QUESTÕES
1 - A sociologia é:
a) O estudo de como os indivíduos se comportam em grupos e como seu comportamento é moldado por esses grupos. Ou seja, como os grupos são formados; quais as dinâmicas que os sustentam; e como essas dinâmicas mantêm e alteram o grupo ou como produzem mudanças sociais.
b) O estudo centrado no indivíduo e como seu comportamento é moldado pelo cotidiano. Ou seja, como o indivíduo é formado; a construção de pensamento que o sustenta; e como as dinâmicas mantêm e alteram o cotidiano do indivíduo.
c) O estudo de como os indivíduos se comportam em grupos religiosos e como sua fé é moldada por esses grupos. Ou seja, como os grupos são formados; quais os Deuses que os sustentam; e como esses Deuses mantêm e alteram o grupo de acordo com suas vontades.
2 - A impressão em tipos móveis de Gutenberg foi considerada uma:
a) Revolução, devido a facilidade de reproduzir os conhecimentos em escala, o que significou intercâmbio de informação entre as instituições: o atendimento de uma demanda já notada nas primeiras instituições e a criação de mais demanda. Visão inaugural, em suma, da era das instituições, com um novo modo de produção: a impressão industrial.
b) Revolução do proletariado, devido a facilidade de reproduzir os conhecimentos em escala, o que significou expansão da informação para novos segmentos políticos: o atendimento de uma demanda já notada nas primeiras democracias e a criação de novos sistemas de governo. Visão inaugural, em suma, da era Socialista, com um novo modo de governar: o socialismo.
c) Revolução, devido a facilidade de reproduzir os conhecimentos em escala, o que significou expansão da informação para novos segmentos sociais: o atendimento de uma demanda já notada nas primeiras universidades e a criação de mais demanda. Visão inaugural, em suma, da era industrial, com um novo modo de produção: o capitalismo.
3 - A principal função do designer gráfico na sociedade é:
a) apresentar e promover : tornando sua mensagem inesquecível, identificar: dizer o que é determinada coisa, ou de onde ela veio e influenciar: convencer o cliente que a melhor ideia é a do designer gráfico.
b) Identificar: dizer o que é determinada coisa, ou de onde ela veio ; apresentar e promover : tornando sua mensagem inesquecível e informar e instruir: indicando uma relação de uma coisa com outra quanto à direção, posição e escala.
c) Informar: dizer o que é o produto perante o mercado ; instruir: indicando a melhor forma de realizar o trabalho e promover : tornando a mensagem do cliente descartável.
4) Os Estereótipos podem ser:
a) Entendidos como elementos simplificadores e ordenadores da realidade e fazem parte do repertório de mecanismos destinados a permitir uma melhor adaptação da espécie humana ao ambiente físico e social.
b) Entendidos como elementos complexos e abstratos da realidade e fazem parte do repertório do imaginário destinados a permitir uma melhor adaptação da espécie humana ao ambiente comunicacional e social.
c) Entendidos como elementos concretos e anárquicos da realidade e fazem parte do repertório do social destinados a permitir uma melhor adaptação da espécie humana ao ambiente histórico e industrial.
Questão Dissertativa
5) Qual herói nossa sociedade precisa? Disserte acerca deste tema em uma redação entre 20 a 30 linhas.
ORIENTAÇÕES
- A redação pode ser escrita à mão ou digitada;
- A avaliação deve ser entregue impressa e assinada à mão pelo aluno;
- As questões são de múltipla escolha e apenas UMA questão está correta.