O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFis/UFPB iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 2019, e oferece à comunidade o curso de Mestrado Acadêmico em Fisioterapia.
O PPGFis/UFPB tem como público-alvo os portadores de diploma de graduação em Fisioterapia ou áreas correlatas e como objetivo geral promover a formação de pesquisadores com vocação para a docência, capacitados para a produção de conhecimento científico sólido, ético e embasado na área da Fisioterapia. Tem ainda como objetivos específicos:
- Qualificar, por meio de processos de formação com elevados padrões científicos, éticos e pedagógicos, fisioterapeutas capazes de atuar no meio científico e acadêmico, a partir do desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino que visem à transformação do contexto social de seus locais de inserção por meio da condução de investigações qualificadas e alinhadas com as inovações científicas e tecnológicas da área da Fisioterapia.
- Produzir conhecimentos qualificados em Fisioterapia, contribuindo assim para o desenvolvimento científico, técnico e social da área, a partir dos processos de avaliação e intervenção em Fisioterapia no desempenho e atividade humana individual e na coletividade.
- Aperfeiçoar o estudo do movimento humano em indivíduos e coletividades, em todas as suas formas de expressão e potencialidades (distinguindo suas funções e disfunções), com o fim de prevenir alterações, preservar, promover e restaurar a integridade de órgãos e sistemas e melhorar as respostas da Fisioterapia às necessidades de saúde da população.
- Desenvolver conhecimentos, habilidades e técnicas que norteiam o processo de cuidado fisioterapêutico do ser humano, no âmbito individual ou coletivo e de avaliar o impacto epidemiológico de políticas, programas e serviços de saúde sobre a qualidade de vida da população.
- Proporcionar a integração das atividades do PPGFis/UFPB com as da Graduação em Fisioterapia da UFPB, por meio da participação em parceria de estudantes desses dois níveis de formação em pesquisas (grupos de pesquisa, seminários, coleta e análise de dados, preparação de artigos, entre outros), além de estimular que os pós-graduandos desenvolvam atividades de coorientação de estudantes de Iniciação Científica e de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação.
Como metas e perspectivas para a excelência do PPGFis/UFPB, destacam-se: o compromisso com o desenvolvimento de pesquisas locais, regionais e multicêntricas; a captação de recursos em agências de fomento; consolidar e fortalecer os grupos de pesquisa e estimular as produções conjuntas (docentes-discentes) e qualificadas (qualis); investimento, consolidação e institucionalização da internacionalização do PPGFis/UFPB por meio de cooperações e intercâmbios; manutenção e ampliação do corpo docente permanente.
ÁRA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA
O PPGFis/UFPB está organizado em uma Área de Concentração intitulada PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM FISIOTERAPIA, que pretende abranger a prevenção, a promoção e a reabilitação da saúde a partir dos processos de avaliação e intervenção fisioterapêuticos em indivíduos e na coletividade em todos os níveis de atenção à saúde.
Divide-se ainda em duas linhas de pesquisa:
1) Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Funcionalidade Humana:
Estuda os processos de avaliação e intervenção fisioterapêutica no movimento humano com ênfase no desempenho funcional e na reabilitação cinético-funcional.
2) Avaliação e Intervenção em Fisioterapia na Coletividade:
Estuda os processos de avaliação e intervenção fisioterapêutica na saúde coletiva, enfatizando os aspectos epidemiológicos em fisioterapia, as redes sociais, as políticas públicas de saúde e o processo saúde e trabalho.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do PPGFis/UFPB deverá desenvolver habilidades e competências que o capacitem para:
- Exercer as novas funções docentes e de pesquisa decorrentes do desenvolvimento científico;
- Promover o avanço e desenvolvimento científico e a geração de novas tecnologias no campo da Fisioterapia;
- Conduzir de forma adequada, ética e coerente investigações científicas, com maturidade ética, intelectual e com produção científica qualificada;
- Desenvolver projetos nas áreas da pesquisa, ensino e inovação tecnológica;
- Prestar consultoria e assessoramento técnico-científico em sua área de atuação, gestão e gerenciamento direto e indireto de suas atividades profissionais em órgãos e instituições.