PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, da Universidade Federal da Paraíba tem como meta a formação de profissionais com base interdisciplinar na área das ciências ambientais. Os profissionais estão aptos a atuarem no enfrentamento dos problemas ambientais oriundos de desequilíbrios nas relações entre sociedade, natureza e desenvolvimento, apoiada em novos paradigmas científico-filosóficos que emergiram com a crise ambiental.

O primeiro desafio enfrentado pelo PRODEMA foi a prática da interdisciplinaridade, que continua na pauta do programa, porém contando com a experiência acumulada ao longo dos mais de 20 anos de existência. O PRODEMA tem levado a novos desafios, entre eles o de converter o discurso interdisciplinar em prática. O Programa de Mestrado adotou como área de concentração o DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE. Nossos egressos tem a capacitação para atuar em atividades de planejamento, diagnóstico, zoneamento, monitoramento e recuperação ambiental. Eles também podem trabalhar em processos de mediação de conflitos socioambientais, para minimizar impactos ambientais provocados pelo modelo de desenvolvimento vigente. Há uma preocupação constante com a manutenção dos serviços ecossistêmicos tão importantes à conservação da vida humana e da natureza. Desta forma, o PRODEMA busca contribuir para a produção de conhecimento na área das ciências ambientais, ao mesmo tempo em que assume o compromisso com as transformações da relação sociedade e natureza que propiciem cenários futuros menos catastróficos.

O PRODEMA participa de uma rede regional de programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, que reúne atualmente sete IES públicas do Nordeste do Brasil. Os programas membro desta rede compartilham parte da estrutura curricular relativa às disciplinas obrigatórias, desenvolvendo várias atividades acadêmicas conjuntas. O Mestrado do PRODEMA tem três linhas de pesquisa: 1) RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE; 2) PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS; 3) TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Essas linhas são as mesmas do Doutorado, no entanto, Mestrado e Doutorado são Programas diferentes.

 A integração é permanentemente alimentada através dos Seminários Integradores, realizados anualmente, revezando-se entre as Instituições participantes. Também o intercâmbio da produção anual e o exercício da cooperação entre seus membros têm contribuído para a integração. O amadurecimento da integração e cooperação permitiu a abertura do doutorado no formato de associação, criando estratégias de intercâmbio mais estreitas entre os programas, como a circulação de docentes e discentes para a oferta de disciplinas.

A geração de conhecimento e a capacitação de profissionais voltados à temática socioambiental regional tem permitido ao mesmo tempo estabelecer um diálogo e parcerias com a sociedade civil e política locais. A Inserção da perspectiva ambiental na análise dos processos socioeconômicos requer a elaboração da crítica aos modelos de crescimento econômico baseados na exploração exaustiva dos recursos naturais e a construção de uma ciência permeada pela ética ambiental, além de solidariedade social na busca de um modelo civilizatório alternativo.

Atualmente o PRODEMA UFPB - nível Mestrado possui avaliação 4 pela CAPES.

 

HISTÓRICO

A proposta de criação de um programa de pós-graduação interdisciplinar e interinstitucional voltado para a problemática do desenvolvimento e do meio ambiente surgiu no final da década de 1980 como iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Após alguns anos de discussão e elaboração deste projeto de pós-graduação em rede, a proposta foi apresentada durante a 54ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, realizada em março de 1992, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Nesta ocasião, um Protocolo de Intenções visando a criação do PRODEMA foi assinado por dezoito Instituições Universitárias Nordestinas, com o objetivo principal de contribuir cientificamente para a harmonização do desenvolvimento econômico, social e a conservação da natureza e da qualidade ambiental na região nordestina. Das dezoito Instituições Universitárias que assinaram inicialmente o protocolo, seis aderiram e prosseguiram com a realização da proposta: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Ceará (UFC)  e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Posteriormente, associaram-se à Rede as Universidades: Universidade Estadual Santa Cruz - UESC (Ilhéus-BA), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi aprovado pelo conselho da UFPB em 1995 (Resolução n.8 do CONSUNI, de 8/8/95). Após a aprovação o processo foi analisado pela CAPES e o curso foi autorizado no dia 20/09/1996 (CAPES  Nº Ref. CTG/196). O reconhecimento pelo MEC se deu pela Portaria Nº 132/ 1996. Em 1996, portanto, deu início a sua primeira turma em regime de parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ao longo do processo, algumas universidades se juntara a rede e outras a abandonam. Em relação à participação da UFPB, houve uma cooperação entre a UFPB e a UEPB, com vagas oferecidas em conjunto por quinze anos. Em 2012, a UFPB começou a oferecer separadamente os cursos de mestrado e doutorado.

O fortalecimento do Mestrado estimulou a criação do Doutorado. Desde 2010, uma Associação Plena composta por cinco Instituições de Ensino Superior integrantes da rede PRODEMA obteve autorização da CAPES para formar um novo PROGRAMA e oferecer cursos de nível de doutorado. Todos os esforços foram feitos nos anos seguintes para a inclusão da UFPB em tal associação. O PRODEMA-UFPB conseguiu ingressar na Associação Plena em outubro de 2011 e, finalmente, obteve a autorização da CAPES em 01/02/2012 para a abertura do programa de doutorado na Rede, iniciando seu primeiro grupo em 2013. O Mestrado e o Doutorado são Programas diferentes, mas com muito em comum e a Rede possui atualmente sete Universidades Parceiras (UFPB, UFRN, UFS, UFPI, UFC, UESC, UFPE).

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa