de forma consciente na dinâmica da sociedade da informação na qual grande parte das culturas está inserida.
|
-
PÂMELA MONIQUE CARDOSO BÓRIO
-
PROSUMER: O NOVO PROTAGONISTA DA COMUNICAÇÃO
-
Date: Jun 6, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Esta pesquisa discute a comunicação pós-moderna, os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência doprosumer, protagonista nesse processo.O termo foi criado por Alvin Tofler para designar o novo perfilprodutor-consumidor. O prosumer pode ser comparadoao produtor da época que antecede o capitalismo, mas que agora ressurge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital TVDi. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. Os profissionais do marketing procuram compreender os mecanismos e as tendências de consumo nas novas mídias. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. Como a produção doprosumervem sendo aproveitada na Internet, na televisão e na TVDi?Qual o rumo que o fenômeno destina à comunicação? Quais as tendências atuais? O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a imbricação do prosumer com a indústria midiática audiovisual e tentar compreender o papel desse público no cotidiano da comunicação. Como resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que a atuação do prosumer, apesar de ser algo recente, já produz efeitosimportantes na história da humanidade. Compreender esse tema é embrenhar-se de forma consciente na dinâmica da sociedade da informação na qual grande parte das culturas está inserida.
|
-
LÍVIA MOREIRA BARROSO
-
Rádio e cotidiano: a construção de socialidades dos deficientes visuais da Associação do Cego do Piauí (ACEP)
-
Date: Apr 25, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A dissertação busca compreender a relação do deficiente visual com o rádio, e
como os conteúdos veiculados são determinantes nas relações sociais e cotidianas
do grupo em estudo. Parte-se da assertiva, que o rádio leva ao ar diariamente vários
aspectos do cotidiano. Esses aspectos são percebidos tanto no conteúdo radiofônico,
que objetiva a aproximação do ouvinte, com o intuito de ganhar audiência, como
também da intimidade gerada entre quem escuta e quem fala (o locutor). A pesquisa
foi aplicada na Associação do Cego do Piauí (ACEP), tendo como foco a observação
dos frequentadores daquele ambiente, e a interferência do meio de comunicação,
rádio, nas relações cotidianas dos membros da instituição. Teoricamente, o trabalho
está fundamentado nos estudos sobre rádio, que englobam: histórico, funções e
características e na Sociologia do Cotidiano, tendo como principal teórico, o francês
Michel Maffesoli. O procedimento metodológico é a etnografia, dividido em três etapas
de desenvolvimento: aplicação de questionários fechados (a 100 deficientes visuais
da ACEP, de caráter exploratório), entrevista em profundidade (realizadas com alguns
membros da associação e dispostas no trabalho) e observação participante (realizada
tanto na ACEP, como o acompanhamento de dois membros durante um dia). A análise
do objeto empírico aponta que o rádio pode ser percebido em vários momentos do
cotidiano do público estudado, sendo este, um elemento determinante nas socialidades e
no fazer diário do cego.
|
-
FERNANDA GABRIELA GADELHA ROMERO
-
O ATIVISMO MIDIÁTICO E A APROPRIAÇÃO DO MARACATU RURAL ESTRELA
DE OURO DE ALIANÇA- PE PELO MERCADO CULTURAL
-
Date: Apr 16, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
É importante compreendermos que as manifestações populares estão passando por significativas modificações, sejam elas de forma ou de conteúdo, para se inserirem no contexto midiático com o objetivo de atender às novas demandas da sociedade na atualidade. Algumas manifestações populares deixaram de ser representações culturais somente regionais e alcançaram também uma projeção nacional, possibilitando uma aproximação estreita entre o tradicional e o contemporâneo. Contudo, são pelos meios populares de comunicação que o povo expressa e comunica seus sentimentos, expondo sua identidade cultural diante de seu contexto social. Este trabalho tem como objetivo identificar a presença do fenômeno comunicacional, o ativismo midiático, presente na manifestação cultural do maracatu pernambucano, mas especificamente, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança PE, para compreender de que forma esse ator social contribui de maneira ativa para o grupo ao qual pertence. Além de analisar como o maracatu se apropria da mídia e de como o mercado cultural constrói e retrata esta representatividade.
|
-
FERNANDA GABRIELA GADELHA ROMERO
-
O ATIVISMO MIDIÁTICO E A APROPRIAÇÃO DO MARACATU RURAL ESTRELA
DE OURO DE ALIANÇA- PE PELA MERCADO CULTURAL
-
Date: Apr 16, 2014
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
É importante compreendermos que as manifestações populares estão passando por significativas modificações, sejam elas de forma ou de conteúdo, para se inserirem no contexto midiático com o objetivo de atender às novas demandas da sociedade na atualidade. Algumas manifestações populares deixaram de ser representações culturais somente regionais e alcançaram também uma projeção nacional, possibilitando uma aproximação estreita entre o tradicional e o contemporâneo. Contudo, são pelos meios populares de comunicação que o povo expressa e comunica seus sentimentos, expondo sua identidade cultural diante de seu contexto social. Este trabalho tem como objetivo identificar a presença do fenômeno comunicacional, o ativismo midiático, presente na manifestação cultural do maracatu pernambucano, mas especificamente, o Maracatu Estrela de Ouro de Aliança PE, para compreender de que forma esse ator social contribui de maneira ativa para o grupo ao qual pertence. Além de analisar como o maracatu se apropria da mídia e de como o mercado cultural constrói e retrata esta representatividade.
|
-
ELANE GOMES DA SILVA
-
Novos Rumos para o telejornalismo: a abordagem da notícia na Segunda Tela do Jornal da Cultura
-
Date: Apr 15, 2014
-
Time: 09:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A Internet e seus recursos modificaram a forma de assistir Televisão. A experiência é marcada atualmente por transformações de conceitos, padrões e práticas para a TV e consequentemente para os gêneros que a constituem, como o telejornalismo. Novos modos de conceber a informação televisiva passam a fazer parte do cotidiano. As conexões móveis permitem que as audiências tenham a possibilidade de usufruir do formato interativo, de maneira que gere o compartilhamento de ideias e a discussão em grupos de pessoas. A hipótese aqui levantada é que os dispositivos de comunicação portáteis (smartphones, tablets e computadores) quando conectados à Internet podem servir de Segunda Tela para a complementação do conteúdo veiculado num fluxo televisivo. Dessa maneira, os telespectadores recebem via TV o conteúdo de um telejornal que mantém formatos convencionais (como a apresentação e a reportagem), mas apresenta-os em diferentes plataformas utilizando a linguagem específica de cada meio, uma vez que os recursos à disposição permitem a informação adicional. Isso desobriga o usuário a se dispersar do material principal e continuar submerso no noticiário. Nesta dissertação analisamos a experiência do uso da Segunda Tela no Jornal da Cultura, emissora nacional ligada a Fundação Padre Anchieta (TV Cultura). Como metodologia optamos por utilizar o Estudo de Caso, apoiado nos conceitos de entrevista e em componentes de uma teoria do Jornalismo (Newsmaking). Estes aportes metodológicos deram o suporte necessário para a investigação, traçando um roteiro de questionamentos, aplicando as observações diretas, coletando dados e por fim analisando-os. Pretendemos repensar este tipo de telejornalismo, surgido nas mudanças provocadas pelo avançar da tecnologia, abordando conceitos como convergência, interatividade, imersão, mobilidade e experiência televisiva.
|
-
KARLA ROSANA FRANCELINO RIBEIRO NORONHA
-
Televisão Universitária e Redes Sociais: novas possibilidades de interatividade com o Telespectador
-
Date: Mar 27, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Este trabalho tem o objetivo de estudar a TV universitária no contexto da convergência de conteúdos considerando as redes sociais como elemento de agregador de informação, pois o telespectador tem utilizado as redes para compartilhar a programação que assiste diariamente na TV. Consideramos que há uma integração entre as redes sociais e televisão denominando o que chamamos de TV Social. O telespectador tem utilizado a internet para buscar informações complementares sobre o conteúdo mostrado na televisão ao mesmo tempo em que assiste a seus programas favoritos e interage com amigos e familiares na rede. Entendemos que esta entrada das redes sociais na TV pode ser uma ferramenta de interatividade na TV pública e principalmente na TV universitária, pois esta está mais próxima da comunidade e produz conteúdo voltado aos interesses da sociedade. Consideramos também que essa interação acontece a partir da digitalização da televisão já que os recursos de produção de conteúdo interativos dessa nova tecnologia são praticamente infinitos. Assim, buscamos entender como funciona atualmente a relação entre as redes sociais e a televisão em como o telespectador vem utilizando esses recursos para dialogar com a televisão e com a sociedade.
