-
CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
-
POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO DE GÊNERO E PROTAGONISMO DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-
Date: Dec 12, 2019
-
Time: 16:00
-
Show Summary
-
A violência contra as mulheres existe há séculos, configurando um problema social, cultural e a violação aos direitos humanos. No Brasil, a ação política dos movimentos feministas e de mulheres se inseriu na problemática do cenário público a partir da década de 1970 e, por meio da interlocução com o Estado, dinamizou-se a implantação de políticas públicas específicas de atendimento às mulheres em situação de violência, em âmbito federal, estadual e municipal. Nesse contexto, o objetivo principal desta pesquisa é analisar a interface das políticas de informação de gênero com o empoderamento e o protagonismo social de mulheres que vivenciaram a violência doméstica durante seus relacionamentos. A base teórica assentou-se nos conceitos de políticas de informação de gênero, mediação da informação, empoderamento e protagonismo social. O Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes, localizado na cidade de Campina Grande, Paraíba, é o lócus da pesquisa. A abordagem metodológica adotada possui natureza qualiquantitativa, utilizando o método da história oral, com ênfase em história de vida. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, adotou-se a entrevista, aplicada às mulheres em situação de violência doméstica e às gestoras da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, do Centro Estadual de Referência da Mulher Fátima Lopes e da Coordenadoria das Delegacias da Mulher na Paraíba. Foram utilizadas categorias previamente estabelecidas para realizar a análise dos dados. Como resultados, observa-se a adoção das Diretrizes Federais de Enfrentamento à Violência Doméstica para a elaboração das políticas públicas de gênero, pelo Estado da Paraíba, a fim de auxiliar as mulheres a romperem o ciclo contínuo de violência, tornando-as protagonistas da própria história e repudiando a situação vivenciada anteriormente. Conclui-se que as ações informacionais mediadas pela rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, em especial as políticas desenvolvidas no Centro Estadual de Referência Fátima Lopes, têm atendido as necessidades informacionais das mulheres, promovendo o empoderamento e o protagonismo social. No entanto, evidencia-se a necessidade de elaboração de informação estratégica mais integrada para mobilizar mudanças nas estruturas sociais e culturais, com vistas à ressignificação de esquemas dominantes de gênero e à conquista da cidadania plena das mulheres.
|
-
VALDIR EFUN LOURENCO E LIMA DE SANTA RITA
-
O ARQUIVO PESSOAL DE HELITON SANTANA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E MEMÓRIA: a militância social na Paraíba
-
Date: Oct 18, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
Cada arquivo pessoal tem, em sua acumulação, um sentido de imortalizar a história de um indivíduo, personificando-o em suas relações. O objeto de análise desta pesquisa é o Arquivo Pessoal de Heliton Santana, dentro do bojo da militância social na Paraíba. Esse paraibano de Santa Rita soube associar informação e memória ao contexto das práticas sociais que o rodeiam, protagonizando lutas simbólicas, criando movimentos sociais e registrando seu tempo em suportes diversos, a saber: som, imagem e letras. As experiências vividas por ele estão ligadas à produção cultural e aos movimentos sociais, os quais se incluem os movimentos negros na Paraíba, constituindo espaços pouco conhecidos pela crítica. A pesquisa teve como objetivo analisar a constituição da informação e da memória a partir do arquivo pessoal de Heliton Santana, contidas nos itens documentais, à luz da concepção teórica da escrita de si. A apreciação dos atributos memorialísticos foi norteada pela perspectiva da pesquisa documental associada à técnica da entrevista livre. A partir da análise e interpretação dos dados foi possível delinear a trajetória, como também identificar os traços significativos da constituição do arquivo. Conclui-se que o Arquivo pessoal de Heliton Santana se configura como registro material da escrita de si do produtor, constituindo-se como uma significativa fonte de pesquisa, capaz de evidenciar os traços memorialísticos de sua produção cultural. Pretende-se contribuir dessa forma para a perpetuação da sua memória e de grupos de pessoas que dedicaram e dedicam parte de suas vidas à luta por causas coletivas salvaguardando essas memórias.
|
-
ANDRE LUIZ DIAS DE FRANCA
-
VIOLÊNCIA E CRIMES POLÍTICOS:ESTUDO CENTRADO NA TEORIA FUNDAMENTADA E ANÁLISE DE REDES SOCIAIS
-
Date: Sep 11, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
Trata-se da pesquisa de doutorado que fez uso dos princípios da Teoria Fundamentada e da Análise de Redes Sociais fazendo emergir a tese de que o regime de exceção no Brasil durou 21 anos pois estava sustentado por uma rede coesa e robusta formada por indivíduos que partilhavam do mesmo pensamento ideológico. Para tanto, em uma abordagem de aproximação do objeto estudado, a Teoria Fundamentada se inseriu na perspectiva exploratória de dados levantando os nomes dos personagens ligados a atos violentos constantes no relatório final da Comissão Nacional da Verdade e divulgados em 2014. Assim, foram coletados os nomes de indivíduos que compuseram um quadro inicial de atores sociais para construção da rede de violadores de direitos humanos. Por meio da construção de uma matriz, foram associadas a cada autor, suas respectivas ligações a quinze determinados eventos. Para dar profundidade, foram realizadas pesquisas nos repositórios digitais de documentos (tais quais suas respectivas disponibilidades) das seguintes referências: Projeto Brasil Nunca Mais de 1985, da Arquidiocese de São Paulo, Arquivo Nacional e Hemeroteca Digital Brasileira. Com os achados, foi possível finalizar a metodologia da Teoria Fundamentada com o seguinte: É possível esquadrinhar uma relação entre um dado par de atores realizando uma escrutinação documental! De ordem de tal premissa, foi realizada uma pesquisa em profundidade nos arquivos do Sistema de Informação do Arquivo Nacional e nele, foram recuperados milhares de documentos associados àqueles indivíduos ora categorizados como atores violentos do regime supracitado. Para a análise da massa documental recuperada em meio digital, foram realizadas minerações de texto com o intuito verificar a frequência com que os atores se relacionavam. A abordagem utilizada fundamentou o grau de conexão desses indivíduos o que tornou possível perceber a rede estrutural que sustentou o regime de exceção em vigor no País e dela, através da Análise de Redes Sociais, fundamentar a tese aqui apresentada.
|
-
KATIANE VIEIRA CHAVES
-
A REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA: um estudo nos arquivos permanentes públicos de João Pessoa JOÃO PESSOA
-
Date: Jun 28, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
A informação é objeto de reflexões, pesquisas e investigações em diferentes áreas do conhecimento, dentre elas a Ciência da Informação e a Arquivologia. A história dos arquivos e a sua evolução estão diretamente ligadas ao progresso e crescimento econômico e social, sendo um diferencial que propicia acesso aos direitos dos cidadãos, respondendo pela guarda de informações individuais e coletivas, reconhecidamente como entidades custodiadoras de memória. Diante dessa realidade esta pesquisa é motivada pela percepção da importância da representação, da descrição arquivística e da elaboração dos instrumentos de pesquisa, pois por meio deles os usuários terão acesso ao conteúdo dos documentos e à recuperação das informações de maneira mais eficiente e eficaz. Esta pesquisa objetiva analisar o uso e a aplicabilidade das normas de descrição arquivística em arquivos permanentes na cidade de João Pessoa. Metodologicamente, este estudo é de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e quanto às fontes, classifica-se como documental e pesquisa de campo, fazendo uso da observação não participante como técnica para a coleta de dados. O universo estudado foram seis arquivos permanentes, registrados no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), localizados na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. São eles: Arquivo dos Governadores Fundação Casa de José Américo; Arquivo Eclesiástico da Paraíba; Gerência Operacional de Arquivo e Documentação da Paraíba; Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos; Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba; e, Universidade Federal da Paraíba - Arquivo Central. A partir da investigação pudemos identificar que apenas dois arquivos utilizam as Normas de Descrição Arquivística e outros dois arquivos têm Instrumentos de Pesquisa. Embora parte dos arquivos analisados possuam suas peculiaridades e dificuldades no que tange a representação dos seus acervos, estes se mantêm abertos cumprem seu papel social, preservando a memória política, social, histórica e cultural da Paraíba.
|
-
RENATA LOPES DE SANTANA
-
PROPERTIES AND CHARACTERISTICS OF DOCUMENTS IN PERSONAL ARCHIVES: A LITERATURE REVIEW
-
Date: Jun 28, 2019
-
Time: 10:05
-
Show Summary
-
The present study aims to bring reflections concerning the multiplicity of perspectives of the concept of document in Personal Archives. In view of the diverse social uses of the document, Personal Archives are of fundamental importance for the guarding and safeguarding of the memory of groups, communities and individuals. Thus, with the advent of information and communication technology, we understand that the concept of a document promotes reflections mainly regarding its genesis and context of use. Therefore, in the document definition itself, it presents profound nuances oftheoretical conceptions, as in the case of an archival document and an archival document, terms that are frequently used. However, when referring to personal documents, they keep what is convenient, what is selected by the titleholder of the collection, as the one who wishes to remain in memory of his life story for posterity.Our general objective is to analyze the main concept (s) of Document in Personal Archives that can better reflect its importance and functionality in the informational scenario. Thus, at first, we talked about the various concepts of the document, then we approach the characteristics belonging to the personal archives, reporting the importance of the binomial information and support, as main elements for the identity construction of the personal collections, in addition, we dialogue about personal archival documents, citing from their formation and construction process, until we report some examples of personal documents. Finally, we reflect the relevance of the documental conceptualization of artifacts, documents and personal materials, corroborating studies in the scientific field, Information Science, Archivology and other areas of knowledge.
|
-
MARIA EUNICE CABRAL DE LUNA VICTOR
-
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES E TESES DEFENDIDAS NOS PPGCIs DO NORDESTE
-
Date: Jun 28, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
Esta pesquisa coteja as produções científicas sobre Cidadania e Direitos Humanos em dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação mais antigos do Nordeste do Brasil, que também são aqueles que oferecem o curso do mestrado e doutorado na região, a saber, na Universidade Federal da Bahia, na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo foi cotejar a aparição dessas temáticas nas dissertações e teses produzidas no período compreendido entre os anos de 2008 a 2018, pelos discentes pertencentes aos PPGCIs do Nordeste, levando-se em consideração, para melhor análise, as subáreas contemporâneas existentes na Ciência da Informação destacadas por Araujo (2018). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa e qualitativa, desenvolvida através do método bibliográfico e documental, cujo universo estudado foi constituído por 379 dissertações e 32 teses. A partir dos dados obtidos nesta pesquisa, evidenciou-se que 15% da produção das dissertações e 28% da produção de teses alcança as temáticas de Cidadania e/ou Direitos Humanos. É importante ressaltar os resultados referentes à presença de subáreas específicas na maioria das produções com as temáticas estudadas, análise a partir da qual se verificou que os estudos que dizem respeito à economia política da informação e à representação e organização da informação têm se mostrado na última década como facilitadores de diálogos sobre Cidadania e Direitos Humanos numa relação abrangente com a Ciência da Informação. Assim, através desta pesquisa, conclui-se que os PPGCIs do Nordeste possuem uma produção discente no que diz respeito a temas relevantes à comunidade acadêmica, científica e social sobre Cidadania e Direitos Humanos de modo que tal siga sendo explorada na Pós-Graduação em Ciência da Informação em todo o Brasil.
|
-
LUCIANA DANTAS DE MEDEIROS
-
GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
-
Date: Jun 28, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
A presente pesquisa apresenta a Gestão da informação (GI) no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba (SIB/UEPB), considerando-se que a GI possibilita um melhor aproveitamento dos recursos informacionais existentes nas unidades de informação, além de promover mudanças organizacionais nas suas estruturas funcionais e de recursos humanos. O objetivo geral é analisar o processo de GI no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba. Como objetivos específicos, buscou-se identificar as ações e práticas de GI de acordo com o modelo proposto por Choo (2006), seguindo as seis categorias que contemplam as necessidades, busca e uso da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se o método qualitativo e como estratégia de pesquisa o estudo de campo. Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas para todos os sujeitos da pesquisa, exceto para a categoria de alunos, que foram utilizados questionários semiestruturados. Os resultados revelaram que existe uma gestão da informação que atua de forma deficitária no Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual da Paraíba. Percebem-se falhas em todas as fases que compõem o ciclo informacional, o que significa dizer que não há um planejamento estruturado para a gestão da informação nesse contexto. Isto, portanto, compromete o acesso e uso da informação por parte dos seus usuários. Por fim, tais resultados evidenciaram a necessidade de implementar uma gestão da informação estruturada de maneira profissional nesse Sistema, contribuindo assim para um melhor aproveitamento dos recursos informacionais disponíveis nas bibliotecas, com vistas a atender às necessidades de informação dos seus usuários, e, consequentemente, potencializar o uso da informação para o direcionamento de suas ações e tomadas de decisão.
