UFPB › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas João Pessoa, 05 de Novembro de 2024
AULA 1 - Apresentação da disciplina e do trabalho remoto, avaliação e atividades- (08/09/2020 - 08/09/2020)
A formação do pedagogo para o ensino de língua portuguesa nas séries iniciais
   A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO   
A formação do pedagogo para o ensino de língua portuguesa
  Grupo 4 - Livro: A princesa Maribel   
Integrantes: Kallyna, Thaynara, Margareth, Allyson.
AULA 2. A formação do pedagogo e o ensino de português (15/09/2020 - 22/09/2020)
Gêneros textuais
  Gêneros textuais e o ensino de lingua  
Inicia em 20/09/2020 às 14h 54 e finaliza em 20/11/2020 às 23h 59
  GÊNEROS TEXTUAIS   
ESTUDO DIRIGIDO
  Gêneros Textuais   
Estudo Dirigido
Aula 3. Gêneros textuais: concepções, caraterísticas e processo comunicativo (22/09/2020 - 22/09/2020)
Aula 4. Gêneros Textuais e a prática na sala de aula (29/09/2020 - 29/09/2020)
Estudo sobre as variações linguísticas do português para minimizar o preconceito linguístico que enolve as práticas educativas e prejudicam o desenvolvimento das crianças.
  Variação Linguística   
Leitura do livro: Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística de Marcos Bagno.
Aula 5. Variação linguística (06/10/2020 - 29/09/2020)
As origens das variações linguísticas e seu viés sociocultural
  Orientação para apresentação dos grupos - Utilização do JAMBOARD   
Segue arquivo com orientação das apresentações e divisão dos grupos.
Aula 6. Variação linguística (13/10/2020 - 08/09/2020)
Aula 7. Estratégia de Leitura (20/10/2020 - 22/09/2020)
  Estratégia de leitura   
Texto: O ensino da compreensão e a formação do leitor: explorando as estratégias de leitura.
Aula 8. Estratégia de Leitura (27/10/2020 - 22/09/2020)
  Grupo 1 - Livro: Lúcia já vou indo   
Integrantes do grupo: Angela Gaeta, Natan, Ana Muniz.
  Grupo 2 - Livro: Quem tem medo do ridículo?   
Integrantes: Ester, Franciele, Roseni, Allynne.
  Grupo 3 - O cabelo de Lelê   
Integrantes: Juliano, Tatiane, Tayse.
  Grupo 4 - Livro: A princesa Maribel   
Integrantes: Kallyna, Thaynara, Margareth, Allyson.
Aula 9 - A BNCC e o ensino de Português: refletindo sobre competências, habilidades e planejamento (03/11/2020 - 08/09/2020)
  A BNCC e o ensino de Língua Portuguesa  
Inicia em 01/11/2020 às 15h 0 e finaliza em 19/11/2020 às 20h 0
  BNCC - ENSINO FUNDAMENTAL   
O arquivo é um recorte da BNCC que compreende as páginas 1 a 137. Nessa parte estão as orientações relativas ao ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, foco de estudo da nossa disciplina.
Sequência Didática (10/11/2020 - 08/09/2020)
  Conteúdo: Sequência didática   
Sistematização da apresentação sobre sequência didática.
Sequência Didática: construção e reflexão (17/11/2020 - 08/09/2020)
  Sequência didática - língua portuguesa   
Material para realização da sequência didática.
  Sequência Didática  
Inicia em 19/11/2020 às 20h 0 e finaliza em 07/12/2020 às 23h 59
Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) (24/11/2020 - 15/12/2020)
Jogos na alfabetização
  Jogos: alternativas didáticas para a sala de aula   
Compreender a concepção de jogo e a importãncia da sua utilização na sala de aula nos anos iniciais, especialmente, em turmas de alfabetização, uma vez que ajudam a consolidar apendizagens, envolvendo os alunos em atividades lúdicas e significativos.
  

JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO





Oportunizar o lúdico por meio dos jogos nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental é um desafio que faço a todos os estudantes e professores para que possam ampliar os conhecimentos dos alunos e desenvolver habilidades necessárias para a consolidação do processo de alfabetização e letramento. 

Vamos jogar? 

  
Jogos na alfabetização: ludicidade e aprendizagem (01/12/2020 - 15/12/2020)
  CONSTRUINDO JOGOS  
Inicia em 08/12/2020 às 9h 3 e finaliza em 15/12/2020 às 23h 59
Apresentação e entrega do caderno de jogos (15/12/2020 - 15/12/2020)

SIGAA | STI - Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB / Cooperação UFRN - Copyright © 2006-2024 | sigaa-76d66fffd5-tf8m6.sigaa-76d66fffd5-tf8m6 | v24.11.0