O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA), nível Mestrado, foi criado no ano de 2008, sendo aprovado com Conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Está localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba, tendo como área básica Ciência e Tecnologia de Alimentos. O programa tem como objetivo formar profissionais com uma visão sistêmica da problemática agroindustrial e habilidades para aplicar, adaptar e gerar conhecimentos na área agroalimentar, a fim de aproveitar as matérias-primas das diferentes cadeias de produção agropecuária.
O PPGTA tem duas linhas de pesquisa focadas na produção e qualidade de matérias-primas e processos e tecnologia de produtos agroalimentares. Cada linha de pesquisa tem suas particularidades, desde a influência dos sistemas de produção no produto final, até a qualidade da matéria-prima e seus sistemas de processamento agroindustrial e distribuição. O Programa está localizado na microregião do Brejo Paraibano, o que permite a realização de pesquisas em diferentes ambientes edafoclimáticos, atendendo as demandas regionais.
Atualmente, o PPGTA conta com 12 docentes permanentes e 1 colaborador, dos quais 3 são bolsistas de produtividade do CNPq. A diversidade de formação dos docentes, que atuam nas áreas de agronomia, agroecologia, ciência e tecnologia de alimentos e zootecnia, fortalece as duas linhas de pesquisa. Em 2013, o programa recebeu sua sede, contendo duas salas de aula, um auditório, secretaria e um laboratório em uma área total construída de 498 m².
Os pesquisadores do PPGTA contam com o suporte do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria (LACE), localizado no prédio do PPGTA. Esse laboratório é responsável por atender às demandas do programa e de parceiros institucionais.
O PPGTA tem como meta compor novos processos tecnológicos que contribuam de forma consistente para melhorar as cadeias agroalimentares, em consonância com as demandas das organizações locais, regionais, nacionais e mundiais. Em resumo, o programa tem sido um referencial e uma prova da luta da instituição pela melhoria acadêmica e pela consolidação do ensino de qualidade na Área Agroindustrial.