|
-
ADRIANA ALVES RODRIGUES
-
VISUALIZAÇÃO DE DADOS NO CENÁRIO DA DATA SCIENCE: Práticas de laboratórios de inovação guiados por dados
-
Date: Jun 27, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
Investiga o impacto da Visualização de Dados e seus desdobramentos no contexto da Data Science e da Ciência da Informação. A tese defende a existência de narrativas disruptivas de Visualização de Dados guiadas por dados nos laboratórios de inovação e constitui-se em um processo de reconfiguração emergente para novos formatos como foi em sua origem com a "explosão informacional" na década de 1940. Como metodologia, a pesquisa tem caráter quali-quantitativa, constituindo em estudo de caso a partir do objeto empírico do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (LABIC). Além disso, utilizou-se de abordagem etnográfica baseada em observação não-participante e entrevistas semiestruturada de práticas de laboratório de inovação guiado por dados visando a estruturação de Visualização de Dados, monitoramento destas produções, somando à pesquisa bibliográfica que perpassa referencial teórico interdisciplinar sobre Ciência da Informação, Design da Informação, Big Data, Ciência de Dados e Visualização de Dados, Teoria da Inovação Disruptiva. Como resultado, a investigação identificou, no estudo de caso analisado, que práticas inovadoras podem construir narrativas disruptivas de Visualização guiadas por Dados a partir da exploração de grandes volumes de dados (Big Data) em contexto da Ciência de Dados.
|
-
KARIN HERCULANO PICADO
-
UM OLHAR SOBRE A SINALIZAÇÃO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS À LUZ DO WAYFINDING
-
Date: Jun 27, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
Esta dissertação incide na construção de estratégias para a criação e desenvolvimento de um sistema de orientação para o espaço da biblioteca universitária, sustentado em premissas identificadas segundo autores reconhecidos na área de conhecimento do Design de Informação: Sinalética, Semiótica, Sensemaking e Wayfinding. A temática abordada nesta pesquisa se refere a questões relacionadas à característica estética e funcional da orientação espacial em espaços públicos e as sinergias entre os utilizadores e o espaço. Este trabalho estabelece como proposta para o objetivo geral analisar o material gráfico do sistema de sinalização existente na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba UFPB a e na Biblioteca Joacil de Britto Pereira da Faculdades Nova Esperança FACENE/FAMENE em João Pessoa sob à luz do Wayfinding, em seus aspectos técnicos, estéticos e funcionais, embasados na escola semiótica Peirceana. Para o desenvolvimento deste estudo, fez-se necessário definir uma estratégia metodológica, onde utilizamos das pesquisas: aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva e um estudo propositivo de wayfinding, realizado sobre a situação existente. Em cumprimento dos objetivos, conduzimos a investigação, iniciando por um inventário de sinalização das bibliotecas selecionadas para esta amostra. Durante os trabalhos de investigação in loco, desenvolvemos o formulário para o inventário e procuramos descobrir quais os fluxos estavam sinalizados como principais, se os recursos de Sinalética utilizados atendiam ou não às necessidades dos usuários e se as peças do sistema de sinalização estariam dispostas nos melhores locais, considerando os fluxos principais. Com a resultante do inventário, que correspondeu à coleta dos dados, realizamos a interpretação desses dados, sob a luz da semiótica peirciana. Após a análise, com os resultados obtidos e a partir do emprego do Método de Desdobramento em 3 Etapas - MD3E, juntamente com a perspectiva do sensemaking apresentamos um projeto de sinalização aplicável aos referidos ambientes fundamentado nos diversos conceito estabelecidos para um Sistema de Informação para Wayfinding (SIW). Após leituras especializadas, análises aprofundadas de projetos de sinalização e Sinalética pensados para bibliotecas universitárias, acreditamos ser possível criar sistemas de wayfinding integrados com a estrutura arquitetônica de qualquer espaço, com um olhar multidisciplinar para ambiente de informação. Observamos que estes projetos devem sempre considerar a forma como os usuários, frequentam e interagem com esses espaços (ou não). Compreendemos que existem princípios importantes e obrigatórios em qualquer projeto de wayfinding, porém é salutar que cada biblioteca universitária tenha a sua identidade e que não existe projeto pronto para ser adotado sem qualquer tipo de adaptação. Não houve a pretensão de trabalhar modificações nas estruturas das bibliotecas. As propostas aqui apresentadas foram feitas a partir do objetivo de criar uma sensação de unidade nos espaços e facilitar a orientação espacial de qualquer pessoa que entre numa biblioteca universitária e que também possa encontrar o caminho da saída, sem esforço algum.
|
-
MARIA DA CONCEIÇÃO DAVI
-
IDENTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DO ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO POR MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE.
-
Date: Jun 13, 2019
-
Time: 13:30
-
Show Summary
-
Pesquisa realizada na ala feminina do Complexo Penal João Chaves em Natal, Rio Grande do Norte, com internas que cumprem penas em regime fechado. Ressalta a necessidade de estudos que discutam de maneira significativa o acesso e uso da informação nessas instituições, evidenciando a qualidade de vida enquanto fator interligado a informação, sobretudo pelo caráter social e mudanças de paradigmas na atualidade. Questiona como mulheres em contexto de privação de liberdade interpretam e constroem o conceito de qualidade de vida a partir da necessidade, acesso e uso da informação. A pesquisa tem como objetivo geral analisar que informações as internas do CPJC necessitam e acessam para esta finalidade, e como objetivos operacionais: identificar o que elas consideram qualidade de vida; caracterizar sua necessidade de informação requerida e acessada; especificar possibilidades do CPJC de oferta de atividades e informação que conduzam a melhoria da qualidade de vida. Metodologicamente, consiste em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, instrumentalizada pela observação participante não sistemática e aplicação de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas com 36 mulheres que aceitaram participar da pesquisa após contato com a gestão CPJC. O entrecruzamento de conceitos da teoria estudada com a realidade das entrevistadas
|
-
ANA CLÁUDIA CRUZ CÓRDULA
-
MEMÓRIAS EM CRÔNICAS: ITINERÁRIOS DA CIDADE JOÃO PESSOA NA PRODUÇÃO DE GONZAGA RODRIGUES
-
Date: May 28, 2019
-
Time: 09:30
-
Show Summary
-
A memória é a base para a construção da vida, da consciência do indivíduo e, portanto, dos grupos sociais, iniciando-se pela formação da própria sociedade. É através dela que ocorrem os mais variados registros nos processos de identificações dos sujeitos com o espaço em que se inserem e as consequentes relações que se vêm estabelecer a partir dessa identificação. A presente pesquisa buscou refletir sobre as informações extraídas de um conjunto de crônicas, compreendendo-as como documento capaz de fazer emergir a memória das cidades. Nesse contexto analisamos um corpus formado por crônicas produzidas por Gonzaga Rodrigues, que versam sobre a cidade João Pessoa, Paraíba. Ao tornarmos conhecidas as memórias intrínsecas nas crônicas, como produção intelectual do escritor paraibano Gonzaga Rodrigues, mais profundamente, consideramos a ação social do discurso recaindo sobre a sociedade. O objetivo principal foi analisar a produção intelectual de Gonzaga Rodrigues, mais especificamente, a crônica como documento memorialístico e fonte de informação capaz de ressignificar a memória da cidade João Pessoa, auxiliando na construção e no fortalecimento das identidades local. Entende-se que as crônicas produzidas pelo cronista têm a função, originalmente, de ser suporte de informação, mas acaba assumindo essa atribuição de acordo com a situação e uso. Para além do debate entre a cidade e a crônica, o que interessa reter aqui, de modo particular, é o fato de que a crônica pode ser considerada um artefato de informação. A base teórica selecionada sustenta a suposição de que as representações que o cronista paraibano elabora, acerca dele próprio e de suas ações, estão contidas em suas práticas cotidianas. O corpus analisado foi formado por nove crônicas, produzidas por Gonzaga Rodrigues e publicadas em duas obras: Filipéia e outras saudades e Café Alvear: ponto de encontro perdido. A abordagem metodológica adotada é de natureza exploratório-descritiva e delineada por um estudo documental. Utilizou-se na metodologia o modelo de Análise Indiciário baseado na formulação do chamado paradigma indiciário, o que assegurou explicitar, de forma mais completa, a relação com o objeto de estudo. Apresentam-se algumas inferências sobre a crônica e o seu modo de funcionamento, sustentando a convicção de que a crônica é arte literária, embora caminhe num território precário e movediço, e o cronista é aquele capaz de construir uma existência além do cotidiano, revelando-se como fonte de informação e memória. Articulando reflexões teóricas sobre as relações memória e identidade, sobretudo a consideração da identidade como evidência histórica, a discussão gira em torno da constituição de uma memória social com fins de identificação e legitimação das informações da crônica que, em seu viés memorialístico, carrega informação capaz de fortalecer os aspectos identitários da cidade: suas ruas, pessoas, lugares. À medida que o cronista publica as memórias sobre a cidade, potencializa os aspectos identitários, haja vista que a memória é o elemento fundamental para a construção identitária.
|
-
TIAGO JOSÉ DA SILVA
-
HISTORIOGRAFIA E EPISTEMOLOGIA NO CAMPO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Um olhar sobre a literatura brasileira.
-
Date: May 20, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
Investiga a produção científica na temática Epistemologia e Historiografia da Ciência da Informação a partir dos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), de dados da Plataforma Lattes e da literatura indexada na Base de Dados da Ciência das Informação (Brapci). Identifica o coletivo de pesquisadores que dão suporte, continuidade e consistência ao trabalho epistemológico e historiográfico da área. Descreve o contexto de criação e desenvolvimento da Ciência da Informação a partir das comunicações científicas dos estudiosos desse campo científico. Verifica as relações literárias entre os pesquisadores. Trabalha os conceitos das temáticas epistemologia e historiografia da Ciência da Informação, remetendo aos autores consagrados desse domínio. Para tanto, usa o método indiciário proposto por Ginzburg (1989) e a técnica do brauseio de Araújo (1994). Também se aplicam as técnicas dos estudos métricos da informação desenvolvidos na área, para ranquear e traduzir os indícios da produção e comunicação da área. Destaca, na temática abordada, um pequeno grupo que consegue produzir mais que a maioria dos demais pesquisadores. Os resultados indicam que as relações de colaboração em artigos são feitas, na maioria das vezes, a partir da relação orientando e orientador. Pesquisadores com alunos na pós-graduação tendem a publicar mais artigos em colaboração do que os outros autores que se não encaixam nesse perfil. Projetos de pesquisa de Pós-Graduação strictu sensu, em sua maioria, trabalharam especificamente a temática em tela. Os resultados permitiram a descrição de perfis de pesquisadores a partir de um recorte. Conclui que as pesquisas sobre a referida temática, alinhadas aos preceitos dos estudos métricos, podem permitir o desenvolvimento de teiasconceituais e metodológicas da Ciência da Informação.
