O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ), nível mestrado, foi criado em 1977 e iniciou as suas atividades em 1978, sendo pioneiro na área de Zootecnia no Nordeste brasileiro. Sua missão é qualificar docentes, pesquisadores e profissionais especializados na área de Zootecnia, com compromisso para solucionar problemas relacionados à pecuária brasileira, em especial a nordestina, através de atividades de ciência e tecnologia que visem proporcionar a melhoria da qualidade de vida do homem do campo e a sustentabilidade do meio ambiente no qual se insere. Sua criação destacou-se pelo ineditismo em formação de recursos humanos com uma visão de ciência para todo o país a partir das especificidades da região semiárida.
Atualmente, o Programa encontra-se consolidado, tendo sido reconhecido pela CAPES como programa de referência no nordeste brasileiro e recebendo conceito 4 na última avaliação (2013-2016). Seus egressos atuam como docentes, pesquisadores e/ou técnicos de instituições de ensino, pesquisa, extensão e empresas privadas.
Além do PPGZ, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba dispõe ainda do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ - www.ufpb.br/pos/pdiz), credenciado pela CAPES em 1999, conforme parecer Ref. CAA/CTC/168, e que é desenvolvido em conjunto com a Universidade Federal do Ceará. A Universidade Federal Rural de Pernambuco também fez parte do PDIZ desde o seu início até o ano de 2019.
Formulário Egressos PPGZ/PDIZ - CCA/UFPB