O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) tem como objetivo formar recursos humanos habilitados para o desenvolvimento da pesquisa e estimular a produção científica e sua divulgação para atender às demandas locais e regionais na área de Sistemas de Computação.
O mestrado em informática iniciou as suas atividades em 2004, ainda sem o reconhecimento da CAPES. Em meados de 2005 o curso foi então reconhecido pela Instituição, com conceito 3. Atualmente o programa é reconhecido com conceito 4 e vem trabalhando para elevar sua pontuação.
A proposta atual do mestrado tem um corpo docente bem coeso e distribuído em duas únicas linhas de pesquisa: “Sinais, Sistemas Digitais e Gráficos” e “Computação Distribuída”. Estas duas linhas de pesquisa envolvem áreas tais como: Redes de Computadores, Bancos de Dados, Processamento de Sinais e de Imagens, Arquitetura de Computadores, Aplicações em Televisão Digital, Engenharia de Software, Segurança, Otimização, Computação Gráfica, Internet of Things, Cidades Inteligentes e muitas outras.
A estrutura curricular do curso atende à formação básica de um pós-graduando em informática com a exigência das disciplinas obrigatórias recomendadas pelo Comitê da Área.