|
-
ISAAC ROZAS RIOS
-
ANÁLISE DE FLUXOS INFORMACIONAIS: Estudo do processo de aquisição por pregão eletrônico da Pró-Reitoria Administrativa da UFPB sob a ótica da análise de valor agregado (AVA)
-
Date: Mar 30, 2019
-
Time: 20:00
-
Show Summary
-
Analisa os fluxos de informacao do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa da UFPB, sob a otica da Analise de Valor Agregado (AVA). Pesquisa desenvolvida a partir dos conceitos, concepcoes e principios envolvendo a Gestao da Informacao, Fluxo informacional, transparencia e acesso as informacoes na Gestao Publica Federal. Apresenta a evolucao do conceito, marcos e caracteristicas da Gestao de Processos, com abordagens nos modelos Business Process Management (BPM), Business Process Modeling Notation (BPMN) e Business Processes Management Suits/System (BPMS). Estudo de caso unico do tipo descritivo com abordagem qualitativa, considera a ISO/TR 26122, que trabalha com os registros arquivisticos e a Analise de Valor Agregado (AVA), como tecnicas para analise qualitativa. Abrange o mapeamento e a analise dos fluxos do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa (PRA) da UFPB, envolvendo todos os aspectos teoricos, com identificacao das etapas que agregam valor quanto: ao cliente/usuario; ao negocio e aos registros. Este estudo possibilitou conhecer o funcionamento do processo, seus fluxos, atividades, legislacoes e responsaveis envolvidos, bem como todos os registros, documentos, informacoes gerados e recebidos durante a execucao das atividades do processo o que corrobora com a utilizacao do metodo AVA como tecnica de analise qualitativa de processos. Dentre os resultados, foram encontradas atividades consideradas Sem Valor Agregado (SVA), sendo sugeridas melhorias que podem ensejar uma maior organizacao e clareza no processo, trazendo uma fluidez mais logica das suas atividades. Os processos de trabalho da PRA sao essenciais para o sucesso administrativo da Universidade Federal da Paraiba. Se a gestao dos fluxos informacionais desses processos for eficiente, pode-se oferecer a possibilidade de uma visao mais clara e abrangente do potencial informativo, um melhor controle da gestao dos documentos e resgistros, acompanhamento das atividades realizadas e melhorias no desempenho organizacional.
|
-
ISAAC ROZAS RIOS
-
ANÁLISE DE FLUXOS INFORMACIONAIS: Estudo do processo de aquisição por pregão eletrônico da Pró-Reitoria Administrativa da UFPB sob a ótica da análise de valor agregado (AVA)
-
Date: Mar 30, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Analisa os fluxos de informacao do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa da UFPB, sob a otica da Analise de Valor Agregado (AVA). Pesquisa desenvolvida a partir dos conceitos, concepcoes e principios envolvendo a Gestao da Informacao, Fluxo informacional, transparencia e acesso as informacoes na Gestao Publica Federal. Apresenta a evolucao do conceito, marcos e caracteristicas da Gestao de Processos, com abordagens nos modelos Business Process Management (BPM), Business Process Modeling Notation (BPMN) e Business Processes Management Suits/System (BPMS). Estudo de caso unico do tipo descritivo com abordagem qualitativa, considera a ISO/TR 26122, que trabalha com os registros arquivisticos e a Analise de Valor Agregado (AVA), como tecnicas para analise qualitativa. Abrange o mapeamento e a analise dos fluxos do processo de aquisicao por pregao eletronico da Pro-Reitoria Administrativa (PRA) da UFPB, envolvendo todos os aspectos teoricos, com identificacao das etapas que agregam valor quanto: ao cliente/usuario; ao negocio e aos registros. Este estudo possibilitou conhecer o funcionamento do processo, seus fluxos, atividades, legislacoes e responsaveis envolvidos, bem como todos os registros, documentos, informacoes gerados e recebidos durante a execucao das atividades do processo o que corrobora com a utilizacao do metodo AVA como tecnica de analise qualitativa de processos. Dentre os resultados, foram encontradas atividades consideradas Sem Valor Agregado (SVA), sendo sugeridas melhorias que podem ensejar uma maior organizacao e clareza no processo, trazendo uma fluidez mais logica das suas atividades. Os processos de trabalho da PRA sao essenciais para o sucesso administrativo da Universidade Federal da Paraiba. Se a gestao dos fluxos informacionais desses processos for eficiente, pode-se oferecer a possibilidade de uma visao mais clara e abrangente do potencial informativo, um melhor controle da gestao dos documentos e registros, acompanhamento das atividades realizadas e melhorias no desempenho organizacional.
|
-
LAILA LEANDRO VIEIRA DA SILVA
-
Entre cactus e palmeiras: limites e possibilidades da construção da memória nos arquivos da UFAL
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
A universidade possui como missao fomentar o conhecimento cientifico e tecnologico, possibilitando a promocao de servicos e produtos para a sociedade. O arquivo universitario com seu potencial informativo, testemunha a memoria da instituicao e possibilita mecanismos que evidenciam a memoria social. As informacoes armazenadas e preservadas nos arquivos universitarios possibilitam o desenvolvimento de novas pesquisas, concernindo assim que os registros custodiados incentivam o desenvolvimento e o progresso intelectual e cientifico. Desta forma, esta pesquisa buscou analisar as potencialidades geradas pelas acoes tecnico-instrumentais nos processos de transferencia da informacao nos arquivos dos Campi da Universidade Federal de Alagoas, considerando seu impacto na construcao da memoria institucional e da sociedade alagoana. Como pressuposto metodologico adotamos a pesquisa documental, com cunho qualitativo, correlacionada a realizacao de entrevistas com os servidores dos arquivos dos Campi da instituicao. Pensar nos limites e possibilidades da construcao da memoria nos arquivos da Universidade Federal de Alagoas e perscrutar compreender as condicoes simbolicas, materiais, estruturais e socioeconomicas que a instituicao esta inserida em seus 58 anos de criacao. Compreendemos que os arquivos dos Campi da UFAL, constituem uma fonte informacional riquissima, oferecendo a sociedade informacoes capazes de auxiliar em suas necessidades.
|
-
MARCELA DE OLIVEIRA MUCCILLO
-
ESTUDO DA CULTURA MATERIAL DAS TRIBOS INDÍGENAS CARNAVALESCAS DE JOÃO PESSOA
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
A partir da perspectiva dos estudos de cultura material, reconhecendo a tradição como um suporte de memória, este trabalho buscou identificar as referências culturais presentes na performance das Tribos Indígenas Carnavalescas. Reconhecendo esta brincadeira de carnaval como um marco informacional e memorialístico de segmentos sociais da cidade de João Pessoa/PB, a pesquisa em tela dedicou-se a este bem cultural de significativa expressão material. A não existência de quaisquer registros minimamente sistematizados dos objetos produzidos pelos grupos culturais demandou a necessidade de realização de um trabalho de documentação da cultura material dos oito grupos em atividade durante o evento Carnaval Tradição, de 2018. Com base nas experiências de inventários, como a metodologia do Inventário Nacional das Referências Culturais e bem como os modelos de estudo e catalogação de objetos e peças de museus, este trabalho desenvolveu um modelo próprio de inventariação. Desse modo, elaborou-se um inventário como instrumento de estudo e organização da informação acerca dos objetos produzidos pelos grupos estudados, contemplando as relações sociais, simbólicas, políticas e econômicas de um fazer cultural coletivo. Assim, este trabalho apresenta o registro da discussão conceitual e metodológica da elaboração do modelo utilizado, bem como apresenta o registro da aplicação da metodologia de inventário.
|
-
PAULLINI MARIELE DA SILVA ROCHA
-
RESILIÊNCIA INFORMACIONAL NO CONTEXTO DA MICROCEFALIA: o papel das práticas informacionais no ambiente digital
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
O acesso às tecnologias de informação e comunicação é nítido e cada vez maior em nossa sociedade, assim como o imenso volume informacional existente em ambiente digital e a realidade de crescente busca por informação na web por parte dos usuários dessas tecnologias. Situamos esse contexto contemporâneo em um período histórico para os estudos sobre informação e saúde: o surto de microcefalia causada por Zika vírus em 2015, no Brasil. Assim, essa pesquisa teve o objetivo principal compreender se e como o ambiente digital interfere na construção da resiliência informacional de mulheres com filhos com microcefalia, causada por Zika vírus, atendidos no Centro de Referência Municipal de Inclusão para Pessoas com Deficiências (CRMIPD) de João Pessoa, por meio dos objetivos específicos que iniciam com o mapeamento das práticas informacionais empreendidas por essas mulheres em situação de adversidade e incerteza vivenciadas em contexto de saúde, da identificação das barreiras encontradas durante o processo, da verificação das estratégias utilizadas para dirimir as dificuldades relacionadas a busca por informação e da observação de como se deu a ressignificação da realidade vivenciada. Para tanto, no estudo de abordagem qualitativa realizou-se coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas relativas aos objetivos de pesquisa, baseadas no modelo bidimensional de práticas informacionais elaborado por Pamela Mckenzie. Trouxe em seu referencial teórico conceitos relativamente novos e de abordagem incipiente na Ciência da Informação, como: Desinformação, Resiliência Informacional e Práticas Informacionais. Os dados coletados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo, através da técnica de categorização. O estudo revelou que as práticas informacionais empreendidas pelas mulheres com filhos ou filhas com microcefalia em ambiente digital ou por intermédio de agentes informacionais, serviram de suporte e base de conhecimento para promoção da resiliência informacional em situação adversa e deram condição para que ressignificassem o contexto vivido. As práticas sociais de acesso à informação permitiram o desenvolvimento da interação e da colaboração com outras mulheres em situação semelhante.
|
-
FLAVIA DE ARAUJO TELMO
-
ANÁLISE DE REDES SOCIAIS DE COLABORAÇÃO EM BANCAS DE DEFESA DE DOUTORADO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
As redes sociais de produção do conhecimento, as formas de colaboração entre pesquisadores, a constituição de redes e a dinâmica das interações sociais, tornam-se assuntos de interesse de comunidades científicas que lidam com a informação. Analisar a participação em bancas de defesa constitui oportunidade de conhecer as características inerentes aos atores de uma rede social em que estão vinculados, as pesquisas realizadas, os fatores que influenciam as relações, os interesses temáticos das pesquisas científicas, a interligação entre programas e instituições e o modo como as áreas se consolidam e ampliam as parcerias no compartilhamento do conhecimento para o desenvolvimento científico, principalmente pela interdisciplinaridade. Nesse contexto, o estudo analisou a rede social de colaboração em bancas de defesa de doutorado na Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Metodologicamente, fundamentase a partir dos objetivos como pesquisa descritiva e documental, com abordagem quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de formulários; o software Excel para elaboração de planilhas; o VantagePoint para mineração dos dados; o Ucinet e Netdraw para construção das matrizes e grafos. Os resultados foram analisados sob a perspectiva da metodologia de análise de redes sociais. A análise dessas redes de colaboração resultou na caracterização dos membros e da estrutura de defesa das teses, bem como a compreensão das relações ator-rede estabelecidas nas bancas de defesas do doutorado do PPGCI/UFPB no período de 2015 a 2018.1. Identificou-se que a interação e a comunicação dialógica entre os membros nas bancas de doutorado no referido Programa efetivam-se sob regras formais e interesses de pesquisas inerente a atuação destes membros, linhas de pesquisas e formação acadêmica, o que proporciona o desenvolvimento do programa bem como a qualidade de suas ações no âmbito acadêmico que são avaliadas periodicamente. Ressaltou-se a constituição de redes com relações de pesquisadores com programas externos, bem como instituições nacionais e internacionais. Concluiu-se que a rede de colaboração em bancas de defesa de doutorado no PPGCI/UFPB permite o compartilhamento da informação e a ampliação de conhecimento em redes entre esses atores e a oportunidade de novas parcerias colaborativas para produção de pesquisas.
|
-
DIOGO ARAUJO SAMPAIO
-
CONHECIMENTO E TERRITÓRIO: A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
Estuda a importância da informação e o conhecimento para o desenvolvimento local, objetivando analisar os fatores que viabilizam ou que impedem a Universidade Federal da Paraíba, como agente integrante do processo de produção e disseminação de informações e conhecimento, a possibilitar a dinamização do território paraibano. Parte da hipótese de que a universidade atua na dinâmica do desenvolvimento econômico-social com ações de informação, por meio de um processo frágil de integração com os atores sociais, políticos e econômicos do território em que opera, desperdiçando o potencial de interação e de cooperação, fundamentais para a construção do conhecimento, na busca do processo de promoção do desenvolvimento local. A fundamentação teórica para alicerçar a hipótese está estruturada em Raffestin (1993), que estabelece a constituição de um território por meio de uma perspectiva relacional, das múltiplas dimensões políticas, sociais, econômicas, e atrelando a abordagem neo-schumpeteriana do processo inovativo com a discussão própria da Ciência da Informação para tratar da importância da informação, do conhecimento e da inovação como elementos centrais do desenvolvimento. Entrelaçam-se os conceitos de Regime de Informação de González de Gomez (1999, 2002, 2008,2012) com o de Arranjo e Sistema Produtivo e Inovativo Local (ASPIL) de Cavalcanti Filho (2011, 2013), que dá suporte à discussão relacionada a política e a poder na relação entre os atores. A metodologia utiliza abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso, que utiliza a análise de pesquisa documental, base de dados institucionais, bem como entrevistas semiestruturadas com atores internos e externos à instituição. Os resultados encontrados demonstraram que a instituição tem um Regime de Informação em que existe estrutura de poder externa e interna à instituição. A estrutura externa atua por meio do fomento, da normatização e do controle de suas ações, enquanto, internamente, existe uma cultura de não integração dos atores estratégicos para a construção de políticas institucionais, que faz com que eles atuem de forma isolada. A universidade tem potencial estratégico para atuar em conjunto com os atores locais, tendo em vista seu peso institucional, formado por suas ações de informação, de pesquisa, de ensino e de extensão que atuam no território, porém não estruturadas em prol do desenvolvimento da localidade. No tocante às suas relações com os Arranjos Produtivos Locais (APL), a UPFB tem parcerias pontuais, em geral, informais, mas não se atrela como um importante ator na dinâmica dos APL. Conclui-se que a Universidade Federal da Paraíba pode e deve melhorar sua relação com o território em que atua, buscando fortalecer a integração com os atores externos, por meio de reestruturação que favoreça a criação, a dinamização e a articulação das redes internas, bem como o envolvimento com os atores externos, para que a instituição coopere, estrategicamente, com o desenvolvimento local e seja reconhecida como um ator do território.