|
-
SIMEIA REGO DE OLIVEIRA
-
O COTIDIANO E AS FORMAS DA SOCIALIDADE: A COMUNIDADE VIRTUAL WEB NOVELAS FAKE
-
Date: Mar 26, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A presente pesquisa buscou lançar um olhar sobre o impacto das interações sociais pela mediação do computador através da comunidade virtual "Web novelas fake", do Orkut. O porquê de um indivíduo interagir como perfil fake, também foi investigado. Com efeito, esta proposta de estudos visa contribuir para o estudo da comunicação e o cotidiano na interdisciplinaridade com a sociologia, a partir da investigaçâo do fenômeno das interações mediadas pelo computador. Nessa direção, organizamos esta pesquisa por três veios temáticos na busca de um panorama geral : a) o dos perfis fake como representações subjetivas anônimas; b) o da webnovela, como expressão dessas interações mediadas pelo computador e c) o do cotidiano como abarcador de fenômenos sociais na Pós-Modernidade; todos distribuídos nos quatro capítulos da dissertação. A abordagem metodológica é pela Socialidade e o Interacionismo Simbólico. Aquela, a partir da sociologia compreensiva em Maffesoli, que visa compreender as relações entre os perfis fake e essa, que objetiva interpretar as interações dos perfis no contexto desta comunidade virtual, em Goffman. A partir do estudo empírico enquanto recurso metodológico, investigamos como as interações mediadas pelo computador são problematizadas no cotidiano, como essas podem ser interpretadas e qual o seu impacto na sociedade. Para tanto, a análise se deu em dois momentos. No primeiro, entrevistamos cinco perfis fake, autores de webnovelas na comunidade, para analisar como esses interpretam os processos de interação no contexto da comunidade "web novelas fake". Em um segundo momento, catalogamos cinco "ideias-chave", a partir dos dados coletados na observação da interação entre os perfis leitores e o perfil autor de uma webnovela em andamento, a "Rented Boyfriend". Por fim, consideramos que além das interações entre perfis fake perpassarem o escapismo, a fuga da realidade ou a necessidade de chamar atenção, entendemos que esses jovens os quais pertencem a esse agrupamento anônimo buscam uma válvula de escape para criar e interagir; para viverem. Portanto, observamos essas interações como uma nova abordagem conversacional cujo fake fala, constrói narrativas, estimula diálogos e promove conversações.
|
-
CHARLES HENRIQUE BRITO CADE
-
DOCUMENTÁRIO COLABORATIVO: modos de produção no ciberespaço.
-
Date: Feb 28, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A presente pesquisa busca investigar os novos caminhos da criação colaborativa no ciberespaço, observando de que maneiras as tecnologias digitais transformam a produção, a circulação e o consumo audiovisual, mais especificamente de filmes documentários. Atualmente, formas diferentes de cooperação emergem, gerando processos criativos distintos, em que as práticas sociais ocorridas nas redes telemáticas influenciam o fluxo de produção. A Internet se transformou num espaço agregador para a interação entre artistas, comunicadores, críticos, curadores, dentre outros. Cada vez mais, o conceito de crowdsourcing (HOWE, 2008) é aplicado em projetos culturais. O crowdsourcing representa o ato de realização conjunta de tarefas através de convite aberto a um grupo de pessoas. A multiplicidade de vozes resulta em projetos de autoria coletiva: um interagente enseja a participação de outros atores sociais, criando um mosaico colaborativo. Ao pesquisar modos de produção social e participativa da cultura midiática, o presente trabalho visa contribuir para os estudos que analisam os impactos do desenvolvimento tecnológico na sociedade.
|
-
FILIPE TAVARES FALCÃO MACIEL
-
FRONTEIRAS DO MEDO: SEMELHANÇAS PRODUTIVAS E DIFERENÇAS CULTURAIS EM RINGU E O CHAMADO
-
Date: Feb 27, 2014
-
Time: 14:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Formatado a partir do lançamento do filme Ringu, de 1998, o horror japonês contemporâneo, ou J Horror, tornou-se uma forma de endereçamento fílmica para o Ocidente. As obras japonesas geraram um modelo de produção de sentido logo descoberto e exportado por Hollywood com refilmagens para um público internacional. Que a produção de um remake gera diferenças entre o filme original e a refilmagem, não há dúvidas. Mas, ao analisar o cinema de terror como entretenimento, é possível perceber muito mais do que apenas diferenças fílmicas em função de aspectos culturais. Trabalhamos nossa análise na perspectiva de que há reenquadramentos temáticos nas refilmagens de obras uma vez que as mesmas fazem parte de uma lógica produtiva da indústria do cinema como entretenimento. Além das comparações entre Ringu e sua refilmagem norte-americana, O Chamado, esta pesquisa pretende se debruçar, em particular, nos aspectos extratextuais do cinema como entretenimento em cada nação, o que faz necessário debater elementos de produção, distribuição e exibição. Por meio desta tríade, além do entorno cultural, talvez seja possível, por exemplo, questionar as mudanças feitas nas refilmagens em função de obter um alargamento de um público internacional ao qual o remake é destinado em comparação com o produto original, que costuma ser exibido apenas no Japão.
|
-
ANA CAROLINA VANDERLEI CAVALCANTI
-
COBERTURA INTERNACIONAL, MEDIADORES E CONTEXTOS DE USO DE TECNOLOGIAS NO JORNAL NACIONAL
-
Date: Feb 27, 2014
-
Time: 09:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Os correspondentes e enviados especiais representam, no exterior, os veículos de
comunicação para os quais trabalham. Eles são os mediadores responsáveis por
testemunhar e traduzir fatos e acontecimentos internacionais para o público de seus
países de origem. Desde o surgimento profissional da função, cumprem a tarefa de fazer
a notícia atravessar fronteiras, recorrendo às tecnologias disponíveis em cada época.
Nesta pesquisa, nosso olhar se volta para os correspondentes e enviados especiais da
Rede Globo que, a serviço do Jornal Nacional (JN), no primeiro semestre de 2011,
viveram uma fase singular de apropriações da linguagem digital, incorporando
dispositivos tecnológicos como o celular e a webcam, assim como também o via
internet, em suas reportagens e entradas ao vivo. O telejornal de maior prestígio no
Brasil adotava, ali, uma prática discursiva cada vez mais comum nos meios de
comunicação, a autorreferencialidade (FAUSTO NETO, 2008), assumindo os meios
utilizados por suas equipes para apresentar as notícias internacionais aos brasileiros, ao
mesmo tempo em que reforçava seu posicionamento frente às novas tecnologias
(GOMES, 2012). A pesquisa toma como referência metodológica os operadores de
análise do Modo de Endereçamento do programa, desenvolvidos pelo Grupo de
Pesquisa de Análise de Telejornais, da Universidade Federal da Bahia, associados ao
conceito de Gênero Televisivo. Assim, valorizamos e colocamos em perspectiva o
contexto profissional e cultural em que a prática jornalística se deu. A intenção é
interpretar o papel dos mediadores na incorporação desses novos dispositivos
tecnológicos e compreender de que forma variáveis como a conjuntura dos fatos
noticiados, seja de exceção ou de rotina, e a própria relevância das notícias ou das
fontes entrevistadas pela reportagem agem sobre a necessidade de adoção dessas
tecnologias. Também tentamos entender o significado dessas práticas incorporadas pela
cobertura internacional do JN, interpretando de que forma a apropriação dos
dispositivos tecnológicos pelos correspondentes e enviados ressignifica a notícia, bem
como reforça a imagem de credibilidade e atualidade do telejornal. E, por fim,
procuramos analisar se tais usos indicam apenas improvisação pontual, devido a
situações extremas ou se apontam também para a necessidade de experimentação e
incorporação de novas linguagens pelo Jornal Nacional.
|
-
ANDREA KARINNE ALBUQUERQUE DOS SANTOS
-
A CULTURA UNDERGROUND NAS PÁGINAS DO JORNALISMO
CULTURAL
-
Date: Feb 25, 2014
-
Time: 10:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Apesar de ser considerada marginal e não atender à lógica do mercado,
a cultura underground está presente na mídia tradicional. Assim, esta dissertação
buscou conhecer o conceito de cultura underground construído pelo jornal Correio
da Paraíba no cotidiano do jornalismo cultural, analisando as características da
cultura underground, identificando as estratégias discursivas adotadas pelo jornal
ao abordar o tema e problematizando os contextos históricos de surgimento dos
movimentos undergrounds. A investigação interdisciplinar fundamenta-se teoricamente
na Comunicação Social, especialmente nas teorias construtivistas do jornalismo, na
Sociologia, especificamente na Sociologia do Cotidiano na visão de Michel Maffesoli
e na Linguística, na análise do discurso midiático proposta por Patrick Charaudeau, que
foi adotada como método. Nesse sentido, foram analisadas 30 matérias da editoria de
cultura do jornal Correio da Paraíba publicadas nos anos de 1970, 1980, 1990, 2000 e
2010. A pesquisa aponta que o conceito de cultura underground construído pelo jornal
analisado é formado pelos seguintes núcleos de significados: comportamento marginal,
combate ao sistema político, personagens e obras do movimento underground, caráter
independente/alternativo em relação ao mercado e a crítica à fidelidade dos valores
undergrounds.
|
-
MARCELO SOARES DE LIMA
-
A CONSTRUÇÃO DA REALIDADE NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ALIAS: CODINOME INVESTIGAÇÕES
-
Date: Feb 20, 2014
-
Time: 14:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
Nossa pesquisa propõe compreender como as histórias em quadrinhos do gênero
superaventura constroem a representação da realidade, observando quais recursos discursivos
(verbais e não verbais) são criados nesse caminho, qual visão de realidade é empregada nesse
processo e como ela modifica a representação super-heróica. Temos como corpus de pesquisa
as cinco primeiras edições da revista Alias, com publicação iniciada em 2001 pela editora
Marvel Comics. Discutimos sobre a linguagem dos quadrinhos; característica imagética;
possibilidades mercadológicas e como meio de comunicação de massa; além do conceito de
superaventura e de super-herói e suas relações com a fantasia. Ainda nos declinamos no status
heróico e como ele se relaciona com premissas e ideias advindas da realidade. Como método
de nossa pesquisa, de caráter qualitativa, escolhemos o uso da teoria da Análise de Discurso -
por ela não procurar entender só o que diz ou mostra o texto, numa visão puramente
descritiva, mas, também, o porquê diz e como diz - utilizando de operadores analíticos de
discurso divididos em categorias, nos quais vimos pontos como autores, formato de
publicação, cenário temático, personagens, intertextualidade, constituição gráfica e
linguagem. Nos debruçamos sobre as edições selecionadas de nosso corpus lendo-as e relendo-
as constantemente, selecionando a medida desse processo momentos, sequências, imagens e
textos que se encaixassem dentro do proposto para a análise. Em seguida, retornamos ao
material selecionado e iniciamos sua observação mais detalhadamente, pesquisando
referências bibliográficas e culturais que nos auxiliassem. Nosso caminho de estudo se
desembrulha em três capitulos, sendo o primeiro uma olhada sobre as histórias em quadrinhos
em sua constituição, como meio de comunicação e produto mercadológico, o segundo
debatendo conceitos como herói, fantasia e realidade, para, por fim, no terceiro fazermos
nossa análise do corpus escolhido conectando-o as discussões realizadas anteriormente.
Concluimos que a revista se mostra como uma interessante e importante obra no que tange a
construção de uma noção de realidade com intuitos discursivos, não só aprofundando esse
ponto como sendo também um registro histórico de um periodo socio-cultural de
transformações e novas configurações tanto em nossa sociedade quanto nas histórias em
quadrinhos desse gênero
|
-
LORENA CHRISTINA BARROS TRAVASSOS
-
MOLDURAS FOTOJORNALÍSTICAS DA MAGNUM: ENSAIOS AUDIOVISUAIS DE GUERRA E DE RITUAIS DE FÉ
-
Date: Feb 7, 2014
-
Time: 15:00
-
View Dissertation/Thesis
Show Summary
-
A pesquisa compreende o estudo de ensaios fotojornalísticos que integram projeto Magnum in Motion, produzido pela agência fotográfica Magnum, disponíveis na internet e acessados por um sujeito participador. O propósito central é examinar o uso comunicacional e artístico de enquadramentos e molduras atribuídos aos limites das imagens, nos ensaios Theater of War (2011), de Moises Saman e Entre ciel et terre (2011), de Cristina Rodero. Dentre os objetivos buscamos identificar as principais características de enquadramentos/molduras identificadas nos ensaios de acordo com as suas abordagens: o primeiro retrata os últimos dias do ditador Gaddafi na Líbia em meio a uma guerra civil chamada de Revolução Líbia; o segundo aborda as dualidades das tradições culturais de diferentes povos (africanos, árabes, indianos) e rituais religiosos e pagãos. Os enquadramentos de imagens jornalísticas delimitam informações e ao mesmo tempo expressam sentidos artísticos, sempre de acordo com o ponto de vista do fotógrafo, constituindo uma linguagem audiovisual própria, com seus repertórios e suas regras de combinação e de uso. O nosso aporte teórico para o estudo de enquadramentos/molduras utiliza os autores Aumont (2004, 2006), Martin (2005), Nöth (2006) e Deleuze (1983). Como procedimento metodológico, levamos em conta a dinâmica de cada ensaio fotojornalístico, mantendo um primeiro contato espontâneo com o material para em seguida definir estratégias de leitura, tais como: identificar tipos de enquadramentos/molduras, examinar suas formas de recorte de imagens e funções de significação jornalística e artística.
|