|
-
FERNANDA FERNANDES DA SILVA
-
Acesso à Informação: uma análise a partir do portal da secretaria de transparência pública do município de João Pessoa
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
As instituições públicas que disponibilizam as informações em ambiente digital e tem po r finalidade conceder o acesso à informação no exercício de suas atividades ao cidadão, deve seguir os padrões que preconiza a Lei de Acesso à Informação. A presente pesquisa t em como objetivo principal analisar os fatores que interferem no acesso à informação no portal da Secretaria de Transparência Pública do município de João Pessoa. Para atender o objetivo proposto, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: discutir a importância do adequado acesso à informação; avaliar o portal de transparência do ponto de vista da Arquitetura da Informação; averiguar se há a aplicação da Lei de Acesso à Informação no portal de transparência; propor ações intervencionistas para melhoria do acesso à informação no portal de transparência conforme a legislação vigente. Trata se de pesquisa em pírica, de natureza exploratória e descritiva, com um a abordagem quanti qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluem uma pesquisa bibliográfica, sobre as temát icas, Arquitetura da Informação, Ciência da Informação, Direito de Acesso à Informação, Le i de Acesso à Informação, Portal de Transparência e Transparência Pública. Adota como técnica e instrumento de coleta, a entrevista estruturada, utilizando se da aná lise de conteúdo como técnica de aná lise e interpretação dos dados por meio do sistema de categorias. A partir dos dados analisados e da revisão da literatura, concluiu se que n o Portal da Secretaria de Transparência Pública do Município de João Pessoa , há fatores de ordem burocrática, organizacional e humana que interferem no processo de coleta das informações o que ocasiona a demora no compartilhamento das informações. Contudo o Portal cumpre com as exigências legais de acesso à informação pública e verificou se que o portal está estruturado seguindo parcialmente os princípios da Arquitetura da Informação o que contribui para o acesso no ambiente digital. Traz como sugestão para melhoria do acesso à informação a implantação do sistema de busca no portal com a finalidade auxiliar o usuário e otimizar o processo de busca.
|
-
MICHEL BATISTA SILVA
-
.
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
This research is based on the verification of the applicability of the principles of the Pervasive Information Architecture in the context of Complex Informational Ecologies in the Informational Environments of the LGBT State Reference Center. The information has, over the years, gaining more space and visibility, permeating the various fields of knowledge. In this context, Information Science (CI) contributes to the construction of theoretical, methodological and pragmatic contributions capable of improving institutions' capacity to accumulate, retrieve and transmit information. In this way, the Pervasive Information Architecture, a new aspect of Information Architecture, can contribute significantly to the evolution of informational environments. From this, a special interest arises in studying the ecological, informational and technological issues related to the social context of the LGBTI + community. Therefore, it was decided to approach in this study the question of the Architecture of Pervasive Information in the context of the State Center for Reference of LGBT Rights, whose research question is: how the Pervasive Information Architecture can be applied in the context of the State Center of Reference of the LGBT rights? This questioning leads us to the general objective of: Analyzing the applicability of the Pervasive Information Architecture in the complex informational ecology of the LGBT State Reference Center. For this, the methodological basis used to guide the execution of this research will be the model proposed by Oliveira, Vidotti and Bentes (2015), called the Methodological Model for the Pervasive Information Architecture, being composed of six stages that guide scientific research and praxis in Pervasive Information Architecture. At the end of the steps, it results in the ecological functioning that will allow the analysis to make decisions as to the interactions, that will be necessary on the part of the researcher so that the pervasive functioning of the informational ecology is possible. From this methodological model, the informational flows and the assembly of the informational ecology present in the Reference Center and how it could be improved with the application of the principles of the Architecture of the Pervasive Information.
|
-
TADEU RENA VALENTE
-
PITADAS AFRO-INDÍGENAS: A Cozinha de Santo de Mãe Rita Preta como lugar de memória
-
Date: Mar 29, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Visa discutir algumas questões sobre a relação entre a Cozinha de Santo e as experiências pessoais dos indivíduos que participam dessas práticas culturais, mostrando como a literatura e as histórias de vida se ligam em discursos que marcam uma identidade cultural. Ancora-se ante a necessidade de um maior aprofundamento nas pesquisas da formação sociocultural das preferências alimentares dos indivíduos e dos grupos sociais, e focaliza a culinária como patrimônio histórico cultural imaterial a ser preservada. O estudo se detém na análise do relato pessoal de Mãe Rita, moradora na cidade de Santa Rita-PB, configurando os espaços público e privado desse sujeito, um modo de conceber a Cozinha de Santo e a prática culinária nela desenvolvida. Nossa preocupação está em perceber essas manifestações como fruto de uma herança, considerando ainda os contextos de produção nos quais essas práticas culturais existem, evidenciando a voz dos sujeitos que nelas se inserem. Como objetivos, destacamos através da memória social a preservação da Cozinha de Santo; relacionamos os sabores da Cozinha de Santo em uma espécie de memória indissociável entre espaço e experiências; verificamos entre Mãe Rita e Mãe Expedita a compreensão de seus pensamentos sobre os saberes e sabores na Cozinha de Santo; por fim, procuramos identificar os costumes, rituais, vestimentas, alimentação, religiosidade e mesmo mentalidade que marcam a prática cultural e religiosa na Casa de Mãe Rita. Através da metodologia da história de vida, utilizando-se a técnica da entrevista e a observação participativa, foi possível conhecer de perto Mãe Rita e seu habitat, identificando os mecanismos pelos quais ela reinventa a sua experiência pessoal. A aproximação do seu universo particular e a discussão dos conceitos de memória, identidade e oralidade nos permitiram perceber a relação existente entre as práticas que ela exerce e o relato pessoal de sua história. A análise realizada possibilitou compreender a Cozinha de Santo como universo de Mãe Rita a partir das atividades e dos discursos inerentes às práticas religiosas e às relações socioculturais implícitas entre ela e os membros que cultuam essa prática. Infere-se que as preferências alimentares são definidas social e culturalmente, e que a formação do paladar, como conceitua Luís da Câmara Cascudo, está diretamente relacionada aos padrões culturais de determinado grupo social, permeados pela memória social, nos sentimentos de pertencimentos e de identificação. Da mesma forma, tem-se que, abordando a culinária e a alimentação como patrimônio cultural imaterial, existe a necessidade de sua proteção.
|
-
KAMILLA REBECA SOUTO DE QUEIROZ
-
COMPORTAMENTO DE BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO DE UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS DO CAMPUS IV UFPB.
-
Date: Mar 28, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
Nos ultimos anos, as politicas publicas de educacao no ensino superior tem contribuido para inclusao de indigenas nas universidades. Entretanto, os universitarios indigenas como usuarios de informacao enfrentam dificuldades ao longo da graduacao que podem interferir no desenvolvimento academico dos mesmos. O acesso e uso da informacao sao primordiais para inclusao intelectual e social das classes menos favorecidas, onde a intervencao da Ciencia da Informacao busca mediar junto aos universitarios indigenas na superacao de suas lacunas informacionais. Buscando entender como se configura o comportamento de busca da informacao dos universitarios indigenas, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o comportamento de busca e uso da informacao dos universitarios indigenas do Campus IV da UFPB a luz do Modelo de Ellis, Cox e Hall (1993) ampliado com as contribuicoes de Crespo (2005), e Tabosa e Pinto (2015). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratorio e descritivo e abordagem quanti-qualitativa. O estudo contempla duas fases: a pesquisa bibliografica, para compor o referencial teorico e uma pesquisa de campo, com a aplicacao de um questionario composto por questoes abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa sao os universitarios indigenas do CCAE- Campus IV da UFPB, com vinculos ativos com a instituicao e matriculados no semestre 2017.2. A analise de dados da pesquisa realizou-se com base na Analise de Conteudo de Bardin, com apresentacao de resultados atraves de inferencias estatisticas e representacao em graficos e tabelas. Os resultados da pesquisa apontam o seguinte perfil dos UI: a maioria tem idade entre 21 a 30 anos, do sexo feminino e de baixa renda familiar (ate dois salarios minimos), sao aldeados, fazem curso da area de educacao, nao cursaram escola diferenciada no ensino regular e adentraram na universidade por meio de cotas raciais. Verifica-se no comportamento informacional dos universitarios indigenas, o uso intenso dos livros e da internet como canais e fontes de informacao. Quanto ao comportamento de busca, os UI preferem iniciar a busca em livros e pela internet. A atividade de encadear e feita pela maioria dos usuarios pesquisados, porem as atividades de navegar, monitorar e verificar nao sao praticadas amplamente. A acao de diferenciar e realizada mais pela indicacao de professores e colegas, relevancia no assunto e credibilidade dos autores. A finalizacao da busca ocorre pela satisfacao obtida e a personalizacao ao adicionar pagina aos favoritos e assinalam itens de interesse. O compartilhamento ocorre em maior parte no repasse de informacoes a amigos e parentes e na postagem em redes sociais. Conclui-se que, os UI do campus IV da UFPB utilizam amplamente a Internet e o seu comportamento de busca e uso de informacao esta em conformidade com uma tendencia atual do uso intensivo das fontes de informacao eletronicas.
|
-
ROSA MANUELA TEIXEIRA PINTO MUNGUAMBE
-
DIÁLOGOS ENTRE POLÍTICA, REGIME DE INFORMAÇÃO E AS COMPETÈNCIAS EM INFORMAÇÃO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO SISTEMA DE BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (SIBUEM) ‒ MOÇAMBIQUE.
-
Date: Mar 28, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
O desenvolvimento das competências em informação do bibliotecário tem demonstrado ser uma das ferramentas que auxilia na satisfação das reais necessidades dos usuários num regime de informação de biblioteca, regido por políticas de informação direcionadas as ações de informação. Entretanto, várias têm sido as abordagens em torno de competências em informação, mas é quase inexistente a discussão da interdependência desta com as políticas de informação do regime de informação na qual fazem parte as ações de informação a serem praticadas com competências em informação. Com o intuito de estabelecer um diálogo entre a política e regime de informação e a competência em informação desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo geral de analisar as competências em informação dos bibliotecários da biblioteca da Universidade Eduardo Mondlane BCE - na perspectiva da política e do regime de informação. Para a discussão foram traçados os objetivos específicos que se centraram em primeiro lugar na apresentação das políticas de informação em Moçambique tanto do Governo, assim como da UEM e das normas da BCE; tendo seguido o mapeamento do regime de informação da BCE. A partir destes identificaram-se as ações de informação dos bibliotecários da BCE dentro do regime de informação vigente com vista a desenvolver as competências em informação necessárias para o exercício de suas atividades bibliotecárias e identificadas as competências dos bibliotecários. Com estes elementos propôs-se um modelo para a criação de uma política de informação para o desenvolvimento de competências em informação adequadas ao contexto dos bibliotecários em estudo. Para a consolidação das ideias e discussões sobre a literatura que versam sobre os objetivos específicos desta pesquisa seguiu-se uma metodologia de carácter descritiva ou explicativa (causal), com uma estratégia integrada de investigação, assente na conjugação articulada das abordagens de natureza qualitativa e quantitativa, para uma melhor compreensão do problema sobre a competência em informação na Biblioteca e alargar a base de sustentação das conclusões a tirar depois da análise dos dados recolhidos e comparados. Não somente a necessidade de ações de informação adequadas e geridas pelas políticas de informação, mas também a pesquisa revelou que a competência em informação dos funcionários da BCE está longe de ser alcançado se não se observarem as políticas de informação para o regime de informação de biblioteca. As ações de informação por si só não podem ser realizadas com eficiência se os artefatos não fizerem parte do elemento principal das normas reguladoras macro, que ditem e fazem cumprir a forma de vida do conjunto. Deixaram perceptíveis as razões pelas quais as atividades da Biblioteca enfrentarem constrangimentos para o alcance a eficácia na satisfação das necessidades do usuário. Portanto é fundamental a formulação de um instrumento legislativo que assegure a realização do ciclo de produção da informação com a eficiência e eficácia no regime de informação tendo em conta a capacitação constante dos atores de informação em competências em informação. Isto é, assegurar a interligação e dependência de estes elementos no processo de produção.
|
-
MARIZA DE OLIVEIRA PINHEIRO
-
YÎHCAMNOPURA NATU CETAKNAMACHONHÎRÎ: Informação, memória e identidade cultural indígena dos Waiwai do Anauá/ Roraima
-
Date: Mar 28, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
O tema desta tese e Informacao, Memoria e Identidade Cultural Indigena do povo Waiwai, do Norte do Brasil, esta inserido na linha investigativa de Informacao, Memoria e Sociedade, sobretudo, estao inter-relacionadas com as areas de: Ciencia da Informacao, Antropologia, Historia, Literatura e Artes Visuais. Propoe-se analisar as influencias da nossa matriz, como povo brasileiro, intentando responder como as informacoes acerca da identidade cultural, em particular no que se refere ao povo Waiwai do Norte do Brasil, esta presentificada na memoria coletiva dessa cultura, considerando as influencias da colonizacao portuguesa. A metodologia adotada esta fundamentada no paradigma antropologico-hermeneutico a luz de Geertz (2008; 2014), no esforco de compreensao da realidade complexa e multipla (ontologia) do povo Waiwai e a sua cultura (matriz na antropologia), caracterizaveis pela sua esfera subjetiva e complexa. O aporte teorico tem sua matriz nas Ciencias Sociais pela possibilidade de diversificacao de metodos e, sobretudo, pelo suporte da Ciencia da Informacao, tendo-a com a concepcao de Ciencia aberta, a qual oportuniza uma Epistemologia criativa que designo de Etnopoiesi. Classifica-se como investigacao qualitativa. Utiliza-se a abordagem etnografica, atraves da pratica da observacao participante e do diario de campo, que versara sobre as categorias da memoria e da identidade cultural nos aportes de Assmam (2011); Halbwachs (2003); Candau (2012); Bauman (2005, 2012, 2013) e Hall (2011). Nao ha uma sequencia hierarquica e rigida no processo de ethopoiesi do conhecimento. Tentar-se-a compor um corpo de pensamento, interligado a uma rede rizomatica, onde os elementos teoricos e metodologicos compoem um harmonioso conjunto de investigacao na perspectiva da epistemologia memorialistica. A memoria cultural e a identidade indigena representam um vinculo entre o tempo e o espaco da recordacao. As lembrancas evocadas no presente contribuem para a transmissao e difusao da tradicao. O etnonimo da identidade cultural Waiwai da comunidade Anaua, foi caracterizado a partir de uma construcao fragmentaria e complexa que perpassa por nocoes traduzidas e interpretadas nos registros etnohistoricos. O complexo processo de agregacao identitaria dos Waiwai perpassa tambem, de forma especulativa, por questoes da metafisica. E o resultado da inflexao dialetica entre o si-mesmo e o Outro abordado na hermeneutica do si de Ricouer (2014). O si-mesmo transmuta-se como Outro coletivo ao constituir-se em um membro de outro grupo-comunidade (Waiwai Anaua). A concepcao deontologica da moral (os valores ancestrais de cada etnia que se agrega) tambem continua vinculada a concepcao teleologica da etica da comunidade waiwai (cosmologia da origem etnica + valores cristaos da MEVA). Deste modo, o si-mesmo, nao e apenas o eu (individuacao do si-mesmo), pode-se considera-lo Outros, ou seja, como a representacao simbolica de valores culturais enraizados na etnomemoria, do coletivo etnico do seu parentesco (ancestrais). Do mesmo modo, pode-se afirmar que a heranca simbolica representada nos costume, valores e praticas das mulheres Waiwai, materializam-se atraves de suportes mnemonicos que funcionam como gatilhos. O fluxo de etnoinformacoes que sao transmitidas protegem o passado do esquecimento e contribui com o conhecimento partilhado entre epocas e geracoes. O contato com as missoes religiosas favoreceram uma transmutacao natural entre a cultura tradicional nativa e as manifestacoes religiosas, que geraram significativas transformacoes na identidade cultural deste povo.
|
-
RAFAEL MELO GOMES DE ARAUJO
-
Aplicabilidade da Lei de Acesso à informação: Uma análise das informações disponibilizadas nos websites institucionais das Universidades Públicas Estaduais e Municipais Brasileiras
-
Date: Mar 28, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
Esta pesquisa propoe realizar uma analise critica sobre os requisitos que a Lei de Acesso a Informacao (Lei 12.527/2011) estabelece para websites instituicoes publicas com enfase nas Universidades Publicas Estaduais e Municipais Brasileiras. O objetivo geral desta pesquisa e analisar a disposicao das informacoes obrigatorias pela LAI nos portais eletronicos institucionais das Universidades Publicas Estaduais e Municipais Brasileiras, avaliando sua conformidade ao que e exigido por lei com destaque para seus Portais de Transparencias. Para coleta de dados optou-se pela pesquisa documental, considerando o valor de um site como um documento passivel de analise, para isso utilizamos dois metodos, o metodo Comparativo onde foi feita a analise de todos os sitios eletronicos institucionais e como dispuseram as informacoes caracterizadas como obrigatorias pela Lei de Acesso a Informacao e o metodo Indiciario, utilizado para se verificar acoes inovadoras, boas praticas e barreiras em portais de transparencia das instituicoes pesquisadas. Por fim, foi possivel analisar o grau de transparencia das Universidades Publicas Estaduais e Municipais Brasileiras pelas informacoes disponibilizadas em seus websites institucionais. Para concluir, ficou evidenciado que as universidades necessitam urgentemente se adequar as exigencias minimas da LAI, de forma a facilitar o acesso a informacao, promovendo a democracia atraves da participacao e controle social.
|
-
RENATA LEMOS DOS ANJOS
-
ANÁLISE DOS COMPONENTES DO CICLO DE VIDA DOS DADOS NA MATRIZ CURRICULAR DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA: Um estudo comparado
-
Date: Mar 28, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Desde que foram publicados os primeiros periódicos científicos, a comunicação científica limitava-se à publicação e divulgação apenas dos resultados, produto das investigações científicas na forma de artigos de periódicos científicos. Com o avanço significativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, cada vez mais, dados são gerados mediante a realização de atividades acadêmico-científicas, fazendo com que a comunicação científica esteja inserida no escopo do fenômeno conhecido como e-Science. Este novo cenário demanda profissionais aptos a atuar no processo de curadoria dos dados de pesquisa durante todas as etapas do ciclo de vida, trazendo reflexões sobre a capacitação dos bibliotecários em lidar com o tratamento de dados oriundos dessas investigações. Nesta perspectiva, a presente pesquisa propõe analisar de que forma os profissionais da informação, com ênfase nos bibliotecários, estão sendo capacitados para tal realidade, em nível de graduação. Diante do exposto, indagou-se: como os componentes inerentes a cada etapa do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação estão contemplados nas disciplinas ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil? Configura-se como uma pesquisa exploratória e bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo, por meio do método comparativo através da inferência da análise de conteúdo. Observou-se que nenhum dos cursos de Biblioteconomia analisados possui componentes curriculares obrigatórios que abordem o quarto paradigma científico. Embora possuam competências que podem ser utilizadas aplicadas e/ou adequadas no decorrer do Ciclo de Vida dos Dados para a Ciência da Informação, com maior aderência à Fase de Recuperação do ciclo. Desta forma, sugere-se a reformulação das matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia do Brasil, de maneira a acrescentarem componentes curriculares que abordem a e-Science e a apresentem como campo de atuação para os bibliotecários de dados.
|
-
JAYRO PITA BRITO
-
Projetando a experiência do usuário no Laboratório de Tecnologias Intelectuais
-
Date: Mar 27, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
O presente trabalho tem como objetivo compreender como a arquitetura da informação contribui para o desenvolvimento de ambientes informacionais digitais. Para tanto, a pesquisa foi inserida no campo científico da Ciência da Informação compreendendo que este campo preocupa-se com os problemas ligados ao objeto informação seja no âmbito analógico ou digital além de aproveitar o seu aporte teórico-metodológico e sua característica interdisciplinar para tecer relações com outras áreas do conhecimento. Neste sentido, construiu-se um diálogo entre a Ciência da Informação, Arquitetura da Informação e o processo de construção da experiência do usuário para responder ao seguinte problema de pesquisa: como os princípios da arquitetura da informação e a experiência do usuário contribuem para promover o acesso e o uso da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi)? Para tanto, foi adotado um levantamento bibliográfico e exploratório com a realização de uma pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir do método indiciário e do uso da técnica de browsing. O primeiro proporcionou a construção de uma narrativa dentro do contexto do campo empírico e o segundo possibilitou a navegação de todo o espaço informacional digital do projeto. Na análise dos dados foi discutida a contribuição que o conceito de regime de informação oferece para identificar a ecologia informacional do ambiente informacional além de demonstrar a aplicabilidade dos princípios da Arquitetura da Informação fundamentada ao modelo de construção da experiência do usuário e como este modelo auxiliou de forma prática a gestão e o desenvolvimento do novo ambiente informacional para o LTi.
|
-
RAFAELA KAROLINE GALDENCIO DE MOURA
-
The Construction of Institutional Memory and Photographic Records of the Federal University of Rio Grande do Norte
-
Date: Mar 27, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
The document, from the perspective of representing a certain event in society, works as a means of constructing memory in society. This work is the result of experience in the photographic collection of the Communication Agency of the Federal University of Rio Grande do Norte, which has the general objective of investigating aspects related to the institutional memory of UFRN in the light of the photographic collection of the Communication Agency (AGECOM); as specific objectives: to characterize the photographic collection of the UFRN Communication Agency as a memorial record of the institution; understand the relevance of the photographic collection of the UFRN Communication Agency for the construction of the institution's memory; analyze the photographic collection in the process of building institutional memory. It uses documental research and descriptive representation for the image in the photographic collection of the Communication Agency (AGECOM) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) as a methodology for data analysis; with regard to the intended objectives, it is characterized by its descriptive and exploratory nature. It focuses on aspects related to memory from a general point of view; specifically, it brings concepts of institutional memory. It permeates the three paradigms of information, in connection with the factors that involve documents from a social and material perspective. It presents the document as a memorialistic resource in the construction of institutional memory, in accordance with the vectors of memory. Conceptualizes the representation of information and image, with a view to understanding and document representation. Thus, institutional memory as a social construction reflects on the characterization of practices that can add value to the institution, in its political, social and cultural dimension. The study ends with reflections concerning the resolution of the objectives, which actions are necessary to organize the photographs in order to improve the retrieval of information in the present.
|
-
DEREK WARWICK DA SILVA TAVARES
-
PERSPECTIVAS ACERCA DAS RACIONALIDADES CONSTITUTIVAS DO ARQUIVO NO ÂMBITO DA GOVERNAMENTALIDADE
-
Date: Mar 27, 2019
-
Time: 10:30
-
Show Summary
-
O estudo considera os arquivos como instituições e espaços de consignação e hermenêutica que possibilitam o controle e o acesso às informações, mas que, para, além disso, situam-se em zonas de inter-relacionamento político. Ao abordar a governamentalidade, busca situa-la como um instrumento heurístico das práticas e técnicas de execução do governo no interior de racionalidades políticas. As concepções se articulam para poder perceber as relações estratégicas, técnicas que promovem as racionalidades constitutivas do arquivo enquanto instrumento de poder político. Assim, a pesquisa descreve as dinâmicas da instituição arquivística a partir do conceito de governamentalidade, tal como desenvolvida na obra de Michel Foucault. Para tanto, empreende reflexões acerca dos contextos que levariam à sobredeterminação do fenômeno informação e dos quadros da memória social a partir das racionalidades constitutivas dos arquivos. Adota como princípio metodológico a noção de genealogia presente em Foucault e Nietzsche, que conduziu à caracterização de uma pesquisa de delineamento bibliográfico, no uso restrito de fontes secundárias para articular elementos teóricos, conceituais e analíticos das concepções de governamentalidade, racionalidade e arquivo que, por sua vez, foram substanciais para o empreendimento procedimental da investigação em nível descritivo. Considera ainda que o arquivo é um dispositivo de poder político, por meio do qual são operadas ações de governamentalidade nas instâncias de controle da informação e dos saberes, e ainda de vigilância, na captura, no registro e uso da informação em práticas panópticas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que apresenta o arquivo como um instrumento estratégico políticoadministrativo do Estado, através do uso disciplinar e vigilante da conduta dos sujeitos e da população.
|
-
WENDIA OLIVEIRA DE ANDRADE
-
O CONCEITO DE INFORMAÇÃO NA ARQUIVOLOGIA CONTEMPORÂNEA: Da tradução conceitual à delimitação do objeto de estudo na produção científica brasileira
-
Date: Mar 27, 2019
-
Time: 09:30
-
Show Summary
-
O conceito informacao na Arquivologia Contemporanea aparece como parte do seu objeto de estudo, que emerge principalmente em duas correntes distintas: o paradigma pos-custodial, informacional e cientifico portugues, e a Arquivistica Integrada canadense. Nas duas perspectivas arquivisticas, a relacao disciplinar com a Ciencia da Informacao se faz presente, embora cada ponto de vista apresente conotacoes diferentes para a utilizacao do conceito informacao. De maneira geral, a pesquisa busca compreender a ocorrencia da traduzibilidade do conceito informacao, saindo do seu contexto original na Ciencia da Informacao, assumindo carater de objeto de estudo na contemporaneidade arquivistica. Para chegar a essa compreensao, foi necessario apontar os objetos de estudo da Arquivologia contemporanea apresentam relacao com o conceito informacao; descrever o processo de traduzibilidade conceitual, identificando as propriedades da informacao arquivistica, com base nas caracteristicas encontradas na Ciencia da Informacao; e averiguar a relacao disciplinar existente entre a Arquivologia e a Ciencia da Informacao no que se refere ao objeto informacao. Mediante o recorte temporal estabelecido (1997-2018), foram mapeados em doze periodicos brasileiros, os artigos que apresentam tematica relevante ao objeto da Arquivologia relacionado ao conceito informacao. A pesquisa foi realizada a partir de duas buscas, uma atraves das ferramentas disponiveis no Portal de Periodicos da Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e a outra nos proprios sites de periodicos escolhidos com base na Associacao do Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ). A pesquisa teve como caracteristicas metodologicas a abordagem qualitativa, o nivel descritivo e o uso da analise de conteudo como tecnica de avaliacao documental. A coleta do material para formacao do corpus da pesquisa foi feita considerando as duas primeiras etapas da analise de conteudo, a pre-analise e a exploracao do material, seguida da organizacao e identificacao documental. Para realizacao da ultima etapa do processo de analise de conteudo, a inferencia e interpretacao, foi utilizada a ficha de analise conceitual como instrumento elaborado com categorias previamente estabelecidas. A partir da analise do corpus, mais especificamente dos artigos que discutiram o conceito de informacao junto a Arquivologia, pode-se inferir, atraves de uma aproximacao disciplinar, a traduzibilidade da informacao. O objeto informacao vem sendo discutido na Arquivologia Contemporanea e encontra-se na literatura indicios do uso do conceito informacao para caracterizar o novo cenario com as Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TICs), sendo este sentido generico, a informacao arquivistica. Para discutir a dualidade do objeto de estudo na perspectiva de documento suporte e informacao fenomeno , tem sido defendida as definicoes de informacao organica ou informacao registrada. E, mesmo na adocao do objeto informacao arquivistica, organica, registrada, e ainda discretamente informacao social, percebeu-se a intensa utilizacao do termo alem da proximidade interdisciplinar com a Ciencia da Informacao.
|
-
LUCIANA DUMER
-
REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS: UM ESTUDO SOBRE OS FORMATOS DE INTERCÂMBIO
-
Date: Mar 26, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Situa-se no ambito da organizacao da informacao em catalogos de bibliotecas com enfoque na representacao descritiva e nos formatos de intercambio de dados bibliograficos. Tem como objetivo principal conhecer caracteristicas da trajetoria e da estrutura da descricao de livros, em diferentes formatos de intercambio, realizando um cotejamento desses formatos com o padrao MARC 21. Para atender o objetivo proposto, foram delimitados os seguintes objetivos especificos: identificar formatos de descricao e intercambio de dados bibliograficos entre bibliotecas, bem como suas caracteristicas e principios norteadores; enfatizar a importancia de se adotar as regras de descricao e os formatos de intercambio para a representacao descritiva em sistemas de bibliotecas; e apontar em que aspectos a estrutura de descricao de livros em outros formatos de intercambio se assemelha ou se diferencia do atual formato MARC 21. Trata-se de pesquisa bibliografica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Mostra que, alem do amplamente conhecido padrao MARC, outros formatos de intercambio bibliografico foram desenvolvidos ao longo dos anos, alguns dos quais deixaram de ser utilizados e outros permanecem em vigor. Alem disso, traz a tona o cenario de consolidacao dos principais instrumentos, regras e padroes de descricao bibliografica utilizados na automatizacao de catalogos de bibliotecas, a partir de meados da decada de 1960 ate o inicio do Seculo XXI, revelando os esforcos dos profissionais da informacao no intuito de oferecer a sociedade contemporanea acesso a informacoes bibliograficas de forma organizada e padronizada.
|
-
GEYSA FLAVIA CÂMARA DE LIMA NASCIMENTO
-
ENTRE LINHAS, AGULHAS E ALMOFADAS: os processos memoriais das mulheres rendeiras de PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Camalaú-PB, a partir da renda renascença
-
Date: Mar 25, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
A presente pesquisa objetiva compreender como as memórias individuais e coletivas das rendeiras de Camaláu-PB auxiliam a construção das identidades locais e fortalecem as identidades nacionais na construção artística da produção de rendas renascença. Enfatizamos a organização social das rendeiras para mostrar as relações sociais e de produção da renda principalmente na família, como unidade reprodutiva da mão-de-obra (saber-fazer), quanto formadora de uma tradição que se consolidou entre mulheres responsáveis pela formação de uma nova geração de rendeiras. Tratamos de mostrar como essa produção se organiza no espaço da cooperativa e do núcleo familiar de rendeiras existente na área pesquisada. O trabalho alicerçado na Ciência da Informação, a partir da linha de pesquisa: Informação, Memória e Sociedade, renovará a densidade do olhar por meio de novos cruzamentos de interpretações sobre como vivem e resistem, como pensam e estabelecem relações próprias, ou apropriadas, as mulheres dessa região. Nesta perspectiva, tratamos de unir a abordagem etnográfica, documentando fotograficamente a rendeira na unidade de produção familiar e na cooperativa; mapeando as técnicas desenvolvidas e utilizadas, que em uma primeira abordagem seriam: tipos de peças, amostras de pontos, técnicas de manufaturas, materiais empregados na produção da renda. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher rendeira. A partir das narrativas dessas mulheres, discutimos a preservação, apropriação e democratização das relações no contexto dos ambientes de informação e memória, do patrimônio cultural e da construção de identidades.
|
-
RAIMUNDA FERNANDA DOS SANTOS
-
INDEXAÇÃO DE XILOGRAVURAS EM VERSOS: a representação entre o real e o imaginário coletivo
-
Date: Mar 23, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Estuda a indexacao de xilogravuras cujas imagens expressivas representam narrativas da memoria e da cultura popular, evocando em seus leitores percepcoes e sensacoes plurais. Tem como objetivo geral apresentar uma proposta de metodologia para a indexacao de imagens, em especial xilogravuras, considerando o arcabouco teorico-metodologico da Semantica Discursiva e as potencialidades da Folksonomia. Face ao objetivo geral, os seus objetivos especificos consistem em: a) analisar as abordagens de estudos da Ciencia da Informacao sobre indexacao colaborativa de imagens; b) avaliar os aspectos relativos a analise e representacao da informacao imagetica; c) Apresentar propostas de diretrizes que nortearao a atividade de identificacao e selecao dos termos para representar esses recursos com base no arcabouco teorico-metodologico da Semantica Discursiva e nas potencialidades da Folksonomia. Utiliza metodologia de carater descritivo e exploratorio pautada na abordagem qualitativa, com universo que compreende os folhetos de cordel cujas xilogravuras e versos foram produzidos pelo poeta e xilografo Marcelo Soares. Busca subsidio teorico-metodologico na discursivizacao semantica e nas potencialidades da Folksonomia, privilegiando os processos de figurativizacao e tematizacao, no intuito de contribuir para a producao significativa de metadados semanticos na indexacao de imagens. Destaca que as xilogravuras se configuram como imagens que retratam o real e o imaginario popular e possuem elementos singulares que diferem daqueles apresentados nas propostas de indexacao de imagens ate entao apresentadas, desse modo a representacao tematica desses recursos imageticos deve prever as suas nuances, as quais estao alicercadas nas premissas da cultura e da etica. Identifica a riqueza e a diversidade tematica das xilogravuras analisadas cujos elementos entalhados representam aspectos historicos, reais, fantasticos, tradicionais ou contemporaneos -dada a heterogeneidade de culturas, narrativas, causos, situacoes, mitos e fatos. Constata que a complementaridade e a convergencia entre a Semantica Discursiva e a Folksonomia se tornam oportunas para que os profissionais indexadores tenham certeza de que estao muito mais proximos dos temas retratados nas xilogravuras. Considera que a analise de imagens como as xilogravuras deve estar pautada, primeiramente, na narrativa visual e na articulacao semantica da mesma com o conteudo das fontes adicionais relacionadas a esses recursos (como o titulo, legendas, versos do folheto e tags atribuidas pelos usuarios em um dado sistema), contemplando os procedimentos de figurativizacao e tematizacao da Semantica Discursiva. Conclui que a Folksonomia e a indexacao se constituem como elementos distintos que possuem os seus proprios papeis, mas devem ser vistos como complementares para a representacao, organizacao, recuperacao, acesso e uso de recursos complexos e altamente subjetivos como as imagens, objetivando atenuar o hiato semantico entre os termos atribuidos pelo indexador e o vocabulario dos usuarios de um sistema.
|
-
SUZANA DE LUCENA LIRA
-
MODELO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA COM FOCO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NO AMBIENTE CONTÁBIL PÚBLICO DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.
-
Date: Mar 21, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
A comunidade de pratica e considerada um recurso de gestao do conhecimento que promove o aprendizado, o compartilhamento e o desenvolvimento de pessoas que se integram em grupo, como meio de unir-se em prol de alavancar o conhecimento individual e coletivo, para incentivar a criacao, a inovacao e a utilizacao da informacao e do conhecimento nas organizacoes. A gestao do conhecimento estimula essa interacao, por meio de favorecimento de ambientes propicios onde o conhecimento floresce, desenvolve-se e transforma-se em novos conhecimentos. O estudo objetiva analisar o ambiente de interacao existente no setor contabil publico das universidades federais do pais. Busca especificar as universidades federais do pais e os contadores que manifestem interesse e disponibilidade para participar do compartilhamento de conhecimentos; caracterizar os contadores das universidades federais em nivel nacional; identificar os beneficios e as barreiras para os contadores na obtencao e no compartilhamento de conhecimentos; e propor uma comunidade de pratica apropriada ao setor contabil publico de universidades federais. Pauta-se no embasamento teorico da informacao na sociedade contemporanea, na construcao do conhecimento e sua possibilidade de gestao para evolucao das praticas organizacionais e compartilhamento por meio de comunidade de pratica. A metodologia fundamenta-se na pesquisa social, cuja corrente teorica realista pressupoe um conhecimento pre-existente. O processo de conducao da pesquisa configura-se como dedutivo, por embasar-se em teoria ja existente. Adota-se o paradigma cientifico dialetico. Caracteriza-se, quanto a abordagem do problema, como qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, e descritiva e exploratoria. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, adota-se questionario, bem como entrevista e observacao participante em sessao de grupo focal. Para a analise dos dados adota-se a analise de conteudo. Considerando os aspectos essenciais a desenvolver numa comunidade de pratica, apresenta proposta de formacao de comunidade apropriada para o setor contabil de universidades federais, apresentando as dimensoes para desenvolve-la, com seus indicadores. Os dados obtidos revelam que o ambiente de interacao contextualizado pelos contadores publicos de universidades federais, torna-se propicio a uma comunidade de pratica. Confirma a defesa do ambiente de interacao contextualizado pelos contadores publicos de universidades federais, com promocao do intercambio, da aprendizagem e do compartilhamento para a construcao de conhecimentos, alavancando o potencial dos contadores, aperfeicoando as tecnicas, auxiliando o processamento das praticas e procedimentos contabeis, e promovendo a troca de conhecimentos na area, por meio de recurso de gestao do conhecimento, com a proposta de comunidade de pratica da contabilidade publica para as universidades federais.
|
-
REBECA DE OLIVEIRA PATRÍCIO
-
ESTRATÉGIAS DE BUSCA POR ASSUNTO NO SISTEMA ÚNICO DE INFORMAÇÃO: estudo com os usuários internos da Procuradoria da República nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco
-
Date: Mar 21, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
Estuda questões relativas à Recuperação da Informação, Representação da Informação e Usuários da Informação. Tem como objetivo geral analisar as estratégias de busca por assunto utilizadas pelos usuários internos da Procuradoria da República nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco no Sistema Único de Informação para fins de recuperação dos documentos judiciais cíveis e criminais. Objetiva especificamente descrever as funcionalidades do Sistema Único de Informação no que concerne à atividade de busca por assunto para fins de recuperação desses documentos judiciais; Identificar as estratégias de busca por assunto que os usuários internos da Procuradoria da República nos Estado da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco utilizam para a recuperação dos documentos judiciais nesse sistema; Verificar se os usuários associam as suas estratégias à tabela de assuntos na atividade de busca dos documentos judiciais. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e descritiva com abordagem qualitativa, sendo o referencial teórico constituído pela literatura da Ciência da Informação. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado desenvolvido à luz da abordagem alternativa dos estudos de usuários e aplicado com os servidores da Procuradoria da República dos Núcleos Cível, Criminal e da Seção de Atendimento ao Cidadão e usuário. Evidencia que apesar do órgão conter um vocabulário controlado, os sujeitos participantes da pesquisa, em sua maioria, utilizam a linguagem natural como estratégia principal para realizar a busca e recuperar documentos. Identifica que os usuários comumente associam um comportamento de busca como ideal, utilizando-o repetidas vezes, mesmo que a demanda ou a situações seja distinta. Conclui apresentando propostas de melhorias para o Sistema Único e estratégias que podem repercutir de maneira positiva na recuperação de documentos nesse contexto.
|
-
ADELAIDE HELENA TARGINO CASIMIRO
-
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE ARQUIVOLOGIA NO BRASIL: abordagem nos princípios da Gestão do Conhecimento
-
Date: Feb 28, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
Os estudos que têm como base os princípios da Gestão do Conhecimento (GC) tem suas bases ligadas à criação de ambientes favoráveis ao compartilhamento controlado dos conhecimentos de cada indivíduo. O estudo tem o objetivo de analisar a prática de Gestão por Competências (GpC) adotada na distribuição dos docentes e disciplinas nos Cursos de Graduação em Arquivologia em nível nacional. Os quatro objetivos específicos são de reconhecer as disciplinas obrigatórias que formam o eixo comum entre as universidades; apontar as competências necessárias ao curso, por meio das disciplinas comuns obrigatórias; mapear as competências técnico-profissionais dos docentes que ministram as disciplinas obrigatórias comuns aos cursos; e comparar as competências essenciais dos cursos com as competências essenciais individuais dos docentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza documental direta, em que utilizamos fontes primárias; o método é indutivo, e os objetivos são de cunho exploratório e descritivo, com a aplicação da abordagem qualitativa e quantitativa-descritiva. Em relação aos procedimentos, utiliza o estatístico e o tipológico, e as variáveis dependentes e independentes são as categorias de disciplinas e os currículos Lattes dos docentes, respectivamente. Os objetos de estudo são as disciplinas comuns obrigatórias das 16 universidades que ofertam Cursos de Graduação em Arquivologia, autorizados pelo Ministério da Educação brasileiro, e os professores que atuam nas respectivas disciplinas. Os currículos Lattes destes foram analisados de acordo com o método de Análise de Conteúdo, com as diretrizes da GpC e com as técnicas de estatística descritiva. Os resultados indicam que há traços da aplicação das diretrizes da Gestão por Competências nas disciplinas obrigatórias comuns aos Cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil. As análises e as discussões nos possibilitam concluir que a hipótese de que os professores dos Cursos de Arquivologia no Brasil são alocados nas disciplinas de acordo com suas competências técnico-profissionais é parcialmente verdadeira e corresponde à metade das categorias de disciplinas obrigatórias comuns, enquanto a outra metade não tem índices igualmente positivos. Caso a GpC seja empregada de maneira adequada, eficiente e eficaz, poderá sanar ou minimizar os problemas apontados e aumentar os índices encontrados durante esta pesquisa, além de agregar inúmeros benefícios ao serviço público. Espera-se que, com este trabalho, a GpC possa ser considerada uma solução emergente para as questões que se apresentam nos referidos cursos.
|
-
LARISSA FERNANDES DA SILVA
-
FORMAÇÃO DE USUÁRIOS NO ARQUIVO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL NA PARAÍBA
-
Date: Feb 28, 2019
-
Time: 09:00
-
Show Summary
-
As instituições e as unidades informacionais, cuja finalidade é de conceder o acesso à informação, e exercem suas atividades destinadas aos usuários, precisam realizar ações de formação de usuários tanto para os internos, que organizam os documentos, quanto os externos, que desejam acessá-los. Tendo em vista que os estudos de usuários e, mais precisamente, os estudos de formação de usuários ainda são pouco explorados, realizou-se uma pesquisa que tem como objetivo geral analisar as atividades de formação de usuários no arquivo judicial da Justiça Federal na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e abordagem quanti-qualitativa, cujos procedimentos metodológicos incluem uma pesquisa bibliográfica sobre os temas Ciência da Informação e Arquivologia, Estudos de Usuários e Competência em Informação e Formação de Usuários, que dão suporte teórico à pesquisa, e uma pesquisa de campo, realizada no Arquivo Judicial da Justiça Federal da Paraíba da Seção João Pessoa. A população estudada correspondeu a 51 usuários - 20 internos à instituição e 31 externos. O instrumento de coleta de dados aplicado foi um questionário que incluiu perguntas abertas e fechadas e compõe-se de duas partes: a primeira, para identificar o perfil dos usuários, e a segunda, para verificar as atividades de formação de usuários e os procedimentos de acesso e busca de informação. Os dados obtidos foram analisados, interpretados e sistematizados por tabulação em meio eletrônico. Para analisar as questões abertas, adotou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). A pesquisa confirmou que não existe, de modo formal e padronizado, um programa de educação de usuários, sejam eles internos ou externos, e apenas se passam instruções oralmente, para os primeiros, e por telefone, para os segundos, quando eles entram em contato com a JFPB. Também ratificou a necessidade de se fazerem atividades de formação de usuários no arquivo judicial da JFPB. A partir dos dados analisados e da revisão da literatura, elaboramos diretrizes para a implantação de um programa de formação de usuários na JFPB. Conclui-se que as ações práticas de formação dos usuários, atualmente, estão em expansão a partir do uso ativo e da implantação dos sistemas para que os usuários saibam utilizá-los e buscar as informações que desejam. Essa é a nova atividade que o arquivista e todos os profissionais da informação devem exercer, principalmente porque as instituições estão ansiosas para digitalizar seus acervos.
|
-
RAYAN ARAMIS DE BRITO FEITOZA
-
MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ASSOCIADOS ÀS PRÁTICAS ARQUIVÍSTICAS
-
Date: Feb 27, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
Objetiva analisar como os processos de gestao do conhecimento associados as praticas arquivisticas podem contribuir com a formacao e preservacao da memoria organizacional no Servico de Apoio as Micro e Pequenas Empresas da Paraiba (SEBRAE/PB). Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratorio-descritivo e correlacional, com uma abordagem qualitativa. E uma pesquisa documental e de campo, configurando-se como um estudo de caso no arquivo da organizacao pesquisada. Adota como tecnica e instrumento de coleta, a observacao direta intensiva com anotacoes em diario de campo formalizado, bem como entrevista semiestruturada para validacao, utilizando-se da analise de conteudo como tecnica de analise e interpretacao dos dados por meio do sistema de categorias, subcategorias e indicadores fundamentados em autores nacionais e internacionais. Os processos de gestao do conhecimento associados as praticas arquivisticas foram identificadas a partir das seguintes categorias: selecao, organizacao, armazenamento e atualizacao do conhecimento. Ratifica que o SEBRAE/PB e uma organizacao baseada em conhecimento, considerando sua estrutura administrativa, os seus documentos de nivel estrategico, como tambem as acoes de gestao do conhecimento identificadas nas categorias de analise. Constata que, mesmo nao ocorrendo de forma integrada e continua, existem acoes efetivas de processos de gestao do conhecimento conjuntamente com as praticas arquivisticas no SEBRAE/PB. No entanto, a organizacao precisa criar diretrizes ou politicas mais consistentes para o melhoramento desses processos, dando continuidade as atividades que colaboram para manter a memoria organizacional atualizada no ambiente de trabalho dos colaboradores e para seus clientes. Com base nos resultados obtidos e inferencias, apresenta as dimensoes da memoria organizacional no contexto dos processos de gestao do conhecimento associados as praticas arquivisticas. Conclui que a memoria organizacional pode ser formada e preservada pela criacao, compartilhamento e socializacao do conhecimento, ou seja, por praticas de gestao do conhecimento, como tambem tende a receber contribuicoes de praticas realizadas em ambiente arquivistico.
|
-
WELLINGTON DA SILVA GOMES
-
CARACTERÍSTICAS, FUNÇÕES E PRESERVAÇÃO DIGITAL DO ARCHIVEMATICA À LUZ DA RESOLUÇÃO Nº 43 DO CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS
-
Date: Feb 26, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
A emergencia das Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs) fez surgir um novo paradigma na sociedade pos-industrial: o da evolucao tecnologica sobre a informacao. Isto acarretou a dinamizacao dos meios de comunicacao instrumentalizados pela informatica e Internet, especialmente, na difusao do que se conhece como o ciberespaco. Tais alteracoes tiverem impacto na realidade dos campos cientificos que tem como praxis a relacao entre analise e objeto: a informacao, os quais passaram se adaptar as transformacoes causadas pelo progresso tecnologico, produzindo mecanismos para racionalizar e controlar o aumento dos seus registros. Destarte, a transicao dos documentos analogicos para os digitais, prova inconteste que as (TICs) vem possibilitando diferentes formas de interacao entre os individuos, tem alterado a forma de pensar o gerenciamento da informacao no ambiente virtual, sobretudo, pela intermediacao do hardware e software. Dessa forma, percebe-se, que os softwares livres possuem papel essencial no gerenciamento informacional. Esta pesquisa teve como objetivo geral: Analisar o Archivematica a partir das perspectivas arquivisticas dos requisitos da Resolucao n º 43 do CONARQ e como objetivos especificos: Analisar as funcionalidades e caracteristicas do Archivematica de acordo com o Guia do usuario e sua pagina eletronica; Caracterizar o referido sistema e Verificar se suas funcoes preenchem os requisitos preconizados pela Resolucao nº 43. Trata-se de uma pesquisa com carater descritivo, bibliografico e documental com abordagem qualitativa e utilizacao do metodo comparativo. Os resultado demonstram o total cumprimento dos requisitos preconizados pela Resolucao 43, o que respalda o Archivematica como um repositorio digital arquivistico confiavel.
|
-
JOSEMAR ELIAS DA SILVA JUNIOR
-
FOLHA DA ESPERANÇA: trajetória e perspectivas da Liga Canábica da Paraíba
-
Date: Feb 25, 2019
-
Time: 10:00
-
Show Summary
-
Versa acerca da trajetória de luta da Liga Canábica da Paraíba, associação sem fins lucrativos fundada em razão da união de pais e familiares de crianças com epilepsia de difícil controle que militam diariamente para o alcance de uma política nacional para cannabis medicinal e assim proporcionar melhor qualidade de vida aos seus familiares por meio dos benefícios terapêuticos presentes nos componentes da planta. A trajetória foi construída considerando o que preconiza Bourdieu (1996), de que o sujeito ou mesmo instituição é fractal e percorre diversos lugares no seio social, sendo assim não se assume um viés de biografia em que o histórico é trazido de maneira linear. Desta forma, tomamos como principal fonte para coleta de dados o acervo documental da Liga, até então inexplorado e considerado por nós uma fonte de memórias e informações inesgotáveis capaz de revelar aspectos do progresso desta associação no espaço e no tempo. O conceito de memória norteador para a construção da trajetória é o adotado por Thiesen (2013) que traz o que chama de memória institucional, capaz de abranger os testemunhos do passado do período de emergência da instituição (2014) quando ainda não era uma associação sob o aspecto formal até sua conjuntura atual de Liga Canábica da Paraíba. Como pressuposto metodológico utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo documental associada a realização de entrevistas livres com os dirigentes da Liga: Júlio Américo e Sheila Geriz com vistas a corroborar com as informações existentes nos documentos selecionados para a pesquisa. Os documentos foram analisados para além das ações que os geraram ao considerar os aspectos memorialísticos e valor sociocultural dos mesmos, para tanto utilizamos a técnica da análise documental de Aróstegui (2006). Através do potencial informativo presente em seu acervo documental, associado ao mecanismo da memória com o auxílio das narrativas orais de seus dirigentes, revelamos a existência de uma instituição social em constante atuação que percorre várias esferas de poder, dentre elas, social, política, educativa e medicinal buscando disseminar informações confiáveis sobre os efeitos medicinais benéficos da utilização dos componentes da cannabis sativa como o CBD e o THC. Destarte, suas dinâmicas envolvem corriqueiramente luta, amor, acolhimento, companheirismo e resistência no tocante a busca por uma política pública voltada à cannabis medicinal e subversão do preconceito arraigado na planta e estendido para quem dela faz uso.
|
-
FERNANDA CARLA DA SILVA COSTA
-
O ESTADO NOVO NO CONTROLE DA INFORMAÇÃO COTIDIANA: O CASO DA CIDADE DE NATAL (1941-1943) A PARTIR DO JORNAL A REPÚBLICA
-
Date: Feb 22, 2019
-
Time: 16:00
-
Show Summary
-
O Estado brasileiro passa por variados momentos de controle, repressão e silenciamento da informação cotidiana, nos quais os sujeitos informacionais vivem, criam significados e conjuntos de lembranças. Diante disso, a década 1940, coloca a cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, em maior evidencia, frente aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Perante isso, a pesquisa tem como problemática, a partir dos indícios memorialísticos no Jornal A República, analisar como eram produzidas e disseminadas, as informações cotidianas na Cidade de Natal 1941-1943? Com objetivo geral de analisar os tipos de informações cotidianas que circulavam a partir desse jornal e nessa cidade, levando em consideração, os aparatos de controle do Estado Novo. Os objetivos específicos: Especificar como se davam os processos de informação cotidiana dos anos de 1937-1943 na estrutura do Estado Novo; Identificar, categorizar e mapear a partir do Jornal A República quais conteúdos informacionais, circulavam em Natal (1941-1943); Verificar nos conteúdos informacionais, a presença de sentidos e intencionalidades, relacionando-as a seus produtores. Com uma fundamentação teórica no cotidiano de Lefebvre (1991); Heller (1992); Martins (2014), informação cotidiana com Xifras-Heras (1975); Gonçalves; Freire (2015) e em memória, com Le Goff (1990), Certeau (2013), Halbwachs (1990), Gondar (2016), Assman (2011), Pollak (1989). Metodologicamente é uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, de análise hermenêutica-dialética (MYNAYO, 1996), de diversas fontes documentais e com recorte de corpus para os jornais com Semana Artificial (BAUER, 2002) e análise de conteúdo (BARDIN, 2009) a partir da técnica de categorização. Nesse sentido, a pesquisa procura, contribuir nos estudos sobre o controle da informação no Estado Novo e Natal na década de 1940 com seu envolvimento na Segunda Guerra. Por meio dessa busca, também o entendimento da cultura informacional, além de alargar as pesquisas sobre informação cotidiana no campo da Ciência da Informação, sendo aqui, o aporte da memória essencial, considerando por fim, que a produção, disseminação e uso da informação cotidiana de acordo com a análise do A República, passara por processos de mudança que atendiam ao controle do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP), porém, toda forma tinha corroboração dos grupos da maior parte dos grupos da elite e da política local.
|
-
DANIELLA ALVES DE MELO
-
PRÁTICAS INFORMACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO: Um estudo na Bamidelê Organização de Mulheres Negras da Paraíba
-
Date: Feb 21, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
Durante muito tempo mulheres e negros/as vem sendo invisibilizados/as na sociedade e na construcao do saber. No entanto, os discursos que asseguram essa sujeicao, revelam, ao mesmo tempo, formas de resistencia. Assim, pode-se dizer que a informacao se coloca hoje como uma das mais importantes ferramentas de enfrentamento para os segmentos sociais historicamente oprimidos. Baseando-se nessas premissas, esse trabalho teve como objetivo compreender se/como as Praticas Informacionais desenvolvidas pelas feministas negras, que atuam na Bamidele, tem contribuido para a construcao de competencias criticas em informacao que as possibilitam orientar suas acoes de enfrentamento as relacoes de dominacao/submissao de genero e etnico/raciais. Para tanto, lanca mao dos seguintes objetivos especificos: 1. Tracar o perfil das feministas negras que atuam na Bamidele; 2. Mapear as Praticas Informacionais realizadas por elas; 3. Identificar quais Praticas Informacionais vem contribuindo para a construcao de uma Competencia Critica em Informacao por parte dessas mulheres; 4. Analisar como a Competencia Critica em Informacao contribui para o enfrentamento das relacoes de dominacao/submissao de genero e etnico/raciais, por parte das feministas negras da Bamidele. E um estudo realizado por meio de pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados atraves de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa correlacional, que visa relacionar os conceitos de Praticas Informacionais e Competencia Critica em Informacao. Os dados foram analisados atraves da analise tematica de conteudo, por meio da tecnica de categorizacao, com base nas categorias analiticas abordadas no trabalho. A pesquisa mostrou que as que as Praticas Informacionais desenvolvidas pelas mulheres negras incorporam em si um aspecto de resistencia, que e fortalecido atraves das praticas coletivas, assim, e por meio dessas praticas que elas desenvolvem uma Competencia Critica em informacao que fornece subsidios para seus enfrentamentos diarios, seja adquirindo informacao/conhecimento para si, ou democratizando essa informacao/conhecimento com outras mulheres.
|
-
LAELSON FELIPE DA SILVA
-
PRÁTICAS INFORMACIONAIS: LGBTQI+ E EMPODERAMENTO NO ESPAÇO LGBT
-
Date: Feb 20, 2019
-
Time: 14:00
-
Show Summary
-
As violações dos Direitos Humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queer e intersexo (LGBTQI+) se expressam, cotidianamente, em distintas formas e tipos de preconceitos, discriminações e violências, variando da violência psicológica, física, sexual, ameaças, até a morte. Um dos desafios no enfrentamento a tal cenário consiste na carência de dados oficiais no Brasil, no que diz respeito às violências e homicídios de LGBTQI+. Outra dificuldade encontrada localiza-se na construção sócio-histórica ancorada no sistema sexocorpo-gênero-desejo de caráter heteronormativo, que censura as transgressões da norma heterossexual. O que nos levou a questionar como em uma sociedade marcada pela heterormatividade se dá a relação entre as práticas informacionais e o processo de empoderamento de sujeitos transexuais? O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar as práticas informacionais dos/as usuários/as do Centro Estadual de Referência dos Direitos de LGBTs e Enfrentamento à Homofobia na Paraíba (Espaço LGBT) e verificar as suas influências no processo de empoderamento. Utilizamos os aportes teóricos: relações de gênero, práticas informacionais, empoderamento e habitus. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e correlacional. Tem cunho documental e de campo. Possui natureza quantitativa e qualitativa. Fez uso das fichas de atendimento das/os 544 usuários/as atendidos/as no Espaço LGBT no período entre 2015 a 2017. A estatística descritiva foi utilizada como instrumento de análise dos dados numéricos. No segundo momento, para compreender como se expressam as práticas informacionais e buscar os significados que sujeitos transexuais fornecem às suas vivências e às expressões de suas experiências identitárias aplicamos entrevistas semiestruturadas. A amostra compreendeu uma travesti, uma mulher transexual e quatro homens trans. Assim, utilizamos a abordagem qualitativa e por meio da análise de conteúdo obtivemos as seguintes as categorias e suas respectivas subcategorias: significados da vivência transexual (subcategorias: percepção de si, nomeação, família, escola, trabalho); práticas informacionais de transexuais na interação com o Espaço LGBT (subcategorias: fontes de informação, conhecimento do Espaço LGBT, serviços utilizados); práticas informacionais e empoderamento (subcategorias: ressignificação, ações emancipatórias, informação no processo de empoderamento, importância das práticas informacionais do Espaço LGBT). A análise dos resultados obtidos no estudo, tornou possível verificar a relação que o acesso a conteúdos informacionais produzidos e/ou disseminados pelo Espaço LGBT têm com o processo de empoderamento de sujeitos transexuais. Deste modo, o aparelho público em suas práticas informacionais contribuiu no processo de ressignificação de um habitus pautado na heteronormatividade, no qual expressões identitárias de gênero distintas das legitimadas pela norma heterossexual são concebidas como abjetas e marginalizadas. Assim, o acesso à informação possibilitou aos sujeitos empreender ações emancipatórias individuais e coletivas que consolidam a continuidade do processo de empoderamento. Por fim, reitera-se que a Ciência da Informação se configura como campo de conhecimento fundamental na subversão das desigualdades e na geração de conhecimentos contra-hegemônicos pautados no respeito às diferenças sexuais e de gêneros.
|
-
ANA LÚCIA TAVARES DE OLIVEIRA
-
CULTURA DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA: um estudo à luz da história de vida de Vó Mera mestra da cultura popular de João Pessoa-Paraíba
-
Date: Feb 4, 2019
-
Time: 15:00
-
Show Summary
-
A pesquisa objetiva analisar a contribuição da mestra Vó Mera enquanto fonte de informação para a memória patrimonial da cultura de matriz afro-brasileira em João Pessoa, Paraíba. Desse modo, propõe mapear o acervo documental da Casa de Cultura Vó Mera, compreendendo-o como fonte informacional na construção da memória patrimonial dessa cultura; identificar as atividades culturais e artísticas realizadas pela mestra que fomentam a memória patrimonial da cultura pesquisada e compreender a história de vida de Vó Mera como fonte de informação para a memória patrimonial das práticas e manifestações da cultura de matriz afro-brasileira no município em tela. A trajetória artística da mestra Vó Mera é fonte de informação e memória patrimonial da cultura analisada, por isso investigam-se as manifestações culturais dessa mestra, compreendidas no campo da Ciência da Informação. Esta pesquisa se justifica no sentido de fomentar as discussões dos aspectos pertinentes da cultura de matriz afro-brasileira, de maneira especial, nos Programas de Pós- graduação em Ciência da Informação. Apresenta contribuições para a memória e identidade no cenário cultural local, aspirando compreender as fontes informacionais como elementos constituintes para a disseminação das manifestações culturais. O procedimento teórico e metodológico desta pesquisa consiste na História de Vida Temática através de entrevistas semiestruturadas. O estudo aponta a história de vida, as práticas e as manifestações culturais difundidas pela mestra Vó Mera, como fontes de informação que influenciam na constituição da cultura de matriz afrobrasileira, bem como na preservação, conservação e disseminação dessa cultura. As práticas e manifestações artísticas do grupo Vó Mera e suas Netinhas, no decorrer da sua trajetória no cenário cultural, são consideradas elementos formadores da cultura e disseminam o patrimônio cultural em João Pessoa. Ponderamos que as protagonistas das manifestações afro-brasileiras são instigadas a refletir seu papel na sociedade contemporânea, sobretudo, no cenário cultural, o qual ainda é moldado pela ideologia dominante da cultura que tende a não contemplar as diversas manifestações culturais existentes na atualidade.
|